quarta-feira, 29 de maio de 2013

Autores : Jean-Claude Mézières


Jean-Claude Mézières é um artista um pouco sui generis… pode-se considerar que apenas trabalhou numa única série durante a sua vida de desenhador, com Pierre Christin! É uma situação um pouco fora do normal sobretudo se pensarmos no enorme sucesso dessa série.

Daí se confundir Mézières com Valerian! É o trabalho de uma vida, e sempre com um inegável sucesso.


Esta grande aventura de ficção-científica pura iniciou-se em 1967 com o livro “Valerian: Les Mauvais Rêves”. Foram 21 livros mais o nº0, este nunca publicado em português…
A dupla criativa responsável pela série finalizou-a em 2009 com “L'OuvreTemps”, e bem. Não deixaram a série arrastar-se penosamente e deram-lhe um bom e original final, bem de acordo com tudo o que se tinha passado até aquele momento!

Mézières nasceu no ano de 1938 em França, estudou no “Institut des Arts Appliqués” e sofreu influências de Morris, Franquim, Hergé, Jijé e Jack Davis entre outros contemporâneos dele.
Viaja para os EUA em 1965 para experimentar a vida de cowboy (big lol), e só depois disto retorna a França, reencontrando aí o seu amigo de infância Pierre Christin.

Com Christin cria uma das melhores, mais belas e mais criativas séries de sempre de FC em Banda Desenhada: Valerian e Laureline.
A partir daqui a sua vida artística confunde-se completamente com estas suas criações, embora trabalhasse também como ilustrador para jornais e revistas.

A construção gráfica das suas personagens alien, os seus cenários e concepções foram de extraordinária originalidade. Não é fácil criar algo que não se tenha baseado em outra coisa… pois Mézières conseguiu! Criou-as do nada, apenas com a sua enorme imaginação.
Foi vergonhosamente copiado e plagiado por George Lucas na série de filmes “Star Wars”! É esta a diferença entre um verdadeiro artista e um “wannabe” com forte sentido comercial…
Mais tarde hei-de fazer um post apenas dedicado a estes plágios e cópias.


Mézières foi ainda o artista chamado para fazer a arte conceptual do filme “The Fifth Element”, onde se vê que claramente muitos cenários foram retirados do seu livro “Os Círculos do Poder”.

Uma vida cheia de sucesso artístico mantida pela grande ópera espacial Valerian e Laureline!
Esta série está toda publicada em português, 18 livros pela Meribérica, e os 3 últimos pela ASA.
Como disse atrás, infelizmente o nº0 ficou esquecido em álbum normal (penso que foi publicado como livro de bolso a preto e branco pela Meribérica).

Desejo uma velhice saborosa a este Mestre (um dos últimos ainda vivos) que me deu uma das minhas séries favoritas de todos os tempos. Comecei a ler Valerian na revista Tintim com 8 anos, e terminei a leitura o ano passado (2012) na colecção ASA/Público “Os Incontornáveis da BD”.

De notar que não fiz scan a nenhum livro publicado pela Meribérica porque não me arrisco a estragar nenhum... alguns são bastante valiosos e muito difíceis de encontrar mesmo a preços doidos, e a cola com 20/30 anos não resiste a esse tipo de violência!

Jean-Claude Mézières vai estar presente em Beja para dar autógrafos, para além de ter uma exposição de originais na Casa da Cultura de Beja.





Poderão "sentir" algo mais desta série no meu post "Duplas Famosas: Valerian e Laureline", é só clicar no link!

O Leituras de BD apoia e recomenda o Festival Internacional de BD de Beja

Boas leituras

4 comentários:

  1. Algumas achegas ao texto:
    - a primeira história do Valérian, "Maus Sonhos", foi publicada em Portugal na extinta revista Selecções BD (1.ª série, nºs 26-28);
    - foi também publicado pela Meribérica, na colecção 16x22 (n.º12), uma colectânea de cinco pequenas histórias sob o título "Pelos Caminhos do Espaço" (a edição francesa inclui sete histórias);
    - continua inédita em Portugal a versão integral da história "A Cidade da Águas Movediças", por cá publicada com 47 pag, mas cuja versão original totalizava 2x28 pag, uma vez que estava dividida em dois episódios (o primeiro volume da edição integral francesa do Valérian inclui estas versões)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Saudacoes bedefilas

    De facto existe um SF antes do valerian e depois do valerian, tal como existe um FB antes da revista pilote e depois da revista pilote na minha opiniao. De resto nao sei se existe plagio por parte do G.Lucas como nao sei se o codigo da Vinci e plagio do Rex mundi e o Harry potter plagio dos books of magic ..hum..

    Cumprimentos
    Blaise

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Cabrita
    Sim eu sabia que que tinha havido algo nessa "Colecção de Bolso" 16x22. Nas Selecções BD desconhecia... de qualquer modo quando falei em "não publicado" estava a referir-me em álbum normal a cores.
    Infelizmente penso que uma edição completa da "A Cidade da Águas Movediças" nunca será publicada por cá... nem sequer uma nova colecção da série, visto que a da Meribérica tem números impossíveis de arranjar neste momento, para além de ser um risco abrir esses livros... podem-se auto-destruir!
    :D

    ResponderEliminar
  4. Blaise
    Irei fazer um post sobre essa promiscuidade entre Valérian e Star Wars... o próprio Lucas implicitamente assume que foi buscar muitas ideias ao Mézières!
    E o Mézières na altura fartou-se de gozar com o Lucas...
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]