terça-feira, 10 de abril de 2012

Lugar aos Novos: Guga - O Curioso (Carlos Rocha)


Esta rubrica dá entrada no Leituras de BD pela 2ª vez, e agora é Carlos Rocha o autor de uma pequena história para o público mais jovem. As duas vertentes mais básicas para este público são a da pedagogia e a do humor. Ambas devem ser embrulhados numa arte apelativa porque de outra maneira as crianças não lhe peguam, por muito boa que seja a história!
Na primeira história aqui publicada, Diferentes, foi usado um tom mais pedagógico, desta vez temos o humor mais básico! Uma pequena história de três páginas, e com um final um pouco "pesado"...
Fiquem com esta engraçada história, e no final façam valer a vossa opinião. Tenho a certeza que o autor agradece todas as críticas construtivas que lhe forem feitas!

Guga - O Curioso




Espero que tenha agradado, e obrigado ao Carlos Rocha por ter participado nesta rubrica.
Quem quiser submeter trabalhos pode mandar mail para nmamado@gmail.com .
Os requisitos para a rubrica "Lugar aos Novos" são estes:
  1. Qualidade
  2. Para crianças
  3. Apelatividade
  4. Pedagogia/Humor
  5. Nunca publicadas (Inéditas) em qualquer plataforma (papel, digital, internet)
  6. Até 10 páginas 
 Mas sou flexível... não irei seguir à letra estes seis requisitos, e eu achar que alguns daqueles pontos são tão fortes que escondam outros mais fracos, será publicada aqui com certeza.
Já agora, o nome da rubrica é Lugar aos Novos. Isto não quer dizer que só jovens é que podem participar! Este nome podia ter sido Lugar à BD Infantil, mas achei que ficava melhor assim. Artistas mais "maduros" podem participar sim!
:D

Boas leituras

19 comentários:

  1. Gosto muito do traço do Carlos Rocha. Apelativo.
    ]:-D

    Gosto desta tua rúbrica.

    ResponderEliminar
  2. Esta tua nova rubrica é fantástica!!
    O Guga do Carlos Rocha está muito bom e a história é engraçada :).
    Espero que esta iniciativa continue.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Diabba, Lucaimura e Paulo Brito
    Obrigado pelos vossos comentários, o Carlos Rocha agradece com certeza!
    ;)
    E Lucaimura, a iniciativa é para manter se houver trabalhos que queiram publicar no Leituras de BD!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Muito bom o desenho de Carlos Rocha, a história ficou bem legal.

    ResponderEliminar
  5. Guy Santos
    Também achei! Achei o desgraçado do Guga super expressivo (e curioso demais...)!
    :D

    ResponderEliminar
  6. Que gracinha essa BD, o traço do Carlos Rocha é um barato mesmo! Poxa Nuno, você e seu site prestam um serviço inestimável para a nona arte, para os artistas (roteiristas, desenhistas, criadores...) , para nós fãs e alcança amigos e seguidores cada vez mais aqui do outro lado do oceano na terra das Palmeiras e araras (ah sim! E alguns lindos macaquinhos!)

    ResponderEliminar
  7. Venerável Victor
    Obrigado pelo elogio e espero bem que o pessoal do outro lado do Atlântico comece a vir aqui em força!
    Afinal até escrevemos e falamos muito parecido!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Um dia, na companhia da minha sobrinha de nove anitos, assistia a uns "apanhados" brasileiros (como eu me divirto com aquilo), e, num deles, havia uma espécie de enorme caixa, fechada, com um único círculo recortado no centro, mais a inscrição a tinta "Não Olhe". A reação das pessoas só podia ser uma: olhar. E levar com uma tarte na cara!!! Uma atrás das outras, as pessoas caíam que nem patinhos. :) E a minha sobrinha divertida e perplexa: "Se está ali escrito «Não Olhe», POR QUE É QUE AS PESSOAS VÃO OLHAR???"
    Foi assim que me nasceu a ideia para esta pequena bd. A curiosidade deve estar viva em todos nós; isso permite-nos descobrir tanta coisa maravilhosa à nossa volta. O quê, deixo ao critério e "achamento" de cada um. Mas também, no caso da minha história, ser-se alvo da matreirice de quem se aproveita da nossa curiosidade mais básica e corriqueira.

    Obrigado a todos pelas palavras elogiosas e espero continuar a merecer o vosso crédito.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Carlos Rocha
    Se continuares a trabalhar assim, por mim vais ter todos os créditos do mundo!
    E "não olhes" para trás!
    Sempre para a frente.
    ;)

    ResponderEliminar
  10. El estilo me recuerda un poco a ese dibujo animado Family Guy, creo.

