terça-feira, 25 de junho de 2013

Lançamento Levoir / DN / JN: As Aventuras Mais Divertidas da Mônica (Turma da Mônica)


No ano em que se celebram os 50 anos da Mônica, a Levoir juntamente com o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias, associaram-se à Panini e à MSP para a publicação desta colecção comemorativa.

É uma colecção de 12 números em capa dura em que a lombada faz um bonito desenho, como podem ver na imagem em cima. Estes livros têm 96 páginas, custam 4,95€ e irão sair todos os Domingos, já a começar no próximo: 30 de Junho, 2013.

Turma da Mônica #1
Nesta altura com o nome:
"Mônica e a sua Turma"

Como quase toda a gente sabe, o criador desta série de sucesso é Maurício de Sousa. O início desta "Turma" iniciou-se em 1959 com a criação das duas primeiras personagens: Bidu e Franjinha. Foram publicados nesta data em tiras no jornal Folha da Manhã, que neste momento se chama Folha de São Paulo.
Foram publicados pela primeira vez em 1960 pela Editora Continental em revista própria. A personagem Mônica só foi criada em 1963 e rapidamente passou a estrelar este universo de Maurício. Ela aparece pela primeira vez nas tiras do Cebolinha (criado em 1960).

Em 1970 a Abril toma conta deste título, já com o nome de Turma da Mônica, sendo substituída em 1987 pela Globo. Neste momento é a Panini que publica a Turma da Mônica, desde 2007.
De notar que em 2011 este título consegue a excelente e mítica marca de 500 números publicados sem interregno! Poucas séries conseguiram isto a nível mundial!

As personagens principais desta Turma são: Mônica, Cebolinha, Cascão e a Magali. Depois existe uma míriade de personagens secundários em que podemos nomear entre muitos o Franjinha, Xaveco, Anjinho, o Louco, Do Contra ... etc...
De notar que tanto a Mônica como o Do Contra foram baseados em filhos do próprio Maurício, o que não deixa de ser interessante!

De seguida poderão ler a nota de imprensa da Levoir:

Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica, comemora os 50 anos da sua tira de BD em Portugal

No ano em que se comemoram os 50 anos da criação da tira de BD “A Turma da Mônica”, Mauricio de Sousa, o seu criador, vai estar em Portugal para o lançamento de uma colecção comemorativa, no dia 26 de Junho, das 18h às 20h, na Galeria do Diário de Notícias, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Seguir-se-á ainda um espaço de sessão de autógrafos.

A colecção de 12 volumes de capa dura, que será apresentada no dia do evento, será distribuída pelo Diário de Notícias e Jornal de Notícias durante o Verão, fruto de uma parceria com a Levoir.

Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional, e já foram adaptados para cinema, televisão e jogos de vídeo. Em Portugal, A Turma da Mônica vai servir de inspiração a um parque temático na Amadora, a capital da BD em Portugal, que ocupará a Fábrica da Cultura e cuja abertura está prevista para Setembro.

Convidamos os senhores jornalistas a estarem presentes neste evento comemorativo.

Agora que já foram convidados para estar presentes amanhã (26 de Junho, 2013) na Galeria do Diário de Notícias, situado na Av. da Liberdade em Lisboa, sou eu que vos convido a ver as capas dos primeiros três números desta colecção!

Então vejam lá:




As histórias que constam nesta colecção foram escolhidas pela Maurício de Sousa Produções, não tendo os parceiros portugueses (Levoir, DN e JN) qualquer interferência na composição dos livros.

Para o final fica o "flyer" promocional da série:



É uma colecção comemorativa em que eu espero que estejam incluídos grandes clássicos desta série, e óptima para os pais de agora, mostrarem aos seus filhos o divertido que era fazer parte desta Turma, e... ainda é!
A não perder, com certeza.

Boas leituras

19 comentários:

  1. LBJ
    ????
    Edição comemorativa em capa dura e presumo que bom papel, por menos de 5€?
    Er... queres oferecidos??
    :|

    ResponderEliminar
  2. Oi, Nuno! Eu tenho a revista que ilustra a primeira capa dessa coleção e também a terceira.

