domingo, 16 de junho de 2013

Jupiter's Legacy #1



É contra a minha religião comprar revistas, mas neste caso não resisti. Esta dupla fez as minhas delícias em Authority, portanto eu tinha de ver em primeira mão o que vinha aí.
 
Mark Millar tem grandes hits na sua lista e Frank Quitely é dos melhores desenhadores da actualidade nos comics.

Mas existe outro protagonista nesta primeira revista... o colorista Peter Doherty. É impossível não o incluir nos créditos desta revista!

Como todos os que acompanham os comics norte-americanos sabem, Millar é um mestre dos media, do "hype". Uma faca de dois gumes, é certo, mas Millar maneja-a muito bem. E esta apresentação prova-o!
Era fácil ele escorregar aqui depois de todas as expectativas que criou à volta desta sua nova série, mas na realidade safou-se mais uma vez... é um primeiro número de apresentação de personagens, de mostrar o perfil de alguns dos sujeitos mais importantes da série, e isso normalmente não joga a favor destes primeiros números.

Mas Millar jogou bem. Pegou num grupo de americanos na altura da Grande Depressão, colocou-os num barco e levou-os para uma ilha que não existia, onde supostamente esses humanos ganharam super poderes!
Mas não diz como...

A seguir passa para os dias de hoje onde nos mostra filhos destes velhos super-heróis, que deveriam manter a linhagem e postura dos seus pais, mas aparentam ser fracos de espírito, convidando mulheres para fazer sexo no WC, bebida, drogas... enfim... perfeitos playboys filhos de pessoas poderosas que apenas usam os seus poderes para fins particulares.

Depois temos uma enorme conversa entre dois dos mais velhos... uma aparente conversa filosófica sobre dever, moralidade e conduta. Um quer servir apenas, o outro quer intervir! Grande diferença de posturas que presumo que irá ser importante para o desenrolar da série!

Lá mesmo no fundo esta conversa tem "apenas" o intuito de nos apresentar dois dos "velhos" mais poderosos e como eles têm maneiras diferentes de pensar e agir.

Falando de Quitely... ele está ao seu melhor nível, e embora ainda não haja história suficiente para ele se mostrar na totalidade, ele tem paineis magníficos... reparem na última vinheta da segunda página apresentada aqui. MESTRE! E posso dizer que o scan não faz jus a esta página, na realidade é muito melhor do que está aqui representado!

E Quitely tem um grande amigo nesta revista: o colorista Peter Doherty!
Faz um trabalho excelente em cima do desenho de Quitely. Nas primeiras páginas (passado) usa uma paleta de cores muito sóbrias que fazem mesmo lembrar algo passado, e seguidamente quando passa para os tempos actuais faz saltar as personagens da página com cores bem contrastadas e sempre a respeitar o trabalho do desenhador.

Como vêem, Millar estava sempre safo... com estes colaboradores não havia como falhar! Ele próprio deixa um "cliffhanger" em cada uma das duas partes da revista. O grupo chega à ilha, mas apenas nos é apresentada vista do barco... ou seja, não sabemos mesmo o que aconteceu nessa ilha, nem como ganharam os seus poderes; e no final da revista deixa uma imagem choque com uma das personagens que presumo que será bem importante no resto da série.

Gostei, e fico à espera da próxima! Pelo que pesquisei, esta série de 10 revistas será bi-mensal até metade (#5). Depois disso sofrerá um interregno... e não sei de quanto tempo.
De qualquer modo vale a pena dizer que é publicada pela Image, que se está a afirmar cada vez mais como uma editora bem interessante para leitores e autores!

