domingo, 9 de dezembro de 2012

Mas o que é que se passa com a DC? Gail Simone despedida por mail?



É assombrosa a maneira como a DC se tem estado a portar com os seus colaboradores nos últimos dias, primeiro Karen Berger fora da Vertigo, agora Gail Simone fora da Batgirl Barbara Gordon?
Resta saber porquê.

Batgirl foi o título feminino mais vendido do mainstream norte-americano, e aclamado pela crítica!
Mais, a passagem de Barbara Gordon, anteriormente Oracle e numa cadeira de rodas, para o uniforme da Batgirl neste relaunch dos "novos 52" só foi tolerada pelos fãs porque era Gail Simone que ia pegar no título!

Pensa-se que houve conflictos, ou maneiras diferentes de pensar em relação à personagem no seio da DC. Então a DC faz aquilo que em que é melhor nos últimos tempos... um chuto no autor!
Ora se o título é aclamado pela crítica especializada, e reflecte-se nas vendas... porquê esta situação?

Por alguma coisa as histórias de super-heróis cada vez estão piorzinhas... as grandes editoras despacham autores como se fossem fraldas de um bébé de seis meses!
Paguem-lhes bem, ou o que merecem, e deixem-nos trabalhar. O público agradece...

O mais caricato é que nem tiveram os "ditos no sítio" para a despedirem pessoalmente!

Gail Simone foi despedida por mail...



Será que é misoginia??
Qualquer dia só temos dois autores de super-heróis a trabalhar para a Marvel e DC: Bendis e Johns...

P.S.: Entrada de Ed Benes no Facebook em 12/12/2012:

Algo estranho acontece na DC pessoas são demitidas mesmo quando o titulo esta fazendo sucesso, quando entrei em Batgirl parecia uma grande família, Mas o Editor que era um cara muito legal e isso é muito bom em um titulo, acreditem em mim não existe nada pior do que um EDITOR chato, mas ai o cara é Demitido, juro que senti um calafrio quando soube, não parecia vir coisa boa, Pouco depois Gail Simone foi demitida, eu demonstrei estar triste com isso e tambem fui retirado do titulo, então atualmente não estou mais na Batgirl.

Boas leituras

28 comentários:

  1. Isto é vergonhoso.

    Não acredito que nos dias d'hoje e de uma forma tão descuidada a DC se deixaria regedir 20 anos no passado.

    No entanto qualquer empresa que despeça um colaborador sem ser presencialmente é uma vergonha.

    É natural que existam divergencias na doutrina. Alias, praticamente tudo que a Gail foi construindo na anterior iteração do seu Universo foi obliterado pelo reboot.

    Ninguem gosta de ver o seu trabalho desfeito, ainda mais quando o resultado é muito inferior ao que se tinha.

    O Geoff e o Dan endoideceram.

    ResponderEliminar
  2. esta a ser uma semana cheia de eventos na DC, mas nao vejo motivo para tanta revolta.


    é normal haver troca de equipam criativas e escritores/desenhadores mudarem de titulos ou sair de uma editora para passar para outra.

    se é certo que as mais recentes noticias nao tem sido mt beneficas para a DC tb é certo que estao a ser empoladas por algum excesso de "coração"

    tenho a certeza q a Gail Simone estara de volta brevemente!

    ResponderEliminar
  3. Update:

    http://gailsimone.tumblr.com/post/37578340766/i-am-so-fricking-fortunate-its-ridiculous?Win8App=ModernReader

    "I want to thank DC for giving me the opportunity to write Barbara. When the new52 was announced, I was terrified that telling early stories of Barbara would mean completely invalidating her story as a disabled icon. We tried our best never to forget that, even when putting her back in the suit. "

    ResponderEliminar
  4. não acho a Gail Simone uma escritora muito boa mas apenas regular,porem o modo nada profissional e a falta de respeito da diretoria da dc é impressionante,bem como a baixa qualidade das revistas tanto marvel quanto dc( especialmente os novos 52) que tem caído bastante

    ResponderEliminar
  5. Rui Esteves
    A Gail Simone construiu bons momentos com Birds of Prey no passado, com os novos 52 rebentaram com isso tudo, mas mesmo assim ele conseguiu pegar bem na Barbara Gordon como Batgirl.
    Não se compreende isto, visto de fora...
    :|

    Nelson Vidal
    Espero que a Gail esteja de volta brevemente sim! Não a considero uma excelente argumentista, mas é muito segura e fiável nas histórias que faz. Toda a gente sabe da rotatividade dos autores, mas isto não foi rotatividade, foi um despedimento grosso por email, de uma pessoa que vendia!
    Obrigado pelo link!
    ;)

    Questão
    Sim, como disse atrás, ela não é nenhum génio, mas sempre foi regular e possuía um público fiel de fãs das suas histórias.
    O problema aqui para mim está a ser como a DC se está comportar de maneira nazi e grossa com os seus autores! Presumo que queiram apenas autores que não abram a boca, fiquem calados e façam apenas e só o que a DC quiser, e como quiser. Mais tarde ou mais cedo isso irá reflectir-se na qualidade das histórias (aliás, nalguns títulos isso já está a acontecer!)
    :|

    ResponderEliminar
  6. Também considero que Gail Simone é uma escrita vulgaríssima. Portanto mesmo que algum dia saia cá pela Panini algum título dela dos Novos 52 e o mesmo acabar, acho que não sentirei saudades.

