quinta-feira, 25 de junho de 2015

Os 4 Ases


Hoje recordo uma BD que pode ter passado despercebido a muitos, os livros dos 4 Ases, mais um produto Franco Belga que tinha humor e aventura à mistura, numa toada mais juvenil mas nem por isso menos interessante.

Georges Chaulet tratava do argumento, enquanto que os desenhos ficavam ao encargo de François Craenhals, que tinha um traço simples mas que conferia uma forte identidade às aventuras de um grupo de 4 jovens.

Lastic é o chefe do grupo, um jovem empreendedor e sempre com muita energia, Doc, o "cérebro", um caixa de óculos que preferia ficar a ler os seus livros, mas que não desperdiçava a chance de resolver um bom mistério. Do grupo faziam ainda parte Bouffi, o "gordo" que adorava comer mas era sempre muito voluntarioso e pronto a ajudar, enquanto que Dina era o elemento feminino: eis os 4 Ases, sempre acompanhados pelo seu cão Óscar.

Existiam ainda 2 polícias incompetentes que não gostavam nada quando o grupo se intrometia e resolvia os seus problemas, um tinha um cargo de destaque, e era aquela típica pessoa que não sabia do que falava mas agia como se soubesse. O outro, um lambe botas que fazia tudo para que o seu chefe ficasse bem, alinhando em todas as loucuras.



Eram aventuras divertidas, com muito humor, aventura e algum mistério à mistura. Os 4 Ases (Les 4 As) foram mais um produto da escola Franco-Belga, direccionada para um público infanto-juvenil mas com algumas piadas que podem ser apreciadas por qualquer um seja qual for a idade que tenha.

Em Portugal foram editados pela Difusão Verbo, em livros de capa dura com alguma qualidade sendo lançados cerca de 20 Álbuns, com o primeiro a ser publicado em 1980.

A Taça de Ouro é um dos meus preferidos, envolve um espião famoso que é apanhado sem querer numas filmagens do grupo que estava a participar num concurso de filmes amadores. O livro mostra as tentativas frustradas desse espião a tentar recuperar o filme, assim como as filmagens disparatadas do grupo para esse concurso.

Também gosto muito do Picasso Roubado e do Navio Fantasma, 2 dos livros com mais aventura do grupo e, claro, sempre com muito humor. Apesar de não ser muito conhecido por todos, recomendo a leitura de algum destes livros, aposto que se irão divertir.




























2 comentários:

  1. Encontrei alguns exemplares dessa edição portuguesa aqui no Brasil, mais especificamente na cidade de Campo Grande. São realmente muito divertidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow que top, gostaria de ter todos os exemplares em português.

      Eliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]