quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Palavra dos Outros: Vilões Disney (Parte II) por Hugo Silva


Aqui está a aguardada Parte II dos vilões Disney, por Hugo Silva!

Vilões Disney Parte II

A Disney sabia que ao ter uma personagem detective, e que colaborava constantemente com a Polícia, tinha também que criar uma galeria de vilões que rendesse boas histórias
e que tivessem um aspecto bastante maléfico para que o leitor pudesse torcer mais pelo herói do que pelo vilão.

O Mancha Negra (Phantom Blot) é sem sombra de dúvidas o maior vilão da Disney. Tinha um carisma enorme e o seu aspecto misterioso assustava as crianças e conseguia assim o seu intento de que um vilão fosse odiado e temido como muitos dos seus filmes de animação. A sua primeira aparição foi em 1939, numa história para as tiras de jornal idealizada por Floyd Gottfredson em que curiosamente ele é preso e logo desmascarado mostrando uma face que muitos diziam ser baseada em Walt Disney. Nos anos 60, e em especial nas histórias de Paul Murry, ele volta ao activo mas como se nunca tivesse sido desmascarado e ganha uma aura intensa com uma onda de crimes que o coloca no primeiro lugar do universo dos vilões da Disney, todos os outros vilões o respeitam e chegam até a ter medo dele.

Ele tinha como marca o facto de usar sempre um capuz negro que lhe cobria o corpo todo, e de deixar no local dos seus crimes um papel com uma mancha negra para todos saberem que era ele o autor desses crimes. Nunca fui fã do Mickey, mas gostava muito das histórias que envolviam este vilão, como uma em que ele hipnotizou o Pateta para que este se mascarasse de Mancha Negra, ou uma em que fez uma escola de vilões. Ele no Brasil tinha tanto sucesso que chegou a ter um Almanaque e Edições Extra especiais, para além de histórias criadas por autores Brasileiros onde o vilão expandia os seus ataques para apoquentar personagens como o Super Pateta ou o Tio Patinhas. Um dos meus aspectos preferidos neste vilão, é que ele era um vilão clássico, assaltava bancos e Joalharias e raramente era detido, ou então fugia da penitenciária sempre que o apanhavam.


Nos anos 70 e 80 chega a ter histórias com outros vilões, por vezes fazia parcerias com o Professor Gavião, liderava os Irmãos Metralha ou fazia dupla com a Madame Min que era completamente apaixonada por ele. Lembro-me de uma história muito divertida em que ele está perdido numa Floresta e acaba por encontrar os Sete Anões Maus. Foi perdendo o seu impacto ao longo das décadas, caindo em decadência quando os autores Italianos decidiram começar a fazer histórias com ele desmascarado, perdendo assim por completo todo o seu carisma.

Bafo de Onça (Black Pete) é a personagem mais antiga da Disney ainda em publicação, foi criado para um filme de animação pelo próprio Walt Disney e só mais tarde começou a atormentar a vida do Mickey quer nos filmes de animação quer nas revistas. Bafo é uma espécie de gato, aparecendo normalmente com um casaco e um chapéu de capitão de barco e com esquemas maquiavélicos tendo como parceiro o Escovinha, um vilão de aspecto fuinha que era quase sempre a razão pela qual ele era apanhado no final.

Bafo de Onça era o vilão habitual do Mickey, e aparecia em todo o tipo de histórias. Uma das minhas favoritas é numa corrida de dirigíveis em que ele aparenta estar do lado dos bons e apenas a querer fazer a corrida. Tinha um feitio complicado e não tinha problemas em ferir pessoas para atingir os seus objectivos, algo que se foi esvanecendo com o tempo quando este casa com a Tudinha e os seus planos foram perdendo o impacto que tinham anteriormente.

Paul Murry foi um dos autores que criou mais vilões para o universo Disney, como o Dr. Estigma, um cientista louco míope que atormentava a vida do Professor Ludovico ou do clube dos Heróis, ou a dupla Kid Monius e Ted Tampinha, uma dupla de bandidos que adorava atormentar a vida dos outros e que apareceram em algumas histórias do Mickey ou do Super Pateta. Eles não apareceram em muitas histórias, mas era uma dupla que caiu no gosto dos leitores por causa dos seus planos maléficos e o seu aspecto maquiavélico.

