terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Superior Spider-Man: O último Asco da Marvel


Todo este post vai apenas reflectir a minha opinião sobre o que tem acontecido ao Aranha. Pode estar errada, sujeita a erros de interpretação de acontecimentos ou por e simplesmente não estar a ver a “big Picture”…

A minha primeira afirmação é: Spider-Man é o super-herói mais maltratado de sempre pela Marvel!
Depois de enormes sucessos no passado, uma extensíssima base fãs e milhões de dólares que fez ganhar a Marvel, isto começa a tornar-se incompreensível!

Tempos atrás as histórias do Aranha estavam a cair de qualidade e entrar no mundo da confusão, como o demonstrou a “Saga do Clone”. Mas a Marvel não discorreu que o problema não era o Aranha em si, mas a maneira como estava a ser escrito! Autores passavam pelo título como eu mudo de T-Shirt, fizeram com que muita da cronologia ficasse inconsequente… a cura para este mal era simplesmente apostar num bom criador de histórias que conhecesse bem o passado da personagem.

Mas não, o Sr. Quesada achou que o mal estava nesse herói e na sua vida nos quadrinhos!
Então vai daí e destrói completamente o passado do Aranha com os títulos “Brand New Day” e “One More Day”, fazendo com que todo o passado fosse mentira e desaparecesse num passe de mágica! Até o casamento com a Mary Jane Watson deixou de existir.
Isto já não para não falar na completa parvoíce que foi a revelação pública da sua identidade no evento “Guerra Civil! Isto porquê? Porque sempre fez parte da personalidade deste herói o cuidado extremo que ele teve com a sua identidade, e de repente aparece na televisão a tirar a máscara…

Depois veio a palhaçada dos “One More Day” e “Brande New Day”. Podem-me dizer que depois disso fizeram algumas boas histórias do Aranha, e eu acredito! Mas já não era o meu Aranha! Para mim o Aranha como eu o conhecia morreu ali (assim como para muita gente).

Agora vem a palhaçada final com esta revista #700… um dos seus grandes inimigos, o Dr. Octopus está para morrer mas consegue trocar a mente com o Homem-Aranha, e fica o Dr. Octopus no corpo do Aranha e este morre com a morte do corpo do Octopus???
Isto é feio! Se queriam matar o Aranha arranjavam-lhe uma morte épica do grande campeão da justiça! Mas não… é uma morte sem história, pequena e completamente insonsa…
Isto foi a maior falta de respeito que eu já vi num herói com 50 anos de história, de grandes sucessos e muitos e milhões de fãs pelo mundo inteiro!
O Spidey desde que foi criado pelo grande Stan Lee cresceu, tornou-se um homem cada vez melhor, com grandes reveses na sua vida que o fortaleceram mais, e todos nós acompanhamos isso. Peter Parker cresceu connosco, com todos os seus problemas, mortes em família e de amigos queridos, guiado sempre pelo objectivo de ser cada vez melhor.
A Marvel DESTRUIU isto tudo em dias!
Morrer num corpo canceroso de um dos seus inimigos?? Isto é uma falta de respeito sem precedentes, sobretudo conhecendo a personalidade e heroísmo do Aranha/Peter Parker! Esta foi uma morte tudo menos nobre!

Para “celebrar” os 50 anos Peter vê-se numa luta com um dos seus maiores inimigos de sempre (o Octopus). Mas porque Peter é incapaz de matar Octopus, este consegue trocar de corpo indo parar o Parker ao corpo moribundo do vilão!
Ao menos no Universo Ultimate quando o Homem-Aranha morre, é uma morte nobre! De um verdadeiro herói! Morreu por receber uma bala que era dirigida ao Capitão América, salva a Tia May, e mesmo a esvair-se em sangue luta com vários vilões até morrer nos braços da Mary Jane. Isto é uma morte respeitável!

E assim nasce o Superior Spider-Man! Um Octopus que fica com as memórias do Aranha e até resolve tentar fazer o bem, à maneira dele, claro… Octopus quer ser um Aranha melhor! Tem as suas memórias e quer honrá-las à maneira dele…(lol).
Depois e pensando no passado destas personagens, não esquecer que o Dr. Octopus já se “enrolou” implicitamente sexualmente com a Tia May no passado, casando com ela em Amazing Spider-Man #131. Agora prepara-se para se enrolar com a Mary Jane?? Vejam a capa do Superior Spider-Man aqui ao lado! Isto é detestável a todos os níveis!!!

