segunda-feira, 6 de agosto de 2012

As Águias de Roma - Livro III


Arte sumptuosa.
É o primeiro impacto que o folhear deste livro nos traz.
Marini continua a sua progressão artística, e a continuar assim vai ser um caso muito sério de qualidade em terras europeias.
As Águias de Roma é um projecto particular deste italiano, em que se apresenta como autor dos textos, desenho e cor!
Está a alternar a cadência produtiva entre esta série e outra de sucesso, o Escorpião. Presumo que o próximo a editar pela ASA seja mesmo um livro do Escorpião, visto que de Águias de Roma estão todos publicados em português!
Neste Livro III descobrimos um Marini mais à vontade na narrativa, está a melhorar bastante neste aspecto, lançando a acção para as fronteiras entre Roma e a Germania.
O ambiente é bastante mais duro e menos opulento, a magnificência de Roma está longe…
Aqui joga-se a política, sobretudo entre os Germânicos. Rudes e selvagens, mas grandes amantes da sua liberdade e tradições, os Germanos dividem-se em inúmeras tribos e por isso sempre mais fracos que o disciplinado exército Romano.
É aqui que Armínio começa a jogar a sua cartada, com base numa profecia! Minando a hierarquia romana por dentro e mostrando aos seus conterrâneos que ele é o escolhido para unir as tribos e libertar as tribos Germanas do jugo Romano.
Mas Marco está lá para lhe estragar os planos… e encontrar a mulher que lhe foi roubada em Roma. Ainda encontrou mais alguém (spoiler spoiler spoiler). Bah… não digo quem.
:D
E já agora… a acção afastou-se de Roma, e as cenas de sexo diminuíram também! Até neste pequeno pormenor se vê que o autor está atento. Num cenário de guerra era suposto isto acontecer, e aconteceu. Assim se calam os críticos que diziam que Marini colocava muitas cenas de sexo sem nexo, apenas para vender livros.
Esses críticos esquecem-se que o sexo para os romanos era um brinquedo de adultos, e o corpo humano um parque de diversões!
Aqui na Germania temos sangue e não sexo, e o jogo está duro nesta série!
Para finalizar vou falar mais uma vez da arte maravilhosa de Marini. Pode-se dizer que se libertou de vez da prisão facial em que andava a encarcerar as suas personagens, que eram todas muito parecidas umas com as outras no rosto. Temos um leque muito variado de personagens principais e secundárias, todas elas com muita personalidade, e todas elas bem diferentes na fisionomia.
Juntamos a isso o rigor dos trajes e da cultura da época, e temos páginas que nos levam directamente para o ano 8. E até aqui a representação histórica é bem pormenorizada, Marini incorpora a contagem do tempo romano: ano 761 Ab Urbe Condita!
Depois temos as cenas de acção onde Marini sempre foi forte. A sua mescla de BD Franco-Belga com pormenores oriundos do Manga provocam cenas de acção magistrais!
Já agora podemos falar da cor. A paleta de cores usadas variou bastante com o espaço da acção, sendo agora mais sombria e menos quente. Mais uma vez vou elogiar Marini pela sua classe a aplicar cor directa.
A minha série preferida situada neste período temporal é Murena. Neste momento tenho duas!
O Leituras de BD aconselha esta série!
Podem ler as criticas aos dois primeiros livros nos links em baixo:

As Águias de Roma - Livro I
As Águias de Roma - Livro II


Boas leituras

Hardcover
Criado por Enrico Marini
Editado em 2011 pela ASA
Nota: 10 em 10

18 comentários:

  1. Arte sensacional! Será que esse brinquedo aterrissará em Terras Brasilis?

    ResponderEliminar
  2. Já ia dizer que o Marini se estava a inspirar no Spartacus, se ele não tivesse começado a série anos antes já com cenas que fazem o Spartacus parecer o Family Guy.

    ResponderEliminar
  3. Me encanta la historia de Roma, y se nota que en este título han encontrado un buen escritor y un buen artista.

    ResponderEliminar
  4. Alex D'ates
    Podes ler online os dois primeiros volumes aqui:
    http://ndrangheta-br.blogspot.pt/2012/08/hq-euro-as-aguias-de-roma-livro-ii.html
    ;)

    Paulo Costa
    Quando muito seria o Spartacus a copiar Águias de Roma! LOL
    De qualquer modo se fores ver outra grande série neste ambiente, Murena, o sexo está sempre presente! Os Romanos gostavam, o que é que se pode fazer... era assim mesmo!
    :D

    Guy Santos
    A arte é ENORME!
    :)

    Arion
    O artista e o escritor são a mesma pessoa: Enrico Marini!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Viva Nuno
    Tens um erro no teu texto quando te referes que a acção passa no séc. VIII DC. Na realidade passa-se em 761 Ab Urbe Condita, que se refere à data da criação da cidade de Roma e não ao calendário Gregoriano utilizado hoje em dia.

