sábado, 7 de setembro de 2013

A DC Comics mostra-se contra uma das instituições mais antigas da humanidade: o casamento!


Na Marvel foi necessário o Mephisto para acabar com um casamento entre personagens de BD...
A DC Comics não precisa disso para nada! Tem o Dan DiDio!

Para este anormal os heróis nunca se podem casar.
Com isto "acabou" com um dos meus títulos preferidos, Batwoman, e agora é Aquaman que está na calha para mais uma curva apertada.

Em Batwoman fez com que o homem que a levou ao sucesso, JH Williams III, abandonasse a série visto não concordar com a decisão editorial da DC Comics. JH Williams III disse que a sua história com esta personagem homossexual assentava no futuro casamento com a sua companheira, e que não fazia sentido ser de outra maneira. Já tinha tudo planeado... assim a partir da revista #25 o escritor da série será Marc Andreyko. Já agora... quem é este tipo? Não sei, talvez mais um argumentista de segunda categoria, visto que os melhores estão todos a sair das duas maiores editoras!

Agora esse anormal diz que o Aquaman nunca foi casado, nem nunca há-de ser. A Mera terá de viver em adultério o resto da vida...

Qual Mephisto... Dan DiDio é que é!
Porra, ninguém tem culpa que ele tenha problemas de relacionamento com mulheres (ou homens)!

Quando são os editores a decidir o conteúdo básico das histórias está tudo tramado. Sim, porque um BOM argumentista planeia e organiza a suas histórias em determinadas premissas e eventos futuros; depois aparece o editor a dizer: refaz tudo que eu não gosto disso.
E já agora... o Aquaman casou-se com a Mera "long time ago"...

Justificação, a Batwoman tem de ser uma mulher infeliz (Porquê? Porque é homossexual?) e os outros heróis, como o Aquaman, têm de se sacrificar pessoalmente... serão Padres agora? Será que vão mudar o uniforme para batinas?

OMFG!
Depois queixam-se que as séries não têm sucesso, ou que as vendas estão a cair!
Bem... a seguir ao #25 da Batwoman, acabou-se para mim. Eu gostava da série por causa do excelente trabalho do JH Williams III. Se ele sai e é o DiDio que manda, eu também saio.
(Cada vez compro menos comics...)

Boas leituras

22 comentários:

  1. Bolas.

    Assim também é menos um título que compro todos os meses...

    ResponderEliminar
  2. Paulo
    Eu estou a comprar os HC's, e com isto ficarei pelo Vol.4, que será onde vai terminar a "run" de J.H. Williams III.
    Não há pachorra para estes editores!
    :(

    ResponderEliminar
  3. Marc Andreyko é um escritor bem conceituado no ramo. Já está em atividade há bastante tempo e lembro de trabalhos dele em alguns títulos Marvel no início dos anos 80.
    Creio que a escolha dele para escrever Batgirl tenha sido feita por conta de Andreyko ser abertamente homossexual e talvez assim ter mais empatia com a personagem em questão.

    ResponderEliminar
  4. Skætos
    A série dele de maior folgo foi Manhunter. de resto é tudo coisas curtas. Não ponho em causa que ele seja um bom argumentista. Apenas nunca ouvi falar dele tipo: UAU!
    O grande problema aqui é que esta Batwoman está impregnada com JH Williams III até ao tutano! Tanto no desenho, como no argumento. Assim qualquer outro que lhe pegue vai ter de a transformar. E lá porque o escritor é gay, isso não quer dizer de todo que ele vá fazer uma grande história com uma personagem gay!
    A Batwoman é lésbica, mas nem se nota, faz parte dela e é natural. Ou seja, não há ali ninguém a acenar uma bandeira a dizer "Sou gay"! Ela é, e ponto. E isso é um grande trabalho da antiga equipa criativa. Agora com um escritor assumidamente gay, espero que não lhe ponham uma bandeira na mão... nós leitores e fãs não precisamos disso, já sabemos que ela é gay e é fixe!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Aquaman também na mira desta besta?
    Mas ainda agora saiu o Johns de lá, não? Vão mudar já equipe ?

    ResponderEliminar
  6. never-ending-spleepy-eyes
    Sim o Johns vai, ou já saiu, e é o Ostrander que o substitui.
    Achas que se o Johns decidi-se pelo casamento eles iriam "tê-los" no sítio para dizer "Não"?
    :D

    ResponderEliminar
  7. ¿Batwoman y Maggie Sawyer se casan? Eso no me lo esperaba.

