quinta-feira, 11 de julho de 2013

Parceria Leituras de BD / O Santuário: Os 14 Animais Mais Fixes da Banda Desenhada

Ideiafix (Asterix)


O Leituras de BD e o site O Santuário vão revigorar a sua parceria!
“As Doze Naves Mais Fixes da Cultura Pop” foi o pontapé de saída para parcerias com o O Santuário.

Desta vez vamos ter “Os 14 Animais Mais Fixes dos Quadrinhos" nos dois sites.
Serão apresentados sete no Leituras de BD e mais sete n’O Santuário, mas desta vez a votação para o público leitor será feita aqui no Leituras de BD.

Na BD/HQ os animais sempre ocuparam lugar de destaque como coadjuvantes, protagonistas ou mesmo vilões. Na realidade chega a ser difícil não encontrar nas grandes histórias de sucesso um único animal. Nem que seja apenas como figurante.
Lockheed (X-Men)

Não sei qual foi o primeiro animal a fazer parte de uma Banda Desenhada, mas nas paredes das grutas pré-históricas já se fazia BD/HQ! Temos histórias sequenciais completas de caçadas onde estrelam mamutes, lobos e outros animais da altura.
Como veem os animais estão presentes nesta forma de representação gráfica há milhares de anos, tantos como o Homem.

Penso que as três raças mais representadas serão o cão, o cavalo e os símios (na sua generalidade).
Mas existem outros e tentamos “coleccionar” um leque variado em que inclusivamente apareçam animais que nem são deste mundo!

Embora saibamos que os nossos leitores vão discutir porque é que não a votação o animal “X” ou “Y”, a nossa proposta são estes 14.
O Leituras de BD e O Santuários têm todo o gosto em apresentar:
Os 14 Animais Mais fixes dos Quadrinhos!

Espero que estas parcerias entre os nossos sites sejam um sucesso e que venham muitas mais! Estou contente por poder trabalhar com o site irmão “O Santuário”!

A seguir a uma breve apresentação dos animais escolhidos por mim têm o "banner" d'O Santuário. Para verem a descrição dos outros sete animais é só clicar no "banner" e irão parar ao post do Santuário!
Mesmo no final encontram uma caixa onde podem votar directamente nos vossos preferidos. Nesta caixa de votação encontram-se os 14 animais, 7 do Leituras de BD e 7 d'O Santuário!

O Ideiafix, da série Asterix, não vai entrar na votação por escolha minha, ficariam muitos cães...

Os 14 Animais Mais Fixes dos Quadrinhos


Milou





O grande companheiro de aventuras de Tintin.
Hergé baseou-se na raça Fox Terrier para esta personagem. Importante em todas as aventuras deste famoso repórter francês, Milou resolve problemas, salva o Tintin várias vezes mas ao mesmo tempo também se mete em encrencas sobretudo devido a gulodice. Milou "fala" com o leitor através de balões de pensamento, e é assim que por vezes a trama e seguida... com Milou como narrador "activo".
Agora a grande pergunta... Milou é macho ou fêmea?
Bem... que me lembre já vi esta personagem com uma touca e lacinhos cor de rosa...







Palomino


O cavalo de Red Dust, série Comanche.
O pistoleiro Red Dust encontra este magnífico cavalo a tentar ser domado pelo capataz do rancho 666,  claro que era cavalo demais para o velho rancheiro... Red Dust tenta uma abordagem diferente e consegue domar aquele líder de manada. A partir daqui são inseparáveis, Palomino acaba por ser oferecido a Red Dust pela dona do Rancho, Comanche.
Este é dos cavalos mais bonitos que eu já vi retratado em Banda Desenhada. A pelagem do corpo é de um branco imaculado, contrastando com uma cauda e uma crina bem ruivas!




Dex-Starr


Não há como não gostar deste gato... um dos Lanternas Vermelhos mais violentos, mas sempre com o ar mais amoroso do mundo.
Antes de ser um Red Lantern chamava-se Dexter, e tinha sido adoptado por uma dona que que o acarinhava. Mas durante um assalto, e apesar de Dexter ter tentado defender a sua dona, esta acaba por ser morta. Dexter é expulso pela polícia para não contaminar a cena do crime, e fica nas ruas. Aqui é torturado por dois rufias que o metem vivo dentro de um saco e mandam ao rio... conforme o fazem, a raiva e o ódio de Dexter sobem para níveis muito altos acabando por "chamar" um Red Ring. A transformação faz-se imediatamente e Dexter, agora Dex-Starr, elimina os dois rufias e vinga-se de quem matou a sua dona...
Dex-Starr torna-se um dos maiores Lanternas Vermelhos de Atrocitus, inclusivamente matando o Dawg, o Buldogue de Lobo.
Foi criado por brincadeira por Shane Davis, e depois o conceito aproveitado por Geoff Johns em Rage of the Red Lanterns #1. Johns adorou o animal, e a partir daí teve ainda mais preponderância!






