terça-feira, 23 de julho de 2013

Exposição Mundo Fantasma: Lixo Futuro


A galeria/loja Mundo Fantasma tem mantido uma invejável rotina de exposições dando a conhecer os trabalhos de muitos autores portugueses. Uns mais conhecidos, outros em início de carreira.

Esta exposição recai em cima dos mais novos. Alguns autores menos conhecidos do grande público terão aqui um espaço para mostrar os seus trabalhos, e garanto que alguns deles são bastante bons.

Fica o texto de apresentação do evento:

Lixo Futuro

Esta é a última geração de seres-vivos. Depois disto, só lixo. Pior do que já existe. Somos um baby boomer invertido. Somos o fim, o omega. Somos o início do caos. Queremos o apopcalipse, com paixão. Somos idólatras da aldeia global. Usamos a nossa arte, não no sentido da salvação, mas da consternação. Celebramos o Futuro na esperança que ele seja pior. De promessas está o mundo cheio. Aceitamos as coisas como elas são, sem stress. Que morra o presente. Somos o lixo futuro.

Os autores presentes são:

Afonso Ferreira







Criador das BD's "Love Hole", "Dolphin and Dolphino" e "Spike N Mike"
Nascido em portugal 1988 no mesmo dia que o Hérge, criado por BD's e televisão. Já trabalhou para revistas, websites, televisão e publicidade. Tem também vários trabalhos publicados em zines e antologias.
http://cargocollective.com/afonsoferreira









Amanda Baeza




Devoradora feroz de publicações independentes, sua dieta é enriquecida por uma forte predilecção por banda desenhada e música. Foi avistada pela primeira vez em 1990 e actualmente reside em Lisboa.
http://amanda-baeza.tumblr.com/







Ana Matilde Sousa ( a.k.a. HETAMOE )







Nasceu em Lisboa e é demasiado velha para andar a fazer bonecos e ver desenhos animados. De dia, é uma boa menina que anda a tirar um doutoramento em Pintura na FBAUL. Quando o sol se põe, faz parte do colectivo de zines Clube do Inferno (para compensar). Quando for grande, o seu sonho é ter uma dakimakura.
http://hetamoe.tumblr.com/









André Pereira ( a.k.a. Robô Independente )


Tem 26 anos e é da Figueira da Foz. Só começou a fazer zines em 2012 porque andou a perder tempo com Final Fantasy no liceu e com um curso de Arquitectura na universidade. Nos intervalos, foi participando nos concursos de BD do FIBDA, onde ganhou uns trocos. Agora faz parte do colectivo Clube do Inferno, com mais 3 pessoas fixes de Lisboa; para esta editora já desenhou o Enjoo de Invocação, o Inner Math/Megafauna e o 9:2:5. Não os escreveu a todos. Por estes dias anda a desenhar a próxima aventura do Super Pig. Colaborou com histórias curtas no Lodaçal Comix, no Preto no Branco e no Parasitas.
http://robot-independente.tumblr.com/





Daniela Viçoso







Nascida a 16/01/1990, em Faro, bué de longe. Estudou Pintura nas Belas Artes nem sei bem porquê mas ao menos acabou o curso. Gosta muito de bonecos.
http://cargocollective.com/bambibonbon











Paula Almeida







Tem 16. Gosta de fazer bonequinhos e nas horas vagas vai à escola pra tirar notinhas. Não faz ideia do que está a fazer 666% do tempo. Metade planta carnívora metade aniquiladora de sonhos.
http://puiupo.tumblr.com/










Rudolfo








Puto estúpido com hiperactividade que não consegue estar quieto. Faz música, banda-desenhada e tudo aquilo que lhe apetece. A sua única característica fixe é ter nascido 1 ano, 11 meses e 30 dias depois da morte do Osamu Tezuka.
http://rudolfo666.tumblr.com/









Zé Burnay








1991. Faz banda desenhada e ilustração. Actualmente vive numa cabana isolada na misteriosa serra de Sintra, onde estuda o Necronomicon. Ph'nglui Mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!
http://zeburnay.tumblr.com/









Como veem a proposta é variada. Se estão no Porto nesta altura convido-vos a dar uma passagem nesta galeria da loja Mundo Fantasma.
A morada desta desta exposição é:
Mundo Fantasma
Shopping Center Brasília Avenida da Boavista, 267 1º. Andar, Loja 509/510, 4050-115 Porto

A página Facebook deste evento:
https://www.facebook.com/events/570053276366820/

Boas leituras

7 comentários:

  1. Fabiano
    lol
    Sim algumas biografias são "boas"!
    :D
    O André é um dos mais promissores desenhadores portugueses. Espero que continue a trilhar um bom caminho!
    ;)

    ResponderEliminar
  2. A nivel de esposiçoes vao tendo todo o ano.

    ResponderEliminar
  3. Optimus
    Ainda bem! Sempre vão promovendo os artistas!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. O André Pereira está à beira de completar, em pouco mais de um ano, as 90 pranchas do Super Pig: O Impaciente Inglês. Só isso já é mais do que muitos pseudo grandes nomes da BD portuguesa fizeram a carreira inteira. Se acrescentarmos a essas 90 páginas as outras que ele tem feito para fanzines, estamos perante uma produção verdadeiramente invulgar para o panorama nacional.

    ResponderEliminar
  5. Mário Freitas
    E pelo que tenho visto está a fazer MESMO um grande trabalho!
    Adorei ver o trabalho dele nas páginas que já foram acessíveis para mim!
    (Assim como do colorista)
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Por falar nisso, não queres substituir essa página do André pela versão colorida?

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]