quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A G. Floy Studio anuncia um ambicioso plano de edições de banda desenhada para Portugal


A G. Floy que estava apagada do mercado português surge agora com indícios de uma vitalidade que pessoalmente não estava à espera.

E parece que vão "entrar a matar" publicando na nossa língua o primeiro livro de uma das séries de top norte-americanas... nada mais que "Saga"!
Espero que tudo corra pelo melhor neste novo fôlego da G. Floy!

Fiquem com a nota de imprensa desta editora e a capa de Saga:


A G. Floy Studio anuncia um ambicioso plano de edições de Banda Desenhada para Portugal


A G. Floy Studio anuncia um ambicioso plano de edições de banda desenhada para Portugal A G.
Floy é um nome menos conhecido dos fãs de BD portugueses: esta editora dinamarquesa opera em vários mercados europeus, incluindo a Dinamarca e a Polónia, entre outros, e no passado publicou alguns títulos de comics em Portugal (incluindo Fell, Hellboy e o aclamado Orquídea Negra, de Neil Gaiman e Dave McKean). Mas, começando no Outono de 2014, a G. Floy irá embarcar num ambicioso plano de edições, aproveitando sinergias com outros mercados em que opera.

Christine Meyer, fundadora e sócia gerente da empresa, é uma fã de longa data de comics, e tem quase vinte anos de experiência no mercado, primeiro como gestora de direitos de autores e editoras vários, e agora como editora. “Sempre gostei de comics independentes americanos, e tenho vindo aos poucos a aumentar as minhas edições em vários países. Quando o José de Freitas e o Rui Alves, com quem já trabalhei no passado, me abordaram com a ideia de estender este plano a Portugal, fiquei entusiasmada, e a parceria com eles tornou possível este projecto. Acho que, dentro do meio da banda desenhada em Portugal, poucas pessoas conhecem melhor o mercado, e ambos estão em posição de tratar da produção sem problemas. Podemos obter sinergias com co-edições que nos vão permitir trazer alguns dos melhores títulos de banda desenhada americana, a um ritmo muito bom.

E o título com que se iniciará este programa de edições é o imensamente premiado e aclamado SAGA, de Brian K. Vaughan e Fiona Staples, uma das maiores surpresas dos comics independentes nos últimos anos. Saga venceu seis Prémios Eisners (os Óscares da banda desenhada americana), e seis Prémios Harvey, e o seu primeiro volume antológico (que corresponde ao primeiro volume que
a G. Floy editará em Portugal) venceu também o Hugo(o prémio máximo da ficção-científica). Com lançamento previsto para o Festival Amadora BD em inícios de Novembro, Saga será um de três títulos que a G.Floy lançará no nosso país ainda este ano, num plano editorial que a G. Floy quer também marcar com livros de boa qualidade e preços acessíveis, e com um ritmo de lançamentos trimestral.

José de Freitas tem vindo a trabalhar em comics desde há 15 anos para cá, primeiro como editor e responsável pelas Edições Devir, mais tarde como coordenador das colecções que a Levoir e o jornal Público têm vindo a editar desde 2012, e como Editor Assistente da Panini Comics em Portugal, para as edições regulares de títulos da Marvel. Rui Alves foi colaborador da Devir durante muitos anos, como responsável pela organização, grafismo e legendagem de comics, e tem vindo desde então a desenvolver trabalho para inúmeras editoras, portuguesas e estrangeiras, bem como para a Levoir/Público.


Boas leituras

10 comentários:

  1. Bem dito Optimus.

    Que continuem a publicar o HELLboy regularmente já era muito bom. Não peço mais nada.

    ResponderEliminar
  2. Também rezo para que HellBoy seja um dos títulos que a editora decida publicar.
    Agora é só esperar para saber quais são os outros 2 titulos que a G-Floy pretende publicar.

    ResponderEliminar
  3. Optimus
    Sim, é um plano, mas que pelos vistos está a tomar fólego. Penso que Saga está quase certo em português.
    :)

    Sketchbook.pt
    Por acaso não sei como está a publicação de Hellboy neste momento...
    :\

    ResponderEliminar
  4. jony da costa
    Olha, os outros dois títulos espero que não sejam ongoing, tipo Hellboy ou Saga. Gostaria de ver séries já acabadas no original, tipo Y: The Last Man.
    ;)

    Fabiano
    Essa obra (Saga) é muito bem vista por todos os públicos, muito galardoada e com críticas excelentes. É o hype do momento nos EUA.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Nuno Saga é certo pelo menos o volume 1 mas já foi anunciado a 2 meses ou mais.Não é novidade.Se fosse um plano ja se sabiam as outras series e mais importante quando chegam as bancas ou livrarias.

    ResponderEliminar
  6. Nuno,
    Y: the last man é também uma boa escolha, mas preferia ter mais títulos do Hellboy, já que foram editados 7 títulos em PT.

    ResponderEliminar
  7. Optimus
    Fico sentado à espera.
    :P

    Jony da Costa
    O Hellboy espero que continuem a editar por uma questão de confiança, embora para mim não faça mossa porque estou a comprar as Library Editions norte-americanas.
    :P

    ResponderEliminar
  8. Boas,

    Só uns teasers, para aguçar o apetite. O Hellboy não é nenhum dos outros dois títulos a lançar pela G Floy nesta primeira fase. Os outros dois títulos são também da Image e um deles já terminou nos EUA. Mais informações, é só esperar uma ou duas semanas...

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]