sábado, 25 de maio de 2013

Prémios Profissionais de Banda Desenhada (PPBD): Vencedores e algumas palavras.



Depois de muito trabalho, tanto da organização como dos jurados, os primeiros Prémios Profissionais da Banda Desenhadas foram entregues no magníico auditório da Torre do Tombo!
Foi motivo de satisfação para nós enquanto organização, ter este local privilegiado da cultura portuguesa ao nosso dispor para o evento!

Fiquei maravilhado com auditório, infelizmente não conseguimos encher (lol)… é mesmo bastante grande!

Auditório da Torre do Tombo

Neste aspecto queria dizer que não esperava uma grande afluência de público, mas estava à espera que mais jurados aparecessem, de qualquer modo foi mais ou menos o que eu esperava para uma primeira edição dos PPBD sem estar “agarrado” a outro evento, ou seja, pouco público. Mas na realidade se queremos ser diferentes este é o caminho, e o nosso primeiro patrocinador chama-se “Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas”!
Pode-se dizer que temos orgulho neste patrocínio, que nos colocou à disposição aquele excelente espaço na Torre do Tombo, e garantidamente este não é um patrocínio qualquer, é uma Direcção-Geral directamente ligada à cultura em Portugal e não se associaria aos PPBD se houvesse falta de transparência no processo.

Dr. José Manuel Cortês e Maria José Pereira

Quem abriu a cerimónia foi o exactamente o Director-Geral deste organismo, o Dr. José Manuel Cortês que colocou esta ferramenta da cultura portuguesa à disposição da organização destes prémios, reafirmando o seu apoio a esta iniciativa que apela à produção de BD portuguesa de qualidade.

Com este apoio expresso podemos começar a falar de internacionalização das obras vencedoras nesta, e em futuras edições destes prémios. É para isso que nós trabalhamos, dar visibilidade extra ao que de melhor se faz em Portugal e aos respectivos autores e desenhadores portugueses.
Portanto, trabalhem com qualidade, que nós estamos ao dispor para colocar no melhor local da montra os vossos trabalhos! Queremos mais, e porque não melhor, produção nacional!

Nuno Amado, Maria José Pereira e André Oliveira

Vou referir novamente alguns aspectos importantes do nosso trabalho enquanto organização que ainda não foram percebidos por algumas pessoas. Nós, organização, não somos jurados nem podemos votar. A única situação em que isso poderá, hipoteticamente, acontecer será numa situação de desempate, e mesmo assim só poderia votar no desempate quem na organização não tivesse interesse em algum livro nestas condições, ou seja, que não fosse editor, autor ou desenhador em algum livro sujeito a desempate.

Nos regulamentos está expresso, e bem explícito, que se algum jurado tiver algum livro em votação não poderá votar nele. Quem controla esta situação é a organização visto que temos acesso aos votos dos jurados. Neste caso um jurado fica numa situação de prejuízo, pois será menos um provável voto que a sua obra poderá recolher… mas esta é a regra!

Nuno Duarte, Maria José Preira, André Oliveira e David Soares

Para concluir, a organização dos Prémios Profissionais de BD tem como atribuições principais fazer o levantamento dos livros de autores portugueses, pedir às editoras os PDF destes livros, formar o Grande Júri de 25 elementos, fornecer a este júri as a lista de livros desse ano, fornecer o máximo de PDFs possível (há editoras que não os disponibilizam, poucas felizmente), recolher os votos, controlar os votos, contabilizar os votos, organizar a entrega dos prémios e troféus, e posteriormente dar uma segunda vida comercial aos livros nomeados. Como? Promovendo exposições, com os respectivos livros à venda, em livrarias e locais públicos, e com o patrocínio da DGLB tentar voar além-fronteiras.

