quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Palavra dos Outros: Billy the Cat - Vida de Bichano por Aida Teixeira


A Aida Teixeira leu mais um livro, e decidiu fazer um pequeno texto.
É a sua 4ª entrada nesta rubrica "A Palavra dos Outros"!


Billy the Cat: Vida de Bichano

E se de repente acordássemos dentro de um animal? Humano por dentro, bicho por fora, como seria??

Já sei, já sei, a ideia não é nada original, já foram feitos filmes de troca de personalidades e tal… mas como seria se acontecesse mesmo?

Comprei um livro de BD para a diabita-minorca “Billy the Cat – vida de um bichano”.

Há um parvo de um miúdo (igual a muitos que conhecemos) que se diverte muito a pregar partidas, que estuda pouco (vá, não estuda nada), não se coíbe de torturar animais se isso o divertir, mesmo que isso signifique dar grandes desgostos à irmã (por norma são os animais de estimação dela que estão na berlinda). Um dia, tropeça e… quando dá de novo por si é um gato.

Um gato de rua, que a todos tenta convencer que é um menino, mas é claro, os humanos não percebem miuauês, e os outros gatos não acreditam nele.

O problema é que o menino continua a existir, a babar-se quando vê um anúncio com uma miúda (humana) gira, e vale-se da sua estatura de gato para poder olhar para debaixo das saias das meninas.

Mas no fundo, começa a tornar-se “um bom rapaz”, o problema é que não deixa de ser gato, e o seu protector acha-o um bocadinho… hummm maluco, e engendra um plano para que ele aceite que, na realidade, é um gato.

Se o plano funciona??

Funciona um bocadinho…


Nota: A diabbita-minorca, na inocência dos seus 8 anos, não se deu conta do “picantezinho” que há na história, mas há. É uma leitura recomendada (no meu ponto de vista) para pré-aborrescentes a partir dos 12 anos.

Texto: Aida Teixeira

Acho que foi o único livro desta série editado em português (pela ASA), o que é uma pena. O livro é bastante engraçado para a faixa etária a que se propõe atingir!

As páginas foram escolhidas pela Aida Teixeira.
Para verem as outras entradas desta colaboradora é só clicar no nome dela aqui em baixo:

Aida Teixeira

Boas leituras

18 comentários:

  1. Gostei da arte e da história, achei bem legal!

    ResponderEliminar
  2. É curioso,Aida, que comentes sobre este álbum, pois que o li há dias. Sincera e infelizmente não me cativou. O desenho é muito bom; o que achei é que o texto podia, em alguns momentos, ser um pouco menos sério e mais descontraído, relaxado. Mas eu também não sei a que público alvo (isso é sempre difícil de definir) a que se destina. Foi a impressão com que fiquei enquanto e depois da leitura. Não me impressionou.
    Ou se calhar esqueci-me de o ver com os olhos de uma criança. Se calhar foi isso.

    ResponderEliminar
  3. Hugo Silva
    É um livro bom para pré adolescentes!
    ;)

    Guy Santos
    Lê-se bem, sem ser nada de especial (para um adulto).
    ;)

    Carlos Rocha
    Acho o desenho típico da BD europeia para este género de registo cómico juvenil!
    Mas tens razão, não impressiona! Acho-o um livro decente para o que os autores pretenderiam.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Gostei da BD e da sua resenha, logo que abri a matéria, achei que era mais um trabalho seu, Aida e assim iria gostar infinitamente mais, pois seria certeza de qualidade!

    ResponderEliminar
  5. Resenha maneira, gostei bastante da arte da BD.

    ResponderEliminar
  6. Venerável Victor
    ahahah
    A Aida já tem fãs além mar!
    :P

    João Roberto
    Foi uma rezenha curta, mas penso que focou pontos essênciais!
    ;)

    Paulo Costa
    Também tenho essa sensação, mas não me lembro com ceteza absoluta...
    :\

    ResponderEliminar
  7. Carlos Rocha,
    Tu já não és uma criança??? Já és um senhor de idade?? Oh cohs diabbos, vou ter de o tratar por "senhor" porque eu sou uma diabba bem educada, e fui ensinada a tratar os mais velhos com respeito.
    Eu só ainda tenho 747 anos (quase 748), o senhor se calhar já tem uns 2038, ou mais...
    Este livro é para pré-aborrescentes (jovens que passam a dar aborrecimentos aos progenitores) ]:-D e para esse público o livro lê-se bem, embora não seja o máximo, nem sequer fiquei fã do bichano. Mas gostei muito do desenho, é mesmo o meu género.
    (vénia) cumprimentos Sr. Carlos Rocha.
    ]:-D
    hihihihihihi

    A todos os outros comentadores:
    É uma série engraçadinha, lê-se bem, os desenhos são giros, mas não é nada que eu faça questão de ter mais, ou tenha pena de não haver mais em português.

    Nota: Sim houve uma série de tv sobre "Billy the Cat"

    Beijos d'enxofre para todos. ]:-)

    ResponderEliminar


  8. Se não fosse o FB se calhar não era o leitor nem a pessoa que sou hoje. Não interessa se é o Billy the cat, se é o boule et bill, o jojo ou o spirou. O que interessa é começar. Depois é só pregar a fundo..

    Blaise

    ResponderEliminar
  9. Blaise
    LOL
    Eu gosto de tudo, desde que seja arte sequêncial, desde que tenha alguma qualidade.
    Mas é certo que me inclino mais para o Franco-Belga como género preferido da 9ª arte!
    Mas como toda a gente sabe tenho limitações linguistícas...
    :D

    ResponderEliminar
  10. Eu não era capaz de comprar isso para mim.Apesar de a arte ser bem apetecível.

    ResponderEliminar
  11. Optimus
    Presumo que este livro faça parte daqueles de preços reduzidos nas Feiras do Livro e festivais de BD, portanto aprovita se o encontrares nesta situação!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Nuno

    Se queres «ler» franco-Belga em francês tendo em conta as tuas limitações linguisticas experimenta o album « 3 secondes » do Marc Antoine Mathieu. Depois conta-me.

    Blaise

    ResponderEliminar
  13. Ou qualquer coisa do Mordillo. Estes até podes comprar em eslovaco.

    ResponderEliminar
  14. Blaise
    Tenho de ver esse livro então... lol
    :D

    Paulo Costa
    Mordillo não precisa de palavras!
    :D

    ResponderEliminar
  15. O Billy The Cat chegou a ser publicado pela Meribérica nos livros "BD & Jogos" que, como se pode perceber pelo nome, tinham BD e jogos para miúdos:P Eram excelentes antologias porque introduziram séries bem hilariantes. Algumas chegaram a ter volumes publicados em português, outros infelizmente não.

    ResponderEliminar
  16. DC
    Olha, não sabia disso!
    O único livro que conheço desta série é este mesmo!
    LOL
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]