sexta-feira, 19 de abril de 2013

Autores presentes no Anicomics 2013: Jorge Coelho (Entrevista)



Jorge Coelho é um dos grandes artistas e ilustradores portugueses da actualidade. Artista bem flexível no que toca ao seu trabalho, entende perfeitamente a linguagem da BD e consegue páginas e ilustrações de alto nível de desempenho artístico.

A primeira vez que tive contacto com este desenhador foi através do livro da editora Image “Forgetless”. Este contacto foi duplo, pois comprei o livro no seu lançamento na loja Kingpin Books e também foi nesse evento que o conheci!
A ideia que com que fiquei dele: um excelente artista, simpático, acessível e simples.

Vai estar presente no Anicomics 2013 como artista convidado e nesse âmbito fiz-lhe uma pequena entrevista para que todos o possam conhecer um pouco melhor, mas antes uma mini-biografia como introdução:

Biografia Jorge Coelho

Nasce em 1977 pouco depois, num rasgo de realismo, desiste do projecto de ser o Homem-Aranha e decide tornar-se desenhador de Banda Desenhada. Ingressa na Escola de Artes e Ofícios António Arroio onde termina o Curso Técnico Profissional de Artes Gráficas e Comunicação, ao mesmo tempo envolve-se com a música como baixista na banda de rock alternativo Honeydope. Começa como estagiário depois maquetista, paginador e criativo na Motorpress Lisboa, de seguida como paginador na Revista Todo Terreno. Por volta de 2000 passa do design para a ilustração ingressa na Trisan Editores. Desde então não mais largou a tinta da china: trabalhou para produtoras de animação e publicidade. Em 2004 forma o Atelier de Alfama, hoje "The Lisbon Studio" onde desenvolve vários projectos na área da banda desenhada, ilustração publicitária e editorial.
Entrevista com Jorge Coelho


Entrevista a Jorge Coelho

Como chegaste ao mercado norte-americano? Como aconteceu?

Bem, quando escolhi voltar a fazer BD, já era ilustrador free-lance, decidi começar por escrever e desenhar histórias curtas minhas, com elas fiz divulgação, um blog (almirantefujimori.blogspot.com) uma página Deviantart e juntamente com colegas construímos o embrião do The Lisbon Studio, na altura o Estúdio de Alfama. Mas foi por internet, a convite de Eric Skillman que tive a minha primeira oportunidade, convidou-me para desenhar uma história curta sua para o EGG #1. A partir desse momento foi um trabalhoso e lento desfiar de acontecimentos, até hoje.

Uma vez disseste-me que não eras um desenhador / ilustrador rápido. Achas que isso te impediria de chegar a títulos on-going nos EUA?

Sim, seres timbrado de "lento" no mercado pode impedir-te de chegar a títulos de responsabilidade. E até de te manteres nesse mercado. Há muita concorrência portanto temos que afiar o espírito e os lápis.

Qual é dos teus trabalhos até este momento aquele de que te orgulhas mais, e porquê.

Do último "Polarity #1" porque é mais abrangente, desafiador e fresco. No entanto gosto bastante de vários trabalhos anteriores, "The Wheel Turns" no Outlaw Territory #2), "One More Day" inédito, na minha página Deviantart, "Below The Fold" para o EGG #1...


Quais são as técnicas de desenho que usas mais neste momento? Tradicional, digital ou misto?

Completamente tradicional, lapiseira 0,7mm com minas azuis e turquesa, pincéis #1 e #2, aparo Speedball 102, canetas pilot 0,4 e 0,25, corrector UHU e Posca branca. Digitalizo e uso o computador para emendas e pós produção. Quando sou eu a fazer cores aí acabo por usar muito mais o computador e a minha rica Wacom 12"...


Qual é o teu sonho como artista de Banda Desenhada e Ilustração?

O meu sonho já foi atingido, era viver do meu trabalho de ilustrador, a partir desse momento é tudo lucro. A verdadeira ambição é a evolução pessoal e auto superação.

Qual o argumentista com que gostarias de trabalhar um dia, e porquê.