Os vencedores das oito categorias são:


WEBCOMIC do ano: 




ANTOLOGIA do ano: 











DESIGNER DE PUBLICAÇÃO do ano:
Mário Freitas (O Baile)

COLORISTA do ano:
Joana Afonso (O Baile)

LEGENDADOR do ano:
Mário Freitas (O Baile)

ARGUMENTISTA do ano:
Nuno Duarte (O Baile)

DESENHADOR do ano:
Joana Afonso (O Baile)

ÁLBUM do ano:
O BAILE (Kingpin Books)













Como nota de rodapé… já fiz parte do júri dos Troféus Central Comics (Portal Central Comics) e dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada (Amadora BD).

André Oliveira, Maria José Preira, Joana Afonso, Nuno Duarte e Mário Freitas

Posso dizer que gostei dessas duas experiências, e esses dois prémios têm as suas virtudes e o seu método próprio de apreciação das obras de BD. Nós quisemos fazer algo de diferente, senão mais valia estar quieto. Cada prémio tem as suas particularidades e ainda bem que existem. Às pessoas que nunca estão contentes com estes ou outros prémios só me resta dizer: façam melhor!
São bem-vindos ao panorama bedéfilo nacional! Não procurem faltas de transparência e apontem o dedo aos três prémios agora existentes (PNBD; TCC; e PPBD), mas podem sempre fazer melhor.
Não falem, façam.
Porque falar é fácil.

Fiquem com as restantes fotos:











Podem ver os nomeados para categoria e a lista de jurados neste link:
Prémios Profissionais de Banda Desenhada (PPBD): Venham conhecer os vencedores na Torre do Tombo!

Boas leituras

17 comentários:

  1. nao conseguiram aderir porque a adesão tanto dos artistas como dos envolvidos na banda desenha de outras formas, e claro, o publico que lê, não quis saber dos premios para nada, como não quer saber de nenhum dos premios, na sua generalidade. os premios neste pais não dão nada de real a ninguem, são só simbolicos e ocos e muitas vezes dão é chatices. existirem 3 para o pais em questão é um absurdo. chamarem se profissionais estes ultimos então nem quero falar desse assunto.
    sobre a direcção geral do livro e das bibliotecas, não a deves conhecer, ou talvez sejas ingenuo, mas tal como maior parte dos organismos do Estado, não são de todo sinonimo de transparencia ou de carimbo oficial de honestidade e qualidade. ainda assim, a sua envolvencia está dentro do seu objectivo de bjectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus, o que é logico apoiar qualquer evento que seja literário.

    a questão das pessoas com os premios não tem nada a ver com a organização não votar. ainda assim, o facto da organização ter livros do seu organizador e criador é, para todos os factos, suspeito à partida, mesmo que não tenha nenhum processo nefasto a acontecer por debaixo da mesa. Cria na mesma a duvida plausivel, duvida essa que fica horrivel seja em que premio for. não tem a ver com poder votar ou não, tem influencia. seria o mesmo que ter o pinto da costa a ser organizador dos premios para futebol em portugal, e com o porto nos nomeados com jogadores e restante staff. o juri convidado, que nunca na vida devia ser composto por tantos autores e mais por criticos literarios, jornalistas, criticos de arte, entre outros, e com algum convidado internacional como se faz no meio académico para arbitrar o processo, vai sempre sofrer pressão indirecta por saber quem é que está na organização, de quem é amigo e claro, quem lhes publicitou as obras. ainda para mais com a organização que tem agentes interessados no processo dos premios a gerir os votos, a contabiliza los e a arbitrar o processo todo. tenham paciencia.

    sobre promover exposições e livros para à venda, isso ainda forma, neste caso, mais duvida. quem conhece o freitas sabe que as coisas que ele faz são sempre em prol dele mesmo e das vendas das suas coisas. sabendo isto e sabendo quem ganhou mais premios, e sabendo que a obra com mais premios é de facto da editora dele, ele vai vender mais e com isso chegar ao objectivo dele. isto é coisa comentada dentro do seio bedefilo portugues desde que os PPBD apareceram a primeira vez, talvez ainda quando este era bébé e tinha só um ponto de exclamação. foi esse mesmo facto que fez alguns nomeados até mandarem os premios dar uma volta, não só pelo nome, mas por saberem o que acabei de explicar.

