segunda-feira, 4 de junho de 2012

Bouncer



Normalmente não me sinto atraído por estórias baseadas no Oeste norte-americano, mas há excepções!
Iniciei-me com o maravilhoso Comanche, depois veio Blueberry e mais recentemente Bouncer.
Bouncer é único. Só Jodorowsky conseguiria imaginar uma tragédia Shakespeariana deste calibre no Oeste selvagem! Como Jodorowsky disse numa entrevista:
“Quis criar um Western Shakespeariano, com um toque de Tragédia Antiga”.
Os ingredientes são inúmeros… Segredos familiares, vingança, traição, violência, armas, droga, mutilações, duelos, deformações e aquilo que não pode faltar nunca num livro de BD: surpreender o leitor!
Jodorowsky contem a sua “loucura” nesta série, talvez porque é um Western e também porque Boucq, o artista de serviço, o deve ter refreado um pouco nos temas religiosos e nas mutilações e respectivas próteses. Assim temos um Western ao natural, “só” com sangue e balas!
Lista de títulos:
Diamante para o Além
A Misericórdia dos Algozes
A Justiça das Serpentes
A Vingança do Carrasco
O Fascínio das Lobas
A Viúva Negra
Coração Dividido
Nesta sua visão brutal sobre o Oeste Americano, as personagens são quase todos verosímeis (expecto uma) e Jodorowsky apresenta-nos Bouncer, um pistoleiro a quem foi amputado o braço direito. Bouncer deve o seu nome devido ao seu trabalho num “saloon”, onde era o homem que resolvia problemas… mas o passado acaba por o atingir na pessoa do seu sobrinho Seth. Bouncer consegue-nos absorver nos seus movimentos dando-nos uma maravilhosa vingança, e por outro lado as duas facetas da vida na relação professor/aluno.
Eu não queria alongar-me nem falar sobre a narrativa e estória da série. Isto iria estragar completamente a leitura de quem se decida a comprar esta bela série… posso dizer que os livros editados pela ASA têm os ciclos completos, todos eles. Ou seja ninguém vai ficar pendurado, e inclusivamente este último livro editado pela ASA, um álbum duplo, tem o ciclo completo também (aparentemente). A ASA com a edição do último livro pôs-se ao lado das edições francesas, isto é, os portugueses não estão atrasados na série!
Boucq tem aqui o seu melhor trabalho, na minha opinião, de sempre. A sua visão cinematográfica nos grandes planos paisagísticos, nas sequências rápidas de duelos, lutas, perseguições, estendendo as vinhetas por vezes por duas páginas ao comprido… é de uma beleza ímpar! Os homens são homens, e não são bonitos garantidamente, são apenas homens duros do Oeste selvagem, as mulheres são mulheres absolutamente normais, não há pin-ups para dar um toque especial, os animais estão muito bem retratados nas suas posturas e movimentos. E as cores… as cores são lindas! Aquelas paisagens retratando o Canyon e a pradaria estão mesmo de babar, Boucq captou toda a essência do Oeste selvagem.
Série recomendadíssima, foi do melhor que li ultimamente, mas recomendo a leitura seguida. Os ciclos estão completos, mas há sempre referências a actos passados.


Hardcover
Criado por: Alejandro Jodorowsky e Boucq
Editado entre 2002 e 2012 pela ASA
Nota : 10 em 12

Boas leituras

20 comentários:

  1. Caro Nuno,

    Vais pensar que te ando a perseguir e a ter prazer em discordar contigo mas esclareço desde já que não.

    (Além disso, tenho demasiado admiração por alguém que consegue manter um site vivo e sempre actualizado dedicado à BD em Portugal para gastar o meu tempo nesse registo.)

    Posto isto, 10/10 para a série Bouncer?

    Ok, vamos concordar em discordar.

    Gosto do desenho do Boucq mas julgo que o estilo se adapta mais a uma história como a série Face de Lua do que a um western clássico.

    Quando ao Jodorowsky ... bem é Jodorowsky! Julgo que é dos autores que mais consegue ser instável na capacidade de produção de obras primas vs séries menores. Na primeira classe coloco a série dos Metabarões ou do Incal. Na segunda coloco Castaka ou Diosamante.

    No que toca ao Bouncer diria que está a meio caminho entre os dois extremos. Daria um 6,5/10.

    E desculpa lá estar sempre a discordar de ti!

    ResponderEliminar
  2. Alexandre Gil
    LOL
    Mas os comentários são para isso mesmo!
    :)
    Gosto que discordem, mas minimamente fundamentem a discordância! Portanto... no problem.
    Concordo com a instabilidade de Jodorowsky como argumentista, é capaz do melhor e do pior... mas não tem meio termo! Ou sai bem, ou sai mal...
    Na minha escala, 10 é um livro/série muito bom porque a minha escala não tem limite. Na minha escala 6,5 era mau...
    Os excepcionais são de 11 para cima até infinito!
    :P
    Ou seja, pela minha escala davas-lhe um 8,5!
    De qualquer modo achei a estória muito boa, e a espaços conseguiu surpreender-me o que tem sido raro ultimamente. E porque me surpreendeu nalguns twists bem feitos, e porque achei a arte de Boucq espectacular, dei o 10! Esse homem devia fazer cinema, algumas páginas só lhes falta mesmo as personagens moverem-se!
    :D
    De qualquer modo discorda sempre que achares, os comentários são importantes para quem faça buscas na internet, e é bom ver diferentes opiniões!
    Obrigado por discordares!
    LOL
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Desenhos muito legais, mas confesso que faroeste em BDs não me agradam muito.

