sábado, 17 de novembro de 2012

Wolverine: Velho Logan (Heróis Marvel nº5)


Este era um livro pelo qual eu ansiava.
Já o tinha tentado comprar no original em capa dura, mas os preços eram proibitivos…
Quando sair, também por esta colecção, o “Arma X” fico com três das melhores histórias do Wolverine em português: Inimigo do Estado (Devir), Velho Logan (Levoir) e Arma X (Levoir)!

Depois de ler Velho Logan (Old Man Logan no original) fica-se mesmo com a sensação de ter lido uma excelente história de BD.

Mark Millar e McNiven estão em alto nível aqui, e acho que este será mesmo o melhor trabalho de Steve McNiven. Bem pelo menos daqueles que eu conheço…

Mark Millar assina alguns dos melhores livros que eu possuo (Authority, The Ultimates, Kick-Ass, Wanted, Wolverine: Inimigo do Estado, etc…), e este é mesmo um argumento “à Millar”. Futuro completamente distópico, violento e feio! Mas contrabalançado pela arte de McNiven… Este consegue páginas monumentais que ficam na memória de um leitor. Pelo menos a mim ficaram quando eu li uma revista desta série online. Aquela imagem do esqueleto gigante do Hank Pym no meio de nenhures ainda com parte do uniforme agarrado ficou na minha cabeça e foi aí que comecei a minha demanda por este livro.

Ainda bem que não consegui comprar no original, esta é uma bela publicação da Levoir em português com a vantagem da capa estar bem, apesar de tudo… comparada com as outras é belíssima!
:P

Há 50 anos os vilões organizaram-se a sério e exterminaram quase todos os heróis e super-heróis dividindo em seguida o território dos EUA.
Logan vive no Estado governado pelo Hulk e recusa a violência, e apesar de ser espancado por várias vezes nunca riposta. Aqui o leitor fica agarrado. Wolverine “é o melhor naquilo que faz” e vê-lo assim amorfo faz confusão a um leitor que conheça bem a personagem. Está sem dinheiro para pagar a renda da casa onde habita com a mulher e filhos! (Imagem estranha…) Para conseguir dinheiro vai acompanhar o Gavião Arqueiro como guia, ou co-piloto (como preferirem) pois este encontra-se cego!
Aqui iniciam uma viagem pelo continente norte-americano de uma costa até à outra, passando por diversos estados governados pelos vilões mais poderosos. É um continente retalhado e destruído… o objectivo da viagem do Gavião fica para vocês descobrirem.
O destino do Demolidor e do Justiceiro também fica para vocês descobrirem!
;)

Os diálogos são curtos, logo há a tendência para acelerar a leitura. Não façam isso. A narrativa gráfica e a qualidade que McNiven pôs em cada vinheta é precisamente para suprir a falta de texto, e foi bem sucedido. Tentem “ler” a narrativa de Steve McNiven!
Millar começa devagar mas sempre num crescendo que acaba num clímax final bem à bruta.
Também consegue algumas cenas bem viscerais de Wolverine, como quando ele conta ao Gavião o porquê da “não-violência”, ele o Wolverine, aquele que “é o melhor naquilo que faz”!
Essa cena está mesmo muito boa, mesmo! Não estava à espera daquele desenlace.

Este é um livro de nota máxima, na minha opinião, e recomendo a todos!

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Mark Millar e Steve McNiven
Editado em 2012 pela Levoir
Nota: 10 em 10

33 comentários:

  1. Velho Logan realmente é uma bela BD. Gosto muito da dupla criativa, tirando o Quarteto Fantástico de Millar (não gostei) outras BDs que li que ele escreveu me agradaram muito, principalmente Civil War.

    Belo texto meu amigo.

    ResponderEliminar
  2. Parece ser uma boa edição desta coleção, a capa ficou bem legal! a arte é muito bonita!

    ResponderEliminar
  3. Bem bom!
    Estou a cruzar os dedos para uma 3ª série em 2013 com mais clássicos misturados com titulos mais recentes como este!
    :)
    Parabéns mais uma vez á Levoir!

