segunda-feira, 5 de novembro de 2012

23º Amadora BD: Apresentação “INICIATIVA 2013 e a BD em Portugal” e Exposição "Homem-Aranha - 50 Anos"


Supostamente seria às 16 horas de Domingo passado que esta apresentação seria feita, mas infelizmente acabou por ser 16:30. Isto fez com algumas pessoas debandassem durante esse espaço de tempo... mas felizmente a sala ficou cheia e espero que o público tenha ficado minimamente entusiasmado com esta iniciativa.


Imaginados e organizados por figuras ligadas à Banda Desenhada e ao jornalismo - André Oliveira (Zona), Inês Fonseca Santos (Câmara Clara), Maria José Pereira (Asa), Mário Freitas (Kingpin Books) e Nuno Amado (Leituras de BD) -, os novos PRÉMIOS PROFISSIONAIS DE BD são uma iniciativa que se pretende abrangente e dinamizadora e que não se esgote nos próprios Prémios, antes sendo uma montra e um motor permanente do que de melhor se faz da BD em Portugal.
























Os PRÉMIOS PROFISSIONAIS DE BD distinguem-se por serem organizados por profissionais maioritariamente ligados à Banda Desenhada e envolvem o convite anual a um Grande Júri composto por 25 personalidades igualmente ligadas à BD, entre autores, jornalistas, divulgadores e investigadores. Caberá a esse Grande Júri a nomeação inicial das obras a concurso em cada categoria e a posterior votação dos vencedores em cada uma dessas categorias, que se centrarão em livros de autores portugueses de BD, publicados em Portugal durante o ano civil imediatamente anterior.
























O período de avaliação das obras decorrerá até às nomeações em Março de 2013 e cada jurado é livre de nomear qualquer livro que se integre no regulamento dos Prémios, sem necessidade de qualquer exigência prévia às editoras de sugerirem ou submeterem obras a concurso. Estas, porém, serão convidadas a fornecer versões em PDF dos álbuns que desejem, para acesso privilegiado de cada jurado no site oficial dos Prémios.


O anúncio das obras nomeadas será feito em local público a divulgar, e a votação do Grande Júri decorrerá em seguida, com anúncio dos vencedores em cerimónia protocolar no Festival AniComics Lisboa 2013, a 11 de Maio, onde estará exposta uma selecção representativa das obras nomeadas, a repartir igualmente por livrarias e outros espaços que venham a aderir à iniciativa.


Está já igualmente garantida a colaboração com a Bedeteca de Beja - assegurando-se a exposição ao público das obras vencedoras no Festival Internacional de BD de Beja, no final de Maio – e com o CNBDI, e consequentemente com o Amadora BD.

Durante as próximas semanas, serão divulgados mais detalhes e iniciativas ambiciosas relacionados com os PRÉMIOS PROFISSIONAIS DE BD.

Agradeço aos presentes no auditório do festival pela sua atenção, perguntas e opiniões. Foi participativo, e isso é importante!

Estas são as informações que podemos veicular para já, embora existam outras iniciativas ligadas a estes prémios. Como foi dito, esta iniciativa não se vai esgotar nos prémios, estes são apenas a alavanca dinamizadora para mais acções que promovam a BD portuguesa junto do grande público. Este "grande público" é o nosso alvo!

Espero que esta iniciativa tenha agradado, e irão receber mais notícias nos próximos tempos, isso é garantido!

Obrigado pela atenção que deram a esta iniciativa!