Resmungão (Transmutador de Bluxte)



Fez a sua primeira aparição na série Valerian, no livro "O Embaixador das Sombras" (um dos meus livros preferidos da série).
Foi oferecido a Laureline para ajudar na sua missão em Ponto Central (centro da galáxia onde se encontravam todos os embaixadores dos diversos mundos), e inicia a sua relação com ela com um enorme mau feitio! Este animal, um dos mais valiosos do universo, consegue replicar qualquer amostra de material que consiga engolir. Ora para quem precisa de dinheiro de várias proveniências... este animalzinho consegue tornar rico qualquer dono! O seu nome, Resmungão, advém do seu mau feitio mas Laureline acaba por pôr o bicho no sítio mostrando-lhe quem manda e a partir daí este Resmungão passou a ser a coisinha mais adorável para a sua dona. Depois deste livro o Resmungão foi usado em muitas situações desta série.





Jolly Jumper


Jolly Jumper é o eterno e fiel companheiro de Lucky Luke.
Criado por Morris em 1946, foi definido por famoso desenhador como o cavalo mais inteligente do mundo, e sim, é uma voz "off" sempre pronta para um sarcasmo à actuação do seu dono, gozando com ele muitas vezes... Mas Jolly Jumper está sempre pronto para ajudar, por vezes livrando de aflições o seu cowboy, o pistoleiro mais rápido que a sua própria sombra.
Existe um animal que ele detesta... Rantaplan, o cão mais estúpido do Oeste!




Crypto


Krypto é o animal de estimação do Superman, em muitas das suas aventuras.
Criado por Otto Binder e Curt Swan em 1955, ajudou o Superman muitas vezes.
Claro, como é uma personagem dos comics norte-americanos já sofreu alguns reboots, maneira que nem me vou alongar com isso... fico-me pela primeira origem!
Supostamente Krypto seria um animal "cobaia" para Jor-El (pai do Superman) e teria servido para testar um protótipo do foguete que traria Kal-El (Superman) para a Terra. Mas o foguete de Krypto perdeu-se no espaço, vagueando muitos anos sem chegar à Terra. Quando chegou já cá tínhamos o Superboy!
O último papel mais activo que lhe conheço foi em Blackest Night, onde lutou bravamente com os Anéis Negros. Claro... tem os mesmo poderes do Superman!





Ampersand



Ampersand é o macaco Capuchinho de Yorick Brown.
Foi criado em 2002 por Brian K. Vaughan para ser o companheiro de Yorick na série Y: The Last Man.
Para além de Yorick, é um dos poucos sobreviventes "machos" do planeta Terra nesta série.
Sabe-se que foi parar às mãos de Yorick por engano, e nunca foi um animal muito amigo do dono... sempre com tropelias, fugas, e chega mesmo a atirar excrementos a Yorick!
É uma das figuras principais da série porque se pensa que nele estava a chave para a salvação da espécie humana!






Espero que tenham gostado da selecção. Cliquem agora no banner do Santuário para conhecerem os outros 7 animais que estão a votação já aqui em baixo!
Eles são: Beepo, Bionicão, Horácio, Alfazema (Old Lace), Gleek, Dentinho (Lockjaw) e Hyperdog


E agora... votem em consciência, como dizem os políticos!







Lamentavelmente tive de fazer nova caixa de votação porque faltava um animal... desculpem-me os 6 votantes que já tinham expresso o seu voto. Convido estas pessoas a votar outra vez!
Desculpem.
:(

Boas leituras

49 comentários:

  1. pelo menos mais o Marsupilami e o castor (julgo eu) do Spirou também mereciam estar nessa lista. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. letré
    Pois, o Marsupilami... lol
    Nem me lembrei! São tantos que se torna difícil pensar em todos, mas acho que está um bom conjunto.
    Dequalquer modo tentei arranjar vários tanto da Europa, como dos EUA.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Vou ter que votar no gato sanguinário, pelo simples facto de ser um gato sanguinário!

    ResponderEliminar
  4. Rui Bastos
    LOL
    Também votei nele!
    Existe algo melhor que um gato sanguinário que mata e assassina com o ar mais "cute" do mundo!?
    Não, só o Dex-Starr...
    :D

    ResponderEliminar
  5. Diabba
    Como não consegues?
    :(
    Já houve pessoal que votou.
    Tens de clicar no animal preferido e depois clicar em "Votar" (caixa azul em baixo). Depois se quiseres saber como vão as votações clicas em "Ver resultado".
    Experimenta lá outra vez!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Nem eu.
    Quando chegar a casa tento votar pelo meu pc. A ver se é algum problema com o pc do trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Consegui.
    O problema está no Internet Explorer. No Mozzila já se consegue ver o botão para submeter o voto.