    ResponderEliminar
  4. João Roberto
    Obrigado!
    :)
    Estelivro considero-o muito bom, sobretudo porque é completamente distópico e diferente no universo dos super-heróis em geral, e no Wolverine em particular.
    ;)

    Guy Santos
    Acho que Steve McNiven se esmerou nesta série, idealizando belas páginas. Por alguma razão se atrasou várias vezes nas deadlines das revistas...
    :D

    never-ending-spleepy-eyes
    Cheira-me que a próxima série será no Universo DC... é só um palpite...
    :D

    ResponderEliminar
  5. Boas.
    Acabei de ler o livro e adorei. Nota máxima.
    Mesmo que a próxima colecção seja do Universo DC, é sempre uma óptima noticía, porque significa mais BD em português.
    Se bem que pessoalmente prefira a Marvel, farei também essa colecção.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  6. Artur Martins
    Eu acho que é mesmo um excelente livro! Vai de encontro ao meu gosto pessoal em quase todos os aspectos.
    Quanto a ser Marvel ou DC não me importa, embora eu prefira DC!
    Desde que continuem a editar...
    :D

    ResponderEliminar
  7. A possibilidade da próxima colecção ser da DC é só mesmo uma opinião tua, ou já ouviste algum rumor?

    ResponderEliminar
  8. Artur Martins
    Digamos que... é um palpite!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Bongo Inimigo do Estado (Devir),foi destruido pela editora.
    Quanto a este ainda não reli mas tenho o Paperback original e duvido que esta edição se aproxime dela,esta capa parecida a da edição alternativa,a do Mcniven é muito melhor que esta.
    Ainda estou a pensar na referencia aos Starship Troopers na Saga da Fenix Negra que estou a (re)ler se esse filme ainda não tinha saido nos cinemas,na época que a saga foi escrita invenção da editora ou Cris e Byrne eram visionarios quando escreveram isto!!!???????

    ResponderEliminar
  11. Espero que o teu palpite se confirme.
    E se for o caso que uma das histórias escolhidas seja a Crise Infinita. Já me falaram muito bem dela, mas não há em português...
    Quando tiveres certeza, avisa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar


  12. Boas noites. A capa do (creio) Michael Turner é... fraquita, vá lá. Sim, superior a outras da coleção :)

    Optimus Prime, não sei qual a referência específica de que falas, mas o Starship Troopers é MUITO anterior à saga da Fénix:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Starship_troopers

    Boas noites,
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  13. Desconhecia esse factor Francisco,mas os filme são de uma decada depois

    http://www.imdb.com/title/tt0120201/

    eu nem teria notado se lá estivesse Storm Troopers de Star Wars,é durante o ataque a Cristal em Chicago,por aqueles soldados de armadura.

    "E se for o caso que uma das histórias escolhidas seja a Crise Infinita. Já me falaram muito bem dela, mas não há em português..."

    há si Arthur a Mini Panini só que é Ptbr; http://3.bp.blogspot.com/_eVePnMOlh2c/Sw23sqYlrFI/AAAAAAAAA1E/LJlTgQcW39E/s1600/Crise+Infinita+%231.jpg

    e é bem fraquita Jonhs muito abaixo do arroz com feijão de sempre.

    ResponderEliminar
  14. Uma nova colecção da DC é bom (há títulos excelentes de Frank Miller, Moore, Johns, Kirby... Batman, JLA, JLI, Green Lantern, Aquaman, Superman, Swamp Thing, Animal Man, Midnighter...)


    Mas é com alguma tristeza que encaro o fim da colecção da Marvel aidna com tanta possíbilidade de bons títulos!