________________________________________________________________________________

Exposição 50 anos do Homem-Aranha


Esta exposição está patente no 1º piso do Fórum Luís de Camões, junto à Exposição Central. Possui originais de grandes autores desta personagem, o que dá uma enorme mais-valia à exposição, e teve como anfitrião no 1º fim de semana Mike Deodato. Claro que este grande autor brasileiro tem excelentes originais expostos nesta galeria, juntando-se aos outros grandes nomes que assinaram esta personagem.
Também é de referir que quando vejo aquele "Amazing Fantasy #15 guardado por uma tarântula de tamanho apreciável, fico com uma certa vontade de lhe pôr as mãos em cima!
:D

Esta exposição está muito interessante e cuidada, merece uma visita demorada.
Como nota de rodapé peço encarecidamente aos papás que levam os filhotinhos a verem o Aranha que não os deixem conspurcar as vitrines com os dedos e com a boca... que uma criança faça isso porque é uma criança... não levo a mal. Quando uma criança faz isso ao colo do pai... só posso chamar variados nomes ao respectivo progenitor... A falta de educação é impressionante!

E vamos ao respectivo photoshoot! Outras fotos desta exposição podem ser vistas em entradas anteriore deste festival, neste blogue.





























































Espero que tenham gostado das novidades e das fotos desta exposição.

Se tiverem algo a perguntar, façam-no! Teremos todo o prazer em responder naquilo que for possível neste momento. Como foi dito, os regulamentos estão em evolução portanto ainda não podemos falar de tudo a 100%.
Pelo menos eu e o Mário, não sei se o André e a Mª José estão disponíveis, iremos à Tertúlia BD do Geraldes Lino amanhã, e poderemos responder a mais questões!

Boas leituras e comprem um livro no festival!

67 comentários:

  1. Há zonas do país que devem estar a tremer, de alegria claro, porque uma boa notícia para a BD é sempre motivo de júbilo para os bedéfilos, ou não??

    Quanto à segunda parte do post... pelo valor da revista, acho que era capaz de arranjar coragem para enfrentar aquele bicho hediondo que a guarda (ou então não).

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  2. Bem legal esta iniciativa, boa sorte!
    A Exposição do Aranha ficou demais, queria ver de perto!

    ResponderEliminar
  3. Achei muito interessante os moldes para a atribuição destes prémios. Até porque, com o convite anual a várias pessoas, se coloca de lado a dúvida sobre a parcialidade de alguns membros do júri. :)

    Mas confesso que estou à espera do que mais vem aí no âmbito desta iniciativa. Os prémios são uma coisa interessante, mas estou mais curioso em relação a que outras acções de dinamização da bd vêm por aí.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Miguel Antunes. Acho os prémios uma óptima ideia, mas realmente estou muito curioso para saber que mais está planeado :)

    ResponderEliminar
  5. epha..sinceramente tava à espera de algo mais promissor e afinal é mais uns prémios(pa serem entregues no Anicomic, que era o único festival que ainda não tinha).

    Quando vi o anuncio fiquei muito empolgado, pois o painel de ilustres que formam este projecto deixou-me a sonhar com uma editora nova(ou uma colaboração entre editoras) que fosse apostar à seria na BD nacional de todos os formatos.

    well..plo menos o logo e a font são giros:D

    ps: pa próxima levo uma chave-de-fendas e trago esses originais de Humberto Ramos pa casa!!

    ResponderEliminar
  6. Nuno,

    Um júri de 25 pessoas não é gente a mais?

    ResponderEliminar
  7. Head-Jam,

    Leste a parte do "Está já igualmente garantida a colaboração com a Bedeteca de Beja - assegurando-se a exposição ao público das obras vencedoras no Festival Internacional de BD de Beja, no final de Maio – e com o CNBDI, e consequentemente com o Amadora BD."

    e a parte do...

    "esta iniciativa não se vai esgotar nos prémios, estes são apenas a alavanca dinamizadora para mais acções que promovam a BD portuguesa junto do grande público."?

    ResponderEliminar
  8. André Azevedo,

    Um grande júri de 25 pessoas permite diversidade de gostos e de sensibilidades, e um nº adequado de votos que evite situações de empates, por exemplo.