    A acção desenrola-se por volta de 9 D.C. portanto Sec I.

    um abraço
    António Isidro

    ResponderEliminar
  6. António Isidro
    Mas eu refiro isso mesmo no texto! Faço referência ao "tempo" romano com 761 Ab Urbe Condita, que corresponde no calendário Juliano ao ano 8, e na realidade cometi o erro de lhe chamar século em vez de ano... obrigado pela chamada de atenção!
    :)

    ResponderEliminar
  7. É preciso perceber (não sei se todos os leitores da série o sabem) mas a acção baseia-se em factos históricos verídicos. Ainda não li este 3º livro, mas já tinha percebido que as faculdades de Marini estavam a encorpar e a crescer com o desenvolvimento destas Águias de Roma (perdidas na batalha de Teutoburgo e recuperadas por Germanicus anos mais tarde, mas isso é outra história).
    E, por favor, deixem-se de americanices e de chamar "arte" ao desenho do homem...

    ResponderEliminar
  8. Gosto imenso desta série. Gosto de Marini.
    E acho giro que não se possa dizer "artista" tem de se dizer "autor", e agora pelo vistos não se pode chamar "arte" à arte do autor Marini, sim porque aquilo são vulgares desenhos que até a minha filha fazia.
    Oh poupem-me.
    Tenho cada vez menos paciência para os "grandes especialistas em BD", que sabem tudo, e acham que tudo o que dizem é verdade absoluta, e deve ser seguido como uma religião onde não se questionam dogmas.
    Já disse poupem-me??

    enxofre

    ResponderEliminar
  9. Portanto a 9ª Arte, vai passar a chamar-se "o 9º Desenho", certo?

    ahahahahah

    ResponderEliminar
  10. Não conheço essa BD, mas a arte é de encher os olhos, muito bem feita.

    ResponderEliminar
  11. João Roberto
    Infelizmente o Brasil perde muitas pérolas da BD porque só consome BD norte-americana na generalidade!
    :\

    ResponderEliminar
  12. Também gosto bastante da serie em parte devido ao Spartacus da Fox.
    E sim,eu sei que nada tem a ver um coisa com a outra,tirando as cenas de sexo isso tens nos 2 meios. :D

    ResponderEliminar
  13. Penso que As Àguias e Roma foi (e provavelmente é) uma obra feita com muita paixão e isso reflete-se. Também considero que aqui a arte do Marini deu um salto qualitativo gigantesco, isto, apesar de no passado já ter havido alguns trabalhos que me chamaram a atenção. Mas nestes álbuns, não há dúvida que o seu talento explodiu. Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. quando me perguntei em fevereiro se a asa ia editar isto para breve, fez-lo mesmo. não esperava.

    ResponderEliminar
  15. Optimus
    Se gostas deste ambiente tens outra grande série a ser editada em português: Murena!
    É muito bom!
    ;)

    João Amaral
    A arte dele já era boa, o "grave" problema dele é que tem estado sempre a fazer melhor de livro para livro, o que está a fazer subir muito as expectativas para os que aí vêem!
    :)

    Paulo Brito
    LOL
    E agora ficamos à espera do novo Escorpião!
    :D

    ResponderEliminar
  16. Muito bom post sobre este grande desenhador, sim desenhador, de bd franco belga. A qualidade dos desenhos aliados às cores são uma verdadeira maravilha para os olhos.
    Conheci os desenhos de Marini através de rapaces II e acabaria por encontrar o volume I e completar com a Asa. Comprei também estrela do deserto, escorpião e gipsy, (estes 2 últimos iniciados com a meriberica). infelizmente O escorpião parou no vol 6 e com o passar do tempo comprei as restantes edições em Francês, pois já vão no vol 10. Águias de Roma foi uma surpresa, pois foram lançados os 3 volumes em tempo recorde. Aconselho também a arte de olivier Ledroit na série Requiem chevalier vampire, um must

    ResponderEliminar
  17. Jony da Costa
    O Olivier Ledroit anda por aqui:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/search?q=olivier+ledroit

    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]