domingo, 7 de junho de 2015

Teenage Mutant Ninja Turtles: 80's cartoon


Hoje vamos aqui relembrar um cartoon que fez parte da infância de muitos, um desenho animado baseado numa BD independente, chamada Teenage Mutant Ninja Turtles. Teve várias versões animadas na televisão, filmes no cinema e uma variedade enorme de merchandising, que criou uma verdadeira febre por Tartarugas Ninja nos anos 80 e 90.

Teenage Mutant Ninja Turtles era originalmente uma BD Independente criada por Kevin Eastman e Peter Laird, com um aspecto mais sombrio e adulto do que aquele que muitos de nós tiveram a oportunidade de ver na RTP no começo dos anos 90. Esteve no ar até 1996 e começou a ganhar uma vida para além do desenho animado, já que existia de tudo um pouco em merchandising com estas simpáticas figuras nelas, e Portugal não foi excepção. Porta chaves, cadernetas, t-shirts, cadernos, mochilas, podia-se encontrar de tudo um pouco e muitos de nós queriam aquilo tudo.

Os bonecos não pegaram muito por cá, o preço deles não ajudava, mas a caderneta foi um enorme sucesso, assim como os porta-chaves e uns cromos que saíam nas bolachas Triunfo. Ainda hoje é considerado um dos programas infantis de maior sucesso, chegou a ser transmitido em mais de 130 estações de Televisão no começo dos anos 90. Artes marciais, pizza, ninjas, animais antropomórficos e humor misturado com alguma acção eram uma receita que garantia todo o êxito de um programa naquela altura. Foram 10 temporadas que foram basicamente os alicerces de todo esse império, que gerou mais tarde filmes no cinema, mais séries de animação e um legado que continua até os dias de hoje.


Não se pense que aquilo era perfeito, eram muitos e constantes os erros na animação, desde cores de máscaras trocadas, a armas erradas ou vozes trocadas, acontecia de tudo um pouco neste desenho, nada que ligássemos muito ou déssemos muita importância. O genérico era, como tantos outros desse tempo, super viciante e animado, todos sabiam cantarolar o tema e mal o ouvíamos íamos logo a correr para a TV. Por cá a RTP transmitiu isto ao Sábado e ao Domingo de manhã, na versão original e legendada em Português, sendo transmitido mais tarde pela SIC numa versão dobrada em Português.

O visual dos heróis era básico, umas bandanas coloridas que nos ajudava a identificar cada um por essa cor e pela arma que usavam, Raphael era o Vermelho e usava duas Adagas Sai, Donatello o Roxo que tinha um Bastão Bo, Leonardo o Azul com duas Katanas e Michelangelo o Cor de Laranja armado com Nunchakus,. Leonardo era o líder, o mais responsável, Raphael o mais agressivo e sempre pronto para a acção, Donatello que era o mais inteligente e adorava inventar coisas enquanto que Michelangelo era o comic relief do grupo, o mais divertido que adorava Pizza e tinha uns quantos bordões que pegaram de estaca.

Quem não gritava "Cowabunga" de vez em quando? O visual das outras personagens também era interessante, desde o mentor Splinter, uma ratazana mutante que treinou as tartarugas ao vilão Shredder (Destruidor), com um visual bem imponente mas que acatava ordens de um ser de outro planeta, o Krang que era um cérebro sem corpo. Depois tínhamos ainda os típicos vilões cómicos que apesar de fortes não criavam muita complicação, o Bebop (um Javali) e o Rocksteady (um Rinoceronte) ou a amiga humana April O'Neill, uma repórter que gostava dos nossos heróis e os apoiava nas suas reportagens. Com ela aparecia um elenco humano que servia como apoio cómico, com personagens muito a ver com a época que vivíamos naquela altura.

As Tartarugas eram um pouco como o Batman nos seus gadgets, tinham Tartaruga-comunicadores, uma carrinha bem engraçada assim como um balão tartaruga. Apareciam uns vilões ocasionais (como o Rei dos Ratos) ou aliados (como os Sapos Ninja) que tinham também eles algum carisma, o que ajudava ao sucesso do programa e a febre que ele ajudou a provocar.


Confesso que gostava bastante deste desenho, o facto de andarem sempre nos esgotos, o tipo de humor apresentado e também algumas das histórias de alguns episódios. Tive os porta chaves, alguns cromos da Triunfo, assim como a caderneta. Tive também algumas revistas de BD que saíram cá, mas a versão igual à do programa de TV e não a versão original de Eastman e Laird.

Saíram três filmes que ajudaram ainda mais à febre que já existia, e de x em x anos sai sempre uma versão nova de um desenho animado baseado nestes quatro heróis com nomes de artistas Renascentistas. Em alguns países tirava-se o ninja e chamava-se Teenage Mutant Hero Turtles, por cá chegou-se a tentar Jovens Tarta Heróis, mas tudo ficou pelas Tartarugas Ninja. Há pouco tempo estreou mais um filme no cinema, provando que ainda hoje estas personagens continuam a ter um forte apelo.

Quem mais via e gostava destas simpáticas Tartarugas?








Texto originalmente publicado no Ainda sou do tempo mas adaptado para o Leituras BD.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]