    ResponderEliminar
  11. Arion
    O Guga tem uma certa parecença por causa da ausência de pescoço numa pessoa gorda. Mas a semelhança pára por aí!
    :)

    ResponderEliminar
  12. Esta tua rubrica foi uma ideia excelente e espero que não faltem autores a enviar-te trabalhos.
    Quanto ao de hoje, o que tenho a dizer é que o desenho do Carlos Rocha é muito bom. No entanto, a mensagem transmitida desagradou-me. Sem outro contexto senão estas páginas, apenas vejo aqui 3 bullies a meter-se com o "gordo" e a ficarem impunes. E isso não me faz rir.

    ResponderEliminar
  13. Compreendo o Filipe Azeredo. E na realidade, após a minha primeira leitura, também fiquei a pensar assim.

    Mas após a segunda... fiquei a pensar assado. Ou seja, esta BD não é sobre o 'castigo dos bullies' mas sim sobre a curiosidade do 'gordo'.

    Lamento para os mais puristas, mas alguém que após duas vezes a ser gozado (termo português :) da mesma forma, repete a mesma estupidez uma terceira vez, só merece levar com as bigornas em cima.

    Agora relativamente à obra em si. Parabens ao autor, Um traço muito claro e definido e uma história com principio meio e fim.

    Muito bem.

    ResponderEliminar
  14. Filipe Azeredo
    Se eu acha-se que era um tipo qualquer de "bullying" não a teria colocado aqui. Já andei na escola, tenho filhos na escola e uma cena que não admito.
    A minha leitura desta estória cai mais do lado das partidas que todos fazemos, e continuarão a ser feitas, embora a das bigornas fosse excessiva... mas penso que foi excessiva exactamente porque já era a 3ª vez que o Guga caía na mesma armadilha. É figurado... ninguém faz cair bigornas na cabeça de ninguém!
    Pode ser que tenhas pensado nisso porque o protagonista é obeso. Ou seja, é um tipo de pessoa procurada pelos "bullies". Para além disso o bulliyng por norma é feito de uma forma directa com contacto físico. Eu sei que também existe bullying psicológico, mas penso que não foi o objectivo. Se assim fosse eu não teria publicado.
    Mas o Guga é assim e é também a personagem central de uma série de estórias, das quais eu já vi algumas, com o título Guga e os Amigos.
    Pelo menos essa é a minha opinião!
    :)

    pco69
    Corroboro a tua opinião. Acho que não foi essa a intenção. Foi mais partidas de amigos! Ainda hoje com 47 anos eu prego partidas no trabalho deste género, e ninguém as considera bullying.
    Também mas fazem a mim de vez em quando...
    :D
    E sim também acho que a arte muito expressiva de Carlos Rocha é bastante boa!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Amigos,
    na minha primeira intervenção, eu, autor desta bd, fiz referência ao acontecimento que ma inspirou: uns "apanhados" com muita graça, visionados na companhia da minha sobrinha. Nada a ver com bulling ou coisa que o valha. Mas as interpretações das diferentes pessoas têm por vezes o sempre bem vindo condão de fazer ver para lá do que o próprio autor construíu. Umas vezes discorda-se. Outras pensamos:" Realmente, poder-se-ia também ver dessa forma." Contudo longe longe está a intenção de apresentar um Crime Sem Castigo :)))
    A questão mantem-se: Por que olhar por um buraco, abrir uma caixa ou puxar um cordão (ou correntezinha), quando lemos "Não Olhar", "Não Abrir" e "Não puxar"??
    Ninguém discordará comigo que é muito engraçado esse lado do ser humano.
    No entanto agradeço MUITO MUITO o feedback, demonstração que o pessoal está atento e se interessa.
    Bem hajam.

    PS: O elogio é muito bom, mas a crítica é o que mais preciso. Porque quero crescer fazendo "mal" e emendando-o.

    ResponderEliminar
  16. Nunca me passou pela cabeça que o Carlos Rocha quisesse fazer a apologia do bullying com estas páginas. Apenas não me identifiquei com o humor apresentado porque acho que há um desequilíbrio de forças entre alguém que não consegue resistir à tentação e outros que se aproveitam dessa situação.
    No entanto, vi um cartoon do Carlos Rocha onde há um desequilíbrio de forças ainda mais patente e aí achei-lhe muita graça. :)
    (Ver aqui)

    ResponderEliminar
  17. Filipe Azeredo
    LOLAÇO
    Ainda não tinha visto esse cartoon! Há sempre uma primeira vez para tudo...
    :D

    ResponderEliminar
  18. 100% divertido, despretencioso e com um traço fantástico.

    Sim, não tem que dizer mais nada, acabou o comentário.

    :D

    ResponderEliminar
  19. Alex D'ates
    E não tens que dizer "mai" nada! Traço muito bom!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]