sexta-feira, 28 de julho de 2017

Valérian Vol.1
Sonhos Maus / A Cidade das Águas Movediças
Lançamento no Planetário Calouste Gulbenkian

 
Basicamente vamos começar pelo lançamento desta série no Planetário Calouste Gulbenkien, no dia em que saiu o primeiro volume desta série, que se pretendia que se fosse a "edição definitiva" de Valerian e Laureline.

Estiveram presentes representantes da ASA, e do jornal Público, que falaram um pouco sobre a sua visão sobre esta personagem, e depois Carlos Pessoa (jornalista) falou um pouco mais "sério" sobre a série e o que ela representou para toda uma geração.

A sala do Planetário não se prestava muito bem a uma apresentação deste género, devido ao posicionamento corporal que obrigatoriamente tínhamos de ter, e não houve sequer hipótese de falar ou perguntar algo na sala aos anfitriões. Fica a ideia original de uma série FC passada no espaço (e no tempo) ser apresentada no Planetário, e de ter-mos tido a hipótese de ver um pouco do nosso céu nocturno explicado pelo responsável de quem eu infelizmente não sei o nome.
(Infelizmente apenas foi mostrado um pequeno trailer do filme, penso que foi curto...)

Ou seja, tive de esperar pela hora do croquete para poder interpelar alguém responsável pela série sobre alguns pensamentos meus sobre a maneira de como foi editada. E já agora vou explicar de como eu gostaria que ela fosse editada.

Capa dura. Sim, capa dura. Esta é a edição definitiva desta icónica série em Portugal, e NUNCA mais será editada, portanto seria expectável que fosse feito em Portugal o que foi feito no resto do mundo em que se fez esta edição definitiva, a fazer companhia ao filme que estreou hoje. Ou seja, capa dura.
"- Áhh e tal... o que conta é o interior." Já ouvi isto de alguns "fãs" da série... LOL O interior já eu conheço desde os anos 80, bolas! O que eu quero é que um dia eu mostre a um meu neto(a) um livro do Valérian e este não se desfaça como os meus livros dos anos 80 se desfazem se eu os tentar abrir... a cola seca e fica quebradiça! Isto é BÁSICO! Tenho livros de capa dura dos anos 70 que posso abrir perfeitamente sem ouvir barulho a batatas fritas. Era isso que eu pretendia para esta colecção... qualidade de edição. Nunca mais teremos Valerian em capa dura neste país. Perdeu-se a oportunidade!

Também não haver um prefácio no primeiro (pelo menos) para situar os leitores, sobretudo os que devido ao hype do momento compraram este livro do Valerian, e cairam de pára-quedas na série.
E desculpem-me ser picuinhas sobre estes livros, mas Valérian é uma parte de mim, está bem agarrado à minha pessoa enquanto adolescente a descobrir o mundo. Quem me tira Valerian, arranca um bocado de mim. Portanto estou a ser picuinhas, porque tenho de ser mesmo.
Páginas 6 e 7. Porquê estragar uma bela capa (interior neste caso) fazendo com que a separação das páginas retire toda a beleza à imagem. Preferível ter optado por colocar a imagem apenas numa única página...

Sim, picuinhas. Sou com muito gosto.
Sobre a minha pergunta sobre a capa, bem a resposta foi que tinha havido muita discussão sobre o assunto, em que havia uma"facção" capa dura e outra capa mole. Ganhou a "facção mole". Pronto. Basicamente foi isto. Em relação a um prefácio e à maneira como foi tratada a imagem da capa original de "Maus Sonhos", acho que nem sequer tinham pensado nisto.

Posto isto, e para terminar acho que a apresentação deveria ter sido feito antes da saída do livro, e não no dia em que saiu. Acho que esta apresentação de um modo geral ficou aquém do que se pretendia. Embora o local fosse original, também não deixava fazer nada para além daquilo.

Em relação à BD propriamente dita congratulo-me pela publicação inédita em álbum em Portugal do Vol.0 da série, "Maus Sonhos", história que serve de trampolim para a seguinte, o Vol.1 "A Cidade das Águas Movediças". Em "Maus Sonhos" ficamos a saber que a companheira de Valerian afinal veio do passado, mais propriamente da Idade Média, coisa que eu jovem leitor da revista Tintim nunca imaginei na altura, só passados bastantes anos :)

A arte destas primeiras histórias é muito básica e inicial, e poderemos verificar ao longo da série o crescimento gráfico das personagens. É brutal comparar o Valerian do Vol.0 ao Valerian do Vol.21...
A história ainda está muito no início, mas já temos um vislumbre de sociedades diferentes e de como os heróis e os vilões se movem no espaço-tempo. O próximo livro será bastante mais a sério e farei uma analise bastante mais completa. Tem duas das minhas histórias preferidas da série .

De notar uma coisa muito importante. Foram publicadas cinco páginas inéditas na história "A Cidade das Águas Movediças". A edição da Meribérica não tinha estas páginas, e a pergunta é porquê, e será que em mais livros isto aconteceu!?
As páginas em questão vão da 79 à 83, assim como a última vinheta da página anterior está adulterada para fazer a ligação à página seguinte no livro da Meribérica.
Não vou fazer scan da vinheta em questão do livro da Meribérica, porque se o fizesse o livro iria desfazer-se com certeza... (capa mole com 30 anos).




Boas leituras





Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]