    :(

    ResponderEliminar
  15. Optimus
    O Inimigo do Estado foi destruido pela editora porquê?
    (Queimaram os livros...?)
    :|

    Artur Martins
    Quando tiver mais alguma novidade eu direi!
    ;)


    ResponderEliminar
  16. Francisco Quintana
    Quando me referi à capa estava a comparar com as outras da mesma colecção... lol
    :D

    never-ending-spleepy-eyes
    Há muitos bons títulos na DC! Talvez mais que na Marvel! Aliás, recentemente não tenho dúvidas nenhumas que na generalidade o material publicado pela DC é melhor que o da Marvel, que está quase todo estagnado...
    Só quem não conhece o material da DC é que pode achar que Marvel é melhor, essa guerra estúpida entre DC Nautas e Marvettes impede os leitores de poderem ler o que de melhor se faz em matéria de super-heróis! Abram os olhos e não se auto-mutilem na BD!
    :\

    ResponderEliminar
  17. Concordo que, no geral, os títulos da DC andam bem melhor do que os da Marvel hoje em dia. E olhem que eu sempre fui mais fã da Marvel do que da DC! No entanto, há que admitir a verdade.

    Em relação a esta obra do Millar...é pá, é a típica treta à Millar (sim, percebe-se, que eu não aprecio a obra de um dos escritores mais overrated da bd norte-americana), mas respeito quem gosta e acho de valor esta colecção. O que o nosso mercado de bd precisa é de publicações, de preferência de obras que ainda não tenham sido editadas em português ou que já não sejam reeditadas há muito tempo.

    ResponderEliminar
  18. Não estava a comparar DC e Marvel (quando soube da hipótese de continuidade da 1ª séria a minha pergunta foi logo "DC??" :) )

    A DC tem excelentes argumentos (sim, últimamente bem melhores que os da marvel) e artistas desde Kirby até Alex Ross..

    A minha queixa é pela confirmação que esta iniciativa é virada para o coleccionismo "pontual" e ninguém preenche a lacuna nacional das edições Marvel e DC.
    (Muita gente, eu inclusive, não compra edições capa mole preferindo a edição internacional).


    Uma pena não aproveitarem já ter viciado leitores na Marvel e agora irem perder esse público para as edições em inglês. (e aproveito para apontar a má distribuição fora de lisboa e porto. por vezes era impossível comprar os livros no interior do país, nem sabiam da colecção e tinha de os adquirir em Lisboa na loja do Público)

    As edições Marvel em capa dura vão deixar saudades. Sobretudo com tanto filme a sair novamente para o ano (mas a DC parece ter acordado para esse mundo, vamos lá ver se conseguem sair do gueto batman/superman)

    Mas claro que já ter havido algo é de louvar! E a continuarem em 2013 ainda mais!

    ResponderEliminar
  19. Boa noite a todos,

    Algumas observações: esta colecção da Marvel teve bastante sucesso (sem o que não teria sido prolongada de 15 para 25 volumes, obviamente), pelo que se tem falado da possibilidade de outras colecções de BD. Quais são, é difícil de dizer esta altura, a Levoir tem as suas dieias e estará a negociar possibilidades, mas não posso adiantar mais. Mais Marvel é também uma possibilidade, mas DC é outra. Esperemos mais uns meses para saber.

    Quanto às capas, não sabia que elas eram tão mal-amadas (serão?)! Mas obedeceram a critérios de colecção, e em última instância foram escolhidas pelo Público de entre várias hipóteses, sendo que eles se regem por critérios que não são exclusivamente gráficos e artísticos, mas incluem muitos outros elementos, que vão desde alternância de cores de fundo até variações de escuro/claro, etc... por questões de venda em banca. Nem sempre é na minha opinião, a melhor capa a escolhida, mas acreditemos que é a melhor capa COMERCIALMENTE que é escolhida.

    Finalmente... Starship Troopers? Eu li o livro antes sequer da Saga da Fénix Negra ser publicada! Sim, eu sou tão antigo assim, mas suponho que para alguns elementos das gerações mais recentes, como o Optimus Prime, pode parecer impensável que um filme tenha tido um livro antes! Gasp! Horror! Letras! Montes delas! E espalhadas por montes de páginas! E não é só a questão de saber se havia esse livro ou não, mas parece-me que o bom senso devia levar a que pelo menos a hipótese de existir um livro, algures, se devia pôr, antes de se começar a imaginar precognições e telepatias várias, e inter-temporais, para mais!

