sábado, 14 de abril de 2012

Autores: Moebius (Jean Henri Gaston Giraud)


Chama-se Jean Henri Gaston Giraud. Um dos grandes mestres da BD mundial, e talvez o que mais influenciou a minha maneira de ver a BD. Faleceu no passado dia 10 de Março com quase 74 anos de idade.
O meu primeiro contacto com este enorme autor de BD, e não só, foi na revista Tintim onde pontificava o Tenente Blueberry. Assinava como Gir, abreviatura de Giraud, mas foi com o Incal que eu abri e alarguei os meus horizontes na BD.
Aqui já assinava como Moebius, aliás, toda a grande fama que obteve foi com este pseudónimo, visto que as obras assinadas desta maneira tinham um estilo muito particular e um cunho pessoal bastante vincado, facilmente identificável. Cenários urbanos caóticos, detalhes impressionantes, paisagens simples de rara beleza e expressividade, seres completamente loucos e originais, enfim… tudo isto em linha clara e muitas vezes usando extraordinárias aguarelas. O seu preto & branco é impressionante com pontilhados perfeitos.
Arte extraordinária!
O seu primeiro grande sucesso foi exactamente com o anti-herói Blueberry, onde trabalhou com Charlier. Desta série assinou um spin-off, Marshall Blueberry, mas desta vez apenas como escritor. O Far-West foi a sua primeira inspiração como autor de BD e com 18 anos criou "Frank et Jeremie", seguido de "King of the Buffalo" e "Giant with the Hurons" na revista Coeurs Valiants.
Giraud tornou-se aprendiz de Jijé e colaborou com este famoso autor em Jerry Spring!
Moebius “nasce” em 1963, e nasce para a Ficção-Científica / Fantasia e em conjunto com Jean-Pierre Dionnet, Philippe Druillet e Bernard Farkas torna-se um dos fundadores do célebre grupo Les Humanoides Associes. Este grupo de artistas deu corpo à famosa revista Métal Hurlant (Heavy Metal), para onde criou as séries de culto Garagem Hermética e Arzach.
Em 1981 criou uma das minhas séries preferidas de todos os tempo: O Incal! Em conjunto com Alejandro Jodorowsky criou esta incrível ópera gráfica que deu origem ao chamado “Jodoverso”.
Stan Lee é um dos seus grandes fãs e convida-o para um trabalho conjunto: Parábola. Nesta mini-série pontificavam Galactus e o Silver Surfer, tornando-se outra obra de culto no seu currículo! A imagem de topo deste post é desta obra, em que eu tentei colocar a cabeça de Moebius no corpo do Surfista… lamento não ter ficado a 100%, mas os meus conhecimentos de Photoshop apenas me permitem fazer assim! Era esta a minha pequena homenagem gráfica...
:)
Para além do seu trabalho na Banda Desenhada, este mestre ainda trabalhou em arte conceptual para o cinema em filmes de sucesso como Tron, 5º Elemento, Alien, Star Wars V, The Abyss, Willow e Masters of the Universe.
Deixo uma lista de algumas das obras que eu considero mais importantes:
Arzach
Garagem Hermética
Os Mundos de Edena
Os Olhos do Gato
Surfista Prateado: Parábola
Little Nemo
Escala em Pharagonescia
Les Maîtres du Temps
Como podem verificar existe aqui leitura para muito tempo, e se decidirem debruçar-se a sério nos pormenores (tanto gráficos como narrativos) destas obras pode ser um trabalho para muitos meses, sendo certo que para entrar nalgumas delas têm que tomar algumas drogas…
Fiquei triste, e continuo triste por saber que nunca mais vou ver novas obras deste grande mestre… foi uma semana terrível para a arte, primeiro Ralph McQuarrie e poucos dias depois Moebius.








Excelente fotografia de Moebius por Anne Cusack.

Têm outra ilustração magnífica neste link:

Boas leituras em honra deste artista

25 comentários:

  1. Sempre uma boa menção. Boa seleção de imagens e estórias. Recomendo particularmente O DESVIO. Já leu?

    Abração.

