terça-feira, 8 de outubro de 2013

Caroline Baldwin Vol.1: Moon River


Serie Franco-Belga pura, no estilo linha clara.
Esta é a série a NetCom2 iniciou a publicação em português para substituir a já terminada trilogia Keos.


Caroline Baldwin é da autoria de André Taymans, que desenhou Lefranc de 2006 à 2010. É um autor com muitas séries desconhecidas do mercado português, mas pelos vistos tem bastante mercado no eixo Franco-Belga.
Esta série conta já com 16 volumes publicados, sendo este o primeiro a ser publicado em português e espero que não seja o último. Acho que é uma série com potencial!
Foi publicado em 1999 pela Casterman, embora tenha uma data de 1996 no final... presumo que seja a data de término do livro, mas só em 1999 terá sido publicado em álbum.

Esta série insere-se no arquétipo do policial em que a personagem central é uma mulher forte e determinada, e completamente independente. Independente tanto socialmente como sexualmente. Sim, ao contrário da série Margot, em que o corpo é escondido das maneiras mais absurdas, embora esteja nu, em Caroline Baldwin não há o desejo de andar a mostrar curvas. Para além disso o desenho de Taymans não se pode dizer que seja curvilíneo... mas se a rapariga está nua, está nua! Não se esconde atrás de toalhas que apenas tapam os olhos do leitor, mas não das outras personagens... (lol). E não há restrição a sexo, álcool ou cigarros.

Relativamente ao desenho de Taymans, gostei bastante. Sóbrio, mas com tudo no sítio. Talvez lhe falte apenas um pouco de noção de velocidade gráfica em algumas vinhetas que deveriam ser mais dinâmicas. As cores de Bruno Wesel casam perfeitamente com o desenho de Tayman. Isto embora eu goste mais da paleta de cores nas cenas nocturnas.

A história é um policial agradável de seguir, sem muitas complicações, mas com bastante cadência. Para mim, apenas peca no final... é um pouco abrupto. Bom, não sei se isto é uma aventura fechada ou não. Estou a fazer este comentário como se fosse! Se houver continuação, retiro o que disse.

Caroline é uma detective particular que nesta aventura tem como missão de descobrir o paradeiro de um antigo astronauta na reforma. A empresa que o contratou para a administração precisa dele para que um importante contrato seja assinado.
Mas, como é descrito no livro (eu nunca pensei nisso), parece que os astronautas não lidam bem com as suas reformas terrenas sendo facilmente depressivos. Realmente... uma pessoa que pisa a Lua ter de viver na Terra sabendo que aquela sensação única nunca mais vai voltar deve ser deprimente.
Bom, o nosso astronauta Frank White quer ficar em paz consigo mesmo e com o seu passado.
Como?
Lendo o livro!
:D

Lamento, não vou spoilar sobre o assunto. É um livro agradável de ler, com uma arte também ela agradável seguindo as regras do Franco-Belga puro de linha clara. Enfim... bom entretenimento!
O livro em si, e como é apanágio da NetCom2, é bastante bom. Boa ligação páginas/espinha/capa, bom papel e boa impressão. O defeito... é sempre o mesmo. Erros de português na legendagem. Já não fiz crítica ao último livro da série Keos por causa deste problema, embora neste 1º livro da série Caroline Baldwin apenas tenha detectado um erro... mas como se sabe, eu não sou uma pessoa atenta a esse tipo de coisas! Só quando me salta à vista mesmo!
Também tenho a dizer que este livro tem a melhor legendagem que um livro da NetCom2 teve até agora (dos que foram publicados em português), isto na minha opinião.

Boas leituras

Hardcover
Criado por: André Taymans
Publicado em 2013 pela Netcom2 Editorial
Nota: 8 em 10

7 comentários:

  1. Nuno, faz-me um favor: pergunta ao teu contacto na netcom se sabe a razão específica para eles terem deixado de enviar informações sobre os novos lançamentos e nem sequer responderem aos mails. Só quero vender os livros deles, afinal...

    Obrigado ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora esta vou ler. Obrigado peola sugestão.

    ResponderEliminar
  3. SAM
    Para mim a mais interessante publicação da NetCom2 em português.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Mário Freitas
    Já mandei mensagem ao meu contacto. Ele irá responder.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Mário, Nuno,
    Dei nota da situação para a sede da editora, e em breve tudo estará solucionado.
    Obrigado a ambos.

    Jorge Fernandes

    ResponderEliminar
  6. Jorge Fernandes
    Obrigado!
    Depois diz qualquer coisa.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]