quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fables Vol.3 Deluxe Edition

Fables é daquelas séries por quem um leitor se apaixona facilmente, excepto os portugueses, claro…
Penso que já falei disto em posts anteriores sobre esta fabulosa série, a Devir editou o 1º volume há muito tempo mas não teve sucesso (o que será que é preciso para uma série ter sucesso em Portugal?)
Este terceiro volume no formato “Deluxe” não está de maneira nenhuma a seguir o curso normal dos TPB (e papel higiénico marca Vertigo). Dá a ideia que estas versões estão a "meter" mais material que os livros da série normal em TPB!
 Aqui, e pela primeira vez na série acontece uma tentativa de invasão do “Adversário”, até agora ainda não se levantou o véu sobre a sua identidade, que expulsou todas as personagens de fantasia dos nossos contos de infância. Estas fugiram para o plano da realidade e vivem mais ou menos em harmonia uns com os outros, ficando aqueles que têm aparência humana a viver numa cidade, enquanto que as personagens com aspecto monstruoso, ou animal, vivem numa quinta longe da cidade protegida por magia dos olhares humanos…
Bill Willingham está a caprichar na definição das personagens, e a pequena primeira estória deixou-me de boca aberta, porque não estava à espera! Cinderella quase parece uma agente secreta tipo Sydney (Alias). Isto depois de um almoço de coscuvilhice entre as três mulheres desprezadas pelo Príncipe Encantado: Branca de Neve, Cinderella e a Bela Adormecida! Louco, não é?
As estórias vão-se entrelaçando... A Branca de Neve recupera do tiro que levou na cabeça, e está grávida do Lobo mau! Mas isto não é nada… quem aparece do nada? A Capuchinho Vermelho! Esta personagem garante que conseguiu fugir do Reino das Fábulas, e de toda a maldade e tortura do “Adversário”! Será que é mesmo a Capuchinho??
Mas algo não bate bem na história contada pela Capuchinho Vermelho, e o Lobo Mau está lá para investigar visto que ele é mesmo o chefe da polícia de Fabletown!
Para aumentar a confusão no Reino das Fábulas, o Príncipe Encantado (sempre sem dinheiro e a enganar mulheres) descobre que após a morte do Barba Azul os cofres de Fabletown encheram… o que é que ele faz? Candidata-se a Mayor, para se poder aproveitar do dinheiro, claro…
E não vou contar mais nada, embora houvesse muitos e excelentes spoilers para arrasar!
O que eu gosto menos neste livro?
A arte é muito variada, nunca desce a níveis que se possa dizer medíocres, mas conforme as estórias vão passando nós não gostamos quando passamos de um desenhador melhor para outros pior. Isto acontece em várias séries seguras por um único autor, posso dar como exemplo Sandman de Neil Gaiman. Os mais fracos pode-se dizer que foram minimamente competentes, mas uma estória destas merecia sempre o melhor!
Esta é a sensação com que eu fico.
Em relação à edição em si, está muito boa. Uma excelente capa dura, bom papel e uma boa espinha! Nada a ver com a versão TPB.
Esta é uma série que o Leituras de BD recomenda vivamente. A estrutura narrativa de Bill Willingham é muito boa, imaginação a rodos e … ok, leiam estes livros! São estas séries que me fazem lembrar do porquê de eu amar BD!
Outras entradas de Fables no Leituras de BD:
Fables Vol.1 Deluxe Edition
(Ok... acho que me esqueci de fazer uma crítica ao volume nº2...)