    Agora não-me parece elegante despedir alguém por e-mail. Se tiver de haver despedimento que ao menos alguém dê a cara por isso e fundamente os motivos perante a pessoa em causa.

    ResponderEliminar
  7. Reignfire
    Simone sempre foi a regularidade em pessoa! Nem excelente, nem medíocre.
    Mas uma coisa é certa: vendia! Inclusivamente em bastantes meses nestes novos 52 a sua Batgirl vendeu mais que os títulos do Batman "itself".
    Por isso não se compreende, pelo menos estando de fora, e sobretudo da maneira que foi...
    :\

    ResponderEliminar
  8. Eu diria que este despedimento da Gail demonstra mais que qualquer outra coisa o estado caotico e aparentemente sem sentido da dirigencia actual da DC.

    Não me atrevo a dizer que se tratou de misognismo porque por muito tontos que sejam nao acho que haja gerencia assim tao ma na DC. Mas mais facilmente acredito que a insistência dela em melhores representações de minorias e a maneira como ela defendeu personagens que a direcçao nao ache "iconicas" a podera ter queimada perante a direcçao(como por exemplo o titulo so com mulheres entre as quais Stephanie "never existed acording to DanDidio" Brown); de facto ainda a semana passada ela disse que iria adicionar uma personagem transsexual a Batgirl(uma decisao que tambem teve os seus detractores na fandom e nao de maneiras minimamente agradaveis).

    Nao apreciei certamente a Batgirl da Gail Simone, mesmo descontando a animosidade que teria a esse titulo por defeito pos-reboot, mas nao ha justificacao para a decisao de a afastar do titulo especialmente tratando-se ela de uma eacscritora com um nucleo de fas tao extenso.

    Diria mais, mas isto de escrever num telemovel na ajuda nada. Talvez mais tarde.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Nuno, eu concordo que ela fez um bom trabalho. Mas o reboot veio arruinar quase tudo.

    ResponderEliminar
  11. Eu pensava que despedir pessoas dessa forma só acontecia em Portugal.
    Tenho pena da senhora em questão e sei pelo que está a passar, pois quer a DC tenha razão ou não para a despedir, isso deve ser feito pessoalmente de modo até apresentar os motivos para tal.
    Disse que sei pelo que a senhora está a passar porque ainda à pouco tempo fui pedir os salários em atraso à minha patroa e nesse dia à noite fui despedido por sms e fiquei sem o dinheiro.
    É a vida...

    ResponderEliminar
  12. Pois a Dc continua em grande,despedir por e-mail,deve ter sido para aproveitar e desejar o feliz nata e prospero ano novo.
    Quanto a Gail tambem a acho uma argumentista medina,mas a dc tem piores lá e não os despede.

    ResponderEliminar
  13. A Gail Simone é excelente, adorei o trabalho dela no Secret Six. Muito fora da parvoeira habitual nos comics, também gostei dos toques de cariz mais adulto e menos habitual.

    Se o despedimento dele foi como dizem acho muito mal feito.

    Mas sem dúvida que algo anda podre no universo DC. Na Marvel pelo menos são mais flexíveis quanto ao destino a dar aos personagens tanto que ficam às vezes irreconhecíveis mas sai muita coisa interessante das experiências.

    Nem sei que merda vão fazer do Constantine e que está anunciado para breve nos novos 52.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  14. Nessa história não devem existir só santos ou culpados, mas a minha editora favorita sim anda dando tiros no pé. Perdeu Paul Cornell e Diogenes Neves (maravilhoso desenhador) para a Marvel, agora a Gail sai de um lugar onde fica muito a vontade...Há quem diga que ela saiu para assumir um novo projeto em 2013 na própria DC, mas tudo isso é muito preocupante mesmo, Nuno. Por tudo o que você listou acima.

    ResponderEliminar
  15. Situação estranha esta acontecendo na DC, isso vai trazer consequências no futuro, vamos ver no que vai dar!

    ResponderEliminar
  16. Bem, uma pessoa fica pouco mais de uma semana sem vir aqui ao blog e apanha logo com notícias bombásticas de rajada! :P

    A extinção da Vertigo é simplesmente lamentável! Um golpe no mundo da BD. Só espero que os autores que pretendiam desenvolver séries na Vertigo o façam agora na Image ou Dark Horse. E que a Karen Berger vá parar a uma editora que a valorize como deve ser.

    Em relação à Gail Simone, junto a minha voz àqueles que a acham uma escritora mediana. Mas nunca me pareceu que o critério das grandes editoras (as incontornáveis DC e Marvel) em relação aos argumentistas fosse os méritos de escrita, mas sim a quantidade de cópias vendidas por esse autor. E se a obra da Gail Simone vende, parece-me um tiro no pé da DC (tendo em conta a visão mercantilista da editora).

