segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Baile


"Baile"... palavra temida nos calabouços da polícia política PIDE. Um baile de silêncios entrecortados com gritos e gemidos. Esta história de ficção leva-nos pela mão de um inspector da PIDE, a uma pequena povoação piscatória temporalmente situada em 1967, em pleno regime do "Estado Novo".

Nuno Duarte já tinha escrito uma das obras que eu gosto mais da BD portuguesa, "A Fórmula da Felicidade".
Aqui num registo ficcional completamente diferente aborda a temática zombie (coloca-os nos anos "60" o que é original) e os temores de um pequeno povoado mesclados com a cultura local. O mar, a pesca, os mortos... estão sempre presentes em todas as vilas e aldeias piscatórias
Nuno Duarte e Joana Afonso fizeram um grande trabalho de pesquisa para conseguir uma história sólida e verosímil dentro do fantástico. Embora os zombies não existam (vocês sabem isso, não sabem?) toda a envolvência local está bem construida. Eu vivi numa aldeia, sei do que falo... as casas, as pessoas, os seus medos, as suas tradições, o folclore local e as roupas são todas identificáveis com uma época e com o espaço onde decorre a acção.
Mesmo quando é uma história de ficção, se esta é localizada num tempo específico, e num espaço conhecido deve haver este trabalho de pesquisa. Quando é bem feito consegue tornar uma história de ficção quase real! Isto não é segredo mas nem sempre é feito, e o resultado final depende muitas vezes desta pesquisa. Parabéns à dupla por terem feito um excelente trabalho "de casa"!

Este livro era bastante aguardado por várias razões. Era mais um livro de alguém que sabe contar histórias, era o primeiro livro de Joana Afonso e era mais uma edição com a marca de Mário Freitas, a Kingpin Books. Esta pequena editora já nos habituou à qualidade e diferença das suas publicações, conseguindo formar um pequeno núcleo de bons desenhadores e argumentistas que todos os anos nos mostram algo com qualidade, e porque não dizê-lo: com originalidade no que toca a conteúdos.

No que respeita à Joana Afonso, penso que este livro foi o corolário da primeira fase de uma desenhadora em ascendência. Joana Afonso tem dados passos firmes neste meio artístico, sem pressas mas sem vacilar. Já criou um estilo próprio, que com certeza irá sendo modificado ao longo do tempo, mas neste momento os seus desenhos são inconfundíveis. Basta olhar para o grafismo e este tem logo uma assinatura, não é necessário ir aos créditos para ver quem é o desenhador!

A paleta de cores usada pela desenhadora também é bastante interessante. À medida que o livro vai avançando as cores base vão-se modificando, provocando no climax do livro uma sensação de claustrofobia, apertando ainda mais o espaço da igreja com tons quentes e sujos/escuros ao mesmo tempo. Gostei bastante desta escolha de cores para este livro, embora a paleta de cores inicial seja uma em que Joana Afonso se sente à vontade, como pode ser verificado em muitos desenhos coloridos que ela já fez.
O estilo abonecado das personagens facilita a flexibilização entre os aspectos mais sombrios, mas quase simpático ao mesmo tempo, e a caracterização gráfica mais "feia" de personagens benévolas. Esta ambiguidade deu um excelente resultado na minha opinião!

Parece-me que esta dupla funcionou bastante bem, quem sabe daqui por uns tempos não teremos algo mais criado por estes autores?
De notar o Mário Freitas anda a aprimorar-se no trabalho de legendagem e balonagem. Cada livro que passa está melhor neste aspecto, o que torna os livros ainda mais consistentes graficamente!


Basicamente a história roda à volta do Inspector Brás da PIDE, que é incumbido de verificar e resolver possíveis problemas paranormais nesta obscura povoação piscatória. O Papa vinha a Portugal e não tinha grandes relações com o governo ditatorial de Salazar! E Brás tem problemas, os problemas de alguém normal com uma profissão anormal. O Baile dos seus interrogatórios torturantes nas prisões da PIDE estão a provocar-lhe problemas emocionais/existenciais.
Os problemas aumentam quando descobre que afinal não eram só rumores, os zombies existem e estão ali, prontos para provocar vítimas. Aqui a história passa a ter a sua vertente policial... como e porquê surgiram estes zombies neste lugarejo?
Qual será a saída que Brás vai dar a isto tudo?

Um bom livro em língua portuguesa de autores portugueses, como começa a ser apanágio da editora Kingpin Books. A minha nota confirma o quão eu gostei do livro!

Já agora, a primeira edição não correu bem na gráfica, ficando os livros muito escuros e com as cores adulteradas. A Kingpin troca a quem o desejar o seu livro por um em condições, visto que a gráfica teve de fazer uma outra edição, desta vez correctamente.Penso que todos os livros que foram vendidos no Amadora BD farão parte deste lote defeituoso, pelo menos o meu era...

