terça-feira, 15 de maio de 2012

VIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja: Programação

Contrariamente ao que se esperava, Paulo Monteiro conseguiu que o 8º Festival Internacional de Banda desenhada de Beja (FIBDB) visse a luz do dia este ano, contra todas as arrelias que se avizinhavam!
Paulo Monteiro vai aproveitar o acervo da Bedeteca de Beja e os artistas portugueses para fazer o festival deste ano, não vindo ninguém de fora visto que a verba da Câmara senão é "0" EUR perto ficará.
Este é um ano para os visitantes mostrarem a sua simpatia e gosto por este festival, um ano muito difícil para os seus organizadores que foram cerceados da ajuda monetária da Câmara, e cabe a toda a gente que gosta deste festival e de BD apoiá-lo. É nestas alturas que se vê a fibra de cada um! E o Paulo Monteiro e a sua equipa têm-na de certeza! E como eu gosto de pessoas com fibra apoio este festival incondicionalmente!
Fica o programa fornecido pela organização do festival:


VIII FESTIVAL INTERNACIONAL
DE BANDA DESENHADA DE BEJA
DE 26 DE MAIO A 10 DE JUNHO

Entre os dias 26 de Maio e 10 de Junho Beja volta a fazer uma grande festa em torno da Banda Desenhada, reunindo originais de autores do Mundo inteiro. O Festival inaugura dia 26, sábado, às 15h00, na Casa da Cultura. A Programação no primeiro dia prolonga-se até às 3h30 da manhã. Em breve daremos mais notícias. Por enquanto aqui vos deixamos as exposições…

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS:









ANDRÉ OLIVEIRA (Portugal)














CARLA RODRIGUES (Portugal)








DE BEJA A ANGOULÊME - 18 HORAS DE COMBOIO (Portugal) - Exposição de Fotografia de Francisco Paixão









JÚLIO SHIMAMOTO - O SAMURAI DOS QUADRINHOS (Brasil)









MARIA JOÃO WORM (Portugal)









PEPEDELREY (Portugal)










EXPOSIÇÕES COLECTIVAS:

TRAÇOS COMUNS: ARTE ORIGINAL DA COLECÇÃO DE DOMINGOS ISABELINHO
Com Al Columbia (Estados Unidos), Al Smith (Estados Unidos), Alberto Breccia (Uruguai), Aristophane (França), Arturo del Castillo (Chile), Barron Storey (Estados Unidos), Bud Fisher (Estados Unidos), Carl Barks (Estados Unidos), Carlos Roume (Argentina) /Héctor Germán Oesterheld (Argentina), Chester Brown (Canadá), Chris Ware (Estados Unidos), Clare Briggs (Estados Unidos), Dave McKean (Reino Unido), David Wright (Reino Unido), Eddie Campbell (Reino Unido), Eddie Campbell (Reino Unido) / Alan Moore (Reino Unido), Frank Godwin (Estados Unidos), Fred (França), George McManus (Estados Unidos), Guido Buzzelli (Itália), Hal Foster (Canadá), Jaime Hernandez (Estados Unidos), Joe Matt (Estados Unidos), José Luis Salinas (Argentina) / Rod Reed (Estados Unidos), Kyle Baker (Estados Unidos), Tony Weare (Reino Unido) e Tony Weare (Reino Unido) / James Edgar (Reino Unido).


CORTO MALTESE NO SÉCULO XXI (Portugal) - Exposição do fanzine Efeméride, de Geraldes Lino
Com Alice Geirinhas, Álvaro, Ana Madureira, André Ruivo, Andreia Rechena, Arlindo Fagundes, Carlos Páscoa, Carlos Zíngaro, Daniel Lopes, David Campos, Miguel Falcato, Ricardo Ferrand, Filipe Abranches, JCoelho (Des.) / David Soares (Arg.), J. Mascarenhas, Joana Afonso, João Chambel, João Sequeira (Des.) / Luís Pedro Cruz (Arg.), José Lopes, José Pedro Costa, João Lam, Luís Guerreiro, Machado-Dias, Marco Mendes, Maria João Careto, Mota, Nazaré Álvares, Nuno Saraiva, Paulo Monteiro, Pedro Massano, Pedro Nogueira, Pepedelrey, Regina Pessoa, Renato Abreu, Ricardo Cabral, Ricardo Cabrita, Ricardo Santos, Roberto Macedo Alves, Rui Pimentel, Susa Monteiro, Tiago Baptista, Vasco Gargalo e Victor Mesquita.

