domingo, 18 de março de 2012

Autores: Ralph McQuarrie

Ralph McQuarrie não é um artista de BD, mas foi um excelente ilustrador conceptual. O seu trabalho foi admirado por milhões de pessoas de forma indirecta… faleceu no passado dia 3 de Março…
Ralph McQuarrie influenciou muitas gerações, embora a grande maioria das pessoas que tiveram contacto com os seus conceitos o desconheçam absolutamente. Começou a sua carreira
a trabalhar num dentista a desenhar dentes nos anos “60”. Daí até passar a ser ilustrador técnico da Boing foi um “tiro”…
A partir daí não mais parou fazendo posters para a CBS, neste caso fazendo a cobertura ilustrada das missões Apollo, e pouco depois convidado para a arte conceptual do seu primeiro filme.
George Lucas ficou impressionado com o seu trabalho e aqui começou a sua grande aventura! Foi em 1975 que Lucas o contratou para criar graficamente várias personagens do guião do filme A Guerra das Estrelas. Assim passaram para o papel Darth Vader, Chewbacca, R2-D2 e C-3PO. Muitas naves, paisagens e edifícios foram da sua concepção e há quem diga que foram muitas das suas imagens que decidiram a 20th Century Fox a financiar o primeiro filme! No filme O Império Contra-Ataca foi-lhe dado um pequeno papel como homenagem pelas suas criações, o General Pharl McQuarrie! Guerra das Estrelas nunca teria o sucesso que teve sem este homem.
Mas não se ficou por aqui… Battlestar Galactica? Encontros Imediatos de 3º Grau? E.T.? Os Salteadores da Arca Perdida? Star Trek IV? Cocoon? Parque Jurássico?
Como vêem este homem influenciou MUITO a nossa cultura, infelizmente sempre na sombra!
As imagens que eu vou deixar aqui demonstram tudo o que já se disse sobre este criador conceptual, e convido-vos a pesquisar na Internet sobre ele, vão encontrar muita coisa muito interessante.
Não há homenagem grande o suficiente que eu possa fazer a McQuarrie. Ele influenciou enormemente a minha imaginação, e isso é uma coisa da qual eu não me consigo livrar até ser a minha vez de passar para o outro lado… poucas pessoas conseguem fazer isto, e garantidamente não foi só a mim!







Boas leituras

10 comentários:

  1. Magníficas ilustraciones. Te transportan a otro mundo.

    ResponderEliminar
  2. Arion
    McQuarrie foi um criador de mundos!
    A sua imaginação, e posterior passagem da sua mente para o papel, era fora do normal.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia o tipo (e pelo que dizes já não vou a tempo de o convidar a beber uma bejeca) mas realmente o trabalho dele é magnífico. Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Não há dúvida que são belas imagens e uma pena o seu falecimento, mas não encontro aqui no seu blog qualquer notícia relativa ao falecimento do Jean Giraud/Moebius que deixou uma obra magnifica no Universo da BD

    ResponderEliminar
  5. Rafeiro
    Desconhecias o homem mas sempre adoraste o que ele fez, e não... já não podes beber uma bjeca com ele! (Infelizmente...)
    :\

    Paulo Lopes
    Bem vindo aos comentários do Leituras de BD!
    Encontras várias menções a Moebius/Jean Giraud neste blog, mas não, não encontras menções à morte dele!
    Para obituário já tiveste a internet cheia de mensagens relativas a este infeliz facto: a morte de um dos maiores artistas da BD.
    Irei fazer um post sim, mas na rubrica "Autores" em que falarei da obra, como ela influenciou a cultura ocidental e sobre o seu legado! Acho isso muito mais interessante do que repetir todas as mensagens de pesar que abundaram pelo mundo bedefilo!
    Concordas?
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Com certeza que concordo ! quando me referi à ausência de um post sobre o Moebius não era em concreto à sua morte mas sim à sua obra. Fico à aguardar esse futuro post que sem dúvida que irá fazer justiça à obra.

    Já agora aproveito a oportunidade para lhe dar os parabéns pelo seu Blog que acompanho com bastante interesse.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Paulo Lopes
    A obra de Moebius e alguma história da vida deste irá ser de certeza referenciada aqui no Leituras, não sei se esta semana, ou para a outra!

    E ainda bem que gosta do Leituras de BD!
    Fico contente!
    Eu tanto agradar a todo o género de leitores, mas nem sempre é possível...
    :D

    ResponderEliminar
  8. Por acaso já conhecia, mas é sempre uma delícia ver alguns trabalhos deste magnífico ilustrador. Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Realmente impressionantes as artes de Ralph MaQuarrie. Acho muito bem feitas essas pinturas que misturam realidade e o universo de Star Wars.

    ResponderEliminar
  10. João Amaral
    É sempre bom ver ilustrações de um artista reconhecido tanto no mundo da ilustração como do cinema!
    ;)

    GG
    Estas pinturas foram a base conceptual/visual dos filmes Star Wars. Sem ele estes filmes nunca existiriam como nós os conhecemos! Seriam com certeza diferentes.
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]