quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lançamento Panini: Homem - Aranha Superior #0


A Panini vai publicar em Portugal a saga mais recente do Homem - Aranha: Superior.

Não vou opinar, porque na realidade o Aranhiço "morreu" em "One More Day". Mas para quem segue e gosta, aqui está!

Fica a introdução deste livro, escrita por José Hartvig de Freitas:


"Com grande poder vem grande responsabilidade!" Este sempre foi o lema daquele que é talvez a mais popular, e das mais queridas, personagens da Marvel, Peter Parker, o Homem-Aranha. Mas quase poderíamos dizer, "Com grande poder vem grande responsabilidade, e grande tragédia". Porque nenhuma personagem da Casa das Ideias exemplificou melhor uma das regras da editora que revolucionou as histórias de super-heróis. Super-heróis reais, com problemas reais. Casamentos e namoros, problemas de dinheiro, zangas e tristezas, tudo sempre existiu no mundo da Marvel. Mas de entre todos, foi certamente Peter Parker que viveu a maior quantidade de tragédias pessoais, numa vida em que as felicidades - a paixão por Gwen Stacy, a devoção que a Tia May sempre lhe dedicou, o casamento com Mary Jane - sempre foram interlúdios entre momentos bem mais dramáticos. A morte do Tio Ben... a terrível tragédia que se abate sobre os Stacy, matando primeiro George Stacy, e depois lhe rouba também a primeira grande paixão da sua vida, Gwen Stacy...

Mais recentemente, numa saga que os leitores portugueses não tiveram hipótese de ler (a célebre One More Day, uma das histórias mais controversas que a Marvel já publicou), para salvar a Tia May, Peter e Mary Jane sacrificaram o seu amor a mando de Mefisto, o único que tinha nas mãos o poder de ressuscitar a Tia May. O poderoso arquivilão conseguiu erradicar da memória de toda a população a identidade secreta do Homem-Aranha (que tinha sido revelada na tremenda saga Guerra Civil), e fez desaparecer da memória das nossas personagens o seu casamento, os seus anos de amor e de relacionamento, deixando Mary Jane e Peter apenas com algumas lembranças de terem namorado na faculdade. Mais uma imensa tragédia, não menos terrível pelo facto de Peter Parker não se recordar daqueles anos de casamento, a única ilha de felicidade que ele teve durante anos de tragédia e de luta contra o crime...


Mas a história vai tornar-se ainda mais terrível - e incrível - neste volume que têm entre mãos - uma das sagas que mais revoluciona e muda a vida do nosso herói! O Dr. Octopus sempre foi um dos maiores e mais inteligentes inimigos do Cabeça de Teia. Cientista genial, arrogante e egocêntrico, Otto Octavius tem sido um vilão recorrente no mundo do Homem-Aranha. Pouco sabemos sobre a sua infância, excepto que o seu pai era violento e brutal com o filho e a mulher, e que toda a vida de Octavius parece ter sido uma reacção contra isto. É difícil não o ver como uma espécie de negativo de Peter Parker, que sem o amor e exemplo dos seus tios podia ter-se transformado em alguém parecido com Otto Octavius. Depois de enveredar por uma vida de crime, marcada por planos progressivamente mais loucos e megalómanos, foi o Dr. Octopus o responsável pela morte de George Stacy, pai de Gwen Stacy.

Finalmente, percebendo que anos de radiação e de violência o enfraqueceram fatalmente e que estava a meses de morrer, o Dr. Octopus tentou destruir o planeta Terra, criando uma espécie de lente gigante anti-gravitacional que iria incinerar o mundo. Quando o Homem-Aranha o derrota, Octavius dá-se conta de que irá por fim morrer só, abandonado e sem deixar qualquer tipo de legado. E é aqui que se inicia a narração deste volume, revelando aquele será o mais engenhoso plano do aqui-inimigo do Homem-Aranha, e também o seu maior triunfo. Aqui começa uma nova etapa da história do Homem-Aranha, que continuará nas páginas da revista Homem-Aranha Superior, talvez a mais surpreendente e original fase da história do Trepa-Paredes!