    ResponderEliminar
  9. Se fosse para receber o valor daquela revista eu não enfrentava só uma aranha gigante, encarava de frente o Godzilla!Mais uma vez... Parabens pelo evento, curto muito daqui de longe!

    ResponderEliminar
  10. A esposição do teias está bem fixe se bem que omitia algumas sagas uniformes e personagens.

    ResponderEliminar
  11. Sim Mário Freitas, li essas partes, mas para tanto suspence e só anunciarem os prémios, pha fiquei uma beca "tava à espera de mais"..não tive na palestra se calhar faltou-me ouvir mais algo mas, mais uns prémios não acho nada de especial.

    Agora se me dizes que o melhor ainda está pa vir, ai o volto a ficar empolgado como um caniche em açúcar:D

    ResponderEliminar
  12. Mas nós não anunciámos só os prémios. Anunciámos, desde já, a colaboração com 3 festivais (AniComics, Beja e Amadora); a colaboração quase confirmada com 4 livrarias/galerias para exposições e sessões de autógrafos; a criação de diferentes categorias que destaquem coisas tantas vezes descuradas na BD portuguesa (cor, lettering, design); e a criação de uma marca/identidade forte que permita destacar os livros nomeados e premiados.

    Além disso, a existência de um Grande Júri de 25 pessoas e de uma organização que não vota, já serviria, per si, para que isto não fossem apenas "mais uns prémios".

    (Já agora: não há assim tantos festivais e, que eu saiba, só a Amadora tinha prémios associados, pelo que o AniComics não era certamente o único festival sem prémios de BD. De resto, o facto dos prémios serem lá anunciados não faz dos prémios "os prémios do AniComics"; isso seria ridículo e redutor)

    ResponderEliminar
  13. Diabba
    Estás a falar de frémitos de prazer devido aos PPBD? Isso é um bocado fetichista...
    :D
    Acho que não enfrentarias o bicho de 8 patas para pores as mãos na revista...
    :P

    Guy Santos
    Obrigado!
    :)

    Luís Sanches
    Os PPBD são apenas a ponta da lança! Vamos tentar através dos prémios perfurar com outras actividades relacionadas, atingir o grande público e tentar com que as grandes livrarias tenham mais atenção à BD.
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Head Jam
    Se fosse apenas "mais uns prémios" eu nem me metia nisto, e penso que nenhum de nós o faria.
    Os prémios vão ser diferentes e toda a envolvência irá ser diferente. Os PPBD não se esgotaram no dia da entrega dos prémios, aliás, esse dia é apenas o ponto de partida para as restantes actividades!
    ;)
    Quanto à chave fendas, leva por tua conta e risco... aquela sala é a mais vigiada pela segurança!
    :D

    André Azevedo
    25 pessoas permitem que muitas sensibilidades diferentes escolham, logo a justiça do prémio não poderá ser posta em causa. E como diz o Mário, não estou à espera de empates com tanta gente!
    :D

    Venerável Victor
    Estou a tentar fazer uma cobertura o mais abrangente possível do evento. Nesta semana e na seguinte haverá mais posts com muitas fotos!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Optimus
    A exposição é bastante abrangente em relação à história da publicação do Aranha, logo passa também por mostrar algumas coisas de algumas fases menos boas. Mas esta exposição está muito boa e merece uma visita com olhos de ver!
    ;)

    Head Jam
    Stay tunned!
    (E vai lendo com atenção o que vamos publicando sobre os PPBD)
    ;P

    ResponderEliminar
  16. Têm que dar um nome sonante ao prémio!
    PPBD é... bah...

    Porque não 'Aranha'? Aproveitando os 50 anos do maior icone de BD de todo o mundo? Sim, porque o SuperHomem já deu o que tinha a dar...

    Rufam os tambores..... e diz o apresentador:
    - E o Aranha de Ouro vai para.... O Menino Triste de João Mascarenhas...
    Clap Clap Clap... etc...etc...

