sexta-feira, 18 de julho de 2014

A Palavra dos Outros: Violetta #1


A Sofia Teixeira Amado está a passar muita gente em contribuições para o Leituras de BD! Hoje vamos ter a sua terceira colaboração, e o seu alvo é o primeiro número da nova revista da Goody: Violetta.

A Sofia é fã da série de televisão, tem 10 anos de idade e  faz uma crítica extensa a este Violetta #1.
O texto não foi corrigido por mim. Vai como veio, porque a escrita desta minha filha perderia a piada se eu corrigisse. Leiam porque vale a pena!
Obrigado filha.
:)

Violetta #1
(Autor das histórias: Alessandro Ferrari)

A revista Violetta da Goody é baseada na série de televisão do Disney Channel, que é constituída pela: Violetta (actriz principal), pelo León, pelo Tomás, pelo Maxi, pela Camila, pela Francesca, pela Ludmila, pela Naty e vários outros actores.
A revista tem seis histórias exclusivas nunca vistas na televisão. Eu acho que a revista está recheada de histórias interessantes, com emoção e muita ação e é exatamente por isso que eu gosto dela e a li num ápice!

A primeira história é a minha preferida porque eu acho que é, pronto, que tem muita ação, tem emoção e é divertida. É a história em que a Violetta e a Francesca ficam nervosas porque são chamadas ao diretor, mas não têm razão para se preocuparem porque o António (director) só lhes quer contar que elas foram escolhidas para fazer uma canção para aumentar a reputação do studio 21, mas que só têm uma semana para a fazer.
Antes de falar da próxima história vou falar dos desenhos da primeira história, a desenhadora é a Arianna Rea e eu até acho os desenhos bonitos, mas há desenhos muito estranhos, porque há bonecos estranhos por exemplo a Ludmila está esquisita muito magra, parece um palito.

Na segunda história é o aniversário do Germán e a Violetta fala com um senhor, o Raul que trabalha na loja de antiguidades, para comprar a prenda para o Germán , mas ele tinha ouvido e pensando que ela se ia encontrar com um rapaz, vai atrás dela até ao centro comercial. Quando a Violetta já está no centro comercial, sente que alguém a está a segui-la (e tem razão).
A desenhadora desta história é: Teresa Quezada e sobre os desenho só tenho a dizer uma coisa a dizer: com a cara de lado o Germán parece um macaco! De resto não tenho mais nada a dizer porque de resto os desenhos estão lindos!

A terceira história é sobre a aula da Angie em que a Ludmila e o Marco* têm de cantar uma canção. Como a Ludmila sabe que a Francesca gosta do Marco então aproveita esta oportunidade para a arreliar.
A desenhadora é Arianna Rea , como na primeira história, e nesta também só tenho uma queixa: a Ludmila tem nariz de porco.
*Quem é o Marco? – É a minha única pergunta sobre ele! Porque é que ele aparece na revista, se nem se quer aparece na primeira temporada da série? – Afinal ainda tinha outra pergunta!

Na história seguinte iam fazer um desafio: cantar uma canção que ia estar no seu cacifo de manhã no dia seguinte e iam ter de a decorar até á tarde, depois têm de a cantar em frente dos professores, e provarem que são artistas de verdade!
A desenhadora desta história também é a Arianna Rea e nesta acho que os bonecos estão bons, mas o Broadway está esquisito e o Beto também (cara de beringela).

Na quinta história a Violetta, a Francesca, a Camila, a Naty e a Ludmila vão fazer um espectáculo, mas vão ter de cancelar porque o guarda-roupa desapareceu e agora as meninas vão ter de ter uma ideia brilhante para resolver o problema!
A desenhadora é Arianna Rea e a minha única queixa (já me queixei do Beto, e da Ludmila também) é que a Naty tem os lábios muito gordos!
A última história é a que eu menos gosto porque, eu acho, é muito óbvia, li só o início e já sabia o que ia acontecer. A história começa assim: a Violetta recebe uma mensagem do León a pedir-lhe para ela ir á corrida dele de motocross e depois tem um obstáculo. (Óbvio o que ia acontecer acho eu!).
A desenhadora da última história é a Arianna Rea novamente e nesta eu só acho que a cabeça do Gregório (professor de dança) está muito pontiaguda.