    Dito tudo isto, a bd o baile é lindissima e gostei de a ler, e paguei pela mesma sem problema nenhum. pena é que toda a conjuntura dos premios exista. mas com premios ou sem premios, é uma bela obra da artista e do argumentista.

    Matias José.

    ResponderEliminar
  2. Matias José
    Claro que não estou de acordo consigo.
    Estes prémios não são para serem ocos como diz. Temos várias actividades em vista para os vencedores, fossem quais fossem. O futuro dirá se são ocos ou não. De qualquer modo posso-lhe dizer que a filosofia destes prémios não foi obterem público, mas sim virados para quem vencesse. Existem 3 prémios, sim. Nós quisemos fazer algo de diferente. Se o vamos conseguir ou não o futuro o dirá. O nome de profissionais foi mesmo porque estes prémios são mesmo para quem trabalha na BD e não orientados para o público geral (claro que no fim o público possível comprador é que decide se afinal valeram a pena).
    Quanto à DGLB ser ou não ser transparente, isso não me diz respeito. Apoiaram-nos e isso é importante. Se eles apoiam todas as iniciativas para elevar a literacia dos portugueses não sei, sei que nos apoiaram e espero que isso dê frutos para quem ganha estes prémios.

    Eu pertenço à organização e não tenho livros porque lutar neste momento. A Inês Fonseca não tem livros a concurso também. Temos dois editores diferentes na organização. Acha que um ia deixar o outro fazer trafulhice? Não com certeza. Isto deveria bastar, mas parece que não. As únicas pessoas que parece que estão acima de suspeita são os políticos quando concorrem às eleições. Pelo menos as pessoas continuam a votar neles, parece-me que não vêem suspeição nessa gente...
    Todos os mails dos jurados estão guardados para que no dia em que alguém decida dizer que foi a organização que escolheu os vencedores seja confrontada com as votações dos jurados.
    Você acha que alguém fora do meio da BD portuguesa alguma vez na vida fará uns prémios? E isentos... acha que não haveria influências nesse caso?
    Haverá sempre suspeições, os portugueses são assim. Eu nunca me juntaria a uns prémios se achasse que eram viciados, e como disse no post já estive em todos!
    Quando alguém decide fazer algo de diferente é logo acusado de estar a trabalhar em proveito próprio... sim, o Mário é um bom comercial e sabe perfeitamente se algum livro seu for premiado (como aconteceu à bruta) terá mais algumas vendas. Claro. Assim como a Maria José da ASA.

    Posso dizer que o Mário colocou as mãos na cabeça quando contamos votos, já sabiámos que teriamos de lidar com isto a seguir. Acho que todos os organizadores gostavam que houvesse mais distribuição de prémios, já antevendo isto. Não foi assim que aconteceu. Não tivemos mão nisso e ainda bem!
    Foi o júri que decidiu!
    Quanto à organização controlar os votos, isso é válido para qualquer organização, seja nos TCC ou nos PNBD ou noutras internacionais! Por amor da santa, isso funciona assim em todo o mundo!!

    Quanto ao último parágrafo, lamento mas estragou tudo no seu comentário. O senhor está a chamar nomes a 28 pessoas. É um insulto gratuito a um monte de gente ao mesmo tempo. Parabéns!

    Os nomeados que mandaram dar uma volta os prémios quais foram? Gostava de saber.
    A organização apenas se limitou a juntar os votos do júri e dizer quem ganhou.

    Quem quiser achar o contrário que prove que houve corrupção na votação por parte da organização para favorecer o Mário Freitas da Kingpin e que na realidade a Maria José é completamente cega... ou já se esqueceram que ela é a responsável do Dep. de BD da maior editora nacional de BD??
    Tenham juízo, só vê suspeição quem quer ou que lhe interessa.

    Este prémio não interessa a algumas pessoas eu sei.
    Vamos a ver o que o futuro reserva para estes prémios. Estes foram os primeiros, queremos que no futuro sejam sempre um pouco melhores.

    Esqueci de dizer. Tivemos a coragem de fazer uma entrega de prémios sem um evento de suporte por trás. Isto diz tudo. Podiámos ter feito em Beja e com certeza haveria mis público.