    Independentemente do que sucedeu com a Gail Simone, acho uma tremenda falta de respeito despedir-se alguém por e-mail. O mínimo que se faz é conversar cara a cara. Não é agradável, não senhor, mas é para isso que as pessoas em cargos de chefia lá estão.

    ResponderEliminar
  17. Ah, e Deus nos livre de o Bendis ser o único a escrever para a Marvel! Já bem basta ser um dos mais hipervalorizados autores da bd actual.

    ResponderEliminar
  18. Tendo em conta as bastantes e boas opiniões aqui postas realmente há pouco que possa adicionar(além de pedir que se possível me apaguem o double-post, aquilo foi problemas de net irregular) e gostaria só de destacar um pequeno ponto.

    Chamar à Gail Simone mediana implica ignorar que a média de qualidade da DC está muito abaixo do dela. Eu bem que gostaria que a escrita dela e os diálogos fosse um mínimo a exigir a argumentistas, mas infelizmente é neste momento uma excepção muito positiva à regra.

    ResponderEliminar
  19. Nem tudo são más notícias. Pelos vistos J. M. DeMatteis e Jim Starlin estarão de volta à DC.

    ResponderEliminar
  20. Pobre garota.

    É isto que acontece com um autor que tem convicções firmes sobre os personagens.

    Pobre garota. E, pobres leitores, claro.

    ResponderEliminar
  21. Acompanho muito pouco a DC, mas algumas coisas são impressionantes:

    Primeiro que o reboot foi feito de forma covarde e inovou muito pouco.

    Agora estão perdendo autores bons, até ficar o fardo todo sobre as costas de Johns

    ResponderEliminar
  22. César Alves
    Quando falei em misogenismo foi porque a DC já tinha sido acusada disso no passado por várias vezes, e pelos vistos não há fumo sem fogo!
    A Simone trabalhava em títulos um pouco mais adultos que os restantes mainstream da DC, e pelos visto eles querem acabar com a BD mais adulta nesta editora... é uma opção, mas quem ganha não é de certeza a DC!
    Para além disso... até vendia! LOL
    :D

    Rui Esteves
    Na realidade o reboot veio estragar-lhe o trabalho de muitos anos, mas como a base de fãs de Simone até era bastante significativa quando passou para a Batgirl não se safou mal ao nível de vendas! Agora vamos a ver como corre a continuação deste título sem Simone...
    ;)

    ResponderEliminar
  23. Artur Martins
    Tenho pena que tenha acontecido contigo essa triste realidade de hoje em dia em Portugal.
    :(
    Mas não comparo sequer a tua situação com a dela, pois ela amanhã já tem trabalho, e para ti vai ser bem mais difícil, infelizmente...
    :(

    Optimus
    Pois, não se compreende. Se tivesse vendas más eu compreendia, assim não.
    :|

    ResponderEliminar
  24. Bladder
    O despedimento dela froi comprovadamente assim! LOL
    Não posso dizer à "maneira antiga" porque foi por email, mas credo... não se faz!
    O Hellblazer vai-se perder no meio de todas as outras revistas com argumentos "mais fáceis" e vai perder o carisma todo. Há coisas que não se podem misturar...
    :\

    Venerável Victor
    Não sei porquê, mas a Marvel é capaz de fazer alguma proposta...
    :D
    A DC sucks muito nos últimos tempos em matéria de estratégia editorial...
    :P

    Guy Santos
    Estas coisas normalmente nunca trazem consequências positivas...
    :|

    ResponderEliminar
  25. Miguel Antunes
    Tens de começar a seguir o LBD pelo telemóvel também!
    ahahahahahha
    Em relação à Simone concordo contigo em todas as linhas.
    Quanto ao Bendis... bem neste momento tudo roda à volta dele no Universo Marvel...
    :D

    César Alves
    Quando lhe chamo mediana, estou a referir-me a ela no contexto geral dos argumentistas de comics de super-heróis. Porque na realidade tens razão, existe muito pior que ela na DC. O problema é que esses piores devem ser completamente "Yes man", e ela pelos vistos não era...
    ;)

    Reignfire
    Ouvi dizer que sim também, embore ache que o DeMatteis já está mais para lá do que para cá... a idade não o está a perdoar...
    :D

    ResponderEliminar
  26. Alex D'ates
    Acho que ela não vai ter problemas em arranjar editora para trabalhar. É uma argumentista com boa base de fãs e bastante regular nos seus trabalhos.
    ;)

    João Roberto
    O reboot trouxe coisas boas, outras nem por isso.
    Mas neste momento arriscam-se a ficar sem muitos bons autores. Quando a estrutura se torna monolítica e ditatorial quem é bom, sai fora...
    ;)

    ResponderEliminar
  27. Uma das coisas boas do reboot foi não "rebootarem" o Batman e o Green Lantern.

    ResponderEliminar
  28. Reignfire
    100% contigo! Felizmente não rebootaram os dois melhores títulos da altura.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]