quarta-feira, 2 de abril de 2014

Lojas de Banda Desenhada: Sétima Dimensão


Hoje apresento mais uma loja física especializada em Banda Desenhada, a Sétima Dimensão.
Particularidades? Sim tem. É uma loja fora de Portugal continental. Situa-se na ilha da Madeira!

A outra particularidade é que este ano está a comemorar os seus 10 anos e o seu dono, o Roberto Macedo Alves, diz que a comemoração desta efeméride irá estender-se por todo o ano.

Sem mais conversas, apresento-vos a livraria Sétima Dimensão!

A Livraria Sétima Dimensão é um espaço que tem crescido progressivamente, não só na área da BD, mas também a nível de workshops, eventos, jogos e publicações próprias. Desde a sua criação, o seu propósito foi ser mais do que uma simples loja de BD, é um espaço que tenta enriquecer o panorama cultural da Região Autónoma da Madeira potenciando o desenvolvimento da criatividade e conhecimento das pessoas através da Banda Desenhada, o desenho e outras formas de arte que possam servir como mecanismos de enriquecimento mental, cultural e social.

A Sétima Dimensão foi criada em Setembro de 2004 para preencher uma lacuna que existia no mercado livreiro regional, pois a Banda Desenhada ocupava um espaço marginal nas prateleiras das livrarias e não era reconhecida como uma forma de arte que merecesse respeito, o que se reflectia na atitude envergonhada de alguns leitores.

Foi também no ano 2004 que se iniciaram os “Free Comic Book Days”, destinados a atrair novos públicos através da distribuição gratuita de edições recentes publicadas nos Estados Unidos para promover a BD.
A partir do ano 2005 começou a participação da Sétima Dimensão na Feira do Livro do Funchal, onde passou a promover diversas actividades como workshops de Desenho, sessões de “12 Horas de Banda Desenhada”, concursos de “Cosplay “e torneios de “Magic the Gathering”.

Em 2005 foram organizadas conferências sobre Banda Desenhada como parte das Jornadas de Arte e Design da Universidade da Madeira, destinadas ao público em geral e com o propósito de dar a conhecer a diversidade de trabalhos, temáticas e técnicas existentes nesta área. Desde essa altura, a representação da Sétima Dimensão tem sido frequente em escolas e bibliotecas da região em diversas palestras, conferências e workshops sobre esta forma de arte.

No ano 2006 realizou-se o primeiro “24 Hour Comics Day” (conhecido também como as “24 Horas de BD”), em pareceria com a Direcção Regional da Juventude, onde o Funchal foi a única cidade portuguesa a participar nesta maratona mundial de criação de BD. Desde esse ano, a parceria com a DRJ tem-se mantido e o evento passou a realizar-se na Pousada da Juventude - Quinta da Ribeira. Desde o primeiro ano, já participaram mais de 120 jovens madeirenses nestas maratonas de criação artística.
Como fruto desta parceria com a Direcção Regional da Juventude, foi também publicado um volume que reúne uma selecção de trabalhos criados por alguns dos participantes nestes eventos, publicação que se destina a divulgar o trabalho que tem sido feito pelos jovens da Madeira nos anos iniciais de actividade nesta área criativa.



Em 2006 foram também dinamizadas novas parcerias que possibilitaram uma maior visibilidade dos trabalhos dos artistas regionais, como a primeira exposição dos trabalhos do “24 Hour Comics Day”, na Mouraria – Galeria de Arte.

No ano 2007 iniciaram-se os torneios oficiais de “Magic the Gathering”, onde a Sétima Dimensão permanece como único organizador oficial de torneios e o local de referência para os apreciadores deste tipo de jogos de estratégia. Ainda continuam a ser realizados torneios oficiais todas as semanas, às sextas-feiras e sábados.

Em Janeiro de 2009 a Sétima Dimensão mudou-se para a sua localização atual, no primeiro andar das Galerias 5 de Outubro e neste espaço, através de diversas parcerias, tem possibilitado que diversos artistas internacionais de Banda Desenhada visitassem a região. Entre os criadores de BD que já estiveram na Madeira a convite da Sétima Dimensão estão José Carlos Fernandes, Colleen Doran, David Lloyd, Roberto Gomes e Ricardo Cabral.

Em 2010, a Sétima Dimensão colaborou com o Club Sport Marítimo na elaboração do livro “Os Sonhos do Maravilhas”, com argumento de Francisco Fernandes e ilustrações de Roberto Macedo Alves e Válter Sousa, um dos jovens artistas que tem crescido na Sétima Dimensão.