    ResponderEliminar
  2. Caso tenha interesse, seguem dois textos, o primeiro sobre algumas estórias (entre elas, O Desvio) e o segundo sobre a morte de Moebius.

    http://quadrinhosnasarjeta.blogspot.com/2011/12/sociedade-moebius.html

    http://quadrinhosnasarjeta.blogspot.com/2012/03/moebius-e-saudade.html

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Linck
    Conheço essa bela BD o Desvio sim!
    :)
    Está toda publicada aqui:

    http://kuentro.blogspot.pt/2012/03/pequeno-tributo-jean-giaraud-gir.html

    Amanhã irei ver os links do teu blog para ler o que escreveste!
    (Já é tarde em Portugal...)
    :D

    Paulão Fardadão
    Tens razão, não morreu! Homens que deixam legado não morrem!
    Moebius é purpurina de BD!
    Brilha!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Moebius dispensa apresentações e nós NUNCA dispensaremos que o nome dele seja citado, sempre e sempre, nunca será demais, mestre do traço, da alucinação lúcida e ser humano humilde, generoso na arte e na vida. assim como você meu amigo Nuno.Busco na minha vida a generosidade que só grandes mestres podem nos ensinar, o traço desse cara, mesmo que um dia seja imitado a perfeição, o essencial ainda assim não poderá ser. Humildade, sempre! E abaixo o baixo astral, vamos ler Moebius...

    ResponderEliminar
  5. Boas.

    Uma grande perda para a BD! Mas o Moebius deixou um legado muito valioso e será sempre considerado um dos grandes artistas da história da BD. Até digo mais: incontornável, para todos os que apreciam a 9ª Arte!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. O desenho de Moebius é muito marcante e bonito, sensacional!

    ResponderEliminar
  8. Venerável Victor
    Muita alucinação em Moebius! Não é fácil inventar todas aquelas criaturas a partir do nada! Isso é poderoso! O único que conheço com essa imaginação conceptual é Mesziéres de Valerian.
    ;)

    Miguel Antunes
    É um dos maiores legados que alguém deixou na BD. Não é fácil um artista deixar tantos momentos memoráveis como Moebius nos presenteou!
    :)

    LLL
    Desconheço.
    Se fosse um autor alternativo pseudo-intelectual desconhecido garantidamente já haveriam aí grandes projectos de tributo. Mas como ele era apenas um pouquinho alternativo e funcionava a "fumos" (e até vendia)... assim não temos tributos!
    :P

    Guy Santos
    É isso! Marcante e bonito, sensacional!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Está na minha lista definitiva (junto a Bill Sienkiewicz e outros) de artista fora de série. E é sempre uma referência pra ver possibilidades além de meras mentes mortais.

    E tá fazendo uma falta, ao menos imaginar que ele poderia estar produzindo algo...

    ResponderEliminar
  10. Foi sem dúvida uma grande perda.... O Incal também é para mim uma da minhas obras de BD preferidas

    ResponderEliminar
  11. Alex D'ates
    Moebius pode e deve fazer parte de qualquer lista que se faça.
    Deixou o seu grande legado para nós todos podermos apreciar durante as próximas gerações o seu estilo único!
    :)

    Paulo Lopes
    O Incal é um marco na BD mundial!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Um dos maiores sem dúvida. A sua falta será muito sentida.

    abraço

    ResponderEliminar
  13. Loot
    Moebius conseguiu o estatuto de imortalidade. Logo estará sempre junto de quem gosta de BD!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Moebius. Esse artista conseguiu como poucos nos fazer acreditar que entre as arestas de seus painéis havia universos inteiros!

    Peço licença para partilhar com vocês minha humilde homenagem a este gênio da Arte Sequencial, que está nessa postagem do Laboratório Especial:
    http://laboratorioespacial.com/?p=2321

    ResponderEliminar
  15. Moebius era um daqueles casos em que se tinha a essência do grande artista, não eram só ilustrações que ele fazia, eram mundos inteiros que ganhavam vida através do traço belíssimo e os detalhes imaginativos que tem poucos paralelos hoje em dia. Talvez Wayne Barlowe? Mas o Barlowe se volta mais para o bizarro, e não o fantástico...

    ResponderEliminar
  16. Pedro Henrique
    Os mundos criados por ele são autênticos hinos à imaginação!
    Wayne Barlow não fez BD, apenas fez ilustração, portanto não é comparável, e o estilo é como dizes... bizarro!
    :D

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. LLL
    É uma boa iniciativa com certeza! O Machado Dias com o conhecimento que tem de muitos autores portugueses irá com certeza ter muitas respostas.
    :)

    ResponderEliminar
  19. Só agora li estes comentários e... pois! Só recebi 8ilustrações8 - uma delas do LLL. No coments.

    ResponderEliminar
  20. Jorge Machado-Dias
    É uma pena só teres recebido 8 ilustrações! Eu garantidamente não poderia fazer nenhuma, a não que quisessem que o Moebius se arrepiasse todo na cova...
    :\

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Entre os filmes que participou, não esquecer Bladerunner, um daqueles onde a sua presença se sente mais

    -Pedro

    ResponderEliminar
  23. Pedro
    Claro que sentiu à vontade nesse filme e a sua contribuição reflectiu mesmo isso! Esse filme era a cara dele.
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]