quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Lançamento ASA: Pontas Soltas - Lisboa



A ASA vai distribuir um livro de Ricardo Cabral durante esta semana. É mais um livro dedicado a uma cidade (Lisboa) e fica na linha do seu anterior livro de 2011: Pontas Soltas - Cidades.

Fiquem com a nota de imprensa da ASA:


Pontas Soltas – Lisboa: novo livro de Ricardo Cabral com bandas desenhadas criadas entre 2004 e 2013

Chega esta semana às livrarias nacionais o novo livro do ilustrador Ricardo Cabral. Chama-se Pontas Soltas – Lisboa e revela, através do traço e do génio de um dos mais importantes artistas da atualidade, diferentes visões da capital portuguesa. O lançamento decorrerá no dia 9 de novembro, pelas 16 horas no Festival de BD da Amadora.

Na sequência do anterior livro do Autor Pontas Soltas – Cidades (2011), este novo álbum reúne quatro bandas desenhadas que têm Lisboa como pano de fundo e que foram realizadas entre 2004 e 2013 no âmbito de diferentes projetos.

A primeira, Hi No Tori (que significa “Fénix” em japonês), data de 2004 mas só viria a ser publicada em 2006, no Bdjornal, com a ilustração de Lisboa a ter direito a honras de capa e a tornar-se, por isso, razoavelmente conhecida.

A seguinte, intitulada The God Tracking Station, foi realizada em 2005 para o fanzine Jazzbanda e inclui elementos de filmes antigos de espiões e agentes secretos em cenários tipicamente lisboetas. É de salientar que a versão incluída neste livro contém duas páginas inéditas, que antecedem as originalmente publicadas.

Webtrip, de 2012, resulta do convite da organização do Festival de BD de Lyon para um projeto que envolveu artistas de toda a Europa e que foi originalmente publicado online, tendo só no ano seguinte sido editado em livro, em língua francesa. A versão portuguesa que aqui se inclui estava portanto inédita em livro e, além disso, inclui mais três páginas do que a versão original.

Por fim, O Caso Doca 21, de 2013, surge de um desafio lançado pela Samsung, que consistia em realizar uma BD utilizando unicamente o Galaxy Note 3 e tendo a cidade de Lisboa como cenário. A originalidade da campanha foi sobejamente reconhecida pelos vários prémios de que foi alvo, e a BD foi publicada na página de facebook da Samsung, tendo também sido publicada em papel com a revista Visão


Sobre o autor

Nasceu em 1979, em Lisboa. Depois de, em 2005, terminar a licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da mesma cidade, iniciou a sua carreira como ilustrador freelancer, trabalhando para jornais, revistas e publicidade.
Em 2007 estreia-se como autor de BD, publicando o livro Evereste, uma banda desenhada sobre o primeiro português a escalar o célebre monte com o mesmo nome. Em 2009 publicou Israel Sketchbook, a que se seguiu, em 2010, Newborn – 10 Dias no Kosovo, obra premiada no Festival de BD da Amadora. Em 2011 publica Pontas Soltas – Cidades, livro premiado nacional e internacionalmente, e em 2013, Comic-Transfer.
Tem também ilustrado livros infantis e atualmente faz parte do “The Lisbon Studio”, um coletivo de ilustradores e autores de banda desenhada.


80 páginas

PVP 17,95€

Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]