    ResponderEliminar
  8. Dan Didio, provavelmente a maior razão para a DC deixar de ser a minha editora favorita de super-heróis. E continua a fazer das suas. Já o aqui disse uma vez, tudo começou em Sins of Youth.;-)

    ResponderEliminar
  9. Arion
    Era suposto haver casamento no planeamento que o JH Williams fez para o plot, mas a DC não deixou e Williams abandonou o título.
    Infelizmente não vai ser fácil de substituir, sobretudo no desenho!
    :\

    ResponderEliminar
  10. SAM
    Pois, deixei de comprar praticamente tudo quanto era Marvel há uns 2 ou 3 anos atrás (agora só esporadicamente), e a DC vai pelo mesmo caminho. Acho que me vou ficar pelos títulos Green Lantern, Animal Man e Swamp Thing...
    (Até ver...)
    :|

    ResponderEliminar
  11. E depois reclamas quando outros se queixam "ai este como Super-homem.. só pode ser aquele" :D deixa lá outro argumentista pegar, depois lês e logo decides

    ResponderEliminar
  12. Hugo Silva
    A história não me preocupa tanto. O que me faz torcer mesmo o nariz é que o JH Williams era o dono do desenho da Batwoman, e foi o desenho dele que me levou para esta série. Quem segue a série sabe que os painéis que ele desenhou para esta série são únicos, quase se pode dizer que ele nasceu para desenhar esta heroína. Esse é o grande problema.
    O outro problema são os editores a meter o bodelho onde não são chamados... se a série estivesse a ser um flop, o editor tem de tomar uma posição sobre o assunto. Agora se existe uma massa boa de público comprador e os fãs estão satisfeitos, porque carga d'água é que têm de se imiscuir no bom trabalho dos outros?
    Foi porcausa de muitas decisões editoriais que eu deixei de comprar Marvel, a DC quer seguir o mesmo esquema. Ok, existe muito mais BD para além destas duas editoras nos EUA (e boa). Já gasto delas, e provavelmente vou começar a desviar o meu orçamento para outros títulos de outras editoras, sobretudo aquelas onde os artistas e argumentistas são donos das suas personagens... aí não há nenhum DiDio ou Quesada a meter o bodelho.
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Não consigo perceber essa relação entre ser assumidamente gay com ser uma pessoa indicada para escrever a personagem.
    Só me falta saber que o Thomas Harris é um psicópata canibal e isso deu-lhe a mestria para escrever o Hannibal Lecter. Sinceramente...
    Um argumentista é um mentiroso por natureza, e normalmente quando melhor for, melhor será o seu trabalho.

    ResponderEliminar
  14. ...face ao que se tem passado na DC nos últimos tempos, a surpresa nem é assim tão grande. Vejam que o problema com a Batwoman até já vem de trás: o Greg Rucka, o escritor que verdadeiramente desenvolveu a personagem de Kate Kane a todos os níveis, e que teria já para a fase do New 52 um plano delineado, decidiu afastar-se ainda antes dos nº.1. Pelos rumores que saíram na altura, foi mais uma vez por interferência editorial... eu ainda vou decidir se compro os restantes volumes que tinha em shortlist.

    Neste momento a DC resume-se ao Dan Didio, ao Bob Harras e ao Geoff Johns. E como o Johns não consegue escrever todos os títulos DC (e os que escreve como a Justice League deixam algo a desejar), lá vão conseguindo afastar alguns dos escritores apresentam alguma qualidade acima da média. Nem compreendo como o Scott Snyder ainda se mantém na DC, provavelmente porque ainda lhe dão alguma liberdade criativa. O Jeff Lemire e o Azzarello são outros que ainda se vão mantendo... por enquanto! Agora vejamos o que se passou com o George Pérez, com o James Robinson, com o Lifeld (!), com o Andy Diggle, com o Fialkov, a Gail Simone...e provavelmente mais alguns que não me recordo. Todos eles saíram e apontaram as mesmas razões, interferência editorial e alterações de última hora nas histórias. E quem é que fica? Howard Mackie, Fabian Nicieza, Scott Lobdell, Tom DeFalco, e mais alguns escritores dos anos 90 que, coincidência ou talvez não, estão associados a algumas das piores fases da Marvel (em que entrou em falência como já foi referido aqui) sob a liderança de Bob Harras!!! Alguém consegue identificar a razão dos problemas actuais da DC, comparativamente à Marvel dos anos 90? Só mesmo o Bob Harras!