Foi também no ano 2010 que a Sétima Dimensão passou a ser o organizador oficial das “PechaKucha Nights” no Funchal, celebrando o primeiro encontro deste simpósio informal na Feira do Livro do Funchal no dia 28 de Maio de 2010. Até agora foram realizados 8 encontros deste tipo em locais tão diversos como o Anfiteatro do Jardim Municipal, o Centro das Artes – Casa das Mudas, a Pousada da Juventude e a Livraria Bertrand.
No ano 2011, a Sétima Dimensão realizou o primeiro Festival de Arte Sequencial, no Centro das Artes – Casa das Mudas, com o apoio da Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste, que tornou possível expor originais de “V for Vendetta” e fazer workshops e outras atividades ligadas à BD, como ciclos de cinema da obra de Hayao Miyazaki.

No ano 2012 a Sétima Dimensão iniciou um programa de Workshops de Desenho de BD para estudantes a preço reduzido. Na equipa de formadores estão madeirenses com obra publicada na área de Banda Desenhada, como Roberto Macedo Alves, Martinho Abreu e Válter Sousa. Estes workshops continuam a ser realizados anualmente a partir do mês de Maio, agora realizados em parceria com a empresa de Formação Profissional Formar+, na Rua do Bispo.

Foi também durante o ano 2012, em parceria com a Secretaria Regional de Educação e a Direcção Regional de Juventude e Desporto, que foi organizada uma exposição itinerante dos melhores trabalhos criados durante os eventos de “24 Hour Comics Day”, que percorreu todos os estabelecimentos de ensino da região, sensibilizando os jovens para a criação nesta área.

No ano 2013, em parceria com a produtora BeActive e o Fórum Machico, foi possível realizar a estreia nacional do filme “Collider”, parte de um projecto multimédia nominado para um Emmy para Melhor programa digital de Ficção.

Durante a Festa da Cultura do Funchal de 2013, a Sétima Dimensão iniciou também uma nova fase na Edição Digital, publicando em formato “kindle” na amazon.com a obra “Anaya: Sim ou Não” da jovem madeirense Cláudia Nadine.
Durante o “24 Hour Comics Day” de 2013, foi também efectuada uma parceria com a PT, que tornou possível a criação de um MEO Canal, que transmitiu alguns dos momentos mais importantes desta maratona de criação artística que está a converter-se numa grande celebração que este ano envolveu desenho de BD, Cosplay e “Magic the Gathering” e contou com mais de 50 participantes.

No ano 2014, serão organizadas diversas atividades para comemorar o 10º aniversário, incluindo uma reformulação completa do website da livraria, assim como novos projectos ligados à área digital, já que a Sétima Dimensão não se esgota apenas na Banda Desenhada, embora continue a ser uma referência regional nesta área.



Super-Mini-Entrevista a Roberto Macedo Alves (Sétima Dimensão)

Todos sabemos que a vida não está fácil para as lojas especializadas de Banda Desenhada, mas gostaria de saber o que pensas sobre o panorama actual do mercado de BD em Portugal.

O mercado da BD em Portugal está fragilizado, embora vejamos regularmente novas publicações a serem editadas. O panorama de crise nacional e a BD poder ser considerada uma “despesa secundária” não ajuda.
Por outro lado, é precisamente em tempo de crise que as pessoas procuram divertimento mais económico e a BD pode fornecer isso (especialmente quando comparada com os preços dos bilhetes de cinema e jogos de consolas/PCs). Com toda a visibilidade que os filmes da Marvel e séries de TV como “Walking Dead” tem dado a certas obras de BD, temos neste momento um público gigante que já está familiarizado com as personagens, histórias e conceitos e por conseguinte tem já uma entrada “facilitada” no mundo da BD.


E tens alguma ideia de como inverter esta situação de fragilidade actual do negócio da BD em Portugal?

Como em todos os negócios, acredito que a chave do sucesso está na imaginação de cada um dos empresários. Eu acredito que este é um nicho de mercado que está a crescer e a tornar-se cada vez mais visíveis. Nos últimos anos, temos conquistado muitos leitores que nunca tinham lido BD, mas gostaram de certos filmes/séries de TV. Por exemplo: é curioso ver a quantidade de leitores que procuraram as edições com o “Winter Soldier” depois do segundo filme do Capitão América, ou a quantidade de leitores que compram os primeiros volumes de “Walking Dead” ou a adaptação de BD da “Guerra dos Tronos” porque desejam explorar um pouco mais esses mundos que já conhecem de outros meios. 

Acredito que a promoção da BD como uma ferramenta de incentivo à leitura (numa altura em que muitos pais e educadores reclamam que os jovens não têm interesse na leitura), poderá ser uma estratégia importante. Mas para isso é preciso trabalho: acções de sensibilização em bibliotecas e escolas, workshops, atividades criativas. Este conjunto de iniciativas acaba por atrair novos públicos para a leitura e consequentemente alargar o número de leitores e o mercado.