A Marvel não sabe o que há-de fazer… perdeu completamente o norte tempos atrás e faz barbaridades atrás de barbaridades. Embora eu presuma que nestas telenovelas os mortos costumam voltar (sabe-se lá se o Mephisto não faz das suas outra vez), esta reviravolta parece-me ser para durar porque a numeração foi interrompida na revista #700 e agora irá sair o #1 do Superior Spider-Man! Que é que vão fazer?
No caso da Jean Grey que esteve morta estes anos todos sem ser ressuscitada (amazing) tornearam com a recuperação dos X-Men originais transportados para o presente (lol), e aí lá está… a Jean Grey! Mas não foi ressuscitada!
Acho que muito dificilmente verão o Peter Parker nos próximos anos… a não ser que a revista comece a decair abruptamente nas vendas!

Conclusão:
A MARVEL CADA VEZ MAIS “SUCKS”!
O Leituras de BD não recomenda este Spider-Man.
‘nuff said!

Boas leituras

30 comentários:

  1. Olha.. se é como dizes e acredito piamente que seja, concordo contigo linha por linha.

    ResponderEliminar
  2. O Aranha continua a ser o grande pilar da Marvel, enquanto personagem. É sempre cotado como o melhor super-herói da editora, ficando atrás apenas de Batman ou Superman.

    Apesar de ser das minhas personagens predilectas, não o tenho lido. Li pouca coisa recente porque pouco me entusiasmou. De que ano é o Azul? Esse sim excepcional. Mas, de resto tenho-me dedicado mais a ler tempos antigos da personagem.

    Dá-me a sensação que tem sido maltratado, é verdade. Muito pior que o que dizes aí no texto, foi o caso amoroso que criaram entre a Gwen Stacy e o Norman Osbourne. Um nojo, que até o autor que escreveu não gostou (pressão editorial).

    A civil war tem uma abordagem aos heróis diferente deste típico universo, uma abordagem quase Watchmen, no sentido em que não é por usares uma máscara que podes andar a combater o crime. O acto de ser vigilante é ilegal, e logo no inicio do arco se prova porquê, claro que tb os vilões têm super poderes e enfim as regras são diferentes do mundo real (óbvio). Nesta abordagem percebo porque o Aranha tira a máscara, mas estranho que o faça em público. Pois coloca os entes queridos em perigo. Enfim , teria de reler civil war. Mas o Aranha até espelha bem a visão da saga, ele percebe as razões do Iron Man, mas quando estes começam a agir mal, muda imediatamente de lado.

    Quanto ao final, ao 700. Não é a morte que o aranha merece, é pegarem na personagem e destruírem-na. O que não quer dizer que ache a história má. O twist em si é de valor, mas é um arco negro e cruel, um murro no estômago de todos nós. Vai despoletar sentimentos como este que demonstras no texto, mas penso que é suposto e por isso não vou criticar negativamente o arco. Fosse este o derradeiro final do aracnídeo e juntava-me a esta voz, mas não creio que o seja. Acho que atiraram o Peter Parker para um poço, mas que o vão trazer em todo o seu esplendor e glória, é o mínimo. "A noite é sempre mais escura antes do amanhecer".

    ResponderEliminar
  3. A grande vantagem que o Spider-Man tinha em relação aos outros personagens era o facto de ser muito facil para qualquer leitor se identificar com ele. Quem não se lembra das luta constantes para pagar a renda ou as poupanças que teve de fazer para comprar uma mota!?
    Estou curioso para ver quem se vai identificar com o ”Peter Octopus”

    O que vale é que não será para sempre.
    Acredito que dure no máximo dos máximos um ano, até as memorias se começarem a sobrepor à personalidade do Dr. Octopus.




    ResponderEliminar
  4. Segui as histórias do JMS até o volume 10. Depois veio do OMD e nunca mais li Spider Man.

