segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Duplas Famosas: Green Lantern & Green Arrow


Vou relançar hoje a rubrica “Duplas Famosas” com o Lanterna Verde e o Arqueiro Verde.
Esta dupla protagonizou a entrada na “Bronze Age” dos Comics norte-americanos em 1970.

O Green Lantern Hal Jordan e o Green Arrow Oliver Queen mergulharam as estórias de super-heróis num espaço a que habitualmente a maioria destes heróis passa ao lado: no dia a dia da sociedade, com todos os seus problemas. Crime, droga, seitas religiosas, pobreza e discriminação social foram alguns dos assuntos abordados pelo jornalista Dennis O´Neil (argumento) e pelo mítico desenhador Neal Adams.

O multimilionário Oliver Queen tinha perdido a sua fortuna devido a documentos falsos e declarou guerra à corrupção! O´Neil transformou o caracter do Arqueiro Verde, tornando-o mais duro e “agreste”, mergulhando este num combate social onde a sua personalidade anarca de contornos “esquerdistas” vai fundo nos problemas sociais da Améria no início dos anos “70”. Este “remake” não foi apenas feito por Dennis O´Neil, Neal Adams também refaz o visual do Green Arrow colocando-lhe um capuz e transformando o resto do uniforme. Isto aconteceu em 1969.

Em 1970 este herói rebelde junta-se a outro com um comportamento socialmente certinho: Hal Jordan.
Hal é um liberal, que gosta de trabalhar com instituições governamentais, com um senso de justiça muito “legal”. Um quer mudar a sociedade radicalmente, o outro quer trabalhar dentro do sistema para o melhorar.
Hal Jordan está mais preocupado com os criminosos e a lei, Oliver Queen está mais preocupado com as doenças da sociedade.
Assim, Oliver convence Hal a descer à América real, onde vivem os oprimidos e os discriminados pela sociedade. Os dois desafiam-se um ao outro nesta demanda e nem sempre é fácil a relação entre ambos!
Dois dos números mais emblemáticos são aqueles que mostram o “sidekick” do Arqueiro Verde, o adolescente Speedy, viciado em heroína! Este arco mereceu a atenção do Mayor de Nova Iorque, John Lindsay, o qual chegou a escrever uma carta de apreço aos dois autores deste “team-up”..
Esta dupla de autores fez história com estes heróis!

Infelizmente a parte comercial não teve tanto sucesso, sendo a revista cancelada passado dois anos, no número 89. Depois disto ainda houve entradas destes heróis noutros títulos, mas a grande mais-valia deste legado de Adams e O’Neil, foi a caracterização destas duas personagens para o futuro!










































Boas leituras

19 comentários:

  1. Não conheço esta fase desta dupla (aliás, conheço pouco das aventuras do Green Lantern e praticamente nada do Green Arrow), mas um tipo com o nome de Speedy não era de esperar que andasse metido na droga? :P

    ResponderEliminar
  2. Miguel Antunes
    AHAHAHAHHAHA
    Nunca pensei no Speedy dessa maneira, mas o nome faz jus a esse problema!
    LOL
    :D

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Será que era a droga que dava ao Speedy as suas habilidades ou poderes? ;) (Já agora, quais eram?)

    ResponderEliminar
  5. Miguel Antunes
    O Speedy também é arqueiro...
    Membro fundador dos Teen Titans, a seguir foi membro da Suicide Squad, voltou aos Titans com o nome de Arsenal e finalmente adoptou o nome de Red Arrow. Depois de lhe cortaram um dos seus braços, retomou o nome de Arsenal em Justice League: The Rise of Arsenal.
    :P

    ResponderEliminar
  6. Dois grandes personagens, bem diferentes um do outro, não li esta série, mas achei bem interessante.

    ResponderEliminar
  7. Guy Santos
    Se puderes lê! É das séries míticas da Bronze Age!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Também nunca li mas sei que a Dc vai reeditar essa fase num único volume.

    ResponderEliminar
  9. Essa fase é gloriosa, Neal Adams desaprendeu a desenhar nos últimos tempos, mas mandava muito nos anos 70 (minha opinião), agora as vendas serem baixas e a revista só ter durado 2 anos, não me surpreende , considerando o leitor de quadrinhos estadunidense médio...

    ResponderEliminar
  10. Optimus
    Se a DC vai fazer isso, é uma excelente notícia. É uma grande fase destes dois verdinhos!
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Venerável Victor
    Foi uma excelente fase desta dupla!
    Não conheço muito do trabalho recente de Neal Adams...
    :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Nuno!
    Excelente recordação!
    Li parte dessa fase no Mundo de Aventuras (!) numa das raras incursões que a revista fez em super-heróis e recordo a história em que o Speedy aparece drogado como uma das que mais me marcou enquanto leitor de quadradinhos.
    Há poucos anos a Panini reeditou no Brasil parte desse material em dois tomos...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Pedro Cleto
    Também me lembro vagamente de ler isto no Mundo de Aventuras! Mas não me lembro do Speedy drogado. Já foi há muiiiiito tempo!
    :D
    Ouvi dizer que a DC vai publicar uma publicação compilando esta run do O'Neil/Adams! Se o fizer comprarei!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Nunca li esta BD, mas pelo seu texto parece ser um material bem interessante e tendo os desenhos do Neal Adams a coisa já fica boa demais visualmente.

    ResponderEliminar
  15. João Roberto
    Nunca cheguei a ler metade dos números que saíram, mas os que li eram bastante bons! Diferentes do que se fazia na altura!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Ai ai, que saudades dos tempos em que os super herois da Bd eram usados para o pessoal reflectir sobre os problemas do mundo real... Era o Speedy com a droga, o Tony Stark alcoólico, o Hank Pym a bater na mulher, o amigo do Hulk a morrer de Sida ou o Capitão Marvel a morrer de cancro.
    Acho que a Bd de super herois não deve abusar disto, mas sinto um pouco a falta deste tipo de coisas na Bd da Marvel e da DC actual. Bem, talvez esteja só a ser saudosista.

    ResponderEliminar
  17. HQs que funcionavam, cujas tramas e transformações serviam para engrandecer personagens, e não... causar explosões!

    ResponderEliminar
  18. Tenho os dois TPB destas histórias. Também tenho o TPB com as histórias do Batman com Ra's al Ghul, igualmente feitas por O'Neil e Adams.

    Se não fosse o Denny O'Neil, na altura a DC não teria nem um escritor de jeito a trabalhar em superheróis. Estas histórias são, de certo modo, uma reação ao novo estilo de escrita introduzido pela Marvel. Até as capas são muito melhor desenhadas do que era normal para a DC.

    ResponderEliminar
  19. Luis Sanches
    Todas essas situações apareceram quando da passagem da Silver Age para a Bronze Age (tanto na DC como na Marvel).
    Agora é mais explosões e heróis contra heróis...
    :P

    Alex D'ates
    Concordo a 100%
    ;D

    Paulo Costa
    Tenho na minha wishlist a compilação que vai sair com estes arcos! Num único livro.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]