sábado, 4 de maio de 2013

Workshops Anicomics: Perucas com Inês Oliveira (Suzumi Sakuma)

Amy Sorel : Poisonous Rose - Vanessa Ideias

Mais um Workshop a ter lugar no Anicomics.
Desta vez o tema é "Perucas" e é Inês Oliveira, aka Suzumi Sakuma, que o vai ministrar.
Ficarão a saber como tratar, pentear, cortar e manter uma peruca usada para Cosplay.

Len Kagamine - Inês Oliveira

Inês Oliveira foi entrevistada pelo Leituras de BD para que todos a possam conhecer um pouco melhor, assim como o mundo das perucas...
Fiquem então com a Inês:

Entrevista a Inês Oliveira "Suzumi Sakuma" (Workshop de Perucas)

Quando te começaste a interessar por Cosplay?

Por volta de 2002, 2003, quando navegava pela Internet e encontrava fotos de cosplay, sem se quer saber ainda o que era. A partir daí comecei a querer mascarar-me no Carnaval e no Halloween de personagens que gostava na altura, mas sempre entre amigos. Só em 2005 é que fui pela primeira vez a um evento e só em 2008 é que comecei a fazer cosplay propriamente dito.

Vais dar um Workshop de Perucas, o que é que podemos esperar aprender nessa tua aula?

Vou fazer uma pequena introdução a perucas em geral, qual a melhor fibra para cosplay, onde comprar, como usar, como tratar, lavar e manter o penteado o mais tempo possível. Depois vou dar pequenas dicas e truques de cortes e penteados.

As perucas também podem ser manufacturadas pelo cosplayer, ou são sempre compradas?

Fazer uma peruca do zero é um processo complicado. É possível, mas a menos que a peruca tenha que ter uma estrutura especifica, é mais frequente as pessoas comprarem uma peruca base e depois alterarem-na a partir daí.

Peruca de Okita Souji - Hakuoki

Qual o segredo para uma boa escolha de uma peruca?

Em Portugal é quase impossível arranjar uma boa peruca e a um bom preço. É sempre preferível encomendar pela Internet. A melhor maneira de fazer a escolha online é verificar a descrição da peruca em questão, ver se se tem acesso ao máximo de fotografias, para ter a certeza que a peruca é mesmo aquela. Infelizmente há muitos vendedores que usam fotos de outros sites e tende a haver muitas queixas. A pessoa tem que estar atenta a este tipo de situações.

Teddy de Persona 4

Quais os cuidados para manter uma peruca em boas condições de uso?

Ter cuidado com a maneira como se penteia a peruca e lavá-la com amaciador para preservar as fibras. Durante os eventos, convém ter sempre uma escova de cabelo à mão, para não correr o risco de a peruca se embaraçar demasiado.

Qual a tua personagem preferida para fazer um bom cosplay?

Por norma, gosto mais de fazer personagens pela personalidade que têm do que propriamente do fato que usam. Claro que o aspecto conta sempre, como sou uma pessoa baixinha, costumo ficar-me por personagens que o sejam também, tanto femininas como masculinas. Tenho um especial gosto por fazer de personagens masculinos, talvez por gostar de desafios. Mas não tenho nenhuma personagem favorita ao ponto de dizer “gosto mais de fazer desta do que da outra”.

Porque é que achas que aqui em Portugal se faz muito mais Cosplay de personagens japonesas e não de super-heróis?

Talvez por ter sido a comunidade de anime/manga que se iniciou no cosplay em Portugal e, de certa forma, se tornou moda entre o cosplay no resto do país. O facto da maioria dos eventos nacionais serem mais voltados para a cultura japonesa também não ajuda a promover os Comics americanos e europeus. Por outras palavras, o cosplay é predominantemente inspirado na cultura japonesa, porque os eventos são, em grande parte, para os amantes da cultura japonesa.

Kadaj de Final Fantasy VII Advent Children

Qual é a tua opinião/sentimento relativamente ao Anicomics?

Tenho marcado presença no Anicomics desde que este existe e parece-me um evento bastante capaz, com boa capacidade de organização e muitas actividades a decorrer. Lamento apenas o tamanho do espaço onde este é realizado, porque dado que de ano para ano a afluência seja maior, nem toda a gente pode usufruir das actividades derivada à falta de espaço.

Groose - Micael Mendes
Hiwatari Kai - Vanessa Ideias
























Alguma mensagem em especial que queiras dirigir aos leitores do Leituras de BD?

Espero que esta pequena entrevista vos tenha ajudado com algo e que vos tenha despertado a curiosidade para assistir ao Workshop de Perucas. Obrigada.

Obrigado Inês!
:)

Todas as perucas que vêem nas fotos foram preparadas e penteadas pela Inês Oliveira.
Mais informações em:
http://www.anicomics-lisboa.net/

O Leituras de BD apoia e recomenda o Anicomics

Boas leituras

8 comentários:

  1. Olá, Nuno!

    Pequena a entrevista não foi...rsrs... mas esteve muito interessante, é a prmeira vez que leio algo vindo de uma pessoa que se prepara para ser um Cosplay. Gostei demais!!

    Sobre o que ela disse:

    "o cosplay é predominantemente inspirado na cultura japonesa, porque os eventos são, em grande parte, para os amantes da cultura japonesa."

    Suponho que aqui no Brasil não haja muita diferença dessa visão, vez que os eventos aqui são escassos e os melhores Cosplays são realmente de influência japoneza. Mas não há muito Cosplays a se olhar por aqui.

    Uma boa entrevista e espero que o evento também esteja à altura.

    Abraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  2. Boa entrevista, realmente ela é uma profissional que inspira na gente toda a responsabilidade e talento com que ela lida com sua arte. Sou ator de formação e sei o quanto é importante na composição do personagem esse acessório e o quanto é difícil bons cosplays e profissionais que tratem com o devido valor esse "detalhe".

    ResponderEliminar
  3. O Nuno vai apanhando o jeito aos poucos, a entrevistada ajuda claro, deu respostas interessantes, esclarecedoras e não maçadoras.

    ResponderEliminar
  4. Fabiano Caldeira
    Obrigado!
    Infelizmente pouca gente faz cosplay de super-heróis, é quase tudo orientado para o Anime, Manga e video-jogos aqui em Portugal.
    Podes ler mais duas entrevistas que fiz sobre workshops de cosplay que vão acontecer no Anicomics:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/2013/04/workshops-anicomics-caracterizacao-com.html

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/2013/04/workshops-anicomics-mascaras-de-super.html

    ;)

    ResponderEliminar
  5. Venerável Victor
    Para o pouco que percebo de cosplay, parece-me que o detalhe do "cabelo" é dos mais importantes. Aliás, desde que comecei a fazer estas entrevistas tenho aprendido bastante sobre máscaras e cosplay!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Hugo Silva
    Obrigado!
    A prática faz o homem!
    :D
    E sim, a Inês foi uma boa entrevistada.
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Adorei a entrevista, Nuno. Interessante, bem formulada e, tendo em vista que só tenho três fios de cabelo na cabeça, muito útil. 8)

    ResponderEliminar
  8. Pensador Louco
    Obrigado!
    Não te chateies com os 3 pelos... corta-os! É uma boa vingança contra eles!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]