    Não me arrependo.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o artigo. Ambas as grandes editoras já há muito perderam o norte. Não há direcção editorial forte, tudo é permitido aos argumentistas/desenhadores que estão na berra, não se presta atenção à continuidade (que é muito importante num universo como o da Marvel que tem mais de 50 anos), e o resultado é este. E querem eles salvar os comics, quando a culpa do estado moribundo da indústria é deles.

    ResponderEliminar
  6. A Marvel precisa é de um reboot, recomeçar tudo, mas não do mesmo jeito, pegar outras vias, sem acabar com o que já foi feito, mas isso não vai acontecer nem tão cedo, com o começo da Marvel Now, espero que ela pegue um rumo que agrade os fãs!

    ResponderEliminar
  7. boas nuno, sou eu o antónio carneiro, mas deixa-me que te diga uma coisa man, tu achas que este pessoal que está na redacção marvel consegue fazer alguma coisa de jeito, tira o ed brubracker e o mark millar e já não tens ninguém capaz, o homem aranha vai voltar man, assim como o captain america voltou, assim como o thor voltou, a jean grey não voltou mas deixa que um dia apareçe, isto da marvel têm de começar a ter um fim, isto não vai durar para sempre man!!!

    ResponderEliminar
  8. e mais outra coisa nuno, o spider man teve excelentes histórias após o ano 2000, podes incluir o tal blue, a civil war, o back in black e o new ways to die, estes volumes são muito bons, bem escritos e sempre desenhados pelos os mesmos, embora o new ways to die seja mesmo a melhor cena dele após o back in black, não, não vamos falar das outras bostas que fizeram após esta saga, este amazing 700 é para vender, porque actualmente uma das maiores doenças que afecta os USA é mesmo os cancros!!! daí esta revista ser solidaria com essa doença, mas sim é um soco no estomago para muitos fãs do peter parker!!! eu tenho pena que a falta de ideias na marvel ao fim de 700 edições da amazing chegassem a isto, mas porra deiam uma sequencia normal do peter, que matem defenitivamente a tia may porque se formos a fazer contas a mulher já tem 120 anos!!!

    ResponderEliminar
  9. Não concordo com o que se está a passar neste momento na série Spidey, mas estou confiante que com tanta crítica à "nova" personagem, que irá haver alguma forma de resolver as coisas por parte da Marvel,. Foi uma decisão estupida quase como se fosse um acto desesperado para inovar e ser diferente, e tal como o Nuno disse e concordo plenamente, nem uma morte digna lhe deram, mas fico à espera da aparição do Dr. Strange ou de um outro fantástico para reverter o processo. Até lá, deixo o Spidey em stand by. :(

    ResponderEliminar
  10. Confesso que não deixo de estar curioso relativo a este novo Aranha e no que irá acontecer e irei dar o benefício da dúvida. Lá por o Peter deixar de ser o herói não é motivo pra deixar de acompanhar o personagem. O Bruce Wayne também deixou o manto do morcego por duas vezes e as histórias continuaram de aceitáveis a boas.

    Quanto às cagadas que dão origem a estas novas fases, realmente não deixam nada a desejar. Muitas vezes têm medo de alterar a vida dum personagem e quando o fazem é de forma estúpida. Os senhores da Marvel deviam aprender o como mudar a vida dum herói radicalmente sem fazer m****, e pelo contrário tornando a história espectacular - Robert Kirkman é um bom exemplo disso.

    Quanto a quem defende um reeboot da Marvel, eu discordo. Se isso acontecer, só comprova que a Marvel continua a reboque da DC. O que a Marvel precisa é de com menos fazer mais - ou seja, não saturar os seus heróis e equipas e por sua vez, os seus leitores. Eu já tou farto de ver heróis com duas revistas mensais, fora anuais e especiais e mini-séries, ou X-Men e Vingadores com 3, 4, 5 mensais. Com menos títulos e menos subserviência ao cinema, os comics da Marvel podem levar a novos rumos interessantes. E talvez a Marvel precisassem de sangue novo no que respeita ao autores. Ver troca de cadeiras entre autores não me parece grande indicador de mudança. Aliás, até considero pior estar a tirar boas equipas que até estavam a trabalhar bem - exemplos: Matt Fraction e Salvador Larroca em Iron Man ou Jason Aaron e Ron Garney em Wolverine. Pra mim, equipa que ganha não se mexe.