O livro sai no dia 26 juntamente com o Superior #1
Boas leituras

46 comentários:

  1. Meu primeiro problema com esse título é o roteirista, não gosto de Dan Slott. O segundo problema é o conceito, ou seja, esse negócio do Octopus ter trocado de corpo com Parker é muito besta. Terceiro desde one more day estão fazendo um monte de besteiras com o personagem.

    ResponderEliminar
  2. Correção, Bongop, não é revista. É um TPB daqueles que leva lombada quadrada. Seria um abuso descomunal pagar quase 9eur por uma revista. Em Espanha um revista com o mesmo número de páginas custa pouco menos de 6eur.

    ResponderEliminar
  3. Caro João, é a sua opinião. Mas eu e a generalidade dos consumidores de Marvel temos sido favoráveis em considerar o Aranha e mesmo nesta fase de Superior, como uma das melhores revistas da atualidade, na Marvel. E eu considero o contrário que foi até ao One more day que fizeram as maiores porcarias, como os filhos do Osborn e da Gwen, e terem revelado a identidade secreta dele.

    ResponderEliminar
  4. O Aranha está tão cartoonesco aqui que até custa a evacuar!

    O Aranha para mim era o do Romita Sr, do Conway, do Kraven Last Hunt, do "Reign", nem a fase do McFarlane me entusiasmou apesar de gostar do seu SPAWN.

    Dizer que esta fase actual é das melhores revistas da actualidade para mim não a valoriza a meus olhos e diz muito da qualidade média actual das histórias, quando deito abaixo o Aranha também estou a deitar abaixo muito lixo sem personalidade da actualidade.

    Mesmo apesar de gostos não se discutirem ele há que ter uma ideia global do passado e presente da personagem.

    Os comics mainstream da Marvel e DC andam muito meh, tão meh que já ando a comprar clássicos.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  5. Sim. Na minha ótica, o único problema do Aranha é mesmo o desenho do Humberto Ramos. Outros estiveram por lá recentemente e considero bem melhores, como Guiseppe Camuncoli, Stefano Caselli, Mike Mckone, Paco Medina, Paolo Rivera, Marco Martin, John Romita Jr., etc...

    ResponderEliminar
  6. Ainda existe mercado para desenhos destes? não se pede foto-realismo, ok, até se pede em alguns casos, mas não há nada pior do que uma história, argumento de tom sério servido por bonecos estúpidos com expressões exageradas e anatómicamente desproporcionados.

    Só a maneira como os olhos na máscara mudam com a expressão me fazem revirar os meus, até suportava se fosse o Venom, tinha tudo mais a ver, mas no Spider e variantes de Spider isto é um no-no.


    -Bladder

    ResponderEliminar
  7. João Roberto da Costa
    Olha... o meu problema é o Ramos a desenhar super-heróis!
    :D
    Depois de One More Day também desisti do Aranha. O Aranha que eu vi crescer e de que gostava intrinsecamente morreu ali com o Mephisto.
    :\

    ResponderEliminar
  8. Reignfire
    Obrigado! Fiz confusão... pensava que eram as revistas porque vi nº0.
    :)
    Quanto a terem feitos boas histórias do Aranha depois do OMD e antes terem feito histórias de caca, bem... até posso concordar!
    Fez-se muita asneira no Aranha antes disso mas a culpa é da editora. Porque é que eu desisti do Aranha daí para a frente? Porque tenho na memória o crescimento da personagem. Cresci com o Aranha e ele também foi crescendo comigo. Apesar das asneiras editoriais era o MEU Aranha. Depois disso passou a ser para mim um qualquer novo personagem com um uniforme igual.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Pedro Santos
    Gostos discutem-se sim!
    ahahahahha
    E sim, continuam a teimar com o Ramos a desenhar super-heróis... o que é uma coisa que eu não percebo sinceramente! O traço dele não se adequa minimamente a este tipo de história!
    É lixo mesmo na minha opinião. Gosto do Humberto Ramos noutro tipo de registo, aliás tenho livros dele muito fixes, mas não são de super-heróis!
    :D

    ResponderEliminar
  10. Concordo a 100%... Humberto Ramos é o suficiente para me afastar (como afastou nos últimos tempos) de qualquer título do Aranha.

