quinta-feira, 27 de junho de 2013

Turma da Mônica: Laços



Fui ao cinema hoje.
Fui ver um maravilhoso filme chamado “Laços”!
Lindo de morrer. É só o que eu posso dizer.


Foi das melhores ideias que a casa de Maurício (MSP) teve nos últimos anos, esta série de Graphic Novels baseadas em personagens das várias “Turmas” criadas por Maurício. Já tivemos o Astronauta com o livro introspectivo “Magnetar” e agora a Turma da Mônica com o lindíssimo “Laços”!
Depois de ler estes dois livros, e depois de ter “cheirado” os teasers do Chico Bento e do Piteco, posso garantir que esta série é de alta qualidade. Venham os dois que faltam, e se possível que ainda façam mais! Que corram as “Turmas” todas nestas Graphic Novels!

Esta grande aposta do editor da MSP (Maurício de Sousa Produções) Sidney Gusman só o pode deixar feliz dada a qualidade das histórias e da arte com que são contadas graficamente.
Aliás, eu senti bem o orgulho do Sidney hoje quando me entregou este “Laços”. E não é para menos.

“Laços” foi feito a quatro mãos. As mãos de dois irmãos, Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.
Graficamente existem dois tempos distintos, um no passado desenhado por Lu Cafaggi, e outro onde os nossos amigos já têm sete anos em que Vitor Cafaggi foi o principal responsável. Isto embora os dois autores tenham trabalhado em conjunto no livro todo. A cor base foi dada por Priscilla Tramontano, facilitando o trabalho de Vitor Cafaggi na cor final.

A escolha desta dupla para este livro deve-se a uma história curta de quatro páginas que Vitor Cafaggi tinha feito em 2009 para o livro MSP 50, focada em Chico Bento. Maurício adorou aquele trabalho e fez sentir isso mesmo a Sidney Gusman com a pergunta:
“- Quem é o Vitor Cafaggi? Eu quero casar com ele!”
Depois de uma saída destas está tudo dito, certo?

“Laços” é uma história de amizade, emoções, ternura e aventura, sem nunca pôr de parte a alma original das personagens envolvidas, nem o humor característico destas aventuras.
A chave da história está logo no início em que um Cebolinha bebé recebe o seu animal de estimação: Floquinho, ainda cachorrinho. Quadro fantástico de Lu Cafaggi!

Depois de nos situarmos com uma cena típica desta Turma, Mônica persegue Cebolinha e Cascão após mais um “plano infalível” e claro… no final temos uma maravilhosa cena de agressão onde pontifica o sempre presente “Sansão” (o coelho de peluche de Mônica). No meio disto tudo Magali está na sua tarefa predilecta: comer alheada do que se passa à volta dela!

Quando voltam inicia-se verdadeiramente a história. Floquinho desapareceu!
É aqui que começa uma maravilhosa aventura, e só a amizade e a força dos laços que unem estes amigos conseguem levar a esta aventura até um final feliz!


Pelo meio ficam referências alusivas a vários filmes, e homenagens a outras séries. Convido-vos a descobrir nas páginas deste livro todas estas deliciosas referências.
Para além disso preparem-se para uma lágrima no canto do olho, porque o livro joga muito com emoções, sobretudo no final.

Para quem gosta de extras nos livros de BD (como eu), tem no final deste livro bastantes. Sketchs de estudo de personagens, concept de roupas, tiras antigas com as personagens envolvidas neste livro, explicações e curiosidades. Melhor que isto? Difícil!

Perfeito graficamente, perfeito no argumento. Foi dos melhores livros de BD que li este ano, sem graxa!
Agora a pergunta que se tem fazer.
Os brasileiros falam português e os livros são brasileiros. Porque é que estes livros não são distribuídos em Portugal? Porquê?
Não se compreende…

Se quiserem ler a minha crítica bastante favorável ao anterior volume (Astronauta: Magnetar), cliquem no link em baixo:

Astronauta: Magnetar

Obrigado Sidney por esta maravilhosa prenda!
(E também podem ver o Bidu que apeteceu ao Maurício desenhar no livro…)
:D











Hardcover
Criado por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Editado em 2013 pela Panini Comics
Nota: 10 em 10









Nuno Amado e Maurício de Sousa


Sidney Gusman e Nuno Amado


Sketch do Maurício no livro "Laços"


Boas leituras

15 comentários:

  1. Onde podemos comprar isto Nuno?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! Eu imagino sua emoção!

    Não tenho nem palavras, só quero dizer que desejo que muitos momentos como este se repitam pra você.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver algum desses livros aqui em Portugal?

    É que eu não tenho hipóteses de ir ao Brasil comprar isso... :S

    ResponderEliminar
  4. Loot e Operário
    Pode ser que a MSP e a Panini cheguem a algum acordo com alguma editora daqui para a publicação em Portugal. Houve contactos para já, e só posso dizer isso.
    De qualquer modo, o que algumas pessoas fazem (tipo eu) são trocas de livros daqui com pessoal do Brasil que mandam livros de lá.
    Foi assim que eu arranjei alguns livros brasileiros!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Fabiano Caldeira
    Um livro de BD que me deixa uma lágrima no canto do olho tem de ter emoção...
    Portanto o post teria sempre de ser emocional!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Também li esta tarde, e realmente deixa-nos com um bom sentimento :)

    Adoro os cameos do Titi, do Xaveco e de outros, as boquinhas como "vcs perdem sempre os sapatos" :D e aquele sentimento de filme de sessão da tarde..

    Tudo com uma arte bela, que livro fantástico mesmo

    ResponderEliminar
  7. Hugo Silva
    lol
    E não estava à espera do cameo da Cascuda! LOL
    E claro... o Xaveco... coitado...
    A cena dos atacadores está muito boa, foi um toque de génio!
    :D

    ResponderEliminar
  8. Hugo Teixeira
    Faz como eu, tenho alguns livros do Brasil porque faço trocas com amigos do Facebook brasileiros. Eu mando daqui livros que eles querem e não têm lá, e eles mandam para mim os livros que eu peço.
    Este foi um caso especial e não funcionou assim, mas é assim que eu consigo os livros brasileiros!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Esses traços... essa história... personagens infantis com roupas rasgadas e pele suja como se tivesse saido de um anime... MIDA, EU PRECISO, EU NECESSITO

    ResponderEliminar
  10. Se houvesse bom trabalho de distribuiçao nao era preciso mas é i tipico amadorismo Paninesco.Traduzir pt br que ideia genial.

    ResponderEliminar
  11. Gabriel
    LOL
    Está à venda no Brasil! Aqui em Portugal é que é mais difícil...
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Optimus
    Traduzir??
    Mas quem é que falou em traduzir?
    lol
    A Panini está a borrifar-se nos portugueses, e isso nota-se bem neste tipo de títulos...
    :\

    ResponderEliminar
  13. Já li, e posso dizer que achei engraçado, mas não mais de que isso. A arte é boa, o argumento achei razoável. Gostaria que me dissessem o que viram de tão extraordinário nestes graphic novels do Maurício, porque eu não vejo. Portanto, nunca daria um 10 em 10, praí um 7.

    ResponderEliminar
  14. Reignfire
    Com certeza uma questão de sensibilidades!
    Eu adorei o livro! Tudo! Daí o 10.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]