ORIGINAIS E SERIGRAFIAS DA BEDETECA DE BEJA (Vários países)
Com Alberto Vázquez (Espanha), Alexander Zograf (Sérvia), Andrea Bruno (Itália), André Caetano (Portugal), Artur Correia (Portugal), Carlos Rocha (Portugal), Craig Thompson (Estados Unidos da América), Dave McKean (Reino Unido), David B. (França), David Rubín (Espanha), Fabio Civitelli (Itália), Fábio Moon (Brasil), Fernando Gonsales (Brasil), Fernando Relvas (Portugal), Fritz (Espanha), Gabriel Bá (Brasil), Gary Erskine (Reino Unido), Gisela Martins (Portugal) / Sara Ferreira (Portugal), Hermann (Bélgica), Hypollite (França), Jakob Klemencic (Eslovénia), João Lam (Portugal), José Manuel Saraiva (Portugal), Lourenço Mutarelli (Brasil), Loustal (França), Martin tom Dieck (Alemanha), Maria João Careto (Portugal) / André Oliveira (Portugal), Max (Espanha), Miguel Rocha (Portugal), Niko Henrichon (Canadá), Rufus Dayglo (Reino Unido), Susa Monteiro (Portugal), Ulf K. (Alemanha), Véte (Portugal) e Zé Francisco (Portugal).


MOSTRAS:









DIOGO CARVALHO (Portugal) – Obscurum Nocturnus











RUI LACAS (Portugal) – Han Solo









ELISEU GOUVEIA (Portugal)













Paulo Monteiro
Bedeteca de Beja
Edifício da Casa da Cultura
Rua Luís de Camões
7800-508 Beja
Portugal
(00351) 969660234
www.festivalbdbeja.net 

Convido-vos a darem um saltinho a Beja no fim de semana de 26/27 de Maio! Vai ser divertido e teremos muitos autores nacionais à nossa espera!

O Leituras de BD apoia o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja !

Boas leituras

23 comentários:

  1. Queridos amigos: embora eu seja a face mais visível do Festival de Beja (não a mais bonita, como costumo dizer) o Festival é organizado pela Câmara Municipal através da Bedeteca, que é um equipamento do município.

    Em edições anteriores foram mais de 200, as pessoas que colaboraram no Festival para que tudo corresse pelo melhor. Embora seja um ano muito difícil para a Câmara (e para o país) a verdade é que existiu sempre interesse e preocupação por parte da Vereação para que o projecto continuasse. Aos nossos colegas e amigos do Armazém, da Carpintaria, da Electricidade, da Tesouraria, dos Transportes e de todos os serviços da Câmara Municipal só podemos agradecer todo o empenho e dedicação, que excedem quase sempre o simples profissionalismo. Mas também a todos os nossos amigos de Beja, que elegeram este Festival como sendo da cidade… Têm-se desdobrado em mil colaborações para que tudo corra pelo melhor…

    O Festival tem gerado múltiplas dinâmicas no concelho e na região (culturais, mas também económicas), e constitui hoje um marco importante na vida da cidade (o ano passado ultrapassámos os 8.000 visitantes, numa cidade que conta com 22.000 habitantes). Apesar das dificuldades financeiras que nos assolam a todos neste momento seria uma enorme tristeza não realizar o Festival (o primeiro fim-de-semana é realmente mágico para nós!). Com maior ou menor dificuldade, é preciso continuar.