    No entanto, e como o reignfire mencionou, as histórias desenhadas pelo Paolo Rivera e Marcos Martin, pelo Javier Pulido têm uma qualidade acima da média. O Slott foi (e ainda é) irregular na qualidade do que escreve. Mas como já mencionei noutros comentários, as histórias do Mark Waid, Joe Kelly, Zeb Wells, com arte do Romita Jr., foram muito boas no início do Brand New Day. The Gauntlet, New Ways to Die, e as histórias do Rhino são das melhores do Aranha nos últimos anos.

    Relativamente a esta fase do Superior... leiam sem preconceitos, e garanto que se vão surpreender. Basta pensar que o personagem não é o Peter Parker... e acreditem que vão gostar, nem que seja para saber o que vai acontecer a seguir, e até onde este Superior Homem-Aranha consegue ir!!! Vão ter uma relação de amor/ódio com ele... e lembrem-se: Peter Parker will be back! (só é pena continuar a ser desenhado pelo Ramos e escrito pelo Slott)

    ResponderEliminar
  11. Em todo o lado há gente bronca. Há 3 factos universais que não mudam:

    - Revista do Aranha tem de ter Humberto Ramos;

    - X-Men tem de ter Bachalo;

    - Benfica tem de ter Jorge Jesus.

    ResponderEliminar
  12. Dos 3 títulos escolhidos para inaugurar "novamente" comics mensais em PT, este é sem dúvida o mais polémico.
    Também concordo com o Pedro Santos,as histórias do Homem aranha são aqueles clássicos com Romita Sr, Stan Lee.
    J. Michael Straczynski ainda fez uma boas edições, pena a cagada com o pacto de Mefisto e depois a saga one more day, que começou até bastante bem mas......perdeu-se e revelou-se um fracasso ao tentar copiar a excelente fase de Romita Sr.
    No entanto,discordo quando se diz que já não há comics interessantes. Basta ler Fundação Futuro do Hickman, Capitão América de Ed Brubacker, Thor de Jason Aaron etc... para perceber que ainda são publicados muito bons comics na Marvel (também coleciono Dc :)).

    O meu pior medo é não saber como será constituída a revista nos próximos meses e que edições terá?? só do superior spider-man ou também de outras edições mais fracas para encher chouriça???

    Já avengers de Hickman e X-man de Bendis são excelentes apostas. Vamos ver como serão constituídas as revistas daqui para a frente: Arcos completos por edições e depois é que publicam outros títulos ou mensalmente apanhar com diferentes títulos?
    Avengers pode e deve ter as revistas new avengers e avengers, escritas ambas pelo Hickman, e X-men pelos títulos Uncanny X-men e All new x-men, escritas pelo bendis.
    Já superior Spiderman????? medo, muito medo

    ResponderEliminar
  13. Segundo sei, o plano é mesmo só lançar Superior Spider-Man, assim como é possível que também publiquem os anuais.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. ...em Setúbal ainda não encontrei nenhum dos títulos da Panini... Homem-Aranha, X-men, Vingadores... nada. Nem no Jumbo de Setúbal (como li que se encontravam à venda em alguns Jumbos). Parece-me muito deficiente a distribuição, e mesmo a publicidade.

    ResponderEliminar
  16. Jony da Costa
    A "cagada" do Straczynski com o Aranha deveu-se à imposição editorial do Quesada. A cena do Mefisto não saiu da cabeça do Straczynski, tanto que logo a seguir ele saiu do título...
    Quanto aos Avengers e X-Men só tenho comprado mesmo os crossovers para ir estando em contacto com o universo Marvel...
    :\

    ResponderEliminar
  17. Reignfire
    Quando falas em publicar o "Superior" estás a falar de TPBs ou as revistas?
    :)

    ResponderEliminar
  18. Dinis
    Com a distribuição incipiente que estão a ter infelizmente não dou muito tempo de vida a estas revistas. A publicidade foi inexistente para além dos blogues.
    As pessoas olham para estas revistas nas bancas e pensam que são as brasileiras!
    Deviam aprender com a Goody algo sobre tiragens e distribuição...
    ;)

    ResponderEliminar
  19. Nuno,
    Acredita que Hickman é brilhante como argumentista. Basta ler a fundação futuro (quarteto fantástico sem o tocha humano, que tinha supostamente morrido na altura).
    Os vingadores e novos vingadores, ambos escritos pelo Hickman são muito bons, bem escrito, cativantes e inteligentes. Depois começa a saga Infinity que envolve uma guerra cosmica, thanos etc...

