domingo, 3 de maio de 2015

O Diário do meu Pai



No dia 1 deste mês fiz o post de lançamento este livro, ainda antes de o ter lido. Infelizmente. Porque quando os livros desta colecção fazem tilt na minha cabeça eu costumo fazer de imediato um post sobre eles, desta vez não foi assim. Li o livro apenas depois de ter divulgado a sua publicação.

Se procurarem mais informação sobre a envolvência da obra e informação sobre o autor é só voltarem atrás neste link (e depois voltam a este post):
Lançamento Levoir: Colecção Novela Gráfica - O Diário do meu Pai 

Este é um livro de um homem, que como muitos outros, se afasta do núcleo familiar com ressentimentos vários sobre a sua vida enquanto jovem e parte integrante da Família.
Se muitas pessoas depois de saírem de casa dos pais continuam a visitar, a telefonar, a ter contacto de algum modo, outros há que por motivos vários não o fazem.

Embora O Diário do meu Pai de Jiro Taniguchi seja uma obra com contornos autobiográficos, não confundir com autobiografia, é sobretudo uma enorme homenagem ao seu pai, quase um pedido de desculpa.
Muitas vezes os ressentimentos de uma criança são gerados pelo desconhecimento de todos os factos da vida em que os seus pais estão imersos, muitas vezes a incompreensão torna tudo isto numa ferida.

Assim aconteceu com Yoichi Yamashita. E assim acontece com tantos jovens que depois de se afastarem dos seus pais só os conhecem realmente depois da sua morte. As suas agruras, as suas dificuldades, as suas decisões, enfim... o porquê de muitas coisas que uma criança percebe de uma maneira "diferente".

Graficamente este livro é de uma grande limpidez de traço, contrariamente a muitos Mangas para adultos que são mais trashy, e é de uma narrativa irrepreensível. O espaço e o tempo da narrativa misturam-se perfeitamente com o desenho de Taniguchi, fazendo deste livro uma obra muito "fácil" de ler.

Como é habitual no Manga, existem vinhetas e páginas muito simples, apenas a linha do desenhador a dar o contorno necessário à figura, para depois passarmos de repente para desenhos altamente detalhados. Jiro Taniguchi fez um trabalho irrepreensível neste aspecto gráfico.

A história propriamente dita, bem, é para vocês lerem. Todos! Pais e filhos. Aliás, lanço o repto aos pais para que ofereçam um exemplar deste livro aos respectivos filhos que já atingiram a idade adulta, e que já agora façam uma dedicatória no livro quando o oferecerem.

Este livro provocou-me remorsos, e garantidamente deu-me vontade de ver o meu pai que há tanto tempo está ausente da minha vida, por minha culpa.

Recomendo vivamente este livro a todos. Uma excelente oferta também!
(E uma excelente surpresa para mim.)

Já agora... não têm a desculpa de não pegar no livro porque é japonês e "se lê ao contrário". Não, este livro está no sentido de leitura ocidental, da esquerda para a direita.

Boas leituras




Hardcover
Criado por Jiro Taniguchi
Editado em Maio de 2015 pela Levoir

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]