    Mas é como digo no post... toda a gente sabe como se organizam uns prémios justos e isentos, então...

    Porque não organizam???
    Força aí!
    Mais uma vez como disse no post:

    Não falem, façam.
    Porque falar é fácil.


    ResponderEliminar
  3. "quem conhece o freitas sabe que as coisas que ele faz são sempre em prol dele mesmo e das vendas das suas coisas."

    Olhe, meu caro, gostaria de saber quem você é, já que parece conhecer-me tão bem, e que tivesse a coragem de me dizer isso na cara. Quem me conhece, respeita-me, pessoal e profissionalmente; quem me conhece gosta de e quer trabalhar comigo; quem me conhece, sabe com tudo o que pode contar. Sabe porquê: porque eu faço coisas, por mim e por muita gente! Não sou um merdas como você que ninguém sabe quem seja e que me ataca gratuitamente só para granjear os seus 2 minutos de fama. São merdas como você que tudo estagnam, que tudo castram. Gente de merda com opiniões de merda e preconceitos de merda.

    ResponderEliminar


  4. "quem conhece o freitas sabe que as coisas que ele faz são sempre em prol dele mesmo e das vendas das suas coisas."

    Isto tem exactamente o quê de errado? Assumindo (não tenho a certeza, mas acho que não estou errado) que o Mário não nasceu em berço de ouro, nem tem uma fortuna por detrás a sustentá-lo, de que forma o que disse é errado? As pessoas aderem às "suas coisas", portanto algo estará a fazer bem. Alia o gosto pela BD à actividade que practica, que serve por sua vez para alimentar a comunidade de BD portuguesa.

    Já agora, uma dúvida que me faz muita comichão: esta iniciativa existe há meses, com os papéis dos seus intervenientes muito bem definidos. Porquê apenas agora o incómodo com o papel do Mário? Porque não há, também, uma palavra dirigida à Asa, que teve a participação da Maria José? Que tal ser coerente?

    Por ùltimo, e que tal apostar um bocadinho no português? ;)

    Cumps,
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  5. Bem, antes de mais quero dar os parabéns aos vencedores e também aos outros concorrentes bem como agradecer à organização e ao juri pelo trabalho feito nestes prémios.

    Não comentei muito nem participei nas discussões preambulares a esta entrega de prémios, nem pude ir à própria entrega, mas posso dizer que pelo menos toda esta conversa trouxe vários livros à minha tenção e que pelo menos já espreitei dois dos webcomics mencionados graças a estes prémios.

    Não vou certamente juntar-me a essa caça de bruxas que por ai anda; não só devido ao facto que não vi nenhuma razão para tais comportamentos deploráveis de várias pessoas, mas como isto levantou a questão do serviço destes prémios à comunidade leitora de BD, já agora gostaria de levantar umas perguntas/criticas construtivas que acho que como membro da organização talvez me saibas responder Nuno de maneira a apziguar a minha curiosidade.

    A minha primeira questão, vêm um bocado do facto que embora estes prémios tenham sido bem divulgados pela internet rodeando a BD, e eu certamente vi noticias deles várias vezes tanto no Facebook como nas minhas feeds de blogs, quando pesquiso os PPBD na internet com um bocado de decepção noto que não vejo nada senão estas noticias da aproximação, acontecimento e passagem do evento. Não é que eu prefira um site moribundo e zombie, como muitas vezes o da Amadora BD me parece, mas creio que a falta de um ponto central para esta informação é uma falha um bocado chata, visto que não consigo a titulo de curiosidade saber o que foi e quem ganhou. Claro que sei isto porque embora sendo um fã ao-de-leve à apenas uns dois anos da BD Portuguesa já me inseri um bocado no meio, mas se como falam estes prémios servem para dar um segundo fôlego a estas obras não estou a ver de onde se espera surgir este segundo folgo; certamente os entusiastas de BD já quase todos conhecem estes titulos e amaioria já os leu pouco tempo de pois de terem saido? Nesse caso, onde é que está algo coma informação rápida e concisa para apanhar os novos leitores? Isto agora também salta para o meu segundo ponto.