    Quanto ao regresso do Parker, tou a contar lá prá Promavera de 2014, que é quando estreia o 2º filme.

    ResponderEliminar
  11. pco69
    Sim, acho aquilo um nojo... mesmo que o ressucitem mais tarde!
    :|

    Loot
    O Azul ainda saiu numa altura razoável do Aranha, aliás eu só deixei de comprar livros do Aranha a partir do Back in Black. A partir daí nunca mais comprei Aranha nenhum (só clássicos).
    Destruíram o Aranha mesmo! Dando-lhe uma morte completamente inútil e sem luta!
    :(

    ResponderEliminar
  12. Geek dos Comics
    Sim... quem se vai identificar com o Octoaranha???
    lol
    Bom ponto de vista!
    ;)

    Rui Esteves
    Somos dois!
    :D

    ResponderEliminar
  13. Petrus Magnus
    Eles querem apenas o lucro imediato, e estão-se a borrifar na história, mitologia e fãs da personagem. Tudo isto porque a Marvel e a DC neste momento têm dois gigantescos chicotes: a Warner e a Disney! Duas máquinas de fazer dólares, e se houver um dente da engrenagem que não funciona, arrancam-no!
    Isto a longo prazo vai matar estas duas editoras. É a minha previsão! (A não ser que mudem editorialmente...)
    :\

    Guy Santos
    Eu acho que o que é preciso mesmo é boas histórias. Por mim a cronologia não atrapalha. Querem fazer algo novo para não terem de levar com a cronologia? É para isso que servem os Universos alternativos e Ultimates!
    Boas histórias precisam-se isso sim!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. António Carneiro
    O Back in Black foi o último grande arco que eu comprei do Aranha... não podia perder aquilo! Aqulela sessão de porrada no Kingpin quase até ele chorar foi demais!
    E presumo que o Peter parker volte sim... mas esta morte estúpida era completamente desnessária! Então... agora o Octopus mete-se na cama da mulher do Peter Parker depois de ser casado com a Tia!
    LOL
    Isto é surreal de mais até para comics!
    E sim, já ninguém aguena a velha... não há pachorra!
    :D

    Duarte P. Silva
    Não me lembro de uma morte tão sem brilho nos comics norte-americanos... acho que foi a pior morte de sempre dos comics!!!
    :(

    ResponderEliminar
  15. Reignfire
    O Batman largou o manto duas vezes, mas nessas duas vezes tu sabias o que tinha acontecido e que ele estava vivo e iria voltar!
    E as histórias rodaram sempre à volta disso.
    Eu acho que basta ter respeito pelo personagem para se fazerem coisas boas, mesmo mudanças radicais! Kirkman é bom nisso sim!
    Eu também não acho que seja preciso reboot, mas sim boas histórias e com uma linha que não não dê em becos sem saída.
    Estou farto de 300 grupos de vingadores, 293 revistas X-Men e 1378 revistas onde o Wolverine está presente... isto é estúpido e só demonstra a falta de ideias que grassa por ali!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Ok. O Peter morreu mas vai voltar, é 200% certo. E é certo também que a desculpa pró seu regresso será uma coisa completamente esfarrapada, mas pronto. Mas pela estreia do Amazing Spider-Man 2 o Parker estará de volta e a revista Superior Spider-Man acaba e a Amazing Spider-Man regressará com um #1 e daqui por 4 anos chegará ao #800, e acontece qualquer coisa de novo ao Parker e estamos embrulhados neste ciclo vicioso.

    ResponderEliminar
  17. ainda não li superior spider-man mas até agora está a ser um formula mais que usada nos comics, ainda estou a espera que aconteça algo, e o novo teaser "fired" já é de esperar, não é a mesma pessoa, outros personagens começam a duvidar blá, blá nada de original até agora a ver o que se passa, ainda bem que existe a image com excelentes títulos como the walking dead, fatale e a "jóia da família" saga

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente o meu maior problema com o que a Marvel fez aqui (tirando a morte a fazer pouca da justiça merecida ao Parker) é que a coisa nem soa minimamente original... Querem vender um aranha melhor, leia-se: mais arrogante, violento, decidido, focado, com questões éticas mais controversas que o Peter que ia tendo sempre a sua consistência. A questão é que 1. personagem nova na pele e no mundo da antiga... soa só gerador de "awkward moments" e 2. o aranha descrito acima já existe... E está a ser publicado neste momento! Chama-se Scarlet Spider/Kaine Parker, e foi uma das poucas boas coisas (Grim Hunt e Spider Island) que vieram a seguir às tretas do Mephisto. Vou dar uma chance, mas sinceramente as minhas expectativas estão muito em baixo. Pelo menos os primeiros três numeros são desenhados pelo Ryan Stegman, o que para mim é uma mais valia visto que nem sou apreciador da arte do Humberto Ramos.