    Conseguiram praticamente acabar com a linha Vertigo, cancelaram Hellblazer, escritores que à 10 anos estavam a lançar títulos na Vertigo, estão neste momento na Dark Horse ou na Image (Brian Wood, Matt Kindt, Hickman, Rucka, Vaughan, Ennis, JMS, etc, etc).

    A Marvel pode ter muitos defeitos, mas a quantidade de livros com qualidade superior à DC, é neste momento enorme: Daredevil e Hulk do Waid, Hawkeye do Fraction, Thor do Jason Aaron, Ultimate Spider-Man do Bendis, Captain America e Avengers do Remender, X-Men do Wood, Avengers do Hickman, Young Avengers do Gillen, e mesmo os X-Men do Bendis são de uma leitura muito agradável, e eu ainda leio X-Factor do Peter David... :-). A Marvel é neste momento tem uma variedade e diversidade muito maior que a DC. E se verificarem, os eventos na Marvel são escritos alternadamente por um dos escritores deles: ou o Bendis, ou o Fraction, o Hickman, o Millar, o Brubaker, o Aaroon... na DC quem é que trata disso? O Johns! O Morrison já quase nem conta para estas andanças!

    Já vai longo o post... fica a minha opinião!

    ResponderEliminar
  15. Dinis
    Acho que tocaste nas "feridas" todas, subscrevo plenamente a tua opinião!
    Só acho que da Marvel apenas se aproveita mesmo Daredevil, Thor e Hawkeye... o resto é massa com feijão.
    E o Morrison penso que que não volta mais enquanto os editores continuarem a ingerência na estrutura "desenhada" pelos autores.
    :\

    ResponderEliminar
  16. Fernando
    Concordo. Não vou dizer que ele fará um mau trabalho, isso seria muita presunção da minha parte, mas por ele ser gay não quer dizer que escreverá melhor sobre personagens gay do que outra pessoa que não o seja. Aliás, a Batwoman foi muito bem escrita pelos anteriores argumentistas.
    O grande problema é que HJ Williams III não era só argumentista mas também o desenhador, ou seja, esta personagem tem um cunho fortíssimo dele o que irá trazer dificuldades acrescidas a quem venha pegar no título, ainda por cima porque isto foi súbito...
    :\

    ResponderEliminar
  17. Não estou mto a par disto mas cada vez mais me parece que a DC em termos editoriais anda a dar mts tiros nos pés, uma tristeza tendo em conta a malta criativa que passa por lá.

    Sou a favor de dar liberdade aos artistas, mas tb acho que um bom editor faz toda a diferença - para o bem e para o mal. É o término do Hellblazer, é a malta que abandona os títulos por decisões... questionáveis.

    é pena porque a DC tem um potencial enorme, mas assim ão dá realmente.

    ResponderEliminar
  18. Loot
    Assim é.
    E o teu querido Batman também vai levar um tiro na revista #25 salvo erro... vais ter um "Year Zero", ou seja, segundo me parece, um reboot!
    (Aliás... já estava à espera disso desde que o Morrison saiu do título)
    :\

    ResponderEliminar
  19. Os novos 52 foram o reboot, no caso do batman apenas ainda não se tinha abordado a origem, algo que acontece agora com a saga Year Zero. Quando terminar logo te digo se vale alguma coisa :P

    Mas até agora estou satisfeito com o Snyder e o Capullo, mto até, excepto nas curtas aí são menos interessantes, mas nas histórias mais desenvolvidas têm-se safado.

    ResponderEliminar
  20. Loot
    Ouvi dizer que vão "rebootar" o Batman. O trabalho do Snyder e do Capullo não tem sido mau. Vamos a ver como corre com todas estas ingerências editoriais da DC. Vou dizer-te um segredo... adorava que chateassem o Snyder de tal maneira que ele pusesse o rabo de fora também, para poder continuar com o seu trabalho na Vertigo. American Vampire "rula", e está interrompido porque a DC o mandou para títulos mainstream...
    :P

    ResponderEliminar
  21. A dc arranjou uma desculpinha esfarrapada só para não casar a Batcasamento,depois estranham que com tanta interferencia todos queiram sair.

    ResponderEliminar
  22. Optimus
    E acho que não vai ficar por aqui... espera pelos "Zeros" que estão quase a sair... acho que o universo Lanterna é o único que vai passar incólume aos New 52, e ao próximo "Zero"...
    Wait and see...
    :|

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]