terça-feira, 11 de novembro de 2014

25º Amadora BD (VII): O meu resumo final, com a minha opinião sobre o evento



Bom, o que eu penso, ou senti neste 25º AmadoraBD.
Não tenho falado muito nisto, aliás este vai ser o primeiro e único post com a minha opinião. (O anterior foi do Paulo Costa).

Num momento de grande efervescência da BD portuguesa, com inúmeros livros de qualidade publicados recentemente, e outros a serem publicados brevemente, este deveria ser um grande Amadora BD.
David Soares

Eu como consumidor tive provavelmente o meu melhor Amadora BD! O espaço comercial foi o melhor de sempre, e parece que as lojas com stand presente também sentiram o mesmo. Isto era algo que já fazia falta há muito tempo! Bons espaços, visibilidade e muitas novidades para vender.

Mais… este Amadora BD, não contabilizei, teve uma catadupa de novidades enorme! Obrigado editoras e lojas!
A Kingpin apostando no bom produto nacional, a Polvo apostou bastante em autores brasileiros e a G.Floy por intermédio da Dr Kartoon no produto norte-americano. Isto não tolheu outro tipo de edições, ou outras novidades editoriais, deste ano que a Kingpin (estrangeiros traduzidos) e a Polvo (BD Nacinal) publicaram. Assistiu-se a uma boa mescla de edições internacionais e nacionais destas duas editoras. A Dr Kartoon teve a explosão de três grandes séries norte-americanas, todas elas em cima deste Amadora BD.
A Verbo trouxe-nos um livro que fazia muita falta, uma compilação das tiras da Mafalda (penso que 600 páginas), e a Devir…  aqui vai… publicaram um dos meus livros favoritos e preferidos de sempre em português: Habibi! Sim , é verdade.

Como vêem comercialmente foi bastante bom, e parece que os stands pensam o mesmo. Obrigado Amadora BD por este momento único na história deste festival… ao fim de 25 anos um excelente espaço comercial!

Exposições… bem, fora a exposição dedicada ao Osvaldo Medina, à Joana Afonso/Nuno Duarte/ todas as últimas colaborações (isto é válido também para a exposição dos trabalhos do Osvaldo) pareceram-me claustrofóbicas. Estou a falar das exposições em espaço fechado, porque as em espaço aberto pareceram-me dispersas! Não compreendo a área da exposição dos 25 anos do Amadora BD (paletes? A sério??). E já a exposição dedicada ao BDLP (PALOPs) também me pareceu muito dispersa… Acho que a virtude tinha ficado mesmo no meio!




























As crianças a "babar" para cima dos livros das "pilas" e dos "pipis" em plena exposição central


O que dizer de uma das exposições mais visitadas amarrada numa salinha completamente raquítica, onde as pessoas não se conseguiam mexer? Sim, estou a falar da exposição da Mafalda. Sim, e logo ali ao lado tínhamos uma exposição completamente desnecessária a ocupar um espaço brutal! Sim, estou a falar de Galáxia XXI… estou a borrifar-me se parece mal ou se estou ofender alguém. A minha visita a esta exposição teve momentos horrendos de suposta “arte” de supostos “artistas” portugueses. Supostamente passava bem sem aquilo a ocupar um espaço daqueles. Podem ver dois “trabalhos” expostos nesta exposição… a 3ª foto é dos miúdos que liam avidamente aquele livro de “pilas" e "pipis” mal desenhados que parecia que encaixavam uns nos outros! Completamente ali à mão de semear… ainda me lembro da exposição do ARTISTA Zep, uma grande e maravilhosa exposição (brutal mesmo) que era INTERDITA A CRIANÇAS!!! E depois põem-me aquela bosta à vista de todos.São as três imagens aí por cima deste parágrafo...


Exposição Jim Curioso
Quero salientar uma exposição que me surpreendeu: Jim Curioso! Maravilhosamente diferente. Infelizmente para mim achei que a do Surfista Prateado estava raquítica, e o Batman merecia bem melhor, à imagem do que fizeram no passado recente para o Homem-Aranha, Superman ou Spirou.

Prémios. Recuso-me a falar disso.

Autores presentes, bem, não me chamaram por aí além, excepto uns quantos que até eram portugueses e um ou dois estrangeiros… assim para autógrafos não perdi tempo.

Apresentações e debates … bem, os que assisti foram bastante bons, talvez pela ausência de um certo moderador/entrevistador que me dava sono.
:D

Como nota de rodapé, achei de uma grande incompetência que no primeiro Sábado do festival (não fui no Domingo seguinte) ainda não tivesse a lona (penso que é uma lona) com o cartaz (que eu adoro) deste 25º AmadoraBD a enfeitar o exterior do fórum Luís de Camões (local do festival). Vão despedir alguém por isso? Aquilo parecia um Bunker de protecção atómica
E mais uma vez, para não quebrar a tradição, não vi nenhuma exposição fora deste fórum.

Como disse a minha mulher acerca deste festival:
“Um Festival que tem tudo para ser uma coisa maravilhosa, mas por razões que desconheço, não é.”

Podem ver mais fotos das exposições neste link:

25º Amadora BD (VI): Um passeio pelas exposições centrais

Osvaldo Medina
Matthias Picard


























Joe Staton

Eric Shanower
Rafael Coutinho


























Zona de Autógrafos

André Oliveira
Edmond Baudouin


























Apresentação de Crumbs


Ken Niimura
Joana Afonso

























Cosplay

Cosplay
André Pereira - Super Pig: O Impaciente Inglês


























Super Pig

Osvaldo Medina - A Fórmula da Felicidade

Matthias Picard - Jim Curioso

Exposição Mafalda

Quino - Mafalda

Quino - Mafalda

Exposição Batman




Parabéns a todas as forças que teimosamente tentam impulsionar e melhorar todos os anos este festival.

Boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]