terça-feira, 23 de junho de 2015

Recordações geeks: Super Heróis da Gulliver e da Disvenda


Enquanto o Nuno não vem, vou aproveitando e continuar a levar-vos em viagens que vos desperta as memórias e recordações de outros tempos. Hoje vou relembrar os bonecos de PVC que fizeram a delícia de muitos em Portugal e no Brasil.

Na década de 70 e 80, era raro o merchandising relacionado com os nossos queridos super-herói, para além dos livros só tínhamos a ocasional (rara em Portugal) colecção de cromos ou calendários. Mas no final da década de 70 apareceu por cá uma série de bonecos da Marvel (e alguns da DC), distribuídos pela Disvenda, a mítica marca de muitas das nossas cadernetas de cromos.

Ainda tive um Homem-Aranha como aquele que aparece no meio da foto, para além de um Hulk, e gostava bastante deles, apesar do seu aspecto tosco era algo relacionado com os super heróis que eu amava e isso era o suficiente para até brincar um pouco com eles, isto apesar de eles serem figuras estáticas em cima de uma prancha.


O único que ficava bem era o Surfista Prateado, já que era o único que tinha realmente uma prancha. Eram uns quantos bonecos, muitos eram os mesmos moldes pintados de forma diferente, ou seja um Homem Aranha podia virar um Homem de Ferro, percebia-se isso por estarem na mesma pose.

No Brasil existia basicamente a mesma colecção, distribuídos pela Gulliver, que fizeram um enorme sucesso. Pareciam estar mais bem pintados do que os que saíam por cá, mas os moldes eram os mesmos, percebi mais tarde que saíram lá alguns que eram iguais aos que saíram por cá mas no nosso país mudaram a personagem.

Lá saíram também uns sacos com bonecos só de uma cor, os chamados monocromáticos, que não me recordo de ver por cá mas possivelmente também saiu. Tanto os bonecos da Gulliver como os da Disvenda atingem agora verdadeiras fortunas em leilões da internet, mesmo com aspecto tosco.

Quem teve destes bonecos? Quem gostou?







Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]