    O pessoal do Brasil está todo choramingão por essa coleção não estar presente aqui também. Entretanto, eles sabem que essas revistas podem ser facilmente encontradas em sebos daqui e até em lojas virtuais. É certo que as expectativas deles mostram o carinho e o amor para com as obras do Mauricio, por isso ficam emocionados com o lançamento dessa coleção por aí.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  3. li muito pouco da Turma ao longo dos anos.

    mas a este preço e pela qualidade que aparenta não posso deixar escapar.
    o problema? a carteira

    ResponderEliminar
  4. Fabiano Caldeira
    O pessoal está "choramingão" porque esta colecção está supimpa! Capa dura "et al"...
    ;)
    Esquecem-se que da MSP só aparecem em Portugal as sobras das revistinhas... agora que vem uma colecção toda "pipi"... resmungam!
    :P

    ResponderEliminar
  5. musicslave
    Se leste pouco, esta é uma EXCELENTE ocasião para teres algo da Turma da Mônica em excelente apresentação!
    A carteira? Bolas... esse é sempre o problema!
    -_-

    ResponderEliminar
  6. Nuno...

    rsrsrs... é bem por aí!

    Desejo sucesso aí, com essa coleção!



    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  7. Fabiano Caldeira
    lol
    Vocês já têm aí estas histórias todas! Nós é que não...
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Bem este ano de 2013 promete...
    Star wars pela Panini, a turma da mónica e em breve 20 títulos da Dc pela Levoir, em parceria com o publico....tou lixado.

    ResponderEliminar
  9. Com um património tão vasto, parece-me a mim que a oportunidade de uma edição destas com tão poucas páginas é um desperdício, repara que são metade das páginas das edições da Marvel e dos StarWars.

    96 páginas não é nada, enfias meia-dúzia de histórias.

    Não falei no preço...

    ResponderEliminar
  10. jony da costa
    Pois, é um ano em grande para as colecções de banca:
    Star Wars
    Lucky Luke
    Marsupilami
    Mafalda
    Mônica
    DC
    E não sei se fica por aqui. Uma das grandes vantagens destas tipo colecções é o IVA ser muito mais baixo, visto que vão para as bancas e não para as livrarias!
    ;)

    ResponderEliminar
  11. LBJ
    Sorry, pensava que te estavas a referir ao preço.
    Também pensei que tivessem mais algumas páginas, de qualquer modo as histórias também não são muito grandes...
    :)
    Bem, e quem escolheu o figurino da colecção foram a Panini e a MSP segundo sei!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. sim, 96 pag. não é muito, mas la está, o preço é bom e o acabamento parece ser interessante.

    e DC este ano? excelentes noticias

    parece-me a mim que eles encontraram um bom meio para vender.

    ResponderEliminar
  13. musicslave
    Da DC brevemente darei notícias, mas apenas quando tiver alguma coisa para apresentar de jeito sobre o assunto!
    :)

    ResponderEliminar
  14. Oi!

    Sei que gostos não são algo propriamente discutível (apesar de ser sempre esse o cerne de qualquer boa discussão) mas julgo que com tanta boa banda desenhada por editar em Portugal se perde aqui uma excelente oportunidade de abrir horizontes para um público que por falta de input teima em ser curto.

    Olho para a minha estante e os nomes que me ocorrem surgem em catadupa (quer comics, quer manga, quer franco-belga).

    Os últimos lançamentos "a sério" feitos no formato de edição semanal por jornal foram o Blueberry e o Thorgal (vitórias à partida mas não propriamente inovadores no panorama editorial português).

    Resta-me apenas dizer que entre nada e esta edição é obviamente preferível a última hipótese mas não me consigo libertar deste feeling de oportunidade perdida...

    ResponderEliminar
  15. Alexandre Gil
    Para mim tudo o que se faça para angarior novos leitores, aliás pequenos leitores, é sempre louvável.
    Para além disso as editoras estão a retrair-se significativamente publicando pelo seguro. Este tipo de colecção está sempre vendido...
    Eu também gostaria de outras coisas mas tenho de me mentalizar que isto não vai ser fácil para as edições que eu quero! As editoras estão a abandonar livros de risco com tiragens de 1000 exemplares e um IVA de topo, e a virar-se para as bancas com tiragens bem maiores e IVA reduzido, e colecções de muito menor risco.
    É a crise a tomar conta disto tudo!
    :\

    ResponderEliminar
  16. DavidB
    Também acho que seja um bom preço para uma boa encadernação, e excelente papel!
    Agora só tens de avaliar as histórias.
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]