    ]:-)

    Resmungão rula.

    ResponderEliminar
  8. Artur Martins
    Acho que já descobri o problema... o Internet Explorer não carrega o botão "Votar". Experimentei agora com esse "browser" e não vi esse botão.
    Experimenta com outro browser tipo o Mozilla Firefox, ou o Chrome.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Diabba
    O Resmungão rula muito, sim!
    lol
    :D

    ResponderEliminar
  10. Em casa tenho o FireFox e faço então a partir desse.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Por razões de empatia votei no Jolly Jumper. Durante anos levou no lombo, não só o cowboy mais rápido que a própria sombra como a mim nas suas inúmeras aventuras. :)

    ResponderEliminar
  12. Só pra sair do lugar comum, não voto em nenhum macaco... E voto no Dexx Starr!!! Essa gato é o máximo.

    ResponderEliminar
  13. Carlos Rocha
    Só o coloquei porque é mesmo famoso, mas nunca iria levar o meu voto!
    :P

    ResponderEliminar
  14. Venerável Victor
    Nem o Ampersand te tocou o coração? Tão fofinho que ele é?
    lol
    Também fui para o gato sanguinário Dex-Starr!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Então?? Abres o post dos animais mais fixes com uma imagem do Ideafix e ele nem sequer aparece na lista de voto? Bem, o meu iria para ele, seguido do Jolly Jumper.

    ResponderEliminar
  16. Luis Sanches
    Já era muito cão... lol
    Coloquei no post os outros dois que teria gostado que fizessem parte: Lokheed e Ideiafix. E não me lembrei do Marsupilami...
    :D

    ResponderEliminar
  17. Como é possível o Rantamplam não constar nesta lista?

    ResponderEliminar
  18. H.
    Bem, nesse caso eu teria de fazer uma lista só de cães, por exemplo.
    Daria para fazer listas intermináveis! De macacos, de cavalos, de gatos! Existem muito e famosos... eu escolhi estes 7 e o site d'O Santuário escolheu outros 7, e mesmo assim era para ser só 6 inicialmente, mas decidimos aumentar a lista em mais 2.
    É sempre complicado fazer uma lista...
    E mesmo assim em 14 lugares disponíveis estão 5 cães!
    :D

    ResponderEliminar
  19. Votei no pequeno Horácio, grande personagem do Mauricio de Sousa. Está foi uma ótima seleção e mais uma boa parceria destes dois sites tão legais!

    ResponderEliminar
  20. Ó Nuno, então e o palerma do Rantamplan?

    ResponderEliminar
  21. A
    LOL
    Ler a minha resposta ao "H" logo ali em cima!
    :D

    ResponderEliminar
  22. Guy Santos
    Foi bom, não gostava que o Horácio ficasse a "zeros"...
    ;)

    ResponderEliminar
  23. Não consigo votar no Jolly Jumper. O nome do "bicho" está meio visível, é o último que me aparece (cortado, a meio, como disse) e não vejo caixa azul nenhuma.
    De qualquer modo, esta PPP resulta de uma boa ideia e não fica tão cara como as congéneres.

    ResponderEliminar
  24. Li algures acima - foi a Diabba que o escreveu - que o Mozzila consegue ler o ilegível. Ora,o Mozzila ou Godzilla é "bicho" que não está em votação, pois não foi seleccionado para ela (tal como já me aconteceu) :)

    ResponderEliminar
  25. Opa, então e o Ideiafix? Siga para o jolly

    ResponderEliminar
  26. O Dentinho não é um cão porra, vcs são piores que aquelas pessoas a ver o neverending story e dizem que é um cão que está a voar..

    E tanta coisa e não colocam o Ideiafix? O que é menos que Milou? Explicai os critérios

    ResponderEliminar
  27. Santos Costa
    Se usas o miserável é horrível Internet Explorarer provavelmente não consegues votar. Já vi em 3 PCs diferentes e em todos eles funcionava tudo perfeitamente em todos os browsers excepto o IE.
    Mozilla é o fabricante do browser Firefox.
    :P

    ResponderEliminar
  28. diogosr1
    O Ideafix está ali de pedra e cal no topo do post a mostrar que é o maior!
    :D

    ResponderEliminar
  29. Hugo Silva
    Neste caso fui o responsável pela escolha do Milou, em detrimento do Ideafix.
    A razão neste caso chamou-se antiguidade. Existe uma diferença de 30 anos entre os dois. Se me perguntares qual gosto mais, garanto-te que é o Ideafix. Mas tinha de optar por um dos dois e acabei por colocar o mais velho. Se fosse ao contrário alguém já me estava a perguntar pelo Milou!
    Listas...
    lol
    :P

    ResponderEliminar
  30. Adoro animais e quadrinhos, então, não tem como não ter achado essa matéria fantástica! Votei no krypto mas, Ideiafix fica com a menção honrosa e um lugar reservado no meu coração!!