    Quanto ao Stravinsky, sei que foi o Quesada que exigiu que peter Parker fosse rebootado, sem casamento e solteiro....dai ter falado que a saga one more day tentou copiar a fase de Romita Sr, mas se o carisma do mesmo e a qualidade.

    Já que adoras bd franco belaga aconselho te a ler a saga de Thor (também da new Marvel) de Jason Aaron e Esad Ribic. Argumento simplesmente brilhante, original e muito diferente dos restantes comics. Já a arte é brilhante e digna de todos os elogios possíveis. Até custa a acreditar de que se trata de um comics da Marvel.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  20. "Reignfire
    Quando falas em publicar o "Superior" estás a falar de TPBs ou as revistas?
    :)"

    O que eu disse era pra responder à dúvida do jony da costa - que não sabia se iriam sair o Avenging Spider-Man ou o Superior Foes ou outros na revista Homem-Aranha Superior.

    O que o José de Freitas disse noutro blog é que iria ser lançado apenas a revista Superior Spider-Man na revista Homem-Aranha Superior. E eu disse que pra além dessas, é possível que lancem também as edições Annuals de Superior Spider-Man.

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde á todos!
    Eu também cresci lendo as histórias de Lee, Romita e Ross Andru ... E continuei com JM DeMatteis, Rubinstein, Ron Frenz etc, etc , até Erik Larsen, que continuo a seguir em Savage Dragon, que acho ser uma apoteose de entretenimento gráfico. Mas pronto, voltando ao Aranha, eu sou mesmo um "antigo", tenho uma visão da personagem talvez demasiado anos 70 e 80. Para mim, o Homem-Aranha será sempre o da saga do clone (a primeira, a original é claro, a de Conway) e da sga do black costume / Venom.... voltei a lê-lo brevemente quando saiu Civil War, durante a gestão do Straczinsky, atraído pelos desenvolvimentos ultimos do Universo Marvel, e - pois - parei novamente com One More Day, muito desapontado, prometendo que nunca mais iria voltar ler as historias de uma personagem que para mim tinha "morrido". Apesar de entender que o ponto em que a editora a tinha levado (a revelação da identidade secreta, o atentado a Tia May) não deixava espaço para mais nada se não um "reset". Quando soube da saga "superior" sabia que tinha feito bem a deixar. Mas estou tão contente destas novas revistas em português (sou italiano, vivo aqui há 4 anos e tinha imensa saudade das BDs da Marvel nas bancas a cada mês), que realmente acho que vou dar uma oportunidade também ao Aranha do Slott . Vamos ver. Em relação aos desenhos, concordo com os comentários anteriores: horríveis. Até ficas com saudade do McFarlane.

    ResponderEliminar
  22. jony da costa, o Brubacker ainda escreve o capitão?

    Eu estava a referir-me aos comics das duas grandes casas, Marvel e DC, também existe muito independente interessante.

    Eu acho que o problema aqui é falta de assunto, já foi contada tanta história nestas décadas dos persinagens que se torna difícil criar algo de novo sem cair na imbecilidade, quando chegam ao cúmulo lá vem um reboot.

    Estou a ver que o Ribic voltou a desenhar o Thor, achei excelente à mini-série "Loki" que li há uns anos, sem dúvida que a arte do Ribic se assemelha mais a FB do que Comic, mas falas-me no Aaron, gramava os trabalhos dele no Scalped mas quando se meteu nos Wolverines deixu-me um gosto semi-amargo na boca, provávelmente devido a limitações criativas impostas pelo Queijada.