    Tenho a dizer que estava sinceramente à espera de um bocado mais de feedback dos resultados para nós que aqui estamos agora a ver quem venceu. Por um lado tenho que re-iterar que não estava na cerimónia de entrega dos prémios, portanto não sei quanto e como lá se falou, mas lendo aqui pouca informação tenho mais do que quem ganhou, e pouco acerca do porquê. Já que há um painel de juizes assim tão variado, acharia interessante ter-se algum feedback deles para o publico para se perceber o que é que torna essas obras as melhores do ano. Eu já conhecia o Baile e vi nele muita da excelência que certamente o fez vencer, mas não sei o que é que o fez exceder-se ao Diário Rasgado/Han Solo/Sangue Violeta e se calhar até sabendo isso ficaria com mais interesse em procurar esses livros que estavam quase-mas-não-lá. É claro que o juri é subjectivo e isso sempre será, e o número de pessoas envolvidas apenas ajuda a diminuir a variância estatistica, mas se não há algum deste feedback para fora, não estou a ver como é que se vai apelar a novos leitores/compradores. Claro que não espero uma critica de todos os 25 juizes, mas creio que uma frase ou duas que evidenciasse um painel invés do outro, que levantasse uma reviravolta da estória como constraste ao seguimento de outra seria uma mais bem valia para atrair mais gente.

    ---Continua no próximo comentário---

    ResponderEliminar
  6. Cada vez mais defendo que os leitores não são estupidos, e creio que havendo feedback destes prémios como se se tentasse convencer os potenciais leitores das razões para ler estas BDs melhor se ajudava os envolvidos neste segundo folgo de vendas. Por agora e sem ver nad amais parece-me que os PPBD ainda pecam um pouco como os do FIBDA por estarem demasiado inseridos num meio de quem já sabe perfeitamente o que existe e se passa à volta.

    Também deixava aqui um ultimo apelo, a pensar que talvez estas alturas seja uma oportunidade de retomar as criticas que já foram feitas de inicio a estes livros nos eu lançamento, só que desta vez falando com olhos de quem leu, explicando e a valiando a história, a arte, os pontos fortes e fracos. Creio que spoilers 6 meses depois já estão quase todos desvendados, e é ao analisar de um livro com a experiência de quem gosta e quer explicar aos outros o que funciona e não funciona que se cria valor para interessar novas pessoas e novos leitores nestes livros.

    Novamente parabéns a todos os envolvidos, e especialmente aos vencedores.

    Cumprimentos,
    Ceśar Alves

    ResponderEliminar
  7. Nuno

    em relação à pouca afluência a hora dos prémios não ajudou. 17h30 é muito complicado para alguns de nós por motivos profissionais.

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Ah e claro, parabéns aos vencedores e nomeados. O baile foi dos melhores livros que li o ano passado, certamente será um forte candidato a vencedor nos restantes prémios tb. Gostava de ter visto o Diário Rasgado levar alguma distinção também, foi também dos meus predilectos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Francisco Quintana
    Pelos vistos os alvos preferênciais são o Mário e eu. Talvez porque estamos mais expostos, talvez porque somos mais incómodos.
    Mas que alguns comments deixam um tipo de rastos é verdade...
    Se o Asteroid Fighters ganhasse tudo iriam atacar a Maria José?
    O Zona Desenha ganhou mas ninguém atacou o André pessoalmente...
    Isto é tudo muito estranho para mim! A nossa Iniciativa prende-se com a BD e não se ganha o livro "a", da editora "b" do autor "c".
    É claro que na organização estão dois editores, de editoras diferentes! Isto seria suficiente para perceber que não haveria favoritismos!

    Lembro-me que aqui no Leituras de BD tempos atrás numa discussão daquelas grandes sobre a BD em Portugal houve muitos comentadores que disseram à boca cheia que os editores é deveriam relançar a BD em Portugal. Agora que tentaram fazer algo são apedrejados??