    Eu sei, e percebo: embora seja curta, com não muitas páginas, é uma novela ... chata? Com montes de... cenas, política, filosofia, sei lá...? O livro até foi recomendado em várias academias militares americanas, por causa das suas discussões filosóficas! Eu asei, o filme não fala disso, portanto nem deve ser verdade...

    Peço desculpa ao Optimus Prime por estar a gozar um pouco o prato, mas há coisas a que não resisto. E mais: a informação está muitas vezes ao alcance de meia dúzia de teclanços no Google, vale a pena, antes de começar a pensar em precognição...

    http://en.wikipedia.org/wiki/Starship_Troopers

    ResponderEliminar
  20. Essa revista é maravilhosa mesmo, vale a pena ter em casa como um tesouro, mas a capa nunca fez jus a arte interna.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Miguel Antunes
    LOL
    Gosto de Millar! Não o acho um Deus, mas tenho obras dele de que gosto mesmo muito, e esta é uma delas!
    Quanto ao resto, uns gostam outros não! É assim com todos os bons autores, ou se gosta ou não!
    Quanto ao DC/Marvel, neste momento pouco compro da Marvel. Gasto bastante mais em título DC/Vertigo!
    Desde há uns anos que a tendência das minhas compras se começou a inverter! Antigamente era ao contrário, 90% do que comprava era Marvel (há 5 anos atrás), depois isto foi-se modificando...
    :P

    never-ending-spleepy-eyes
    Não acho mal se agora alternarem com uma série da DC. Existem muitos leitores DC no em Portugal e não acho que essa situação de alternância possível entre a Marvel e a DC fosse chatear muito os fãs Marvel.
    A minha queixa é pela confirmação que esta iniciativa é virada para o coleccionismo "pontual" e ninguém preenche a lacuna nacional das edições Marvel e DC.
    Bem, provou-se que alimentar uma série on-going em Portugal de material norte-americano é perigoso comercialmente. Lembras-te da Devir há uns anos atrás? Já tivemos isso, e não seu resultado...
    :(

    ResponderEliminar
  23. José Freitas
    Saúdo o sucesso da colecção!
    :)
    Espero então que continuem a trabalhar e que cada vez mais a qualidade do produto seja melhor! Esta 2ª série parece-me bem melhor que a primeira, e presumo que tenha mais sucesso que a anterior.
    Eu agora gostaria de DC para "desenjoar"!
    :D
    Quanto às capas... olha, acho que ninguém ainda achou nenhuma espectacular, antes pelo contrário.
    Não sei se quem escolhe as capas as acha comerciais, se calhar sim como dizes, mas garanto-te que as pessoas estão a comprar pelo interior e não pela capa... pela parte que me toca se fosse pela capa nem pegava neles! Acho que se as capas fossem como as das edições originais ou melhores venderia ainda melhor!
    :|
    Starship Troopers... lol
    ;)

    ResponderEliminar
  24. A devir editava formato americano, não? (e agora em TPBs)

    Acho que o mercado das Hardcovers é uma àrea completamente diferente. A prova é o sucesso da 1ª série. Salvo raras exceções a maior parte das histórias não ficam "a meio". Coisa que acontece quase sempre com os single issues.

    O que eu noto é que gente que nunca comprou BDs da Marvel em português fê-lo agora e não pro mero coleccionismo.

    Agora se existirá mercado para Hardcovers nacionais da Marvel fora deste contexto (e sobretudo deste preço convidativo)... não sei.

    ResponderEliminar
  25. José de Freitas,

    Basta "meia dúzia de teclanços no Google" para constatar o que se pensa das péssimas capas Colecção Heróis Marvel. E se as capas escolhidas são as melhores comercialmente então quem está a fazer essa escolha usa um critério COMPLETAMENTE DIFERENTE do usado pela Marvel, que vende milhares de comics e trades todos os meses.