    :-)

    ResponderEliminar
  17. pco69
    LOL
    "Aranha"??
    Estes prémio são marcadamente profissionais, e por conseguinte querem dar mérito profissional a um livro, autor ou artista. Para além disso vai focar-se no produto nacional. Por tudo isto, acho que "Aranha de Ouro" não ficaria lá muito bem...
    :D
    Este nome surgiu-nos naturalmente porque vai exactamente ao encontro do que queríamos deixar transparecer para a opinião pública. Haverá mudanças ou ajustes até à conclusão dos regulamentos. SE nos lembrarmos de algum nome melhor e mais conciso, com certeza que mudaremos (têm é de ser para melhor!).
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Quero desejar as maiores felicidades para a iniciativa. Só prémios, sem prémios, creio que o mais importante é remexer as águas.

    Aguardo com expectativa todas as restantes actividades em redor dos PPBD.

    Vamos te ver daqui a uns tempos em Los Angels: 'And the PPBDOscar go's to...' :D

    Um abraço,

    Pedro Gomes

    ResponderEliminar
  19. Bem que podiam fazer uma exposição dos 50 anos do Hulk.

    ResponderEliminar
  20. Pedro Gomes
    Um dos objectivos é mesmo esse: remexer as águas, secar o pântano e promover a BD!
    Em LA não sei, mas no Anicomics talvez! LOL
    Fica ligado, que irás ouvir nos próximos tempos mais novidades. O passo seguinte e definir com bastante cuidado os regulamentos para não haver buracos...
    ;)

    João Roberto
    LOL Pois podiam, mas nem sei se no Amadora BD se lembraram que o Hulk também tinha feito 50 anos em Maio...
    :D

    ResponderEliminar
  21. Epá, tenho 2 sugestões para nomes:

    "O Manecas"
    "O Mosquito"

    ResponderEliminar
  22. Honestamente, estes Prémios são virados para o presente e para o futuro da BD. Nomes como "Manecas" ou "Mosquito" remetem para o passado, e acho que os portugueses têm de contrariar esta tendência de passar a vida a olhar para o passado.

    ResponderEliminar
  23. aqueles que esquecem o passado, estão condenados a repetir os seus erros. Com isto, apenas quero dizer que embora os PPBD (continua a ser um acrónimo horrivel) sejam virados para o futuro, não devem esquecer/ignorar o passado.

    ResponderEliminar
  24. Essa frase é sempre bonita e acredito que esteja sempre presente no espírito de todos os organizadores. Aliás, por isso mesmo quebramos com vários modelos e vícios que vinham do passado. Agora, mantenho, não faz qualquer sentido ir buscar um nome anacrónico, ligado a modelos anacrónicos, para identificar um projecto novo e de cara lavada.

    ResponderEliminar
  25. pco69
    Não temos de esquecer o passado. Ele existe e temos de ter orgulho nele. Mas não temos de nos sentar em cima do passado! E sim, os erros do passado não estão esquecidos... não vale a pena cair neles novamente.
    SE nos lembramos de um nome forte melhor que Prémios Profissionais ainda estamos a tempo, mas este cai que nem uma luva para aquilo que desejamos: premiar profissionalmente!
    :)

    ResponderEliminar
  26. Até pode ser anacrónico mas soa(-me) tão bem :-)

    Não se fale mais nisso, e avance-se para o que interessa: as tais actividades associadas aos prémios!

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo
    Presumo que não seja o "Freitas, 2009", que eu não sei quem é.
    Sendo assim gostaria que desenvolvesse essa ideia, mas assinada. Não vou comentar sobre uma declaração de alguém que não sei quem é (existem muitos "Freitas"). Para além disse se ler as regras de comentários deste blogue verá que qualquer comentário deve ser assinado senão será apagado. Agradecia que resolvesse este problemazito, e que na realidade desenvolvesse o assunto, porque um comentário apenas com uma citação destas num post em que apenas se disse bem da exposição do Homem-Aranha não é muito compreensível, aparentemente.
    :)

    Luís
    É isso!
    lol
    :)

    ResponderEliminar
  29. Sim, esse Freitas que disse tudo isso em 2009 foi eu, Mário Freitas. E mantenho-o, com a devida distância e diferenças que 3 anos conferem sempre. Há aí alguma coisa da qual me deva envergonhar ou que encerre alguma grande contradição da minha parte, Senhor Anónimo?