Boas Leituras

Hardcover
Criado por Bill Willingham, Steve Leialoha, Tony Akins e Jimmy Palmiotti
Editado em 2010 pela Vertigo
Nota: 9,5 em 10

18 comentários:

  1. Boas noites. Parece-me haver aqui algo que não bate certo... O 5º volume ("The Mean Seasons") lida com a gravidez de Snow White, e no qual o Prince Charming é já o Mayor de Fabletown. o 6º volume ("Homelands") lida, sobretudo, com a "invasão" das Homelands por Boy Blue.
    Os resumos (e imagens) apresentadas parecem-me ser dos vols. 3 e 4. Ou sou eu que estou a fazer uma confusão tremenda?
    P.S. Eu acho piada ao papel. Adequa-se tanto ao traço como ao colorido, bastante sóbrio. E, creio, permite manter os trades a um preço catita, bastante inferior a muitos dos que a marvel, por exemplo, publica.
    Ass.
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  2. Sólo he leído los primeros números de Fables, y me encantaron, pero al ver que la colección tiene más de 100 números siento que empezar a comprar los HC sería un gasto (y un gusto) fuerte.

    ResponderEliminar
  3. Francisco Quintana
    Bem vindo aos comentários do Leituras de BD!
    :)
    Este 3º volume Deluxe contêm:
    -Cinderella Libertine
    -(March of the Wooden Soldiers)
    -Out of the Woods
    -Red, White and Blue
    -Stop Me if you Heard this One, But a Man Walks Into a Bar
    -Our Second Amendment Issue
    -The Letter
    -Our Right to Assemble Issue
    -The Batlle of Fabletown
    -In Like a Lion
    -Treasure from the Woodland Vaults
    Não sei como os TPBs estão construídos, este Deluxe está assim!
    Neste volume Branca de Neve ainda está grávida, e o Príncipe Encantado ainda não é o Mayor, está apenas a concorrer para eleições!
    O teu 6º volume faz parte do 5º volume Deluxe, a aventura de Boy Blue, que revela a identidade do Adversário!
    Dá a ideia que estas versões Deluxe trazem mais material que os TPBs.
    Relativamente ao preço, tenho comprado estes Deluxe mais baratos do que se comprasse dois TPB.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Arion
    Esta colecção é imprescindível para quem gosta de BD!
    Imaginação a rodos, contendo tudo o que eu gosto: Acção, intriga, mundos paralelos e muita fantasia!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Francisco Quintana
    Agora reparei que o teu comentário é muito pertinente e vou alterar o texto do post, porque eu próprio caí no erro de pensar que cada HC correspondia a dois TPB!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Também pensei isso :)
    Mas creio que isto: http://en.wikipedia.org/wiki/Fables_(comics)#Collected_editions explica bem o que está nos TPB e nas HC's.

    ResponderEliminar
  7. Adoro isto como já tivemos oportunidade de falar ao vivo. Eu ando a comprar os volumes tradicionais, vou no 5º.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. E já agora... Também é uma das minhas séries favoritas. Não tanto pela arte (belíssima, do Mark Buckingham, coadjuvado por muitos outros), mas sobretudo pela caracterização e escrita do Bill Willingham. O homem vai buscar imensos elementos a histórias clássicas, e consegue fundi-los numa trama que, até agora, não me tem cansado. Apesar de não se apressar, vai introduzindo novas personagens e acontecimentos que evitam o estagnar da história. E é absolutamente delicioso ver todas aquelas personagens lidas em criança ganhar vida na página. Será, talvez, por falta de ligação/conhecimento das novas gerações a estas histórias antigas o motivo para a série ter falhado em Portugal?...

    P.S. É só a mim que o traço do Bill aqui me faz lembrar muito o do Kirby? Talvez pela grossura do mesmo?

    ResponderEliminar
  9. Existe uma razão para não se ter um padrão mínimo de qualidade de traço nessas obras, ainda não sei, mas pretendo descobrir. Muitas vezes temos a impressão que alguém entrou pra desenhar uma edição porque era mais barato, amante de alguém ou fez as pressas para substituir outro... no caso dessa série, quanto aos roteiros o Bill Willingham está totalmente em casa, maravilhoso!

    ResponderEliminar
  10. Mals pelo desaparecimento!

    Tenho que ler Fables ainda, todo mundo me fala super bem disso, e nunca começo a ler... Que nem o American Gods do Gaiman - que quando eu consegui li em três dias xD. Fazia tempo que eu não entrava em blog algum - nem mesmo o meu!