    Por último:
    Acho realmente piada (leia-se de mau gosto) vir a público gozar o Optimus Prime por este não saber que existia o livro antes do filme Starship Troopers. Eu, que sem falsa modéstia, prezo por ter uma cultura geral abrangente, também não sabia. E depois? Antes isso que não saber questões fundamentais sobre o próprio trabalho: ainda se lembra do que afirmou sobre o trabalho do Geoff Jones nos Avengers? Se calhar é melhor deixar-se de gozos e rever melhor aquilo que diz e edita. Tudo tem limites!

    ResponderEliminar
  26. Apesar de não ser fã do Mcniven, acho que ele conseguiu acertar a mão aqui, no velho Baixinho.

    ResponderEliminar
  27. never-ending-spleepy-eyes
    Sim, a Devir publicava muitos TPB's.
    Acho que uma parte do sucesso se prende com o formato, preço e distribuição.
    Os livros são em capa dura, mas com preços muito acessíveis. E apesar de haver falhas de distribuição, consegue perfurar bastante no mercado!
    É claro que esses preços convidativos só são possíveis neste tipo de parcerias... a fatia do preço de capa que cabe aos intermediários é bastante mais menor que no circuito normal de distribuição para livrarias
    ;)

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. André Azevedo
    LOL
    Eu também não sabia que havia um livro!! (Daí o meu "lol" na resposta ao José Freitas...).
    Uma boa capa é meio livro vendido, porque os olhos também comem, e garantidamente quem escolhe as capas não sabe o que anda a fazer!
    Basta olhar para as capas do mercado norte-americano, como tu bem disseste. Mas se está a vender bem assim com capas raquíticas, olha que venderia bem mais com boas capas!
    :D

    Alex D'ates
    McNiven foi brutal neste livro. Eu acho!
    ;)

    ResponderEliminar


  30. Epá, mas gostava de ser mosca para assistir ao processo de decisão da escolha de uma qualquer capa desta colecção :D

    Admitindo que há algo de racional por detrás ;)

    Perdoem-me o maldizer, tou cansado, o dia já vai longo :)

    Cumps,
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  31. Francisco Quintana
    LOL
    Também não percebo qual é o sentido comercial que se regem para a escolha destas capas... sei que uma capa deve ser apelativa para fixar o olhar do possível comprador, chamar-lhe à atenção pela positiva.
    Das capas da 1ª série aproveita-se a do Thor, da 2ª série até agora esta (embora fracas...)!
    :|

    ResponderEliminar
  32. Vou ressuscitar os comentários por aqui para dizer algumas coisas.

    Não sou amante de comics americanos pelo facto já referido noutros comentários de serem novelas mexicanas sem fim à vista, e por não perceber porque é que os inimigos derrotados dois ou três livros (fascículos) à frente, regressam de novo.

    Mas sou amante de BD e quando me apresentam obras com histórias completas (salvo um ou outro) e com a garantia de que serão todos publicados, digamos só que a senhora da banca dos jornais fica radiante cada vez que lá vou com uma lista de livros a serem reservados :-)

    Esta é a minha opinião do Velho Logan

    http://www.bbde.org/viewtopic.php?f=161&t=13083

    E acabei à pouco de ler o Reino do Homem Aranha e li o Demolidor esta tarde. Ambos excelentes livros de BD e que me fazem pensar que afinal ainda há 'comics' que valem a pena serem lidos

    Dou aqui os parabéns à Levoir e ao Público pelas duas colecções, mas sobretudo pela segunda série. Essa sim, com uma boa quantidade de livros que eu considero muito bons.

    ResponderEliminar
  33. pco69
    Existem muitos comics que valem a pena. É uma questão de conhecimento!
    E sim, a 2ª série é bastante mais atractiva que a primeira.

    Espera que a haver próxima seja DC Comics, e com escolhas do género desta 2ª série Marvel.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]