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  31. Mário Freitas
    Já percebi, este anónimo é uma daquelas destilarias de veneno, ou alguém "a soldo" delas. Portanto daqui a meia hora será apagado porque eu não gosto do anonimato cobarde.
    :|

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  33. Meu caro anónimo...

    Tudo o que digo em público sobre o Amadora BD, digo-o em privado aos próprios responsáveis, como aliás o próprio director Nelson Dona atestou, na apresentação dos Prémios. Você não gosta, de certeza, mais do que eu do Amadora BD, porque se assim fosse já teria feito pelo menos um centésimo do que eu já fiz pelo festival. Critico o que tenho a criticar, até ferozmente, e elogio e apoio o que tenho a alogiar a apoiar. Sempre assinando o meu nome por baixo: Mário Freitas.

    ResponderEliminar
  34. Acho que devias manter Nuno...
    Freitas 2009 é muito engraçado...

    ResponderEliminar
  35. Quando é que há presidenciais? 2016?

    FREITAS 2016

    Gosto! :D

    ResponderEliminar
  36. André Azevedo
    "Freitas, 2009" é bom... lol
    :D

    ResponderEliminar
  37. Há pessoal que não tem mesmo mais nada que fazer mas pelos vistos tem um bom arquivo.

    Olha Mário Freitas quando precisares de saber o disseste aqui à uns anos é perguntar ao Senhor Anónimo pelos ficheiros Freitas 2001, Freitas 2002, Freitas 2003...

    ResponderEliminar
  38. Bem visto, André ;)

    Aliás, só posso ficar satisfeito ao rever o meu "past self" e as suas opiniões. São coerentes com o que ainda hoje penso. E pratico.

    ResponderEliminar
  39. Tenho de confessar que na minha primeira análise também fiquei desapontado com o anúncio. Estava à espera de algo mais direto, mais imediato e mais diferente do que já foi feito.
    No entanto depois de pensar melhor no que foi dito fiquei mais animado.
    O meu interesse pessoal é haver mais edições me interessem. A solução imediata é passar direto à fase de edição :-). A solução de base, menos imediata, é aumentar o mercado de BD em Portugal, que é minúsculo. Para isso é fundamental garantir visibilidade e destaque nas livrarias (físicas e online) e potencialmente em meios de comunicação social.
    Portanto se esta iniciativa conseguir o que outras não conseguiram, ou seja conseguir visibilidade das edições e consequentemente aumentar o mercado de BD, o resto, o incremento do número de edições de BD virá automaticamente.
    Por isso desejo um grande sucesso a esta iniciativa.
    PS: Também acho PPBD uma sigla pouco atrativa do ponto de vista de marketing, mas concordo com o Nuno, mudar só para melhor, e ainda não vi uma boa sugestão.

    ResponderEliminar
  40. Anti-Herói
    Obrigado pelo positivismo!
    Vamos dar o nosso melhor nisto!
    :)
    O objectivo é dar visibilidade à BD.
    Quanto ao nome dos prémios... concordo contigo! Ainda ninguém arranjou um melhor e que corresponda à filosofia que nós pretendemos.
    ;)

    ResponderEliminar
  41. Eu percebo o desapontamento relativo das pessoas. Acho que o teaser foi de tal forma forte que elevou a fasquia a patamares intangíveis. Mas há que ter os pés assentes no chão; há que fazer as coisas bem e com calma e optar por pequenos incrementos exequíveis, ao invés de nos atirarmos já de cabeça para ideias megalómanas que deitassem tudo a perder num ápice.

