segunda-feira, 18 de junho de 2012

Hellboy Library Edition Vol.4: The Crooked Man and The Troll Witch


Esta é a série com melhor edição que eu possuo! Os livros são um mimo, dizem que têm algumas falhas, mas eu nunca tropecei nelas! Papel grosso e brilhante, capa de tecido e uma envergadura parecida com os Absolutes. Depois temos um interior povoado com excelente estórias e grande arte! Que é que se pode querer mais num livro de BD? Ok… uma caixa não era mal visto para o tecido não apanhar pó…
:)
Este é o primeiro volume destas Library Editions em que Mike Mignola não é o artista de todas as estórias. Foi uma altura em que ele esteve um pouco parado na arte, apenas escrevia as estórias, devido ao filme Hellboy que entretanto estava em preparação! Também foi nesta altura que Mignola escreveu/desenhou uma série de estórias curtas devido ao facto falado anteriormente, ou seja, este livro tem uma certa falta de alma e do carisma próprio dos outros anteriores por isso mesmo. É quase uma manta de retalhos! A estória maior, desenhada por Richard Corben, é The Crooked Man e tem apenas cerca de 70 páginas, isto para um livro de mais de 300 páginas…o resto são tudo estórias curtas sem muita ligação entre si.
As estórias presentes nesta edição são:
  • The Crooked Man
  • The Penanggalan
  • The Hydra and the Lion
  • The Troll-Witch
  • The Vampire of Prague
  • Dr. Carp's Experiment
  • The Ghoul
  • Makoma
  • They That Go Down to the Sea in Ships
  • In The Chapel of Moloch

Não estão por ordem, mas quis deixar esta “In The Chapel of Moloch” para último por duas razões. A primeira é a volta após algum tempo de Mignola como artista, a segunda porque é passada em Tavira, no Algarve! É uma estória curta, onde Mignola inventou um pouco, visto não haver factos que digam que alguma vez houvesse adoração a este Deus em Portugal. Isto para além de ter inventado uma seita tipo Templários, que teria surgido para colmatar a extinção destes. Mignola assume isto neste livro.
Gostei bastante da arte de Corben, mas não é a mesma coisa. Mignola pôs um cunho muito pessoal em Hellboy e é-me difícil aceitar outro artista para este anti-herói! De resto gostei muito do The Crooked Man, The Troll Witch, e de Makoma. Embora num registo mais cómico, gostei de The Vampire of Prague!
Como é apanágio de Hellboy ele percorre as ruas mais negras de quase todo o mundo, resolvendo enigmas paranormais, lutando com demónios ou simplesmente ajudando pessoas miseráveis atormentadas. Hellboy tem um grande coração! É uma grande série que eu recomendo.
Este livro tem algumas introduções, contém também a génese escrita das estórias, sketchs abundantes e várias ilustrações, a cores e preto & branco, feitas por Mignola e outros artistas. São cerca de 30 sketchs nunca publicados!
A nota menos boa deste livro em relação aos outros deve-se ao facto de ter estórias curtas de mais, desequilibrando o livro...

 
Tavira

Hellboy está a ser editado em português pela G-Floy, mas não sei em quantos livros vai a colecção. O formato português é o TPB (capa mole)
Outras entradas de Hellboy no Leituras de BD:
Hellboy Vol.1 Library Edition
Hellboy Vol.2 Library Edition
Hellboy Vol.3 Library Edition

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Mike Mignola e Richard Corben
Editado em 2011 por Dark Horse
Nota : 8,5 em 10

19 comentários:

  1. O Mignola é um dos meus artistas favoritos. Grande demonstração de controle sobre luz e sombra de forma simples e direta.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com vocês, o Hellboy é um assunto particular do Mignola.

    ResponderEliminar
  3. Hellboy é meu personagem preferido, mas com Mignola ele fica perfeito. O cara desenvolveu um estilo próprio que casa perfeitamente com a narrativa que ele cria.