    ResponderEliminar
  31. Bem, voto no Ideafix, por incondicional paixão pelas aventuras de Astérix e Obélix. Apareceu pela primeira vez na aventura "A Volta à Gália" e de uma maneira que um cão, por vezes, aparece na nossa vida: vem atrás de nós.

    De resto é uma lista interessante, se bem que de animais mais fixes eu teria tido outra aproximação: Rantanplan; Marsupilami, Spip (não, letré, não é um castor, é um esquilo, lol); Deepo; Hobbes (será que conta? Afinal, é um plush!); Garfield; Snoopy; Cubitos; a gaivota do Gaston; Diabo (o lobo do Fantasma), entre alguns dos que escolheste.

    Quanto ao Lockjaw não ser um animal inumano, mas antes uma criança transformada pelas Terrigen Mists, é uma história e discussão que daria pano para mangas. Na maioria das histórias o que se dá a entender é que Lockjaw é de facto um animal que se assemelha a um cão terrestre.

    ResponderEliminar
  32. Onde é que está o animal de estimação do Ozymandias, o Bubastyx? Era um bicho impressionante.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  33. De qualquer forma votei no bom velho Jolly Jumper.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  34. Rodrigo Garrit
    Tive de optar entre o Ideiafix e o Milou. Se calhar optei mal, mas fui pelo mais antigo...
    :\

    ResponderEliminar
  35. Nuno, sei que estas listas são dificeis de fazer mas acho que é unanime que o Ideafix ganhou esta votação mesmo não pertencendo à lista. Mais de metade das pessoas que aparecem aqui dizem que votariam nele :D

    ResponderEliminar
  36. Refem
    Como já disse atrás, isto daria para uma lista interminável!
    lol
    Se calhar devíamos ter feito uma lista só de cães, pelo menos ficava um apanhado muito maior... mas pronto, saiu esta, com vários animais diferentes!
    ;)
    O Beepo?
    Então não seguiste o link para o Santuário...
    Eu escolhi 7 animais (os que estão descritos neste blogue), os outros 7 estão descritos no Santuário! Basta clicares no banner do Santuário que irás lá parar e ficarás a saber muito sobre o Beepo! Por isto é que nós lhe chamamos "parceria"! Já a segunda, na primeira foram "As 12 melhores naves espaciais da cultura Pop", mas dessa vez a caixa de votação estava no site do Santuário. Na próxima parceria a caixa de votação voltará a ser do Santuário!
    ;)

    ResponderEliminar
  37. Pedro Santos
    WOW... o Bladder!!!
    :D
    Fico contente por teres criado o perfil!
    lol
    Haviam muitos animais que poderiam ter entrado. As listas são assim, não se consegue agradar a todos!
    :D

    ResponderEliminar
  38. Luis Sanches
    LOL
    Pois, muito provavelmente optei mal...
    A ver se para a próxima as opções serão mais concensuais! Mas é sempre muito difícil... acho que se tivesse posto de fora o Milou estariam aqui uma série de gente a perguntar:
    "- Então o(a) Milou?"
    :D

    ResponderEliminar
  39. é uma A?! Engraçado, sempre assumi que era um.

    ResponderEliminar
  40. Rui Esteves
    Existem muitas teorias sobre o sexo do(a) Milou! lol
    Basta pesquisares na net!
    :D

    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  42. JOÃO CARLOS LOPES MORAIS NUNES
    É difícil mas não impossível! LOL
    Vamos lá a votar!
    :D

    ResponderEliminar
  43. Descobri uma aquisição pra esta lista: a Batvaca (Batcow). Surgiu em Batman Inc. #1 New 52 e o Damian Wayne adotou-a. Quando vi a imagem desse link, pensei que fosse brincadeira, mas não. A vaca ficou mesmo vivendo na batcaverna sempre com um monte de palha ao lado. E pelos vistos o carrancudo e sarcástico Damian Wayne fica parecendo um anjinho quando lida com animais- ver o 2º link.

    http://dc.wikia.com/wiki/Bat-Cow_(New_Earth)

    http://www.tumblr.com/tagged/alfred%20the%20cat?language=pt_PT

    ResponderEliminar
  44. Fosga-se, não é Beepo, é Beppo (como em Italiano!).

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]