    ResponderEliminar
  19. Nuno Amado, concordo com tudo o que disse, foi uma sacada vergonhosa e sem nexo da marvel fazer o que fez. Tentando procurar um meio de entender o que o Octopus realmente faria se ficasse pra sempre e sem riscos, como agora, eu imaginei o seguinte:

    - Ele pode se aproveitar da situação onde todos pensam que ele é o Aranha/Peter e agir como tal por conveniência, afinal, por reter suas memórias isso seria fácil.
    - Na surdina, ele, com acesso ao QG dos vingadores, poderia traçar um plano onde ele reuniria todos os vilões que pudesse e acabassem "de vez" com os heróis (estou sendo muito "amplo" no pensamento pra escrever pouco mesmo).
    - Isso poderia dar uma saga épica, embora muitos poderiam dizer que seria parecido demais com Reinado Sombrio (por colocar um vilão como herói), mas a construção de tal saga seria totalmente diferente e, quem sabe, melhor que essas porcarias (tanto Reinado quanto esse Superior pra mim não prestam).
    - Enfim, a Marvel está com a faca e o queijo na mão, podendo fazer realmente um vilão fazer algo que preste, mas resolve que ele decidiu virar um bonzinho de merda. Aff, realmente ambos Homens-Aranha morreram e ponto final!

    ResponderEliminar
  20. Marvel Sucks?
    A Marvel tem títulos bons. E não está a ficar pior. Sim, pronto, o Homem-Aranha está a perder a qualidade das suas histórias mas na DC, o Super-Homem, a Liga da Justiça, o Flash e muitos outros estão a perder toda a popularidade.

    ResponderEliminar
  21. REignfire
    LOL
    Também acho que vai voltar num momento "it's a kind of magic"!
    E como dizes, bem esfarrapado...
    :D

    Alminha Penado
    Dizes bem... ainda bem que existe a Image, Dark Horse, Avatar, IDW, Zenescope e a Archaia!
    Felizmente temos comics fora deste círculo vicioso...
    ;)

    ResponderEliminar
  22. The Gidef
    Gostei de "Ele pode se aproveitar da situação onde todos pensam que ele é o Aranha/Peter e agir como tal por conveniência, afinal, por reter suas memórias isso seria fácil.
    - Na surdina, ele, com acesso ao QG dos vingadores, poderia traçar um plano onde ele reuniria todos os vilões que pudesse e acabassem "de vez" com os heróis
    "
    Ahahhahha
    Isso era épico!
    :D

    Rodabicicleta
    Sim, a Marvel tem um bom título: DareDevil!
    Na DC fora esses que falas tens excelentes títulos saídos dos Novos 52: Animal Man, Swamp Thing, I, Vampire, Aquaman e Demon Knights... só para enumerar alguns! Nem fui buscar o Batman nem o Universo Green Lantern!
    ;)

    ResponderEliminar
  23. Bem, é óbvio que o Octopus vai começar a 'esticar-se' e aos poucos vai voltando aos seus velhos hábitos e em meses o Parker reaparece.

