quarta-feira, 25 de junho de 2014

As Serpentes de Água


Grande aposta da Kingpin Books!
Após aumentar as tiragens das suas edições de autores portugueses, esta editora aposta num livro de um autor conceituado na Europa, o mexicano Tony Sandoval.


Tony Sandoval já tinha estado em Portugal a convite do editor da Kingpin Books, Mário Freitas, no Anicomics de 2012. Neste Anicomics (2014) durante a antevisão editorial para este ano, foi feito o anúncio que a Kingpin iria publicar este livro para sair no Festival Internacional de Beja, e com a presença do autor para a respectiva apresentação do livro, e claro, para autógrafos.


Um autor que joga graficamente com o tenebrosamente bonito, em que as suas personagens têm um aspecto muito "fofo", mas a histórias são muitas vezes cheias de melancolia, e dentro de mundos de pesadelo. Como costumo dizer, a arte deste autor ou se ama ou se detesta... (eu amo!)
:)

Este livro está dentro do universo que Sandoval gosta, nas fronteiras do imaginário com a realidade. Um ambiente de beleza fantasmagórica em que a suavidade dos tons pastel é subitamente interrompida por tons negros de pesadelo. As suas personagens são estranhamente belas dentro do seu estilo bem estilizado, e facilmente reconhecível. Poesia gráfica pura!


Uma parte da inspiração desta obra de Sandoval vem com certeza do conto de horror "Berenice" de Edgar Allan Poe. Um ambiente gótico, a roçar o macabro muitas vezes neste conto para adultos, em que a inocência está presente, mas duramente chicoteada  num mundo onírico em que a bestialidade e a crueldade andam de mão dada. Não contente com estes ingredientes Sandoval ainda polvilha tudo isto com alguma sensualidade! 


Esta fábula está impregnada de magia, desde o início. O leitor não se apercebe logo que apenas Mila conseguia ver Agnès. Os dentes de Agnès fascinam Mila, assim como a transbordante vivacidade da sua nova amiga. Mas os dentes de Agnès são irresistíveis e Mila não consegue refrear o seu desejo de beijar a boca da amiga! Aqui começa o horror... imaginam um polvo a sair de dentro de uma rapariga tão bonita, e descobrir-se que afinal esta sua nova amiga tinha morrido há bastante tempo? Mila foge com sentimentos contraditórios, não entendendo o que está a acontecer! Mas a magia depois de libertada não desaparece com um estalar de dedos...
Mila vai ter de enfrentar com a sua amiga verdadeiras batalhas.


Leiam que vale a pena por todas as razões. Simplesmente deslumbrante!
Um livro em que o sonho é rei e anda de mão dada com o pesadelo.
Boas leituras


Hardcover
Criado por: Tony Sandoval
Editado em 2014 pela Kingpin Books
Nota: 9,5 em 10



2 comentários:

  1. Obrigado pelo Spoiler!!!

    xiça!

    Ainda não tive oportunidade de comprar, na Fnac do Colombo não havia, tenho horários lixados e é o que tenho de mais perto aberto até muito tarde.

    A ver se encontro também o Há Piores 2 e 3.

    Mais uma vez obrigado pelo spoiler!!!

    Pelo que vejo e descreves acho que este imaginário também deve um bocado à parelha Neil Gaiman e Dave McKean ou estou enganado?

    :P

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Pedro Santos
    Caramba, não fiz nenhum spoiler!
    O livro tem mais de 100 páginas e não contei nada que fosse estragar alguma surpresa da história do livro!
    :\
    Sim a história passa-se muito no mundo onírico mas as semelhanças com aquilo que Neil Gaiman e Dave McKean fizeram fica por aí.
    ;)
    O Há Piores vi na FNAC tempos atrás.
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]