Murry foi ainda responsável pelas histórias da turma da Floresta, onde colocava o vilão João Honesto em parceria com o Zé Grandão a fazer a vida negra ao Quincas e aos outros habitantes da floresta e pelo Senhor X e a o seu gangue, uma quadrilha hilariante liderada por um “senhor do crime” (assim ele se achava) que chegou a atormentar o Mickey mas era mais visto em histórias do agente secreto 00-Zéro. Outro vilão do 00-Zero era a B.R.O.N.K.A, uma organização criminosa liderada pelo Grande Bronka, um vilão misterioso do qual nunca conseguimos ver a cara.

Outro gangue que atormentava as personagens da revista Disney era a do Professor Nefárius e o seu grupo (Magricela, Tatu e Boca Mole) que atormentava a vida de Sir Lock Holmes e do seu parceiro Mickey na Londres do início do Século. Esta era uma das minhas preferidas, pelos planos mirabolantes do Nefárius e pela estupidez de Sir Lock Holmes, gostava também de como o líder nunca era apanhado ao contrário do seu gangue.

Se as personagens da Disney recorriam ao Professor Pardal sempre que precisavam de uma invenção ou bugiganga, os vilões recorriam ao Professor Gavião, um génio científico que pecava pelo facto de morrer de inveja do Professor Pardal e tentar sempre atormentar a vida deste e roubar as suas invenções. Nunca tinha sucesso claro, mas tinha sempre piada com os seus planos e o facto de perder sempre as estribeiras facilmente. Foi também vilão importante para o universo do Super Pateta ou do clube dos Super-Heróis Disney.




Por fim devo falar do vilão clássico Lobo Mau, mais conhecido como Lobão, uma personagem que tinha como objectivo o apanhar e comer os Três Porquinhos, e que quando apareceu nas revistas tinha um ar mais maligno do que o ar fofinho que adoptou na década de 70 e 80, em histórias com o seu filho Lobinho (mais bonzinho do que o seu Pai) e que quando não tentava apanhar os três Porquinhos (algo que não conseguia levar até ao fim), entrava em esquemas para roubar comida ao Zé Grandão ou enganar outras personagens da floresta.

O Universo Disney era muito rico em todos os aspectos, para além destes vilões penso fazer um post onde abordarei as rivalidades amorosas desse universo, ou inimigos clássicos como a Anacozeca para o Zé Carioca ou o vizinho Silva do Donald. Espero que gostem destas viagens pelo passado de umas revistas que nos acompanharam por toda a infância.

Texto: Hugo Silva



























Espero que tenha agradado! E visitem o blogue de Hugo Silva:

Ainda sou do Tempo...

Boas leituras

24 comentários:

  1. Nooossa! As vezes pensamos que a Disney não tem bons vilões... essa retrospectiva veio a calhar. :D

    ResponderEliminar
  2. Alex D'ates
    Tem muitos vilões, e dos bons para todos os gostos!
    :D

    ResponderEliminar
  3. Uma das palavras mais usadas neste texto é "era". Ou seja, todo este universo de vilões e heróis, deriva das revistas que desapareceram das nossas e das vidas das nossas crianças (pelo menos em Portugal). Como já referi no meu comentário ao post anterior sobre os vilões Disney, creio que qualquer jovem abaixo dos 20 anos, não faz ideia de quem seja o 'Mancha Negra', e pensa que o Bafo de Onça se chama Pete e é vizinho do Pateta....

    Já agora, uma história vinda da 2ª guerra mundial. Na batalha das Ardenas (vão à procura), os alemães infiltraram grupos de soldado falantes de inglês nas linhas americanas, disfarçados mesmo com uniformes americanos. Quando estes descobriram o esquema, usaram perguntas/conversas sobre os caracteres Disney, que eram completamnete desconhecidos pelas tropas alemãs....

    ResponderEliminar
  4. Mancha Negra é a claque do futebol da Académica de Coimbra...

