domingo, 11 de outubro de 2015

Motas e BD: Valentino Rossi e Milo Manara



O Leituras de BD retorna ao motociclismo para falar de uma vertente do trabalho do Manara desconhecida para a maior parte das pessoas.
Sabiam que ele desenhou um capacete para o grande campeão Valentino Rossi (VR46)?

Em 2006 no circuito de Mugello, Rossi estreia um capacete personalizado. Não seria nada de especial se não fosse a primeira vez que alguém que não o seu designer de capacetes, Aldo Drudi, desenhava um dos seus "carolos". E o espanto ainda maior quando o autor é Milo Manara, um desenhador erótico de grande virtuosismo.

O capacete é formado por vinhetas, sendo que de cada lado por baixo da viseira se encontram dois símbolos de Rossi: o Sol e a Lua. Mas Manara integra também no capacete dois ídolos de Rossi, Enzo Ferrari de um lado e Steve McQueen do outro.

Em cima temos quatro vinhetas cada uma representando uma personagem: o seu cão (Guido), uma galinha (que é uma piada particular relativo a um dos primeiros patrocinadores), uma bela rapariga e finalmente o próprio Rossi.

Na parte de trás temos o nº 74, um tributo a um motociclista, Daijiro Kato, que faleceu em pista 3 anos antes. 74 era o seu número de piloto.

De seguida temos mais uma mulher de Manara, e Quarantasei, o número de piloto de Valentino Rossi (VR46).

Rossi adorou este capacete por várias razões. Primeiro porque é fã do trabalho de Manara, e depois porque quebrou o enguiço de vários finais de prova falhados no campeonato desse ano, nesta pista de Mugello.

Mas isto não ficou por aqui... nesse mesmo ano de 2006 são um livro de BD da autoria de Manara e Rossi com o título Quarantasei!












Pronto... foi apenas uma curiosidade que junta duas coisas que gosto: motociclismo e Banda Desenhada. Este capacete foi vendido como edição limitada a 3 mil unidades, e custa/custava 500€. Não sei se ainda existe algum para venda... :)


Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]