    Confiem em nós: acho que cada um de nós tem um percurso profissional digno de confiança e marcado por iniciativas e acções credíveis. Provavelmente, se fôssemos políticos não ganharíamos eleições porque não prometemos aquilo que sabemos não poder cumprir. Mas, também, algo me diz que o leitor médio de BD é bastante mais esclarecido e astuto que o eleitor médio... ;)

    ResponderEliminar
  42. Ainda que se incluam aqui razões de marketing, a mim nunca me deu para questionar o nome fosse de que prémio fosse (nem isso me importa um carolo); mais importante que isso é que seja atribuído, não diria com justiça (porque haverá sempre um grande grau de subjetividade nela) mas antes com honestidade, franqueza, sem ceder ao compadrio. E acho que isso pode ser possível. Acho.

    ResponderEliminar
  43. Qualquer tipo de iniciativa em prol dos apaixonados da bd em Portugal é sempre de louvar. Deixo desde já os meus parabéns aos intervenientes. Prefiro ver coisas concretas, mesmo mal feitas que depois com o tempo e experiência são melhoradas, do que ideias bem «feitas» mas que não passam mesmo de ideias. Há por aí muito «intelectual» de BD que critica a iniciativa dos outros mas que não sai do sofá. Aliás não percebo essa coisa de intelectualizar bd em Portugal lol.

    Gostei muito das reportagens e entrevistas que fizeste do Amadora BD deram um excelente resumo geral do festival, parabéns Nuno, aí está. com o passar do tempo e experiência o teu blog está a muito dinâmico e olha que eu não sou do tipo graxista. Aliás como tens reparado quando tenho gostos que divergem sobre autores tipo rabiscos à la Pedrosa e sfar lol sou sincero eh eh

    PS: Depois do fim do forum da CC um dia seria bom voltar a ter um forum de bd puro e duro mesmo com os vícios.

    Blaise.

    ResponderEliminar
  44. Esta exposição do HA está de arrepiar! Super, super bem cuidada!

    Já o prêmio, que sirva de incentivo para todos os produtores de BD, e de divulgação para que outros autores cheguem às mãos dos leitores!

    ResponderEliminar
  45. Carlos Rocha
    Os 5 organizadores não votam.
    Os jurados vão votar individualmente segundo a sua consciência, e enviarão os votos para nós. Logo os votos não serão contaminados por grupos. O resultado será justo de acordo com os votantes! Provavelmente com outras 25 pessoas os resultados poderiam ser um pouco diferentes, mas não se pode ter tudo. Penso que o resultado final será justo, sim!
    ;)

    Blaise
    Obrigado pela parte que me toca!
    Quanto aos "rabiscos", também não sou um fã, embora haja livros em que esse tipo de arte mais estilizada fica extremamente bem.
    Quanto às iniciativas... é mais fácil ficar no sofá e dar palpites, é verdade!
    Mas eu não quero saber disso, sei o que todos valem neste grupo de 5 e vamos para a frente sim!
    ;)

    Alex D'ates
    A exposição está mesmo muito boa! E quanto aos prémios, estes são mesmo para avançar!
    ;)

    ResponderEliminar
  46. Pedrosa = Rabiscos
    Será que li bem ou é o monitor que está com defeito?

    ResponderEliminar
  47. Já agora Blaise nomeia um autor que não faça "rabiscos"...