    Sub-Mariner: The Depths também é interessante mas a meu ver peca por uma história desinspirada mas a arte é como sempre, excelente, e salva a obra que a meu ver devia ter saído em GN e não em continuidade.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  23. Viva Pedro,
    De facto tanto a Marvel como a Dc são 2 empresas que visam o lucro e muitas das vezes destroem personagens fantásticas.
    Infelizmente o Brubacker já não escreve a série mensal do Capitão, alias, não sei o que ele está escrevendo actualmente.
    Quanto ao Jason Aaron e Esad Ribic, conhecia algum trabalho do Ribic mas quase nada de Aaron. Na minha modesta opinião esta dupla está a fazer um trabalho muito bom com a nova série do Thor, pelo menos nos 12 ou 13 primeiros números. Quem já leu poderá confirma-lo.
    Da Dc novos 52 vou lendo algum material de Morison (action comis), Geof Johns (green lantern, Aquaman, Shazam e liga da justiça), Azzarelo(mulher maravilha), Snyder (Batman,Swanp Thing), Jeff Lemire (Animal Man) e pouco mais.
    Sou da opinião que este novo reboot da Dc foi apressado, mal planeado, confuso e mal estruturado.

    Quanto a iniciativa de relançar 3 revistas mensais da marvel em Pt.
    Estava apreensivo e pouco interessado. No entanto, a qualidade do papel, tradução e escolha das edições foi muito bem acertada.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. Mas saiu estou farto de ir as Fnacs e nada!?

    ResponderEliminar
  25. Straz não sei só contra a "ditadura quesadista" no Aranha no Thor tambem foi igual saiu indignado antes de SiegE Ser lançada.

    ResponderEliminar
  26. "Mas saiu estou farto de ir as Fnacs e nada!?"

    Não. Só na próxima 4ª feira - dia 26, juntamente com o Homem-Aranha Superior #0. Já desde o 1º anúncio no blog do Pedro Cleto que essa data foi referida.

    ResponderEliminar
  27. Marco Sabatino
    LOL
    Esse foi o caminho de quase toda a gente.
    Mas na realidade nunca percebi porque fizeram um reset à personagem com o One More Day apenas para salvar o raio da velha que é uma seca descomunal! Já devia ter morrido à muito tempo, a não ser que a queiram usar outra vez como arauto do Galactus...
    :D

    ResponderEliminar
  28. Jony da Costa
    Eu estou a comprar o Thor. Assim como o Daredevil, e se calhar também vou experimentar o Hawkeye. São os únicos títulos que não me enjoam da Marvel neste momento... Já não suporto X-Men e Avengers...
    :P

    ResponderEliminar
  29. Optimus
    O Strac costuma ter boas histórias, mas não gosta que lhe venham alterar o plot por causa de crossovers... normalmente abandona os títulos quando isso acontece.

    Hoje já tens revistas e livros!
    :)

    ResponderEliminar
  30. Quanto ao Ramos...simplesmente horrível, muito "over the top" cartoon e com páginas muito ocupadas, demasiados detalhes e uma arte "impacto" que já não é muito actual. Ainda bem que ele não é o artista principal na saga superior, apesar de estar em alguns títulos futuros. Ryan Stegman é pouco melhor e Giuseppe Camuncoli, apesar de uma arte mais negra, é um bom artista.

    Quanto à história, nem está má de todo, de tudo o que Dan slott fez isto não é do pior, torna-se obvio do primeiro número que isto é tudo temporário mas gosto do "octo-spider" dos comentários à vilão, do seu orgulho a tornar-se superior ao que era o Parker e a descobrir que não é assim tão fácil, a unica falha que vejo é quando ele interage com todos os personagens, somente um é que desconfia o suficiente para investigar?? É um bocado estranho.

    ResponderEliminar
  31. Este ainda não vi na Fnac mas o 1 já vi e comprei hoje.E tinha la bastantes a ver se esse aparece tambem.

    ResponderEliminar
  32. André Vieira
    Gosto muito do Ramos fora dos super-heróis, aliás, tenho bons livros dele fora desse registo!
    Agora a desenhar super-heróis é HORRÍVEL!
    :\
    Nem sequer coloco em equação que histórias pós One More Day, e agora Superior, sejam boas. Mas não é o MEU Aranha. Prefiro ficar com as boas memórias...
    ;)

    ResponderEliminar
  33. Optimus
    Aqui por baixo vão aparecendo, mas pouco...
    :\

    ResponderEliminar
  34. @ Dinis

    Ainda ontem Domingo, estive no Jumbo de Coina e estavam lá alguns Homem-Aranha, tanto o TPB como o n.º1.

    As que vi estão junto da entrada que também dá para a Jumbo Box e estavam por baixo das Comix e dos Hiper Disneys.