    ResponderEliminar
  5. Reparo que está referida a Madame Mim, a qual fazia dupla com outra figura, mais "sensual", a Maga Patalógica.
    Eram revistas muito apetecidas por miúdos e graúdos. Sabiam que as capas das versões portuguesas, eram feitas por desenhadores portugueses, através de bonecos/padrão?
    Tenho em estante dezenas de volumes desta família "disneyana", com preferências para os vilões como o Bafo de Onça e os Metralha, se não tiver em conta que o Tio Patinhas era um vilão por dinheiro, tipo ministro das finanças.
    Enfim, digo isto sem qualquer preconceito, porque me parece que há em Portugal antigos amantes de BD que preferem esconder essa vertente - "caem-lhe os parentes na lama".
    Depois há a considerar que prolifera por aí alguns intelectualóides da BD, que julgam saber tudo, etiquetar tudo e acabam por colocar tudo de pantanas. Esses são como as Manas Perliquitetes, as quais, com os seus tiques, fizeram furor em Lisboa nos finais do séc. XIX e são, grosso modo, como A Madame Mim e a Maga Patalógica ou, pelo negro das suas "intelectualidades", o Mancha Negra
    Felizmente ainda há quem, desafrontadamente divulgue esta arte, como agora o Hugo Silva (de parabéns) e o Nuno Amado, entre outros.

    ResponderEliminar
  6. Mais um ótimo texto, gosto do Mancha Negra por seu estilo de vilão dos bons, o Bafo também é marcante!

    ResponderEliminar
  7. pco69
    Pois, "era" será a palavra certa infelizmente...

    LOL já tinha ouvido essa cena dos nazis e da BD Disney para os agarrar!
    :D

    Labas
    Blhéckkk
    Não gosto de claques futebolísticas... gosto mais do Mancha Negra personagem!
    :D

    ResponderEliminar
  8. Santos Costa
    Não sabia que as capas das versões portuguesas eram feitas por desenhadores portugueses!
    :)
    Quanto ao resto... homem, não te amargures, passa por cima! Retira o que deves retirar e que é, ou pode ser, útil para o teu trabalho (daquilo que disseram), e o resto manda fora para o balde do lixo!
    (Eu sei que é difícil, mas...)
    LOL
    ;)

    Guy Santos
    Preferia o Mancha, e a seguir a minha preferida era mesmo a Maga! Nunca gostei muito do Bafo...
    :D

    ResponderEliminar
  9. Obrigado a todos pelos comentários de apoio. É bom ver que tantos ainda gostam ou têm saudades da Disney, que no Brasil até está a passar por uma boa fase de novo com muitas publicações.

    E não sabia de cá também desenharem capas, obrigado por essa info. Como disse ainda farei mais uns da Disney.

    ResponderEliminar
  10. Na infância, o Mickey foi o meu herói favorito que foi perdendo supremacia devido, volto a “acusar”, aos italianos!... (será só por culpa deles que alguns dos meus conhecidos, mais jovens…, dizem perentoriamente que não gostam das aventuras do Mickey…)
    As favoritas histórias de vilão vs Mickey são com o “cara” mascarado, malvado e sortudo, inimigo numero UM do Mickey…( e vice-versa...) – Mancha-Negra. Tenho uma teoria para as “convenientes” sortudas fugas finais do Mancha…- evitar ser desmascarado!!!
    Outra das séries favoritas, não pelo vilão, mas, mencionado, é do desastrado e cómico agente secreto 00-Zéro que faz dupla com a sua “salva-guarda” companheira Pata Hari – também contribui para o meu favoritismo, a Arte desenhada por (fui agora pesquisar…)Ivan Saidenberg que ao contrário do que o nome parece indicar, é um desenhador brasileiro.
    Posso dar uma indicação para um próximo tema?...:
    Super-heróis da Disney: Super-Pato talvez tenha muito para escrever e o meu favorito é o super-cómico MORCEGO VERMELHO (aonde entra Peninha, só sai risada…)

    ResponderEliminar
  11. ASantos
    Apoio-te nessa do Morcego Vermelho!
    O meu super-herói preferido!
    ahahahahhah
    :D

    ResponderEliminar
  12. Não fosse a minha amiga Madame Min uma apaixonada pelo Manchinha, e até eu era capaz de cortejá-lo. hihihihihihihi

    ]:-D

    ResponderEliminar
  13. Nuno, acho que essa foi uma indirecta para um pouco de role-play...

