quinta-feira, 18 de abril de 2013

Keos Vol.2: A Cobra



Aqui está o segundo volume da trilogia Keos. Como foi dito na crítica ao primeiro volume, os autores são Jacques Martin (Alix, Lefranc) no argumento e Jean Pleyers no desenho (Jhen, Alix).


Este segundo volume tem o nome de Cobra devido ao cajado de Moshe (Moisés) se transformar neste animal quando ele necessita afugentar ou impressionar inimigos, sim porque a parte mística e mágica desta série continua em alta, transformando uma já muito batida história da fuga dos Judeus do Egipto numa interessante história de traições, magia, amizade, vingança e aventura.

Jacques Martin escreve assim um argumento bastante interessante, e tenho de dizer que não me lembrei do Alix em nenhum momento da minha leitura de Keos, baseado numa altura histórica chave do Egipto da Antiguidade: o Êxodo dos Judeus para a Terra Prometida.
A peça chave do argumento é o jovem Keos, um jovem abençoado por Osíris. Este jovem é o eixo de todo o argumento, amado pelo Faraó e por Moisés, odiado pelos Sacerdotes de Amon! Bem, acho que estes eram odiados por todos, na pele de Roy o grande Sacerdote…

Uma das características que dão um toque de diferença nesta história do Êxodo, é que não só o Deus de Moisés faz milagres e magia, como também Osíris e Amon! Isto torna tudo mais interessante! Não existe aquela situação dos Deuses falsos, todos eles existem e fazem milagres! Logo aí dá para provocar uma boa quantidades de páginas recheadas de magia…

Também achei muito interessante a ideia de Martin para a fuga dos Judeus em que o “mar” não se abre para eles passarem, nem se fecha durante a perseguição dos Egipcios. Boa saída, Martin não foi pelo caminho mais fácil.

Mas decididamente é a arte, o desenho de Pleyers que me apaixona nesta série. Consegue estar melhor ainda que no primeiro livro!
O detalhe e a precisão com que desenha são impressionantes. Não é possível fugir de abrir bem os olhos para algumas páginas ou vinhetas, Pleyers só tinha um problema (ou tem) que é falta de dinâmica em algumas partes do livro, mas aí a culpa é mesmo da escola de Jacques Martin! Sempre foi um bocado estática, detalhada e minuciosa, mas algo parada. Ora aqui neste segundo livro Pleyers sente-se bastante mais solto neste aspecto o que melhora as transições de cenas mais paradas para outras mais rápidas.

Outro aspecto que melhorou bastante o livro foi a cor, pelo menos na minha opinião. Acho este livro melhor nesse aspecto, agora não sei se foi trabalho de colorista, ou melhor trabalho da gráfica.
A qualidade da edição da NetCom2 continua bastante boa, o problema de legendagem já não falo dele (embora neste livro não esteja tão mal quanto os outros…).

Sem falar muito da história temos uma morte trágica e triste, as pragas do Egipto e a fuga dos Judeus.
:)
Para lerem a primeira crítica cliquem no link:

Keos Vol.1: Osíris

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Jacques Martin e Jean Pleyers
Editado em 2013 pela NetCom2 Editorial
Nota: 8 em 10

11 comentários:

  1. Embora eu seja um grande fã da obra de Jacques Martin, e esteja habituado a ler em francês, não conhecia esta série.
    Passada no Egipto, onde também se passam várias aventuras de Alix, fui sempre dando prioridade a outras compras.
    Ainda bem que a NetCom2 fez esta edição em português, porque de facto a série é francamente boa!
    Bom, o que se esperaria de uma série que juntou Jacques Martin e Jean Pleyers? :)

    ResponderEliminar
  2. A arte é muito bonita assim como as cores, a capa é linda!

    ResponderEliminar
  3. Jorge Fernandes
    A história está atractiva, mas os desenhos de Pleyers estão muito bons mesmo. Acho este livro francamente melhor que o volume anterior!
    ;)

    Guy Santos
    Concordo!
    :D

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia nada de nada de Jacques Martin, mea culpa, mas depois de ver essa matéria, posso dizer que me instiguei, é tanta gente boa nesse mundão de Deus (e do diabo) fazendo BD de qualidade... Que é um pecado a gente se acomodar só com porcaria.

    ResponderEliminar
  5. Guy,
    Concordo. Em especial quanto à capa. Acho que está fabulosa!

    Nuno,
    Não sei se o livro (que é francamente bom) é assim tão melhor que o anterior, ou se somos nós que já estamos embrenhados na série. ;)

    Venerável Victor,
    Há livraria distribuidora no Brasil. ;)

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia esse material. Gostei da apresentação, parece que o roteiro é muito bem conduzido, quanto a arte: Detalhista, bem trabalhada, faz bem aos olhos.

    ResponderEliminar
  7. João Roberto
    Sim, este Keos foi uma agradável surpresa para mim. Espero o o 3º e ultimo livro desta série cumpra com as expectativas!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Venerável Victor
    Que é um pecado a gente se acomodar só com porcaria.
    Sim, esse é um problema de quem se prende a um único e exclusivo tipo de Banda Desenhada... deixa de poder experimentar outras boas HQs e fica com os horizontes limitados...
    :\

    ResponderEliminar
  9. Jorge Fernandes
    Obrigado por teres respondido aqui aos comentadores!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Nuno,
    Sabes bem que uma das coisas que mais gosto é de falar (e ouvir) sobre BD! :)
    E sempre que houver comentários, eu venho vê-los e responder com todo o gosto! ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]