Logo á cabeça gostaria de trabalhar com Alan Moore, sei que seria muito difícil e desgastante, seria como jogar no Benfica, creio que valeria a pena e faria maravilhas pelo meu trabalho. Neil Gaiman, Grant Morrison, Mark Millar, John Byrne, Chris Claremont, Scott Snyder... tantos.

O que pensas sobre a BD nacional e o seu rumo actual?

Creio que estamos a um pequeno passo de bater completamente no fundo. Mas fiel ao cliché, em tempos difíceis o bons revelam-se, e acho que nunca vi tantos talentos num mesmo tempo. A lista é demasiado grande para enumerar e não quero secundarizar ninguém, temos artistas de qualidade a produzir em todos os estilos com qualidade.
O que choca de frente com a realidade económica, compram-se poucos livros e ainda menos BD's. As Fnacs, esses eucaliptos editoriais, secaram as livrarias menores e a BD há muito desapareceu do quiosque, onde era popular e realmente comercial. A BD nacional (ou os autores nacionais, para mim são a mesma coisa) está, e vai globalizar, seguir a lógica de economicista em que, se tiver qualidade achará o seu público forçosamente lá fora.


Tens projectos actuais, ou futuros, de que possas falar neste momento?

Actualmente estou a desenhar o "Polarity #3" de uma mini série de 4 para a BOOM! Studios, de projectos futuros ainda nada palpável.

Qual o teu sentimento/opinião em relação ao Anicomics?

Acho que este modelo é o futuro. O meu sentimento é de respeito por um projecto bem executado, popular, comercial e actual - se falarmos com o organizador deste evento ele está a par do que se passa a nível nacional e internacional, está tudo dito.

Alguma mensagem em particular que queiras dirigir aos leitores do Leituras de BD?

Desconheço o perfil do leitor do Leituras mas acho que posso sugerir diversidade, a BD é muito vasta portanto aproveitem e desfrutar da sua enorme diversidade.

Obrigado Jorge!
:)


Homenagem a Jack Kirby

O Jorge Coelho para além de estar presente no debate "Desenhadores portugueses no mercado americano", com André Araújo, Daniel Henriques, Filipe Andrade e Nuno Plati; moderação de Mário Freitas (Dia 11 às 14h00 - Auditório), também dará autógrafos dia 11 às 17h00 e dia 12 às 16h00 - Biblioteca, Piso 2.
Vai também estar patente uma exposição de originais na Biblioteca, Piso 0 referente a este desenhador.
As imagens que ilustram este post foram escolhidas pelo próprio Jorge Coelho.









































































Homenagem a Moebius


Jorge Coelho


O Leituras de BD apoia e recomenda o Anicomics

Boas leituras

22 comentários:

  1. Bacana a matéria, biografia ( o cara nasceu em 77 também, só pode ser bom no que faz!) e a entrevista. Qual o público do BD? São pesosas adolescentes esperando grupinhos musicais como Menudos ou Rebeldes? São mulheres quarentonas que ficam no portão, falando mal da vida dos outros enquanto o marido está trepa... ops!... trabalhando o dia todo e chega tarde da noite em casa? São alcoólatras que vagam pelas ruas pedindo uma moedinha para juntar e comprar mais uma bebida? Nãããããõ! Penso que o público do Leituras de BD sejam pessoas que gostem de ler banda desenhada. Acho que não fiz nenhuma descoberta sensacional....

    Quanto aos sonhos dele de trabalhar com Frank Miller, Grant Morrisson e Alan Moore...rrsssrrsrs.... já dá pra notar que ele é bem conceiturado e informado de quem são os "bam-bam-bans" da banda desenhada. Até eu, que sou mais bobo e amador, gostaria de estar com um trabalho junto a um desses caras de peso. rsrsrs....

    Muito bom! Ele sabe o foco, sabe o que quer e já é um artista nato, com bagagem e currículum. Legal!

    Quanto às imagens, todas espetaculares, em especial uma de algo que parece ser um tigre, mas tem uma anatomia muscular de homem. Achei interessante. É como se visse um lobisomen parecido com um tigre.

