quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Asteroid Fighters Vol.2 - Os Oráculos


Mais um livro de Rui Lacas, o segundo da trilogia Asteroid Fighters.
Podem ler a minha crítica ao primeiro tomo Asteroid Fighters Vol.1: O Início clicando no link.
Rui Lacas é um bom artista de BD, conseguindo por norma fazer boas BDs com alguma facilidade. Em Asteroid Fighters ele foge um pouco ao seu registo gráfico tradicional, procurando atingir o grande público.


Este segundo volume achei-o bastante melhor que o primeiro, sobretudo na parte gráfica. Embora esta continue um pouco irregular, existem páginas bastante melhores que outras, já não tem aquele problema de parecer que algumas páginas foram acabadas à pressa, o que é bom. Essas irregularidades são normais para um autor que de alguma maneira mudou o seu estilo habitual de desenho. Estou a falar de irregular, mas não pensem que é algo de muito grave... é apenas uma picuínhice minha!
:D

Quanto à história em si, continua o seu registo de aventura descomprometida que faz tanta falta à BD portuguesa. Sem segundas intenções obscuro-filosóficas e sem fazer pensar o leitor. Aventura apenas! Gosto!
Havia muito pouco deste género de autores portugueses, nunca percebi bem porquê visto que até tem boas possibilidade de sucesso. Veja-se outra série de aventura imaginada por um português: Dog Mendonça e Pizzaboy! É sucesso. Não sei como estão a correr as vendas do Asteroid Fighters, mas parece-me uma boa aposta.

A história apenas peca por mostrar a identidade do vilão muito cedo, acho que no fim do livro teria muito mais impacto. Assim como não se compreende que Otipep tenha sido preterido para integrar os Asteroid Fighters em detrimento de Pepito (morto no 1º volume), sendo que parece mais poderoso que o irmão...
Àparte isso também acho que algumas das personagens secundárias poderiam ser um pouco mais desenvolvidas. É certo que isso iria provocar atraso na acção, mas um bocadinho mais de densidade nos Asteroid Fighters que viajam dentro daquele carro no início do livro seria uma mais-valia.

Resumindo o livro... Otipep tenta mais uma vez destruir a Terra com um asteroide, e claro, foi impedido pelo poderoso novo Asteroid Fighter, Takeshi. A sua filha revela-se igualmente poderosa!
Após mais este ataque à Terra, esta força de super-heróis tenta investigar a origem de todos estes ataques recorrendo aos Oráculos, que possuem poderes psíquicos.
A filha de Takeshi irá ser a "ferramenta" dos Oráculos para descobrir o que está por detrás destes fenómenos não naturais, mas o que se passa vai para além da imaginação destes personagens. Descubram porquê lendo este livro!

Posto isto, peço ao Rui Lacas que faça surgir o terceiro e último Tomo da trilogia muito mais brevemente do que aconteceu na publicação deste segundo... mais de dois anos entre livros de uma série de aventura é muito tempo, e acaba por estragar também as vendas... "just my opinion"!

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Rui Lacas
Editado em 2012 pela ASA
Nota : 8,5 em 10

16 comentários:

  1. Já o tenho. E também tenho o primeiro. E ainda não li nenhum :-)

    Dentro do possível, gosto de ler as séries quando estão terminadas.

    Ou seja, vou ficar à espera do terceiro. :-)

    Tive o azar de ler o BRK (julgando que era peça única) e agora estou piurço à espera da continuação.....

    ResponderEliminar
  2. Esse tipo de arte me agrada muito! A história parece ser bem divertida!

    ResponderEliminar
  3. Se ve interesante. El estilo de dibujo es muy libre y muy dinámico.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei...Para com picuinhas, Nuno! Ainda há esperança para você!

    ResponderEliminar
  5. pco69
    Esperemos que terceiro não demore quase 3 anos... a gente não merece! LOL
    Quanto a mim, o BRK... morreu.
    O desenhador tem neste momento mais que fazer do que trabalhar para o mercado nacional...
    :P

    Guy Santos
    É sim, leitura simples e divertida.
    Também é preciso, e eu gosto!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Arion
    O Rui Lacas mudou um pouco o estilo dele, normalmente mais estilizado e intimista. Mas acho que não resultou nada mal neste 2º livro, presumo que o 3º seja ainda melhor!
    ;)

    Venerável Victor
    Por vezes sou picuinhas... é verdade!
    :D

    ResponderEliminar
  7. Não conheço essa BD.

    Achei a arte interessante.

    ResponderEliminar
  8. João Roberto
    É natural que não conheças. Nada do que se faz aqui em Portugal chega ao Brasil, e vice-versa. É ridículo mas é verdade!
    Só agora vou tendo alguns livros de autores brasileiros porque ando a trocar livros que saem aqui com alguns dos que saem aí!
    :|

    ResponderEliminar
  9. Nuno, sou forçado a discordar, e de que maneira, com esta frase:

    "(...) sem fazer pensar o leitor".

    Qualquer que seja o estilo ou o meio narrativo, o leitor deve ser "forçado" a pensar, mesmo sem as tais intenções filosóficas a que aludes. O entretenimento não pode ser inane, coisa que o Asteroid Fighters não é, justiça lhe seja feita.

    ResponderEliminar
  10. Mário Freitas
    Bom, eu não queria dizer "inane", "oco", ou desprovido de ideias...
    Talvez não me tenha feito entender correctamente.
    O que eu queria dizer era que não precisamos de estar a pesquisar segundos sentidos escondidos, ler nas entrelinhas, etc, etc...
    Claro que tem de se pensar sempre, para seguir o livro ligando o desenho ao texto, a ideia e os pressupostos base que lhe estão subjacentes e quanto mais não seja para chegar à conclusão da valia da obra!
    :|

    ResponderEliminar
  11. Este é tão mau como o 1 usam e abusam de cliches do genero,mas é só isso.

    ResponderEliminar
  12. Optimus
    Se vamos a falar de clichês, o mercado norte-americano usa e abusa deles, e não é por isso que não gostas...
    :P

    ResponderEliminar
  13. Para quem estiver interessado: na Fnac online na compra do 2º volume, têm como oferta o 1º. Em tempos de crise...

    Pedro Gomes

    ResponderEliminar
  14. Bons trabalhos do Lacas é na Polvo, este Asteroid Fighters é do mais aborrecido que já li. Este segundo volume então parece-me ter 'nascido' sobre pressão editorial.

    Comparem isto com o Han Solo e digam lá que não tenho razão.

    ResponderEliminar
  15. Stuntman
    Este é um registo fora do local de conforto do Rui Lacas, como tal tem algumas pechas, embora eu ache que está melhor que o primeiro.
    Acho que não se consegue comparar Asteroid Fighters com Han Solo! São tão diferentes que eu não consigo sequer pôr em equação comparar!
    :D
    De qualquer modo eu irei também fazer um post sobre Han Solo. Esse livro peca apenas pelo final, na minha opinião...
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]