Boas leituras

24 comentários:

  1. Esperando pelo tpb...mas estou tentado, Nuno.

    ResponderEliminar
  2. Ben
    Eu caí em tentação e comprei mesmo esta revista... agora a dúvida que me assalta é mesmo se vou coleccionar as 10 revistas desta série, ou se compro apenas o trade quando sair daqui depois do Jupiter's Legacy #5
    :D

    ResponderEliminar
  3. espera pelo HC com os 10 comics :-)

    ResponderEliminar
  4. MECO
    Sim, essa será provavelmente a minha escolha... mas vou ter de esperar alguns 2 anos!
    (Ou mais...)
    :D

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente, não me maravilhou nada. O início tresandou a "Lost" e o resto soou-me a uma carrada de clichés já vistos e batidos ad nauseum. O Quitely cumpre, mas não mostrou nada de novo ou diferente, e eu espero sempre mais daquele que não é só um dos melhores artistas da actualidade, mas sim, e de longe, um dos melhores de sempre. Esperemos pelo resto.

    ResponderEliminar
  6. Mário Freitas
    LOL
    É um número 1 com quantas páginas?
    Já li muitas revistas #1 do género e garantidamente a grande parte foi bem pior que esta.
    Não querias algo completamente fora do normal na apresentação de quantas páginas... 20? 18? 26?
    Eu dou sempre o benefício da dúvida neste inícios, se eu tivesse cortado em todas as séries que tiveram um começo vulgar...
    Para além disso aquela vinheta vale o dinheiro da revista!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Já tinha lido há tempos algo sobre "Jupiter´s Legacy", mas era uma questão de aguardar para se ver/ler. E não sei porque, acho que esta capa tem algo de "Murena"... o estilo transporta-me para ali (não quero comparar histórias, fala apenas da capa).
    Para quem gosta de revistas, é de aproveitar que está a 2,99$, pois ter os originais na mão é sempre diferente.

    Vai dando novas disto ;)

    ResponderEliminar
  8. Tambem nao vi nada de muito cativante nas paginas apresentadas, sorry lol , mas a concorrencia e muito feroz, ha que fazer escolhas consoante os nossos gostos pessoais. De resto concordo contigo, cuidado com as revistas lol porquanto as revistas tem uma coisa muito chata que se chama variants .. nos before watchmen ainda me cortei lol o problema foram os rocketeer, ou seja, variants que nunca mais acabam e eu a comprar claro.

    De resto sou mais adepto dos absolutes, omnibus e integrale...depois da brigade chimerique integrale talvez o planetary omnibus ..ou o Pluto ...

    ResponderEliminar
  9. Também decidi experimentar e tenho uma opinião mista entre a do Mário e a tua, ou seja, este primeiro número não me maravilhou tb, mas concordo ctg que é muito cedo para avaliar, falta desenvolver muita coisa, à partida nunca desisto de uma leitura baseado no #1.

    Tou a comprar em comics e vou continuar se deps desta primeira leva não gostar, adios muchacho :)

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pela review Nuno.
    Concordo com tudo o que escreveste e também acho que como 1º número está muito bom. Aguardo os próximos números

    ResponderEliminar
  11. "É contra a minha religião comprar revistas, mas neste caso não resisti."

    Caiste em tentação e pecaste do que li até agora Superior é o melhor trabalho dele uma verdadeira Homenagem a um certo Man of Steel.

    ResponderEliminar
  12. Já estava com o apetite aguçado pela colaboração entre estes dois excelentes artistas e a tua critica só me serviu para a aguçar. Mas vou esperar pelo TPB ou HC. ;-)

    ResponderEliminar
  13. Nuno, vou te dizer que nem sou tão fã assim de Millar. Gosto dele, respeito seu trabalho como artista e tal e coisa, mas não é um grande ícone. Mas também devo dizer que tua resenha me deu vontade de ler bastante a história. Além, é claro, do fato de ser uma verdadeira putinha do trabalho de Quitely, que eu acho excelente.

    Grande abraço e boa semana. 8)

    ResponderEliminar
  14. Ainda não li essa Bd meu amigo Nuno, mas a equipe criativa é muito boa e pela apresentação que você fez, vou ler com toda certeza.