    ResponderEliminar
  11. Foi uma pena a Devir não ter dado continuidade a esta série em Portugal.

    Talvez agora que o Sin city está terminado e com a série 'Once' (que supostamente é uma adaptação não oficial de Fables) a Devir lhe pudesse dar continuidade.

    ResponderEliminar
  12. Ainda não li, mas sempre me chamou atenção.

    ResponderEliminar
  13. Francisco Quintana
    Obrigado, agora já não cair na esparrela!
    :D

    Loot
    Então já vais à minha frente!
    :P

    Francisco Quintana
    É na verdade um verdadeiro exercício de pura imaginação baseado no nosso folclore cultural que Willingham faz de maneira brilhante. Todas as personagens dos nossos livros infantis são revistas aqui com enredos que não lembram ao demónio!
    :D

    Venerável Victor
    A arte não é má, mas oscila bastante bastante... e quando nos habituamos a ver uma estória desenhada muito bem, cai mal logo a seguir levarmos com um desenhador inferior. O que não quer dizer que seja medíocre, apenas pior que o anterior. Mas o argumento é muiiiito bom!
    :D

    Pedro Leal
    Áhh desaparecido!!
    lol
    Se não leste, lê!
    É imperdível!
    ;)

    Stuntman
    Pois foi uma pena que a Devir tenha acabado esta série no seu 1º volume... assim como fez com outras! Mas se as pessoas não compram, para quê editar!?
    Nós só temos o que merecemos!
    :(

    Guy Santos
    Então experimenta ler os dois primeiros volumes. Ficas viciado!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Esta é uma BD que só vou poder ler esse ano. A ideia é, sem dúvida, das mais divertidas dos útlimos tempos.

    Agora, dois desenhistas diferentes na mesma edição é sempre motivo de tristeza. Podem ser os melhores de todos os tempos, mas...

    ResponderEliminar
  15. "Foi uma pena a Devir não ter dado continuidade a esta série em Portugal."

    Nem vai dar passada uma década desde que editou o 1 mas os direitos agora são totalmente da Panini Brasil que tem editado a serie regularmente,só que como todos os outros tpbs ficam pelo Brasil mesmo as reedições tipos Supremos Vol 1 e o Novo Vol;2 ou Invasão Secreta recentemente anunciado.
    E e está o WD que sai as pingas anuais,que tem 2 volumes,não vejo grande diferença em ficar pelo caminho no 1 ou no ultimo volume,fica na mesma incompleta só que ficando num volume sempre se poupa mais.

    ResponderEliminar
  16. Alex D'ates
    Não te preocupes com os desenhadores. Se passei a mensagem errada pensando os leitores do LBD que a arte era fraca. Não, é apenas irregular, fraca não.
    ;)

    Optimus
    Claro que a Devir não vai continuar a série! LOL
    Mas foi uma pena ter ficado apenas pelo 1º número!
    O Walking Dead... estou quase a perder a paciência e se até ao Amadora BD não sair mais nenhum começo a comprar no original.
    Quanto a outra que anda a sair a conta-gotas, Death Note, não tenho problemas visto já ter a série em inglês há 2 anos...
    :)

    ResponderEliminar
  17. Isto está um bocadinho atrasado. Já cá tenho o 5º Vol. HC.

    Mas, tirando isto, que só deve ter a ver com o facto de só teres lido até aqui, é uma das melhores séries que acompanho. Muito bem escrita, muito bem desenhada, muito bem tudo. Só me lixa que, com tanto material a ficar de fora, e com o sucesso que tem tido, mais tarde ou mais cedo, irão editar uns Omnibus, ou Absolutes, ou lá o que lhes quiserem chamar.

    Enfim, haja guito.

    ResponderEliminar
  18. Refem
    Bem re-vindo!
    :P
    Efectivamente distraí-me com o Fables... já vai alguns números à frente do que eu li. Mas esse assunto vai ser resolvido em breve!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]