    Nuno, sabes o que mais me irrita nestas palhaçadas que eles andam a fazer? É que começo a ficar convencido que eles querem é que o pessoal fale. Bem ou mal, não interessa. Toda a gente está a odiar isto também nos estados unidos. Parece que o que eles querem fazer é pôr o pessoal todo revoltado para depois então retornarem com o Parker numa reviravolta daquelas (sem pés nem cabeça).
    É como a cena das 5 Fónix!! Foi boa ou má a história? Variam as opiniões. Quantos estaremos a falar dela daqui a 5 anos? ou dois? nenhum. No entanto toda a gente falou das 5 Fónix! Se seria bom, se mau. E enquanto isso não falávamos de outras Bds bem melhores mas menos mediáticas.
    Por isso, é como te digo, eles agora tomam as decisões como se estivessem a escolher fogo de artificio;

    Reunião da Marvel
    'Pessoal o Thor está a perder popularidade. O que vai acontecer para que dê mais que falar?

    a)Descobre que é meio filho de Surtur quando um dia lhe aparece uma pequena cauda e uns corninhos na testa?

    b)Resolve pintar uma madeixa rosa no cabelo para mostrar o seu apoio ao movimento gay?'

    e por aí fora...

    Tenho um sonho (que nunca será realizado, eu sei) que seria ver o Batman, o Homem Aranha, e mais uns quantos tipicos super-herois, por uma vez serem trabalhados por uma boa equipa da Dark Horse. Aí sim, é que isto se tornava interessante novamente.

    ResponderEliminar
  24. Nuno,

    Realmente é mau demais para ser verdade...

    Mas a verdade é que a Marvel já há muito tempo me deixou de interessar.

    Adoro o material clássico, mas desde meados/finais dos anos 90 que cada vez me senti menos interessado no que a velha "casa das ideias" tem vindo a produzir.

    Já não reconheço o universo Marvel, os heróis já não os heróis cujas aventuras eu cresci a adorar... Os uniformes podem até ser os mesmos (nalguns casos), mas os personagens são completos estranhos.

    Longe vão os tempos do Stan Lee, do Archie Goodwin... Pessoas como o Quesada, na minha opinião, destruíram tudo o que fazia a Marvel ser especial. E agora com a Disney a mandar, receio que ainda vá ser pior.

    A DC, na minha opinião, conseguiu manter uma consistência e níveis de qualidade muito superiores, mesmo com mexidas como agora com os New 52, ou as mudanças na Vertigo, que não auguram nada de bom.

    Tenho gostado muito dos filmes da Marvel Studios, mas para mim a Marvel, como editora de comics, já morreu há muito tempo.

    ResponderEliminar
  25. A Marvel tem tido coisas boas desde o final dos anos 90:

    X-Men de Grant Morrison, Joss Whedon

    Aranha e Thor de J. M. Stracsynski

    Iron Man e Iron Fist de Matt Fraction

    Captain America de Ed Brubacker

    Daredevil sempre em grande

    Hulk de Bruce Jones

    Punisher de Garth Ennis

    X-Statix de Peter Milligan e Mike Allred

    X-Factor de Peter David

    Spider-Man, Ultimates e Wolverine de Mark Millar

    Thunderbolts de Warren Ellis

    Runaways de Brian K. Vaughn

    Tudo o que seja de aventuras cósmicas de Dan Abnett e Andy Lanning


    ResponderEliminar
  26. Luis Sanches
    LOL
    É isso... resumindo: falta de ideias boas!
    Mas o pessoal gosta destes "stresses" e compra, mas normalmente isso só dura dois ou três números. Depois têm de arranjar mais uma história parva para voltar a vender outra vez!
    :|

    Paulo
    Da DC ainda vou comprando alguns títulos, da Marvel apenas alguns clássicos que vão sendo republicados e alguns mega crossovers só para não ficar desligado do que vai acontecendo, caso alguma série me interesse!
    ;)

    Reignfire
    Claro que desde a altura que falas que a Marvel TEVE séries boas, aliás eu tenho muitas dessa altura!
    Eu estou a falar de há uns 5 anos para cá... tem sido uma desgraça na generalidade!
    :(

    ResponderEliminar
  27. Merda....
    e eu que já encomendei o meu #700.

    Vou ler, não para crer, mas para comprovar o que se está a passar.

    Até à ressuscitação de Peter Parker!...

    ResponderEliminar
  28. Mauro
    Acho que a carga negativa do público foi tão grande que penso que o Peter Parker irá voltar muito mais cedo que o previsto!
    :D

    ResponderEliminar
  29. Assim espero ou, assim esperamos, que devemos ser muitos :D

    ResponderEliminar
  30. Mauro
    Pelo que já vi em previews e notícias acho que vai ser muito mais rápido do que se pensava. Espero eu...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]