    E realmente a distribuição destas edições é mesmo muito má, o Jumbo de Coina é o único sítio onde encontrei as revistas.

    Operario

    ResponderEliminar
  35. Obrigado Operario!

    No Domingo também lá estive de manhã e verifiquei exactamente o que disseste! Para além disso, na tabacaria cá fora também tinha uma ou duas cópias do Homem-Aranha...

    Agora ir de Setúbal até à Quinta do Conde para encontrar os livros... sem comentários! A distribuição deixa efectivamente muito a desejar. As papelarias normais? Os Continentes? As bombas de gasolina que a Goody inundou de revistas Disney?

    ResponderEliminar
  36. Dinis e Operário
    Acho inadmissível esta distribuição. Está tudo mal feito. Até nos sítios onde costuma haver material deste género brasileiro, estes livros e revistas falham.
    Depois... 2ª agravante, onde existe misturam tudo, as edições portuguesas e as brasileiras, ou seja, para o leitor comum não há novidades, e tudo igual. Mas não é!

    Isto a continuar assim penso que será um autêntico flop, e mais uma vez a culpa não é dos leitores...
    :\

    ResponderEliminar
  37. Por falar em flop estÁ de novo nas bancas a coleção Asterix da Aaa/Publico.Esse 0 é impossivel de achar :X

    ResponderEliminar
  38. Optimus
    Não tenho como dizer se o Asterix foi flop ou não. Sei que a colecção foi publicada para cumprir cotas contratuais exigidas pela editora francesa. Mas garantidamente não era apelativa...
    :\

    ResponderEliminar
  39. Nuno,

    Em tempos referi que as pranchas do Astérix da Asa, edições antigas eram de tamanho inferior às originais da Meribérica e francesas, o mesmo acontece com estas edições mais baratas.

    Não sei porque ninguém acusa isto mas voltei a confirmar quando encontrei edições do Astérix antigas da Meribérica, as vinhetas são muito mais legíveis e consegues ver os pormenores dos personagens, importante para avaliar das expressões faciais.

    Alguém anda a propagar um erro muito grave.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  40. Pedro Santos
    Por acaso nunca comparei pelo simples motivo que não tenho livros repetidos, uns publicados pela Meribérica e o mesmo livro publicado pela ASA.
    :\

    ResponderEliminar
  41. Pois, eu também não tenho o hábito de fazer comparativos, passa-se que em tempos vendi parte da minha colecção da Meribérica e Dargaud para pagar os estudos ou por estar desempregado.

    Mas há coisa de uns anos aproveitando as reedições comprei um ou outro exemplar da ASA que li com estranheza porque não conseguia ver os pormenores de que me lembrava, assumi que teria a ver com a idade e já não ver tão bem como antes, erro crasso, posteriormente ao deslocar-me a um alfarrabista e de folhear antigas revistas do Tintin português e edições antigas da Meribérica deparo que tinha razão.

    Existem edições de tamanho mais reduzido para o Tintin mas não faz grande mossa, o traço de linha clara é limpo, não se perdem muitos pormenores mas com o Astérix isto é de bradar aos céus, este problema detectei nas edições ASA do Astérix Gladiador, na Hispânia e entre os Bretões.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  42. Pedro Santos
    Bem, no Tintin concordo contigo. O único problema foi mesmo meter tanto texto em balões mais pequenos, de resto graficamente os novos estão bem.
    No Asterix, é como disse, não consigo comparar porque não os tenho repetidos, mas os novos nomes fazem-me confusão...
    ah ah
    :D

    ResponderEliminar
  43. Exagero de texto em balões?

    Tenho de dizer que nada bate o E. P. Jacobs nesta, se quando era puto tinha paciência para o ler hoje nem consigo.

    Tentei reler o Espadão e a Marca Amarela e nem consigo passar as primeiras páginas.

    Se antes o meu preferido era a Marca Amarela hoje em dia é mais a Armadilha Diabólica até porque sou um bocado sucker por vagens no tempo.

    -Bladder


    ResponderEliminar
  44. Pedro Santos
    Sim... lol!
    B&M é um exagero!
    ahahahahh
    Mas Tintin também tem muito texto, e diminuir os balões...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]