    ResponderEliminar
  48. André Azevedo
    O Blaise não gosta de arte estilizada, também não é a minha praia, mas tenho excelentes obras de "rabiscos"!
    :D

    ResponderEliminar
  49. Quem não gosta do Pedrosa é cego. Desculpem, mas não há alternativa plausível :P

    ResponderEliminar
  50. Por respeito ao excelente blog do Nuno não vou responder aos comentários que me são dirigidos. «Bongop» desde os tempos do forum da CC sabes o tipo de bedéfílo que sou e o tipo de coleccionador que sou. Se calhar hoje o conteúdo da minha Bedeteca dava para fazer um Amadora BD « by itself», tornando esses mesmos comentários descabidos de sentido. Mas é como diz a minha diabba canaiana :«what´s fair ! »

    Nuno vou continuar a acompanhar o teu blog mas vou abster-me de comentários. Obrigado.

    Blaise.

    ResponderEliminar
  51. Caro Blaise

    Reconsidere essa de deixar de comentar, porque isso será você privar-se dessa liberdade, que é sua e é sagrada. Por isso, continue a comentar, porque julgo ter sido sincero quando apreciou a obra - na sua opinião pessoal e no seu gosto pessoal - que é legítimo, ainda que não coincidente com outros.
    Suponho que também não foram "duros" consigo - isso, a acontecer, seria mau; mas não foram.
    Abstenho-me de comentar o "casus belli" dos "rabiscos" porque toda a BD tem os seus leitores, tal a diversidade de gostos. É certo que eu também sou criticado através da minha obra, mas tenho de aceitar desde que a crítica não atinja valores pessoais (como já me aconteceu com um crítico), defendendo-me com alguma moderação de linguagem.
    Oram com este palavreado todo, o Blaise já percebeu que eu, sem ser o dono desta Casa, gostava de continuar a ler os seus comentários, com ou sem "rabiscos".
    Agora, para o Nuno
    Desculpa lá eu vir aqui pregar moral, mas acho que todos somos poucos, porque não somos muitos mesmo estando todos (esta redundância soa mesmo bem, eh,eh :))

    ResponderEliminar
  52. Blaise,

    Peço desculpa se o meu comentário pereceu-te mais agreste.
    Não foi essa a intenção!

    ResponderEliminar
  53. Fico contente por se estarem a "agitar as águas" no mundo da BD em Portugal.
    Sou sincero (agora cai-me tudo em cima), não acompanho a BD nacional, as poucas coisas que tive na mão, não me encheram a vista.
    Como alguém já disse algures aqui pelo "Leituras" (Penso que relativamente ao Cosplay no Anicomics), eu sou fã de Super Herois. Gostava de ver as editoras a pegarem um pouco nos comics, penso que existirá mercado.
    Não sei se alguém aqui tem uma loja ou editora para além do Mário Freitas, pelo que talvez só ele possa responder com conhecimento de causa.
    O cenário da crise que se avizinha a partir de Janeiro não poderá colocar este tipo de iniciativas em risco?

    ResponderEliminar
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  55. Blaise
    Eu sei que estavas a dar a tua opinião de acordo com o teu gosto!
    :D
    Não leves a mal aqui o pessoal que gosta de BD mais alternativa, por norma e gosto pessoal também não costumo gostar. Mas há obras, como esta por exemplo, que eu gosto muito! É a boa BD dita alternativa!
    ;)
    Se não quiseres comentar mais aqui não te levo a mal, mas não comentar porque houve outros comentadores que se meteram contigo por causa dos "rabiscos"... acho que que não o deves fazer! Isto é mesmo assim! lol
    Acho que os comentários não foram maldosos, embora por vezes escritos possam parecer mais agrestes por falta de "emotions", mas aqui ninguém te quis ofender.
    Se é por causa disso espero que reconsideres!
    ;)

    Santos Costa
    Concordo com o teu comentário!
    ;)

    ResponderEliminar
  56. André Azevedo
    Foi isso que eu tentei explicar. Por vezes os comentários escritos parecem mais agrestes porque carecem de emoção, por isso eu tento pôr uns "smileys" a acompanhar para dar alguma "emoção" ao que foi escrito!
    :P