Queres passar alguma mensagem aos leitores deste artigo?

Se queremos sair da crise, temos mesmo que pensar de forma diferente do que já fizemos até agora, tentar novas estratégias e nunca desistir. Nós os apreciadores da BD conhecemos bem o seu valor como ferramenta cultural e de entretenimento, mas quantos de nós demonstramos o nosso amor pela BD de forma visível? Quantos de nós oferecemos livros de BD como prendas de natal ou aniversário? Todos os fãs e leitores deviam contribuir para espalhar este hábito saudável.

Resta-me informar que esta livraria tem um site e uma página no Facebook:

http://setimadimensao.com/

https://www.facebook.com/7Dimensao

A morada e o horário:

Rua 5 de Outubro
Galerias 5 de Outubro, Loja 15
9000 Funchal

Telefone: 291 238 244

Horário de funcionamento:
Seg - Qua: 9:30 - 12:30, 14:00 - 19:30
Qui: 14:00 - 19:30
Sex: 9:30 - 12:30, 14:00 - 19:30
Sáb: 10:00 - 14:00

Boas leituras

11 comentários:

  1. Ora aqui está uma loja que não conhecia (Obrigado, Nuno). E aqui está um agente do mundo da BD com uma atitude bastante positiva, em contraste com o que eu noto ser a generalidade das opiniões que vão circulando.
    Dá-me a entender que esta loja é o exemplo claro de como os nichos irmãos que andam de costas voltadas, conseguem conviver bem.

    ResponderEliminar
  2. também não conhecia esta loja, nem outras que ainda devem aparecer nesta rubrica, mas estou como o João.
    esta loja parece ser bastante activa e isso é bom, pois estimula a compra e boa relação com o cliente, e a sua visão é das mais optimistas que tenho lido por aqui, as outras lojas também me parecem ter um pouco mas não chega a tanto

    algo comum a todas elas é o "fraco" site.. com algo mais "moderno" e onde fosse possivel comprar bd e afins acho que a coisa mudava um pouco de figura. porque em termos de preços a diferença ja foi maior, alguns titulos a diferença são so uns 3/4€ e quando assim é prefiro comprar ca, e acho que muitos outros tomariam a mesma decisão.

    ResponderEliminar
  3. Sim, o Roberto tem uma atitude positiva e proactiva.
    ;)
    Também penso que na generalidade as lojas têm sites um pouco fracos...
    :\

    ResponderEliminar
  4. Tambem nao conhecia.Mas só quero relembrar que mesmo com filmes blokbuster tipo X-mens ou Aranhas a bd nunca teve um aumento significativo de novos leitores e quanto a bd ser divertimento barato já foi mais na epoca que a Abril jovem dominava as bancas aonde se tinha verdadeiras "montras de bds" nas bancas.Que eram baratas e com conteudo (classicos da decada de 80).

    ResponderEliminar
  5. Optimus
    As crianças e adolescentes que veem os filmes só entrarão no mundo da BD a partir do momento em que os pais lhes comprem as revistas. Se isso não acontecer , esse hipotético leitor perde-se logo nessa altura. Um dos meus filhos só começou a interessar-se por comics depois de ver os filmes, mas eu comprei-lhe as revistas que ele queria e começou a ganhar gosto pela "coisa".
    ;)

    As revistas continuam baratas. Compara o preço uma revista de banca com uma caixa de pastilhas... a diferença não é grande!
    :P

    ResponderEliminar
  6. A vida toda à cata de bd nas tabacarias e quiosques e no ano que saio da ilha abrem uma loja.

    ResponderEliminar
  7. Ricardo baptista
    LOL
    Esta loja já tem 10 anos!!
    :D

    ResponderEliminar
  8. A maior parte da bd americana que comprei na Madeira foi nos locais que mencionei, depois, por volta de 2002, houve uma "seca". Não se encontrava nada em lado nenhum.
    No fim de 2003 entrei no ensino superior no Porto e descobri o Mundo Fantasma e, claro, logo a seguir, abrem uma loja de bd na Madeira. Há 10 anos. Claramente de propósito.

    ResponderEliminar
  9. Também já visitei, mas quando lá fui à procura de livros do Goon, não tinham :(

    Têm um espaço pequeno mas muito giro.

    ResponderEliminar
  10. Rui Esteves
    Esta é uma loja a que eu nunca fui... só tive conhecimento de algumas das suas iniciativas. (Nunca fui à Madeira...)
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]