    Sempre tivemos a preocupação de fazer do Festival um Festival de autores, divulgadores, editores, livreiros, etc. E sempre a pensar em todos os públicos… Mais do que “auscultar” o panorama para fazer o Festival, preferimos que chegassem até nós todas as propostas. Em vez de ser um Festival feito de dentro para fora, sempre quisemos ser um Festival feito de fora para dentro. Foi o que aconteceu mais uma vez! A todos os autores, críticos e divulgadores, editores, livreiros, etc, etc. só podemos agradecer o enorme empenho com que se dedicaram à edição deste ano ( e também a ti Nuno, pela enorme ajuda que nos tens dado!).

    Um grande abraço a todos!

    Paulo Monteiro

    ResponderEliminar
  2. Paulo Monteiro
    Quando falei em "cerceados das ajudas da Câmara" estava a falar do vil metal, não do resto. Já alterei o texto para ficar mais claro.

    E não tens de me agradecer por nada, eu faço divulgação por gosto!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Macaco Malandro
    Também gostei. A criadora do poster é a Suza Monteiro, a mulher do Paulo Monteiro que é o organizador do Festival!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. O Paulo é um espectáculo:)
    Tenho pena de este ano não puder ir a Beja, devido a ter imensas coisas para tratar, mas irá ter lá exposições que de certeza que são o máximo.
    Tinha a curiosidade de ver os originais que o Domingos Isabelinho vai expor (com autores fabulosos) e os prints e serigrafias de todos os excelentes autores que passaram por Beja.
    É preciso mais gente como o Paulo que move mundos e fundos para continuar a promover a nona arte e a cidade de Beja.
    Paulo para primeiro ministro e já:)

    ResponderEliminar
  5. Oneiros
    No mínimo vais ver fotos!
    :D
    Vou tirar algumas.
    :P

    ResponderEliminar
  6. Esta lista de autores é a final ou no segundo fim-de-semana teremos mais alguns autores Portugueses?

    ResponderEliminar
  7. O poster ficou bem legal. Mas um evento de peso dos quadrinhos em Portugal.

    ResponderEliminar
  8. Maria José M. Pereira16 de maio de 2012 às 21:57

    Há entre nós o velho ditado que diz que, nas horas menos boas, é que se encontram os amigos.
    Eu acho que, este ano, o maior apoio que podemos dar a todos os que em Beja trabalham em prol da BD é estarmos lá.
    Apressem-se a fazer as reservas! Há em Beja pensões/hoteis que já estão cheios.

    ResponderEliminar
  9. Stuntman
    O FIBDB está aberto aquelas duas semanas, mas por norma os autores só estão presentes no 1º fim de semana!
    ;)

    Guy Santos
    LOL
    Mais um evento! Um festival que eu tenho no coração, este... adora todo o ambiente que rodeia este festival, embora este ano com os cortes seja mais restritivo no que toca a artistas estrangeiros!
    :(

    Maria José M. Pereira
    Foi isso que eu tentei transmitir no texto! Este é um ano para os AMIGOS de Beja!
    :)

    ResponderEliminar
  10. Poster muito maneiro e parece que o festival também vai ser bem bacana.

    Pena que fica muito longe de casa.

    ResponderEliminar
  11. Depois de todos os contratempos, eis uma excelente notícia e mal posso esperar pela próxima semana, altura em que me deslocarei a um festival do qual guardo já muitas gratas memórias. Não só por isso, que já seria razão suficiente, eu sou um dos que desejam uma muito longa vida a tão meritória iniciativa. Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Cara de fibra! Não deixou cair a bola e botou a cara a tapa com uma programação nota 10, mesmo contra todas as expectativas!!! Parabéns ao Paulo Monteiro e todos mais ajudando o cara! Muito fixe!

    ResponderEliminar
  13. Eventos são essenciais para fãs e leigos, pois para uns é o momento de ter um contato mais próximo com seus artistas favoritos e ou sua obra, no caso das exposições...Para outros é a hora de descobrir o que há por trás dos desenhos e das narrativas.