    ResponderEliminar
  4. Nuno,

    fico com a ideia que ainda não leste "Western" (o melhor trabalho da dupla Van Hamme/Rosinski, na minha opinião).
    Imperdoável, meu caro... nota 12 garantida!

    ps- as ilustrações em página dupla são verdadeiras obras primas.

    Gustavo Carreira

    ResponderEliminar
  5. João Roberto
    Eu por defeito também não gosto de westerns, mas tenho de dar a mão à palmatória nalgumas séries que demonstraram qualidades acima da média! Como esta...
    ;)

    Gustavo Carreira
    Não, não li Western do Van Hamme / Rosinski. Se que são uma super dupla europeia na BD, mas esse livro não li. É como digo, eu para me inclinar para um livro passado no Oeste Americano é preciso alguém empurrar-me, senão não vou lá!
    :D

    ResponderEliminar
  6. Nossa, adoro contos assim... Me interessei mesmo por este...

    ResponderEliminar
  7. Muito Fiche! (É assim que se diz?) O texto apresenta muito bem as características dessa série fantástica. Li apenas dois álbuns dos álbuns, mas foram o bastante para me transportar a um oeste cru, seco e violento prismado por uma visão naturalista, sem muita maquiagem, sem melindres.

    Sou colecionador de Tex e leio qualquer coisa do gênero Faroeste que passe perto de minhas mãos:) Nos anos 70/80 se publicava no Brasil o Lone Ranger sob a alcunha de 'Zorro', uma jogada editorial para aproveitar a fama do esgrimista de negro. Os cenários do velho Oeste, seus tipos e as tramas sempre me prenderam atenção.

    O que se vê em Bouncer é por um lado uma evolução no tratamento do tema e por outro lado uma bela homenagem ao gênero Western.

    ResponderEliminar
  8. Tarcísio Aquino
    É uma boa e violenta série sobre o "velho oeste" americano!
    Se tiveres oportunidade para lançar mão não hesites!
    :)

    JJ Marreiro
    Não... diz-se muito fixe!
    LOL
    Se gostas de estórias tipo "Western" não podes perder esta, é brutal e crua, mas o oeste americano era assim mesmo... sem rendilhados!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá Nuno, para quem não aprecia o género western já vais na terceira série lol... e recomendo o já dito o "Western" (de Rosinski e Van Hamme) e ainda "Mataram Wild Bill" (de Hermann)... boas histórias, westerns duros e excelentes desenhos!

    Sobre o Bouncer, é como dizes vêm logo atrás de Blueberry e Comanche. Jodorowski tem uma narrativa sólida e equilibrada do antigo Oeste e o desenho de Boucq está fantástico. Concordo quando dizes que tem aqui o seu melhor trabalho. Série de 5 estrelas!

    Que chegue rapidamente às lojas o duplo álbum!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Verbal
    Apesar de ser um estilo que não me atrai, quando os meus amigos em que eu confio nos gostos me recomendam, eu experimento! E se gostar porque não continuar?
    ;)
    Realmente a arte do Boucq atingiu o seu pico aqui, para já...
    :D

    ResponderEliminar
  11. Bounçer não me puxa apesar de já ter lido o 1 álbum na época dos saldos Asa pensei em comprar depois desisti,achei exagerado demais,Blueberry idem,Comanche nunca li.
    "Western" já tenho e é um bom one-shot.

    ResponderEliminar
  12. Optimus
    Pelo primeiro volume não te consegues aperceber de quase nada, é quase como uma apresentação.
    Nos livros FB só tens uma ideia boa da obra depois de teres lido um ciclo completo.
    ;)

    ResponderEliminar
  13. O que são as cores dessa BD...tô estonteado aqui.Conheço o Boucq de outros carnavais...muito bom!

    ResponderEliminar
  14. Venerável Victor
    Boucq tem aqui a sua melhor performance como artista desde que conheço obras suas (na minha opinião e até agora, claro).
    Só por isso esta série vale a pena!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Curto muito estórias neste estilo... muito!

    ResponderEliminar
  16. Tarcísio Aquino
    Bom, nesse caso tenho de dizer que tens muito bom gosto!
    :)

    ResponderEliminar
  17. Vou ser do contra, e dizer que não gostei muito do traço... não é ruim, e na verdade é muito bom, mas é que ao menos um dos personagens parece "não pertencer" junto ao resto... Fora isso, parece interessante para quem gosta de westerns, o que não é meu caso.

    ResponderEliminar
  18. Pedro Leal
    Não se pode gostar de tudo. As pessoas têm tendências naturais para gostarem de determinado género, ou traço. O desafio está em entrar naquilo que não é natural em nós e tentar apreciar! Foi assim que eu descobri algumas belas obras que de outra maneira não lhes pegaria!
    ;)

    ResponderEliminar
  19. Boa noite

    Onde posso comprar o livro Bouncer tomo 4?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno
      Neste momento é complicado. Se o Amadora BD abrir este ano, no stand da ASA é uma boa hipótese. Na FNAC quando eles fazem limpezas aos armazéns às vezes aparecem livros Bouncer da ASA a preços da uva mijona. De outro modo é ires vendo no OLX, Custo Justo ou Coisas.net ou na BD Portugal.
      abraço

      Eliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]