    ResponderEliminar
  4. Mignola é muito competente e penso que ele nasceu para trabalhar o Hellboy.

    ResponderEliminar
  5. A arte de Mignola é de reverenciar. Contudo, na primeira vinheta da última prancha, se aquele cenário é Tavira, ó Nuno!...
    Mais parece uma aldeia do Norte, de granito ou de xisto.
    Aquele pontilhado nos telhados e o aspecto geral do desenho dessa vinheta, fazem-me lembrar o Bruno (com trema em cima do u, que eu não encontro na minha máquina).

    ResponderEliminar
  6. Macaco Malandro
    É um mestre a jogar com cores escuras e depois dar-lhes vida com o vermelho e o amarelo! Tem ilustrações neste registo que são mesmo brutais!
    :)

    Jo Fevereiro
    Estou contigo a 100%
    :D

    Venerável Victor
    Já tinha lido algures que gostavas muito de Hellboy!
    Não desgostei da arte dos outros autores na série, mas Hellboy com Mignola é outra coisa!
    :D

    João Roberto
    Mignola e Hellboy são unha e carne!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Santos Costa
    LOL
    Não conheço Tavira, nem sei em que foto ele se baseou para fazer aquela vista! Se um dia for a Tavira vou procurar aquele ângulo para ver onde ele falhou...
    :)

    ResponderEliminar
  8. Mignola é grande!
    A arte é simplesmente fantástica!

    ei, que história é essa com o Hellboy a dar um murro num crânio?
    Não me digas que a Devir saltou uma história??

    *levanta os braços ao ar e solta um monumental berro de desânimo.... *

    ResponderEliminar
  9. Mignola, ângulos agudos, bom uso de preto e Hellboy é tudo uma coisa só!

    Não tem como ver um sem os outros!

    ResponderEliminar
  10. Rui Alex
    A estória onde se vê o Hellboy a dar o murro num crânio é "The Crooked Man". Não sei se a G-Floy editou este ou não. Sei que estão publicados bastantes mas não os conheço porque estou a comprar esta colecção!
    :)

    Alex D'ates
    100% contigo!
    :D

    ResponderEliminar
  11. Só para esclarecer: a Devir e a G-Floy estão a publicar os "trade paperbacks" que já existem 12 volumes e por aqui publicaram já o sétimo volume que contem várias histórias que aparecem neste volume apresentado. No entanto, a história referida "The Crooked-man" só será publicada no volume 10, tal como a história que se refere a Tavira.

    ResponderEliminar
  12. ah, acho bem!
    os titulos mencionados são os mais recentes daí que tenha pensado o pior.

    a aguardar pela ansiada próxima edição da devir.

    ResponderEliminar
  13. Letré
    Obrigado pela informação. Eu tenho acompanhado Hellboy apenas por estas Library Editions e não sei como a G-Floy tem distribuido as aventuras pelos TPBs.
    ;)

    Rui Alex
    Afinal não precisas de soltar um monumental berro de desânimo....
    ahahhaha
    :D

    ResponderEliminar
  14. Parecem ser boas edições mas sao editadas cronologicamente ou seguem a ordem dos tpbs?

    ResponderEliminar
  15. Optimus
    Está tudo na cronologia verdadeira, penso eu! Algumas estórias estão deslocadas nos TPB por decisão do autor/editora. Aqui estão que estão a seguir a verdadeira cronologia!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Então é como a minha dos Transformers the Idw Colection que edita a história cronologicamente e não segue a ordem dos tpbs sc. :D

    ResponderEliminar
  17. Optimus
    Penso que nestas edições mais cuidadas esses pormenores devem ser sempre acautelados!
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Gosto do Hellboy, a arte de Mike Mignola é muito boa, mas Richard Corben também tem um bom traço para este personagem.

    ResponderEliminar
  19. Guy Santos
    Acho que o Corben nem estará mal. O problema é que Hellboy é tão pessoal, que é difícil de não pensar logo em Mignola...
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]