    Eu não sei o que pensar...
    :(

    ResponderEliminar
  10. César Alves
    Obrigado pelo feedback crítico, mas proactivo.
    Como deves calcular estea foi a primeira edição destes prémios e já reparamos que falta afinar alguns detalhes. Neste momento já estamos a mexer nos regulamentos!

    Em relação à primeira questão decidimos colocar toda a informação no Facebook, numa página própria, devido ao grande número de pessoas que usa esta rede social. Lá fomos pondo todos os livros de BD portuguesa listada para os prémios, e com informação sobre esses mesmos livros.
    De facto também existe um blogue mas que teria a objectivo de nós organização falarmos em privado. Ora isto não aconteceu e esse blogue privado ficou parado. Terei de falar ainda com os outros membros da organização para ver se vale a pena usarmos esse blogue de outra maneira mais activa. Um site "morto" está fora de questão. É caro e no fim seria usado pontualmente. Se um dia tivermos patrocinios monetários que dessem para manter um site o ano todo, aí seria outra conversa. Não te esqueças que tudo saiu do nosso bolso: Troféus, Flyers, posters e rollups.

    Bem, no caso do teu segundo ponto fomos assoberbados com tanto comentário negativo, mentiroso e ofensivo que nem sequer consegui pensar em mais nada! Lamento mas somos humanos, embora pareça que algumas pessoas não saibam...
    Sim, poder-se-ia falar mais das obras que ganharam, e das que foram nomeadas. É um ponto a melhorar também.
    Nós temos várias iniciativas em vista para relançar (ou pelo menos tentar) as obras vencedoras e nomeadas. É isto que queremos, fazer com que o público olhe novamente, ou pela primeira vez, para estas obras de autores portuguesas. Também serão levadas para feiras internacionais, mas a confirmação disto virá em breve.

    Quanto a spoilers... lol, já fui violentamente acusado de fazer um spoiler importante com uma ilustração já com 6 anos... acho que isso diz tudo...

    Mas a segunda edição será bem melhor e verás que alguns pontos a melhorar que falas serão bastante mitigados.

    Obrigado pela tua crítica!
    :)

    ResponderEliminar
  11. Loot
    A hora é complicada...
    A Torre do Tombo fecha às 19:00 horas, e não sei se abre ao fim de semana...
    Sei que a hora não ajudou, sei que não ter outro evento a servir de suporte também não ajudou.
    Por isso o público que veio a esta primeira edição foi aquele que eu estava à espera.

    Espero que com as melhorias que acontecerão de certeza iremos cativar mais audiência todos os anos!
    A ver vamos!
    :)

    Todos nós queríamos uma maior diversidade de obras vencedoras nesta primeira edição. Ponto.
    Mas o júri não foi dessa opinião e o Baile ganhou estas categorias todas, em algumas pela tangente mas no fim foi o grande vencedor!
    Nós não tivemos nada a ver com as escolhas do júri, embora algumas pessoas não entendam isso...
    Prefere-se a suspeição.
    :\

    ResponderEliminar
  12. Nuno

    Não te deixes abater (nem tu nem o Mário) com a m€rd@ que tem passado por critica, a estes prémios.

    A melhor forma de medir o sucesso destes prémios é mesmo ver o circo que alguns 'críticos' andam a fazer (falam sem saber do que falam, opinam sem se terem informado e depois pedem meias desculpas).
    Sabes, quando alguém faz algo diferente em termos de qualidade, obviamente que passa a ser um alvo a abater. A ideia de ter prémios em que o júri é apenas composto por profissionais, FOI, É, e vai CONTINUAR A SER uma excelente ideia, e pessoalmente, são os únicos a que eu vou dedicar verdadeira atenção.

