quarta-feira, 18 de julho de 2012

A palavra dos Outros: O Mundo Desolado por Paulo Costa


Paulo Costa dá nova contribuição ao Leituras de BD, desta vez uma série que saiu nas páginas da revista Warlord, e que teve alguns episódios em português!
Fiquem com as palavras de Paulo Costa:


Esquecidos no sótão: O Mundo Desolado

Gostava de vos poder mostrar uma boa edição encadernada para ler, mas não posso. Para lerem isto, ou perdem tempo à procura de várias edições de uma série menos conhecida da DC Comics dos anos 80, ou vão ter que fazer uso da capacidade da Internet em distribuir entretenimento sem autorização. É uma pena que a DC nunca tenha republicado isto, porque cabe tudo em menos de 250 páginas.

Nos anos 80, a DC ainda apostava em revistas com mais de uma história, às vezes de modo experimental. É o caso de “The Barren Earth”, uma tira curta editada na revista do Warlord entre 1982 e 1984, que chegou a ser publicada em português como “O Mundo Desolado”. A Editora Abril usava isto para encher a revista dos Novos Titãs (uma combinação estranha), mas como era material pré-Crise e a editora queria avançar com a cronologia, interromperam a história após o 15º capítulo. Pena que nunca pensaram em continuar a história no título Aventura & Ficção, mas nas primeiras edições deste título publicava-se exclusivamente material da Marvel.

“The Barren Earth” era uma tira de ficção científica pós-apocalíptica, criada pelo escritor Gary Cohn e pelo artista Ron Randall. Estreou-se no nº 63 da revista Warlord, substituindo “Arion, Lord of Atlantis”, que tinha sido promovido a uma série mensal, e teve um total de 23 capítulos publicados até ao nº 88 (saltou alguns números da revista, pelo caminho), antes de completar a história na mini-série em quatro números “Conqueror of the Barren Earth”. Tinham-se passado milénios desde que a humanidade abandonou a Terra e estavam em guerra com uma raça alienígena chamada Qlov. Dois mil anos antes, alguns terrestres tinham voltado à Terra para estabelecer bases temporárias, mas entretanto essas bases degeneraram para sociedades quase medievais, com tecnologia limitada.

Quando uma nave de exploração regressou à Terra, encontrou um clima hostil (os oceanos desapareceram), animais e plantas estranhos e agressivos e tribos nómadas selvagens. Apenas uma jovem oficial chamada Jinal sobreviveu, acabando por unir várias facções distintas, ao mesmo tempo que descobriu uma cidade voadora de sacerdotes cientistas. Estes revelaram ter intenções piores do que as que demonstravam, obrigando Jinal a unir-se a um senhor da guerra para conquistar o planeta. A mini-série acabou com os amigos de Jinal a regressarem a Terra para a salvarem, mas não foram contadas mais histórias.

A arte é boa, a lembrar os artistas filipinos que trabalhavam na Espada Selvagem de Conan, enquanto a história é um pouco baseada em “Dune”, mas a boa mistura de acção com politiquices palacianas faz com que a história seja agradável e nos mantenha interessados em voltar para ver o capítulo seguinte. Jinal e o resto do elenco têm personalidades distintas e bem trabalhadas. Infelizmente, duvido que haja interesse em ressuscitar esta propriedade. Teve menos visibilidade que Arion, Kamandi ou Ametista, foi um mundo que ficou de fora da primeira Crise e nunca teve um crossover com os heróis do universo DC normal. E por esse mesmo motivo nunca deverá ter direito a ser coleccionada num único volume.






















 Texto: Paulo Costa

Ainda bem que o pessoal ainda não desistiu de colaborar com este blogue! Se quiserem ver as outras entradas do Paulo Costa neste blogue, basta clicar no nome dele!
...e tenho um enorme prazer nesta rubrica.
:)

Boas leituras

16 comentários:

  1. Foi você que me lembrou que posso procurar na internet esse material aproveitando a capacidade da internet em distribuir entretenimento sem autorização. Brincadeiras a parte, tenho esses quadrinhos nas revistas dos novos Titãs aqui em casa, na época curtia muito! parabéns pela matéria e lembrança!

    ResponderEliminar
  2. Nossa, nunca tinha ouvido falar desse material, achei bem legal!

    ResponderEliminar
  3. Venerável Victor
    Lembro-me de ter lido isto há muito tempo! E lembro-me de ter gostado.
    ;)
    Saca da net! Acho que neste momento é a única maneira ler a série completa!
    :P

    Guy Santos
    O mesmo conselho que dei ao Victor:
    Saca da net! Acho que neste momento é a única maneira ler a série completa!
    :D

    ResponderEliminar
  4. É o problema desta e de outras séries. São boas, mas são impossíveis de apanhar. Quando puder, vou fazer algo sobre Senhor das Estrelas e Weirdworld, duas séries da Marvel dos anos 70.

    Eu adorava ler O Mundo Desolado na revista dos Titãs, mas fiquei chateado porque a Abril interrompeu a história a meio. Na altura tinha ficado com a sensação de história interrompida. Quando entrei na Internet, não descansei até descobrir qual era o nome da série em inglês.

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia esse material e seguirei o conselho que deste para Victor e Guy.

    ResponderEliminar
  6. João Roberto
    É o único que posso recomendar neste momento!
    :D

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia essa história, mas vou procurar... e tu me lembrou da incrível, sensacional... Aventura & Ficção.

    Que saudade, e quantas boas surpresas a cada edição.

    ResponderEliminar
  8. Era muito complicado encontrar Aventura & Ficção na minha cidade, mas ainda deu para comprar algumas revistas. Fui uma das melhores ideias da Abril na altura, mas eu ainda era de novo de mais para perceber como aquilo era bom.

    ResponderEliminar
  9. Bem... não me lembro de alguma vez ter topado com essa série da Abril quando era mais novo! LOL Foi a 1ª vez que ouvi falar de "Aventura & Ficção"... bom, quando um tipo é puto também não liga muito a nomes, portanto é provável que tenha lido alguma!
    :D

    ResponderEliminar
  10. Aventura & Ficção era uma revista bimestral a preto e branco de formato grande. Nos primeiros 14 nºs foi publicado material da Marvel, essencialmente de revistas como a Marvel Preview/Bizarre Adventures e a Savage Tales.

    No nº 15 mudou para material europeu, na maioria espanhol.

    ResponderEliminar
  11. Giro!! Não sabia que havia mais alguém a gostar do Barren Earth ;)

    Embora me tenha demorado uns bons anos a achas/sacar da net, é material que, se a DC se decidisse a publicar em trade (até podia ser papel rasca e cores originais, na boa) comprava num instante!

    ResponderEliminar
  12. Francisco Quintana
    Pelos vistos há mais gente a quem não passou despercebida essa série!
    :D
    Infelizmente nunca editaram um TPB ou HC deste material, era isto e Warlord que gostava que publicassem compilado!
    :)

    ResponderEliminar
  13. Quando a DC editou em 91 um TP do Warlord, cheguei a ficar todo esperançado. Mas, tanto quanto sei, mais nenhum se lhe seguiu... Essa também a tive que sacar da net :D

    ResponderEliminar
  14. A DC editou 3 compilações do Warlord:

    Warlord: The Savage Empire (1991)

    Showcase Presents: Warlord (2009

    Warlord: The Saga (2010)

    ;)

    ResponderEliminar
  15. Como faço pra baixar está estória completa?

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]