Eu acho que esta revista é bem capaz de vender muitas edições porque tem, como disse logo ao início, muita emoção e acção, e são histórias bastante divertidas com desenhos bem feitos (mas demasiado magros) e cores bem escolhidas.

Por:
Sofia Teixeira Amado

Tenho a certeza de que se a sua crítica for bem recebida, teremos muitos mais textos desta pequena amante da Literatura e Banda Desenhada.
Violetta é uma revista exclusiva de Portugal e França, tendo sido o seu lançamento conjunto. Parabéns à Goody pela diversificação de produtos.

E por este andar qualquer dia já tenho quem me substitua neste blogue... :)

Boas leituras

13 comentários:

  1. He, He, muito fixe. A ver se a minha chega rápido à primária para também me ajudar ;-)

    Parabéns, está muito fixe.

    ResponderEliminar
  2. I have a dream. Sonho, um dia, com a crítica da Sofia a um livro meu. Sei que nessa altura deverei evitar os personagens com "nariz de porco", "cara de beringela" ou "cabeça muito pontiaguda". :D

    Os textos da tua menina, Nuno, serão sempre bem recebidos; trazem com eles o doce sabor de uma certa infantilidade, uma espécie de sopro refrescante no calor do Verão.

    ps: Espero que ela nunca te substitua, mas que te faça, sim, companhia neste blogue. Ela e a "outra". (Que família dos diabos...) ;)

    ResponderEliminar
  3. rui ferreira
    obrigada és muito simpático!
    :)

    ResponderEliminar
  4. carlos rocha
    sim, deves evitar esses bonecos porque ficam muito esquisitos!
    e se quiseres posso fazer criticas aos teus livros é só pedires! :)

    ResponderEliminar
  5. Também conheço em parte a série de TV pelos miudos da minha família, de qualquer forma não se pode fugir à catrefada de marketing mesmo se quiséssemos.

    Não sei se este estilo de desenhos é o mais indicado para a personagem, parece que a Violetta levou um tratamento Ren & Stimpy/Cow and Chicken do antigo Nickolodeon, está tudo muito caricatural, disforme, imaginava algo Mónica Jovem para isto.

    A Sofia tem olho para o pormenor, espero que continue a colaborar neste blog.


    -Bladder

    ResponderEliminar
  6. pedro santos
    se fosse estilo turma da mónica não tinha graça não era origial! ;)

    ResponderEliminar
  7. Muito bem escrito e com humor à mistura tal como eu gosto de ler este tipo de artigos. :D

    Cá está a prova que filho de peixe sabe nadar e que a fruta não cai longe da árvore.

    Fala do que gosta e do que não gosta sem papas na língua. Assim é que é, miúda. :)

    Gostei bastante e espero ler mais artigos desta colaboradora, Nuno. ;)

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  8. Sofia,

    Nem sempre original é melhor, referia-me ao que seria mais adequado, ao estilo da TV, algo semelhante ao Monica Jovem mas não exactamente igual, menos cartoonesco, distorcido, como tu dizes, os narizes de porco, as caras de macaco, eu também digo, os lábios de orangotango, as orelhas de burro, os pescoços de girafa, etc...

    Eu ia recomendar-te outras bds, tipo o Spirou, o Tintin, depois lembrei-me de quem é o teu pai por isso esquece, não podias ter melhor mentor.

    Boas leituras. :)

    ResponderEliminar
  9. osvaldo correia
    obrigado pelo elogio e fico contente por gostares.
    voltarei em breve( quando o número #2 sair! );)

    ResponderEliminar
  10. Olá, Sofia! Leio com assiduidade os posts do teu pai (e de outros apreciadores de BD), mas nunca comento. Ao ler o teu post, não pude resistir... Foi o melhor que li até hoje! Porque ao ler as tuas palavras senti o entusiasmo que nós, ao trabalhar na banda desenhada Disney, sonhamos que todos os leitores (miúdos e graúdos) possam sentir quando as "nossas" revistas lhes chegam às mãos! Um beijinho e continuação de boas leituras e boas críticas!

    PS1 - O Marco vai aparecer na segunda temporada... E vai causar sensação! :) Mas tens razão, devíamos ter colocado uma nota!

    PS2 - A Ludmila merece aquele nariz de porco :D

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. clara raimundo
    obrigado sinto-me lisonjeada
    és muito simpática. eu voltarei a comentar quando sair o #2 de violetta.
    e sim, tens razao a ludmila merece o nariz de porco! :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]