    Eventos são importantes também para o comércio também quando facilitam a chegada de produtos editoriais (novos ou clássicos), produtos colecionáveis, itens de vestuário e brinquedos (que embora alguns colocassem na categoria colecionáveis , quero crer numa distinção desses elementos - o brinquedo precisa ser mais resistente e orientado para a ação de brincar:)... Um evento que gira em torno da BDs e sua produção possibilita também um rico momento de aprendizado, descobrimento e troca. Independente da proporção do público ou do financiamento a experiencia que o público leva pra casa não tem preço :) Este ano Beja se tornará inesquecível para muitas pessoas. Por sorte serão feitos registros para que aqueles que estão geograficamente distantes possam compartilhar (mesmo mediado por pulsos e bytes) um pouco da experiencia do Festival deste ano.

    ResponderEliminar
  14. Peço licença para deixar outro comentário. Pois faltou parabenizar a escolha dos artistas das exposições, entre eles o brasileiro decendente de japoneses Julio Shimamoto, um dos mais importantes artistas do desenho brasileiro.

    Em jeneiro deste ano Júlio Shimamoto foi excolhido por votação (realizada pelo Fórum de Quadrinhos do Ceará) um dos cinco artistas mais representativos da BD brasileira. TRata-se de um dos Mestres das Histórias em Quadrinhos tendo produzido histórias em gêneros e estilos os mais diversos, sempre em sintonia com o momento histórico e com o conhecimento sensível próprio da arte sequencial.

    Parabéns para a organização do Festival!

    ResponderEliminar
  15. Parabens ao Shimamoto!!! Justiça e reconhecimento a ele nunca são demais!

    ResponderEliminar
  16. ese estilo de carla rodrigues esta bueno!

    ResponderEliminar
  17. Tarcísio Aquino
    A TAP Air Portugal faz bons preços!
    :P

    João Roberto
    Desta vez também gostei do poster! Ficou muito fixe!
    ;)

    JJ Marreiro
    Júlio Shimamoto vai ser um autor para eu descobrir! O que eu já vi dele nalgumas imagens que vi no Google, eu gostei muito. Agora vou ter uma exposição ao vivo e irei ter uma ideia muito mais precisa sobre a sua arte!
    O Festivais são importantes e tu enumeraste quase tudo o que os torna incontornáveis!
    ;)

    Alex D'ates
    Como disse ao JJ Marreiro será um autor para eu descobrir em Beja!
    :)

    Amazonas
    Carla Rodrigues tem um estilo muito próprio e é uma grande aposta da BD portuguesa para o futuro!
    ;)

    ResponderEliminar
  18. João Amaral
    Lá nos encontraremos com certeza!
    ;)

    Venerável Victor
    Referiste uma das muitas qualidades do Paulo Monteiro: FIBRA!
    Esse senhor tem disso aos montes!
    :)

    ResponderEliminar
  19. Estou a trabalhar. Pois, porque há gente que tem que fazer este País andar para a frente. Cambada de passeadores de sketch-books. Grunfff.

    ResponderEliminar
  20. Olá,

    Ando nisto das artes há pouco tempo e acho que não estou errado ao dizer que a cidade de Beja tem-se pautado por uma boa divulgação cultural, mesmo em comparação com Lisboa; ainda mais se tivermos em comparação a diferença de meios entre ambas. Basta visitar a Casa da Cultura.

    Esta é um boa oportunidade para ver trabalho de qualidade e para ver se certas pessoar metem de vez na cabeça que os trabalhos feitos por artistas de banda desenhada, em nada ficam à chamada bela arte.
    Tomára eu e muitos desenhar como eles.

    Cumprimentos,

    José

    ResponderEliminar
  21. Refem
    Para ti só uma palavra:
    INVEJOSO!
    :D
    Eu mal soube a data do festival marquei-o com um dia de férias.
    :P

    José
    Bem vindo aos comentários do Leituras de BD!
    :)
    O trabalho feito na Casa da Cultura está excelente! Beja faz muito com pouco!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]