    Infelizmente, como sempre, vejo que o Brasil deveria ter maior intercâmbio de artes daí para cá. Através do teu site, vejo artes que vocês desfrutam aí, de banda desenhada, que talvez não chegarão aqui. Uma pena, pois qualidade existe. O que falta no mercado brasileiro de banda desenhada? Talvez, desviar um pouco o foco desses títulos medalhões de sempre como DC, MARVEL e VERTIGO, assim procurar conhecer outras coisas. O público aqui, no Brasil, clama por novidades.

    Parabéns pela matéria!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  2. Fabiano Caldeira
    lol O Jorge estava a referir-se às várias inclinações e gostos dos leitores, tipo fãs de Comics, Manga, BD europeia, etc...
    Felizmente acho que apanho um pouco de tudo, pelo menos tento!
    ;)

    Ainda bem gostaste da entrevista, o André para além de grande artista é também um tipo fixe, convido-te a conheceres o blogue dele, Almirante Fujimori. O link está lá em cima no post!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Nuno, é por matérias assim, como essa maravilhosa com o Jorge Coelho que eu digo que o Leituras de BD é o MELHOR site de Comcs/BDs da web! Estou apaixonado por esse cara com artista. Por favor, acho que vais na Anicomics, se fores e o encontrar, podendo, tire uma foto com ele para mim!!!!

    ResponderEliminar
  4. O Jorge Coelho é, sem dúvida, dos melhores desenhadores nacionais. Aprecio sobretudo o facto de ele trabalhar ainda no método tradicional com lapiseira :) Falta a imagem do mendigo na galeria de arte que é sem dúvida dos melhores trabalhos que vi dele. Abraço

    ResponderEliminar
  5. A arte de Jorge Coelho impressiona pela qualidade, pois é de muito bom gosto.

    No mais, entrevista muito bem conduzida Nuno.

    ResponderEliminar
  6. Venerável Victor
    Obrigado pelo elogio!
    :P
    Claro que vou ao Anicomics (a não ser que aconteça uma desgraça qualquer...) e então tirarei uma foto com o Jorge!
    :P

    ResponderEliminar
  7. Nuno Neves
    Sim, o Jorge Coelho anda a dar cartas, mas o que mais me fascina é a sua capacidade de mudar o registo gráfico para aquilo que se pretenda na história, e sempre com muita qualidade. Não vejo muitos a fazerem isso e estou a falar de consagrados estrangeiros... sempre que mudam o estilo cai a qualidade. Com o Jorge isso não acontece (nem com o JH Williams III, outro artista bem flexível).
    ;)

    ResponderEliminar
  8. João Roberto
    Tem algumas imagens impressionantes sim. Estas foram as que mandou para acompanhar o post. Mas eu tinha outras já guardadas para o caso de ele não mandar imagens, e algumas eram 5 estrelas também!
    Ainda bem que gostaste da entrevista!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Safado foste mais rápido :P
    Então não é que também fiz uma entrevista ao Jorge Coelho (sai para a semana). Até temos questões iguais lol.

    Mas, faz sentido salientar o trabalho do Jorge Coelho que como já foi dito é um dos grandes desenhadores nacionais. E este ano volta a estar em destaque, seja no anicomics, ou por ter lançado recentemente "polarity".

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. As entrevistas do Leituras estão cada vez melhores! Jorge Coelho é um artista notável tem uma arte muito bonita

    ResponderEliminar
  11. Loot
    Não vou aceitar plágios de perguntas! Vê lá vê!
    :D
    E tens razão, é de uma grande qualidade, mas gostaria que começar a ver mais trabalhos de fundo deste desenhador. Espero que Polarity seja o pontapé de saída para isso!
    ;)

    Guy Santos
    Obrigado, e sim, gosto muito do trabalho do Jorge!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Bem aparte as mais óbvias, como o chegar ao mercado norte-americano e falar do mercado actual da BD, só temos mais esta em comum: "Qual o argumentista com que gostarias de trabalhar um dia, e porquê?", mas de certa forma tb é óbvia né? :P

    ResponderEliminar
  13. Excelente matéria, Nuno. Estava sentindo falta de passar por aqui. Grande abraço. 8)