    ResponderEliminar
  15. Mauro ZiBex
    Bem... não concordo meuito quando comparas esta capa às capas de Murena!
    lol
    É uma boa capa num estilo realista mas bastante menos "realista" que as capas de Murena!
    Eu não gosto de revistas, mas a curiosidade era muita e não resiti a comprar. Agora... como esta série vai ser muito lenta a sair se calhar vou comprando uns comics, sim!
    :D

    Blaise
    Esta foi uma compra atípica. Não compro revistas e muito menos as compro por terem capas variantes.
    Quitely consegue fazer melhor de certeza, e garantidamente vai fazer. Isto não implica que o génio dele não esteja lá! Não é preciso grandes explosões, cenas de pancadaria e momentos fracturantes para desenhar e construir bem uma página.
    Esta foi apenas uma revista #1 bem conseguida na minha óptica... por norma não gosto das primeiras páginas de séries, pois apenas apresentam as personagens, o espaço e o tempo.
    Apesar disso não me senti entediado a ler esta!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Loot
    Caramba... é um primeiro número!
    lol
    Melhor (na minha opinião) que a generalidade de números #1 que costumam aparecer!
    :P

    jony da costa
    WOW!
    ahahahah
    Finalmente!
    Um tipo que concorda minimamente comigo!!
    :D

    ResponderEliminar
  17. Optimus
    Superior é o melhor trabalho??
    Sorry... mas não concordo. Authority, por exemplo foi "superior"!
    :P

    SAM
    Bolas vê lá... depois não me venhas culpar se não gostares...
    :D

    ResponderEliminar
  18. Pensador Louco
    O Millar tem coisas boas, tem coisas assim assim e tem coisas de merd@...
    Mas no computo geral tem feito muitas coisas que eu gosto!
    Quanto ao Quitely, na minha opinião é dos grandes artistas do momento.
    Logo, e juntando novamente os dois... eu tinha de comprar!
    :D

    João Roberto
    Quanto aos méritos da equipa acho que não restam dúvidas. Quanto a esta série, a ver vamos!
    ;)

    ResponderEliminar
  19. "Superior é o melhor trabalho??
    Sorry... mas não concordo. Authority, por exemplo foi "superior"!
    :P"

    Authority não é material autoral como Superior e Jupiters logo,são categorias diferentes.
    Superior a Authority é a versão ULTIMATES.

    ResponderEliminar
  20. Sinceramente, não tenho grande expectativa em relação à escrita. Já "abandonei" o Mark Millar. Teve umas histórias boas no passado, mas hoje em dia é sempre mais do mesmo: os conceitos até podem ser interessantes, mas depois estraga tudo com uma orgia de violência e diálogo à chico-esperto. A subtileza e a narrativa são mandadas ao lixo e só estão lá como pretexto para as masturbações artísticas do Millar.
    Parece que ele não está interessado em contar uma história, mas sim em exibir uma criatividade sobrevalorizada por muitos.

    Dito isto, Jupiter's Legacy só me chama mesmo a atenção pela arte do Quitely. Fazendo minhas as palavras do Pensador Louco, também eu sou "uma verdadeira putinha do trabalho de Quitely". :P

    ResponderEliminar
  21. Miguel Antunes
    Respeito perfeitamente que não gostes do Millar, eu também não gosto de alguns autores amados pela meior parte das pessoas. Mas Authority, Ultimates, Kick-Ass, Wanted e Superior são séries que eu adorei ler, por isso estou sempre atento ao Millar! Também sei que ele fez muita coisa que eu não achei por aí além, tipo Nemesis, mas espreito sempre para ver o que sai dali!
    Esta, tanto pode ser boa, como mais uma patada na poça dele... prefiro pensar que vai ser boa!
    :D

    ResponderEliminar
  22. Optimus
    Eu não separo cenas autorais do resto. Para mim é tudo BD.
    O resto são gostos pessoais!
    ;)

    ResponderEliminar
  23. Eu também gostei muito de Ultimates e Authority e ainda do Superman: Red Son. :)
    E é por isso que me fui desiludindo com o trabalho posterior do Millar.

    ResponderEliminar
  24. Miguel Antunes
    Tem altos e baixos, como todos. O overrated Alan Moore, que é um excelente argumentista, também tem trabalhos que são uma grande bosta, e não vejo muita gente reclamar...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]