    Geek dos Comics
    Devias olhar melhor para a BD que por cá se faz, pois alguma tem franca qualidade!
    :P
    Sim, o objectivo é agitar águas e dar mais visibilidade à BD que por cá se faz. Temos algumas actividades para breve (isto não "só mais uns prémios" como alguém já disse) para promover o que por cá se faz.
    E é nos momentos de "crise" que temos de ser mais fortes e mais decididos a não entregar a bandeira em rendição!
    2013 vai ser um ano bom para para nos testar!
    ;)

    ResponderEliminar
  57. Eu por mim falo: nem o Blaise é "cego", nem o Pedrosa faz "rabiscos"; são meras paródias ou caricaturas de opiniões, pelo que não há razão para ninguém se ofender por isso.

    ResponderEliminar
  58. De resto, é como o Nuno disse: é precisamente nas alturas mais difíceis que os mais capazes têm de dizer "presente" e mostrar que é possível.

    ResponderEliminar
  59. Tudo certo, nao sou um bedefilo rancoroso. Sou humilde o suficiente para reconhecer que fiz mal em usar o termo "rabisco" ate porque no fb existem "rabiscos " espectaculares como o demon des glaces do tardi. Como o nuno percebeu foi a minha forma de dizer ( se calhar errada) que nao sou apreciador do estilo grafico fb mais alternativo do Pedrosa tal como o sfar, o larcenet ou o peeters entre outros. Ao nivel da bd tenho gostos muito diversificados, que ate passam pelo alternativo pois Tenho todos os exemplares da revista raw , a tal com os "rabiscos feios" do maus que o nuno nao gosta nada lol.

    Tudo esclarecido obrigado nuno
    Blaise

    ResponderEliminar
  60. Gostava que o pessoal todo da Bd nacional tivesse um pouco do espirito que se pratica aqui nos comentários deste blog (parabéns Nuno), pois acho que vale a pena poder falarmos honestamente sem termos receio de ferirmos susceptibilidades, e também acho que foi de Homem quando o Blaise disse "Sou humilde o suficiente para reconhecer que fiz mal em ..."
    Assim vale a pena haver uma comunidade Bedéfila. No fim estamos todos aqui porque gostamos de Bd.

    ResponderEliminar
  61. Blaise,

    Tens todos os números da Raw?
    vénia, vénia, vénia, vénia, vénia!
    :)

    ResponderEliminar
  62. Luis Sanches
    É natural que numa discussão aqui nos comentários por vezes haja alguns mal-entendidos, mas nada que não se possa sanar na altura desde que as pessoas envolvidas sejam "normais"...
    :D

    André Azevedo
    Raw?
    Blhéckk...
    :P

    ResponderEliminar
  63. Mário Freitas nunca pede desculpa. Mário Freitas é arrogante, convencido e sobranceiro.

    ResponderEliminar
  64. Mário Freitas
    Sobranceiro quer dizer que tens uma grandes sobrancelhas? Tipo Álvaro Cunhal?
    :P

    ResponderEliminar
  65. Nuno lol

    Bem, pela parte que me toca obrigado pelo elogio «grande homem» do luis sanches devo agradecer aos meus pais e a minha diabba. Mas nisto tudo ficou demonstrado que estão aqui muitos grandes homens.

    André não é preciso «vénia» lol tudo se compra e tudo se vende. Os preços da Raw como muitas outras BD estão bastante especulativos, mas não me ficaram assim tão caros porquanto fui tendo paciência. Sou um coleccionador de bd nº 1, ou seja, parte da minha colecção de bd está focada em números 1 ou primeiras aparições de revistas, herois e autores. Ultimamente tenho comprado mais albuns isolados e séries, entre outras: before watchmen e o manga Peace Maker do ryôji minagawa duas boas séries que estou a gostar de ler.

    Blaise.

    ResponderEliminar
  66. Blaise
    Então nesse caso "one-shots" devem ser uma dor de cabeça... não têm numeração...
    :P

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]