    ResponderEliminar
  14. Loot
    LOL
    Eu estava a brincar! Há perguntas que saem sempre em pequenas entrevistas mais generalistas!
    Só quando se fazem grandes entrevistas presenciais, em que a resposta dos entrevistados no levam automaticamente a outras perguntas, é que saltam perguntas diferentes pois são geradas pelo momento...
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Pensador Louco
    Passa sempre por aqui homem!
    É sempre um prazer.
    Ainda bem que gostaste do artigo!
    :)

    ResponderEliminar
  16. sim claro :D
    E concordo com tudo que disseste.
    De qualquer das formas acho muito bom estar a focar-se o trabalho do Jorge, e se vierem mais entrevistas é melhor sinal ainda :)

    abraço

    ResponderEliminar
  17. Loot
    Sim, temos de nos focar nos nossos bons artistas. Como ele diz, é nas alturas de crise que se separa o "trigo do joio"... portanto vamos olhar para o nosso "trigo" como deve ser, e deixar o "joio" de lado...
    :D

    ResponderEliminar
  18. Por muito que aprecie a arte de um dos nossos 'pesos pesados' que trabalha neste momento para a Marvel, e por muito que admire também o trabalho de outro excelente desenhador nacional que trabalha para a mesma empresa, (e mais uns quantos bons artistas que temos, que ainda não tiveram essa oportunidade) penso, já há algum tempo, que neste momento o Jorge é o artista mais completo em termos artisticos que temos a nivel nacional.
    Para quem desenha e conhece minimamente a obra do Jorge, vê bem aquilo que referiste Nuno, a adaptação a estilos diferentes que ele faz com o que parece ser relativa simplicidade. O trabalho dele é facilmente colocado ao lado da muitos profissionais das grandes editoras americanas sem que haja dissonância em qualidades.

    Tenho pena que hoje em dia se procure mais o que é 'diferente' do que o que se destaca pela solidez, mas ainda tenho esperanças de ver o Jorge um dia a trabalhar num daqueles titulos heavy weight da Marvel, Dc, Dark Horse, ou Image. Não só merece como tem traço (DE LONGE) para isso. Mesmo a dizer que é lento, tenho a certeza que se ia esmifrar todo se alguém lhe ligasse e dissesse "Hi there!! Would you like to draw The Punisher for us?"

    Estou com esperança que seja só uma questão de tempo até que isso aconteça :)

    ResponderEliminar
  19. Luis Sanches
    Também acho o Jorge Coelho um artista bem completo, e garantidamente gostaria de o ver numa série mainstream americana.
    Por outro lado, acho que teria muito mais qualidade e reconhecimento da sua arte se conseguisse penetrar no mercado francês. Acho que aí estaria como um peixe na água!
    :D

    ResponderEliminar
  20. Gostei da entrevista mas esta parte "As Fnacs, esses eucaliptos editoriais, secaram as livrarias menores e a BD há muito desapareceu do quiosque, onde era popular e realmente comercial"" só numa abordagem ironica porque antes das Fnacs as livrarias tradicionais nem ligavam a bd ou estava a um canto na cave ou misturado com bd infantil aka;Bertrands

    ResponderEliminar
  21. Optimus
    o que dizes não contraria a frase do Jorge que escolheste. Tu tens razão e ele também. Ele diz que as revistas eram comerciais nos quiosques (é verdade), e tu dizes que nas livrarias tradicionais a Bd estava num canto ou escondida (também é verdade). Penso que não estão em discordância (a não ser que estivesses a ser, não irónico, mas sarcástico :)

    ResponderEliminar
  22. Optimus e Luis Sanches
    Eu acho que as FNACs secaram completamente quase tudo quanto era livraria, e não é verdade que a BD estivesse jogada para um canto nas livrarias. Nesta altura a BD que eu comprava era nas livrarias e estava muito melhor exposta que hoje em dia.
    Infelizmente com o advento das FNACs, Bertrands e Bulhosas as editoras nem distribuem para as livrarias normais, nem quando estas lhes pedem... aliás, nem distribuem para as lojas especializadas em BD na generalidade! Depois vamos à FNAC e vemos o estado deplorável em que a BD se encontra para venda.
    Não acho que a FNAC em Portugal preste um bom serviço à BD, antes pelo contrário! Escondem os livros em português para vender os mesmo em francês e até em inglês! AMAZING...
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]