quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ilustração: Bone por Jeff Smith



Bone é lindo, maravilhoso, intenso e intrincado sem ser complicado. E não se fiem pelo ar amoroso de Bone... esta BD não é infantil de modo nenhum!

Uma excelente BD para todos, infelizmente apenas em inglês, e francês (presumo).
O autor é Jeff Smith, e em baixo podem ver alguns sketchs


Boas leituras

19 comentários:

  1. É engraçado que, ainda esta tarde, alguém me mostrou duas pranchas do Bone, com o fim de exemplificar certas técnicas, cujas eu deveria utilizar para melhorar o meu trabalho. :)

    ResponderEliminar
  2. Carlos Rocha
    Bone é um tratado de como se deve fazer uma BD de grande fólego, cerca de 1000 e poucas páginas.
    A Aida está a ler a versão a preto e branco (e para ela ler em inglês é porque não é um livro vulgar...), eu estou a coleccionar a versão a cores!
    A versão a P&B foi graciosamente emprestada pelo Hugo Silva.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Bone é realmente maravilhoso. Uma obra de arte. Apear de não ter lido tudo que foi publicado por Jeff Smith sobre ele, agarro cada chance que tenho de ler mais, porque é um trabalho épico. Grande postagem. 8)

    ResponderEliminar
  4. Frederico Dutra Vieira24 de maio de 2013 às 01:05

    Bone eh maravilhoso. Publicaram quase tudo aqui no Brasil mas, se não me engano, pararam faltando uns 3 vols. pro fim. :,,(

    Frederico Dutra Vieira

    ResponderEliminar
  5. TEm traduzido para o portuguÊs

    -> http://volcap.blogspot.com.br/2013/04/bone.html

    ResponderEliminar
  6. YEEIIII Nuno :D:D:D
    Finalmente vejo o Bone aqui (e como tal, sei que o possuis)!!! Sou suspeito de dizer isto porque penso que poucas vezes nos ultimos anos a Bd atingiu o nivel do que Jeff Smith fez com Bone, mas acho que 95% dos autores de que hoje se falam já terão sido esquecidos quando o mega-volume do Bone ainda será tido como (quase)biblia por estudantes sérios de Bd.

    Peguem-lhe por onde quiserem, argumento ou arte, este tipo é um Mestre. Podiamos passar horas a analisar a excelência de TODOS os aspectos desta saga, e mesmo assim ainda haveriam coisas para aprender. Quando se acaba de ler Bone de Jeff Smith parece que perdemos vários amigos e queremos de imediato voltar ao principio das 1000 páginas e reler tudo de novo.

    Em relação aos volumes que estás a coleccionar, o meu conselho seria, COMPRA AMBAS AS VERSÕES :D:D:D
    A versão a cores é boa para os mais novos, mas para pessoal mais batido em BD, a versão a preto e branco é majestral. (Nunca passei tantas horas a deliciar-me com a pericia com que o artista coloca peso nas linhas como fiz com Bone).

    Pronto, não um milésimo do que acho desta obra, mas já disse o bastante. Espero que tu e a Aida gostem de toda a saga, e de certeza que vão dar muitas gargalhadas com os primos :)

    ResponderEliminar
  7. Ah, e depois gostava de também ler aqui uma critica (com imagens um pouco mais interessantes e que façam justiça ao artista :)

    ResponderEliminar
  8. Pensador Louco
    Se tiveres uma chance de ler tudo seguido... agarra-a com as duas mãos! É a melhor maneira de ler esta obra!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Frederico Dutra Vieira
    Sei que existem edição brasileira, mas se ficou completa ou não, não sei. Mas já vi alguns desses livros em feiras aqui em Portugal!
    Para evitar esses problemas optei pela edição EUA.
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Super Silva
    Mas isso é online, eu estava a falar em papel.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Luís Sanches
    Eu li a versão a P&B primeiro, o Hugo Silva emprestou aquele calhamaço de mais de 1000 páginas. Depois comecei a comprar a versão a cores em 9 volumes, mas está previsto comprar o calhamaço também...
    :D
    Também acho que é uma grande obra, com princípio, meio e fim! Mais lá para a frente terá direito a uma crítica, sim.
    Gostava de ver isto publicado em português...
    :)

    ResponderEliminar
  12. Eu também gostei muito do Bone. É uma obra que mistura comédia e aventura em doses muito proporcionais. E, apesar de ter mais de mil páginas, lê-se de uma assentada, tal é o ritmo da narrativa. Altamente recomendado! :)

    Em relação a não ser uma obra infantil...Até posso concordar, mas acho que já é aconselhável a jovens a partir dos 11 ou 12 anos. ;)

    O que mais me admira é ainda não se ter feito uma série de animação da obra. Não que eu defenda isso (normalmente, torço bastante o nariz a adaptações televisivas e cinematográficas de obras de banda desenhada), mas é uma série de b.d. com muito sucesso e um ritmo muito cinematográfico.

    ResponderEliminar
  13. fiquei entusiasmando para comprar a obra a cores para já, mas o preço assustou-me..

    ResponderEliminar
  14. OLá! Li nos comentários que o Brasil publicou alguma coisa dessa obra. Vou pesquisar pra ver se acho, como é, o que diz a respeito, enfim... quero saber mais a respeito.


    Abração, Nuno...

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  15. Miguel Antunes
    É de facto uma obra admirável no seu todo, embora tenha algumas pequenas fases pelo meio um pouco mais fracas comparando com a média da obra.
    Acho que já li em qualquer lugar que estavam a pensar em fazer a adaptação para desenho animado...
    :)

    ResponderEliminar
  16. musicslave
    Faz como eu... estou a comprar a cores em livros individuais! Já só me faltam dois para completar em cores a série! O livro total a cores é muito caro e tem problemas de lombada...
    De qualquer modo o livro a preto e branco é excelente e mesmo em capa mole tem uma lombada mais firme que o de capa dura a cores... estou a falar dos calhamaços...
    Os livros individuais acabam por ser melhores (são 9).
    ;)

    ResponderEliminar
  17. Fabiano Caldeira
    Não sei se no Brasil ficou completo. Vais ter de investigar!
    :D

    ResponderEliminar
  18. Bone é uma das minhas BDs favoritas. Tanto assim que depois de ter os 9 volumes da Cartoon Books (a P/B) acabei por comprar a edição HC limitada. Foi só o livro mais caro de BD que comprei até hoje! Passe a publicidade, se alguém quiser os 9 volumes passe pelo OLX, acho que estão por lá ;-).

    Luis

    ResponderEliminar
  19. Luis
    Bone é muito bom sim.
    :)
    Não te desfaças dos P&B... são excelentes!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]