quarta-feira, 24 de abril de 2013

Workshops Anicomics: Caracterização com Marta Windi Antunes



 Caracterização... acho que deve ser uma palavra essencial a quem quer "vestir a pele" de uma personagem de Anime, BD ou Video Games.

O Anicomics disponibiliza vários Workshops para os visitantes, e hoje vamos falar um pouco com Marta Antunes sobre caracterização. Para isso o Leituras de BD fez uma pequena entrevista à pessoa que vai ministrar este Workshop:


Entrevista a Marta Windi Antunes (Caracterização)

Quando te começaste a interessar por caracterização/maquilhagem?

O meu interesse pela caracterização já vem quase desde pequena. Sempre adorei fantasiar-me, quer no Carnaval, quer em casa. Ao descobrir e me iniciar no Cosplay por volta de 2009, comecei a tomar bastante mais atenção em filmes, por exemplo, como as características de determinado actor tinham sido alteradas de forma a se “transformar” na personagem, e consequentemente comecei a ver como alguns Cosplayers faziam o mesmo para o mais possível se assemelharem às suas personagens. Desde então fiz diversas pesquisas sobre o tema e o interesse cresceu, levando-me a experimentar com aquilo a que tinha acesso.

Quando se fala em caracterização para Cosplay, estamos especificamente a falar de quê?

A meu ver será tudo aquilo que nos permita modificar, em nós, de forma a parecermos o mais possível com a personagem. Orelhas e dentes postiços, ferimentos ou cicatrizes que a personagem tenha, até bodypainting, caso a personagem tenha uma cor de pele fora do comum e até mesmo, para quem pode, prostéticos para grandes ou acentuadas modificações corporais.

Qual o segredo para uma boa caracterização?

Pessoalmente, acho que o segredo para uma boa caracterização é a atenção ao detalhe e uma boa pesquisa.


Embora todos os detalhes sejam importantes para uma boa caracterização, qual é a parte que achas fundamental que esteja a 100%?

A nossa pele! Toda a maquilhagem estará sobre a nossa a pele e para que esta dure e tenha um bom aspecto, devemos ter a certeza de que a nossa pele está limpa e hidratada. Garanto-vos que se aplicarem a vossa maquilhagem sobre uma pele extremamente ressequida ou oleosa, vai sem dúvida notar-se e estragar todo o vosso trabalho e empenho!

Qual a tua personagem preferida para caracterizar?

Pergunta difícil.. não sei se tenho uma favorita, existem diversas personagens extremamente interessantes no que toca à caracterização.

Que conselho darias a quem se inicia no Cosplay, relativamente à caracterização?

Comecem com projectos simples, reúnam muitas imagens de referência e pesquisem! Não tem mal nenhum procurarem tutoriais na Internet nem perguntar/pedir ajuda a outros, muito pelo contrário. Sejam criativos e usem coisas que tenham por casa, papel higiénico é excelente para criar efeitos de cortes e queimaduras!

Qual é a tua opinião/sentimento relativamente ao Anicomics?

O Anicomics é um evento inovador e divertido, com diversas actividades e espectáculos muitíssimo interessantes. Tive a oportunidade de estar no evento do ano passado e foi dos eventos onde me senti mais confortável e mais me diverti. Acho que a única coisa a apontar é que o espaço acaba por ser apertadito para tantos curiosos!

Alguma mensagem em especial que queiras dirigir aos leitores do Leituras de BD?

Apareçam no Anicomics, divirtam-se imenso e passem pelo workshop de caracterização! :D

Obrigado Marta!
:)





















































Penso que é a Marta a modelo destas fotos todas, se não for alguém que me corrija!
:D
A Marta estudou Professional Makeup Artistry em Lisboa Makeup School.

Agradeço a disponibilidade desta Cosplayer, e convido-vos a experimentar este Workshop no Anicomics!

Workshop de Caracterização para Cosplay, com Marta Antunes está previsto para Sábado, 14h00-16h00, Biblioteca, piso 0 - sala multi-usos.
O número máximo de participantes é de 16 e este workshop é gratuito.

O Leituras de BD apoia e recomenda o Anicomics

Boas leituras

5 comentários:

  1. Imágenes fuertes. Me encantan.

    No conocía la obra Marta Windi Antunes pero me ha parecido muy interesante.

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito que outro segredo para uma boa caracterização, que talvez a Marta Antunes não tenha dito para não soar deselegante, mas que todo cosplayer deve ter em mente é que por mais que uma maquiagem seja maravilhosa e que seu figurino seja perfeito, todos nós devemos ter noção de nossas limitações e entendermos o que funciona pro nosso biotipo e o que não funciona. Ótima entrevista. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Muito talentosa! A primeira imagem até parece uma ilustração!

    ResponderEliminar
  4. Arion
    Sim, ele faz umas boas caracterizações! Por isso mesmo irá dar um Workshop disso no Anicomics!
    ;)

    Guy Santos
    Gostaste? Eu também. São boas caracterizações e maquilhagens!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Venerável Victor
    Obrigado!
    Também acho que para um bom Cosplay possa contar o aspecto físico da pessoa que encarna a personagem, ajuda bastante! Mas nunca ficará bom se não houver um bom fato, boa maquilhagem e bons acessórios!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]