quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Lançamento Polvo: Ar puro e Água Fresca


A segunda publicação da Polvo este ano está pronta a sair!

Obra "muda" de Olivier Perret, conhecido como Pero.
É uma história de humor negro, e porque não dizê-lo, com muito cinismo à mistura... o leitor não sabe se há-de rir ou chorar, embora isto seja tudo menos uma obra cómica.

Pero joga bem com uma narrativa gráfica sem falas, apenas com onomatopeias. Toda a narrativa gráfica é baseada num desenho simples, quase a roçar o sketch.

Fiquem com a nota de imprensa da editora Polvo:

Ar puro e Água Fresca

O LIVRO

Filho de caçador, Joshua vê-se brutalmente órfão após o ataque à casa familiar por um grupo de índios. Terá então de aprender a sobreviver sozinho e a tornar-se adulto no ambiente vasto e rude das Montanhas Rochosas de meados do século XIX.

Nesta história, o autor coloca o seu traço elegante ao serviço de uma fábula inteiramente muda que conta a natureza selvagem dos grandes espaços e a natureza não menos frustrada dos homens.

Este é um western iniciático, trágico, com toques de humor, um romance que alia uma radicalidade gráfica e de argumento, que se mantém de uma extraordinária fluidez de fio a pavio, pois Pero escolheu o silêncio para deixar exprimir a força das ilustrações.

O AUTOR

Originário de Grenoble, França, Pero, pseudónimo de Olivier Perret, começou por estudar Desporto antes de ingressar na Academia de Belas-Artes de Tournai. Acabados os estudos, dedicou-se de corpo e alma à criação e animação da revista “Cheval de Quatre”. Vive em Lille.

Com “Ar puro e água fresca”, a sua primeira obra enquanto autor completo, Pero aceita o desafio de uma história muda, onde revela um belo domínio gráfico e narrativo.

















































Ar Puro e Água Fresca
Argumento e desenho: Pero
23 x 16,5 cm; capa em quadricromia, com badanas;
128 pág. impressas a preto e branco
PVP: 11,23 euros (s/IVA); 11,90 euros (c/IVA)
ISBN: 978-989-8513-13-7

O livro será distribuído em Setembro pelas livrarias.
:)

Boas leituras

9 comentários:

  1. Guy Santos
    É um desenho simples mas eficiente para o propósito a que se destinou!
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Fabiano
    É muito difícil fazer BD/HQ sem balões. Poucos o conseguem fazer satisfatoriamente, ou com êxito. Pero Arriscou e pelas críticas que já li, atingiu os seus objectivos!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. O que eu respeito mais no traço deste autor é que por vezes, por muito bom que o desenho seja, a página a preto e branco pode ter um primeiro efeito de afastar os nossos olhos que tão habituados estão a ver côr. Esta Bd é uma das excepções. O traço simples e o equilibrio entre os blocos negros e claros ajudam bastante a que isto aconteça.

    ResponderEliminar
  4. Luis Sanches
    Sim, Pero tem um P&B muito bom. As páginas estão muito bem equilibradas neste aspecto, não se sente o peso do preto, nem o vazio do branco!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro BDs mudas, e penso que vou gostar bastante desta. Mas na prática penso ser um deperdício, já que a edição na língua original é igual, e perde-se a oportunidade de editar outro livro que realmente necessite de edição em português para poder ser lido.

    ResponderEliminar
  6. Anti-herói
    Não deixas de ter razão. Seria melhor publicar-se livros que tivessem MESMO trabalho de tradução.
    Lembro-me do outro que tenho no mesmo género, o The Arrival publicado em "português" pela Kalandraka. o único trabalho é traduzir o título, que no caso do Arrival foi Emigrantes...
    :\

    ResponderEliminar
  7. Ah! 'Emigrantes'. Grande livro esse Nuno. Já estive a ver que falaste dele mas não lhe deste nota. 11 em 10 (se fosse eu a dar). Para quem viveu lá por fora o raio do livro ainda por cima vem cheio de emoção. Muito bom mesmo a todos os niveis.

    ResponderEliminar
  8. Luis Sanches
    Emigrantes é um excelente livro dentro do género sem balões e caixas de texto. Para mim insuperável até ao momento!
    Não conheço este mas a comparação será inevitável...
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]