quinta-feira, 23 de julho de 2015

Tony Chu - Detective Canibal
Volume Um: Ao Gosto do Freguês
Volume Dois: Gosto Internacional



Se houve uma BD que me tenha surpreendido muito pela positiva nos últimos tempos, foi esta: Tony Chu!
Sinceramente acho que a G.Floy está a fazer um enorme serviço à BD traduzida para português, publicando livros/séries que são uma enorme lufada de ar no nosso pequeno panorama comercial da Banda Desenhada. Como já foi referido aqui no LBD, as três séries em “exibição” da Image que a G.Floy está a publicar, são Fatale, Saga e este Tony Chu (Chew no original).

Tony Chu seria a minha última escolha entre estas três, mas sinceramente, e depois de ter lido de uma assentada os dois volumes já publicados, eu coloco perfeitamente esta série ao lado das outras! Original e com um ritmo dos demónios! Aliás, quando acabei de ler o segundo volume não me contive a dizer uma asneira… o terceiro volume só sai daqui a uns meses.

Chew iniciou a sua publicação nos EUA em Junho de 2009, tendo até ao momento 9 volumes publicados. O mentor e argumentista deste projecto é John Layman que para além deste Tony Chu na Image, já trabalhou em Gen13 e Thundercats para a Wildstorm, e Fantastic Four, Gambit, Punisher, Marvel Zombies para a Marvel (entre outos títulos).

No desenho temos Rob Guillory. Detentor de um traço “cartunesco”, muito expressivo e sobretudo muito dinâmico! Imprime muita força ao argumento com o seu desenho, conseguindo muitas vezes em quadros mais grotescos dar uma ideia de beleza onde muito dificilmente existiria.

Layman diz tudo numa dedicatória no 1º volume:
“À Kim, que certamente esperou que a minha ideia de canibais e gripe da aves fosse um flop (…)”
É… é isso mesmo! Uma ideia louca de Layman, muito original, deu os seus frutos com a editora Image a apoiar. Sim, a Image apoia a originalidade e a qualidade…
O argumento de Layman mostra-se muito sólido até agora, com uma irreverência/ humor que eu adoro, e uma narrativa exemplar. Adorei, adorei! :)

Tony Chu é um Cibopata. Um dos únicos três no mundo! Sim… e o que é um Cibopata? Ora o nosso detective Tony Chu consegue a partir do momento em que prova algo, saber tudo do passado do que provou, excepto beterrabas… apenas as beterrabas não lhe trazem impressões psíquicas. Ora isto para a polícia é sem dúvida uma mais-valia! Se Chu provar literalmente algo orgânico pertencente a alguém, consegue saber tudo o que essa pessoas fez, no caso de investigação criminal.

Depois temos a FDA, uma obscura autoridade norte-americana que controla o circuito alimentar, e os alimentos. A FDA foi formada sobretudo para impedir a venda e consumo de carne de galináceos depois de um alegado surto de gripe das aves que matou milhões no mundo inteiro.

E é com estas premissas que Layman consegue “desenhar” um argumento improvavelmente bom! Temos o consumo de galináceos, o tráfico, a intriga, o amor, frutos estranhos e muito humor. Muitas vezes humor negro, mas também o humor básico e o humor inteligente estão completamente presentes nestes dois livros publicados pela G.Floy. Parabéns por esta publicação em português.

O Leituras de BD, sem dúvidas absolutamente nenhumas, recomenda estes dois livros:
Tony Chu - Detective Canibal : Ao Gosto do freguês
Tony Chu - Detective Canibal: Sabor Internacional


Boas leituras



Hardcover
Criado por John Layman e Rob Guillory
Editado em 2014 (Vol.1) e 2015 (Vol.2) pela G.Floy






Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]