sábado, 2 de junho de 2012

VIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja: Autógrafos


Último post sobre Beja.
Digamos que ainda tivemos algumas surpresas neste festival no campo dos lançamentos. Vários lançamentos e apresentações surgiram neste festival sendo que o livro de Rui Lacas tenha sido o mais inesperado para mim.
Pedi poucos autógrafos, apenas quatro, pela simples razão de que normalmente só o faço quando tenho algo do autor que está a autografar. Bem... é verdade que às vezes perco a vergonha e peço mesmo sem ter livro algum do artista, mas é raro.
Assim neste post vou mostrar os autógrafos que me fizeram e mais um par de fotos que ficam bem neste post. Normalmente gosto de que me autografem o livro e me façam um sketch no meu bloco, porque infelizmente já me estragaram um livro com um sketch que correu mal. Normalmente os autores aceitam, eu comprei o livro do artista e ele faz o obséquio de me fazer um pequeno desenho. No caso do Rui Lacas não foi possível porque ele apenas estava a fazer desenhos no livro, assim como o da Andreia Rechena, mas este por opção minha depois de falar com a artista sobre o assunto!
:)





















Rui Lacas (Han Solo em baixo) e Andreia Rechena ([R]eject Zine #4 em baixo)



____________________________________________________________________________





















Eliseu Gouveia (Cloudburst em baixo) e Pedro Manaças (Manegas o Indignado em baixo)



______________________________________________________________________________


Andreia Rechena


Eliseu Gouveia



No topo está a revista do festival, o Splaft de 2012 onde eu colaborei com um texto sobre Eliseu Gouveia. A ilustração da capa pertence ao artista brasileiro Júlio Shimamoto!
Este fim de semana o Festival encerra, portanto quem ainda não visitou tem até Domingo para dar por lá uma voltinha!
Para o ano há mais! Foi um bom fim de semana. Tudo o que eu penso sobre este festival está no primeiro post sobre o evento, podem ler neste link:

VIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja: Primeiras Fotos e Algumas Considerações


Boas leituras

11 comentários:

  1. o traço da Rechena vai me dar pesadelos para sempre - não que seja ruim, obviamente, mas é perturbador...

    ResponderEliminar
  2. Artistas de peso, este desenho do Rui Lacas ficou demais.

    ResponderEliminar
  3. Pedro Leal
    Acho que o objectivo da Andreia Rechena é esse mesmo, ser perturbadora. Se ficaste assim, então ela ficará contente de certeza! Mais um leitor perturbado!
    :D

    Guy Santos
    O Rui Lacas é um bom artista, sim. Irá sair outro livro dele brevemente por outra editora!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Queria muito ter estado lá pra ter um autógrafo do Eliseu Gouveia!

    ResponderEliminar
  5. Venerável Victor
    O Eliseu fez muitos bons sketchs! O meu nem foi dos melhores!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Esse Eliseu tá arrasando, que desenho!!!

    ResponderEliminar
  7. Alex D'ates
    O Eliseu tinha uma boa exposição e fez uns belos sketchs ao pessoal!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. O autógrafo em si já provoca uma resposta emocional maior quando vemos um álbum.. se o álbum tiver o autógrafo e um sketch o impacto é maior ainda. É a obra assinada e no caso do sketch com dedicatória é a obra assinada pelo autor e personalizada. Adquire aí um caráter de unidade, embora fruto de vasta tiragem.

    Eis aí mais um atrativo de eventos de BD, conhecer os artistas trocar algumas poucas palavras com eles e personalizar uma obra que, para o leitor que a adquiriu, já é em si dotada de especial preciosidade.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. É muito bom mesmo ter um sketch autografado. Realmente o desenho tem uma denotação maior.

    ResponderEliminar
  11. JJ Marreiro e Tarcísio Aquino
    É na verdade um dos pontos de interesse de um festival o contacto entre o leitor e o autor, e poder personalizar o livro com um autógrafo.
    Mas na realidade eu gosto mais que eles me assinem o livro e façam o sketch no sketchbook. Isto é mais seguro... assim se o sketch correr mal, o livro não sofre!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]