    ResponderEliminar
  14. But, seriously:

    Obrigado por mencionares o João Honesto e o Zé Grandão. Até eu me tinha esquecido deles, e o problema vem de eu ter praticamente deixado de ler Disney quando cheguei aos 12/13 anos. Mas tinha pouco dinheiro e resolvei dedicar-me à Marvel.

    ResponderEliminar
  15. Eu era apanhado pela Maga quando era miudo. Apesar de saber que ela era terrivel, ficava sempre contente quando ela aparecia. Já sabia que ia ser muito complicado para o Patinhas :) Ela era forte, decidida, e tinha uma pancada enorme :D O que há para não gostar nesse conjunto?!
    Já o Mancha também era o meu favorito no que tocava às histórias do Mickey.

    Super-hAróis (como eu e o meu irmão chamávamos aos super da disney), acho que estavam todos de parabéns. Adorava o estilo do Super-Pato, o Super Pateta era de partir o côco a rir, e o Morcego Vermelho era do melhor com aquelas molas saltadoras :D Ah e o esconderijo secreto (ou seja, lata do lixo) também era fixe :D

    ResponderEliminar
  16. Pois é :D Lembrei-me agora, não era muito fixe se a Disney tentasse criar uma espécie de Liga da Justiça/Vingadores com os herois da Disney ou assim? Tinham que esticar um pouco o numero de páginas da história mas ia ser porreiro ver estes hAróis a (a)trapalharem uns com os outros :D

    ResponderEliminar
  17. Os vilões da Disney são muito maneiros.

    Texto muito bom.

    Meu vilão preferido é o Mancha Negra.

    ResponderEliminar
  18. Paulo Costa
    Role-Play... boa ideia!
    :P

    Luis Sanches
    The Red-Bat Rises!
    :D

    João Roberto
    Pois tem, alguns mesmo muito bons!
    ;)

    ResponderEliminar
  19. Bafo de Onça é maneiro sim, mas o Mancha Negra é TUDO NA VIDA, realmente, aqui no Brasil até quase a década de 80 o cara era um dos mais queridos. Minha mãe quando criança comprava as revistas dele e me ensinou a amar o personagem também. Carisma mil. Ótima matéria, como sempre, cara!

    ResponderEliminar
  20. O bafo d'onça era só style:), os irmãos metralha (arrombavam emoções e sendações:)), a Maga Patalógica arrebatava corações (o meu foi-lhe entregue várias vezes, a vilã mais sensual da BD que eu conheçi na minha infância).
    A madame min era muita cool (estilo o personagem do Christopher Lee no senhor dos anéis)
    O Mancha Negra era aquela moca:)
    A disney fez coisas fantásticas (mesmo no cinema).. Hoje em dia (no meu entender) só fazem porcaria para serem acompanhadas de pipocas e literalmente descartaveis..
    Nuno, tens que fazer um post acerca dos filmes da Disney:
    Branca de Neve
    Cinderella
    e todos os outros:)
    E alguém se lembra do ratinho "Fievel"? Grande filme..
    Eu acho que os clássicos da Disney estão ainda mais na moda..
    Toda a gente gosta do Barks e do Don Rosa entre outros..
    Não sabia que as capas da Disney tinham sido feitas por autores portugueses, fico contente pelo Santos Costa ter dado essa info..

    ResponderEliminar
  21. Venerável Victor
    A meu preferido é mesmo o Mancha. A seguir a Maga! Mas quando o Mancha revelou a identidade perdeu o carisma, e aí a Maga passou para a frente na preferência!
    :D

    Bacchus
    Tento o mais possível fugir ao cinema aqui no Leituras. Sempre foi uma luta interior minha, sobretudo agora que saem tantos filmes baseado em BD.
    Mas tenho-me mantido fiel a esse parâmetro desde que comecei o blogue.
    ;)

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo
    Agradecia que fizesse o comentário outra vez, mas assinado no final. De acordo com as regras implentadas tenho de apagar o comentário, visto não estar assinado:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/p/regras-de-comentarios.html

    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]