    Vocês já deviam estar habituados a este tipo de palhaçada. Volto a dizer, 'pendurar botas'? Deixem-se dessas coisas e continuem a chutar onde mais lhes doí. É com iniciativas destas que vocês mostram a incompetência de muita gente, e é por isso mesmo que vão continuar a ser alvos a abater.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Luís Sanches
    Porra páh... cansa!
    Desgasta...
    Sobretudo quando as primeiras alarvidades vêm de um tipo devia ter mais cabeça. Xiça, já por cá anda há muito tempo. Mas pronto, já teve a proeminência que desejava com certeza.
    Cansa...
    :(

    ResponderEliminar
  14. Falando do grande vencedor - O Baile (foi um título premonitório?) - este já estava na minha wishlist e só ainda não o comprei por tratar de zombies, que é assunto que nunca me puxou, excepção feita ao Walking dead. Dependendo da oferta (não vá haver alguma coisa que procure há mais tempo), provavelmente será uma das aquisições em Beja, para o trazer devidamente autografado pelos autores :-).

    Em relação à divulgação dos prémios, de facto parece-me que há pontos a melhorar, particularmente arranjar-lhe uma "casa" (blog?) acessível ao público, onde estejam informação sobre as obras nomeadas, vencedores, júris, jurados e regulamentos, o que poderá evitar algumas das confusões que se criaram.

    Sobre o anúncio dos vencedores acho que às 18 horas é a hora a que muita gente pode largar o trabalho, por isso às 17:30 era muito à justa. A justificação do porquê deste horário já foi apresentada, mas fica mais um input de alguém que só não foi pelo horário.

    Continuo a achar que lhe deviam encontrar outro nome mais "catchy", ainda que mantendo o PPBD, à semelhança do que ocorre, por exemplo com o Oscar cujo nome "oficial" é Academy Award of Merit, mas já não vou dar mais sugestões calma :-).

    Parabéns pela iniciativa a todos os que participaram e agora é limar arestas a seguir prá frente!

    Luis

    ResponderEliminar
  15. Luis
    Calma... :)
    Claro que vamos limar arestas! Nós já percebemos que alguns pontos têm de ser melhorados, esta foi apenas a 1ª edição destes prémios!
    Aliás, desde já digo aos detractores destes prémios, não sei qual é a intenção de certas pessoas (se calhar até sei), mas não vamos desistir, isso não faz parte de nenhum de nós.
    A hora 17:30 já foi marcada porque sabemos que o português aparece sempre à última da hora. A cerimónia só começou entre as 18 e as 18:30... o tempo que mediou o início e a cerimónia serviu para as pessoas confraternizarem, visitarem a exposição e comprarem alguns livros...
    A "casa" dos prémios nesta primeira edição foi a página do Facebook. Penso que foi curto e será corrijido para o ano.
    Quanto ao "nome"... está em equação.
    :P

    ResponderEliminar
  16. Já tinha lido o post sobre os PPBD, mas só agora li os comentários.

    Suspeições há sempre. Tu e Mário Freitas já suspeitavam que (sobretudo após começarem a ver as votações) este iria ser caluniado. Mas na verdade, ao caluniarem o Mário, estão sobretudo a caluniar o terceiro membro dessa vossa trilogia. Maria José Pereira, editora da ASA/Leya.

    Eu sei que vocês pretendem que os PPBD (raios parta... encontrem outro acrónimo :-) sejam independentes, mas estarem a pagar os custos dos vossos bolsos... não me parece correcto.

    Criem uma associação ao estilo da Academy lá dos oscáres. Os membros podem entrar com uma quota qualquer, que lhes poderá dar direito a livros ou aquisição de livros com desconto (Leya?KingPin?). Ou dos livros a concurso, sendo que os dirigentes dessa associação, poderiam facilitar a aquisição dessas obras colocando os Autores em contacto com os associados....

    As quotas poderiam então ser utilizadas para custear os tais prémios...

    ResponderEliminar
  17. pco
    Não foi só o Mário a ser metralhado... eu também tive a minha cota parte e tive de apagar muitos comentários...
    :P
    Somos os dois mais expostos, portanto foi natural semos nós as vítimas preferênciais, estavamos mesmo ali à mão. Agora já estou mais calmo...
    :)
    Enquanto não arranjarmos patrocínios tem de ser assim, com o nosso bolso.
    Para o ano logo se vê como corre esta vertente dos prémios!
    ;)


    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]