O Leituras de BD recomenda este livro!

TPB
Criado por: Joana Afonso e Nuno Duarte
Editado em 2012 pela Kingpin Books
Nota: 9 em 10

20 comentários:

  1. Isso do trocar só fica bem ao Mário. Eu tenho o mais escuro, mas autografado e gosto mto do autógrafo. Acho que vou ficar com o defeituoso mas queria esse tb lol

    ResponderEliminar
  2. Loot
    LOL
    Acho que quase toda a gente que foi ao Amadora BD deve estar nessa situação! O livro defeituoso estar autografado...
    :D

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não foi na Amadora e claro que será fácil encontrar a Joana Afonso novamente. Mas tá mta giro o autógrafo, não se pode deitar algo assim fora seria heresia :P

    ResponderEliminar
  4. A arte da Joana Afonso é de cair o queixo! Roteiro muito instigante!

    ResponderEliminar
  5. Loot
    Ora... pedes à Joana Afonso para te fazer um igual a esse!
    :P

    Guy Santos
    A Joana Afonso agradece com certeza o elogia! E é verdade... a arte dela está cada vez melhor!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Fiquei apaixonado pelo trabalho. Tem um clima muito nostálgico para mim, fora que é BD de qualidade se você curtiu também, afinal você vê tudo de cima, Nuno! :)

    ResponderEliminar
  7. Venerável Victor
    Claro que vejo tudo de cima... tenho 1,80m !
    :P

    Na realidade é um trabalho bastante bom!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. AH,ah eu guardarei o meu defeituoso autografado..ainda há-de valer muito.LOL

    ResponderEliminar
  9. Stuntman
    Nunca se sabe!
    LOL
    O meu também tem um excelente autógrafo com um Batman zombie pescador!
    :D

    ResponderEliminar
  10. A Arte está excelente. Infelizmente não conheço o autor, não deve ter chegado por aqui...D:

    ResponderEliminar
  11. Alex D'ates
    Não é autor, e autora dos desenhos...
    :P
    E não, não chegou aí. Infelizmente nem as obras de brasileiros aqui chegam, nem as de portugueses chegam ao Brasil.
    :\

    ResponderEliminar
  12. Nuno Amado

    Aí estás tu a fazer excelente e extensa) crítica a uma obra de BD.
    E tenho a certeza que não foi preciso ninguém pagar-te, contrariamente ao que disseste nunma daquelas troca de comentários na caixa dos ditos, em que dizias que para fazer crítica teriam de te pagar :-)
    Saudações bedéfilas.
    GL

    ResponderEliminar
  13. Geraldes Lino
    Eu não disse que não fazia crítica... todos fazemos crítica.
    Eu só disse que não era um crítico. Críticos são pagos para o fazer. Eu não sou. Portanto não sou um crítico, o que não quer dizer que não faça críticas!
    Espero que não tenham ficado baralhados!
    ahahahhahah
    :P
    Fico contente que tenhas achado a minha crítica excelente!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Tirando a Kingpin (virtual e real), há mais alguma loja a vender O Baile?

    ResponderEliminar
  15. pco69
    Penso que foi distribuído para as Fnac's também!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Comprei este fds na feira do livro (já não me lembro da banca, mas a senhora disse que estava a ditribuir os livros da KingPin) - Perguntei-lhe pelo 'aprender' e ela disse que não sabia se iriam receber algum para a feira...

    http://www.bbde.org/viewtopic.php?f=161&p=130623#p130623

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Nuno...

    Primeiro, não é muito correcto fazeres comentários sobre outras pessoas num sitio onde elas não fazem ideia que esse comentário existe.

    Inclusive, estás registado no BBdE pelo que seria lá que o deverias ter feito.

    Segundo, o urukai é alguém que lê bd fora do circuito Fnac, coisa que saberias se tivesses tido o cuidado de ler alguns dos seus posts no forum...

    ResponderEliminar
  19. pco
    Na realidade tens razão, mas isto foi sem mal. Não foi para amesquinhar ou outra coisa do género. Já me registei duas vezes no BBDE e não consigo entrar, maneira que desisti.
    Aliás tentei registar-me a última vez precisamente por causa desse tópico mas deu sempre erro.
    De qualquer modo o que eu disse serve para toda a gente, e não propriamente direccionado para a pessoa em questão, que quem diz que lê um livro de BD em 5 minutos. Seja ele qual for.
    Dequalquer modo vou apagar o comment por referir outra pessoa, ou nick, que não está presente.
    ;)

    ResponderEliminar
  20. pco
    (repetição do comment acima sem referir ninguém)
    É natural que a distribuidora não tenha tido os livros do Vamos Aprender a tempo, foi muito em cima...
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]