segunda-feira, 26 de março de 2012

Às Quintas Falamos de BD (Março) - Homenagem a António Velez: Construções de armar


O CNBDI retoma neste mês a seu encontro de 5ª Feira e promove um encontro para homenagear António Velez. Este artista ficou conhecido pelas célebres construções de armar. Lembro-me que montei muitas quando era pequeno... um convite à nostalgia! Fica a informação do CNBDI:

 Às Quintas Falamos de BD: António Velez

O Presidente da Câmara Municipal da Amadora tem o prazer de convidar V. Exª, para mais uma edição de Às Quintas Falamos de BD e para o encontro Construções de Armar - Homenagem a António Velez, que terá lugar no dia 29 de Março, pelas 21h00, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.
Para a ocasião Dâmaso Afonso e José Ruy recuperaram a única entrevista conhecida de António Velez. São onze minutos que reconstituem o significado e a memória das construções de armar em Portugal e o pretexto para mais um encontro no CNBDI.











Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem
Av. do Brasil, nº 52 – A, 2700-134 Amadora
Tel: (351) 214 369 057
Fax: (351) 214 962 353
amadorabd@cm-amadora.pt
www.amadorabd.com

Nota: As notas que o CNBDI manda deverão ser mais completas de futuro. Esta informação é muito exígua para alguém que se queira informar mais sobre o tema. Eu próprio pouco conheço sobre a vida deste artista, e torna-se pouco apelativo para o vulgar cidadão querer ir a um encontro destes.
Mais informação é necessária!

Boas leituras

7 comentários:

  1. Pena que fica um bocado fora de mão...
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. ψ Psimento ψ
    Até para mim fica fora de mão, mais por causa das horas do que pela distância...
    :)

    ResponderEliminar
  3. Eu viajei agora por uns instantes a minha infância, adorava estruturas que a gente podia tornar tridimensional, em uma época da minha época de garoto eu sonhava muito em construir toda uma cidade ou vila, sei lá, com essas estruturas, como um grande presépio, e poder manter como enfeite num canto do quarto. Pena não ter opções como as desse artista, por aqui.

    ResponderEliminar
  4. Venerável Victor
    Eu quando era criança montei muitas destas casa de cartão, só não sabia que a maior parte delas tinham um autor que se chamava António Velez. Lógico que uma criança não quer saber quem é o autor... mas agora alguém decidiu homenagear o artista, o que eu acho óptimo! Pode ser que mais gente agora saiba quem era este homem que deu largas à nossa imaginação em criança!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Muito bom, hoje em dia existe os papertoys mas não tem o mesmo charme.

    ResponderEliminar
  6. Brinquedos de papel... Houve um tempo em que essas maravilhas de armar, tipo destaque e brinque eram muito populares. Hoje assumem formas incríveis com o "paper craft". Creio que sejam manifestações distintas, mas com uma raíz comum: papel e criatividade:)

    Montar um objeto deste tipo já é uma viagem criativa por si, imagine agora fazer o planejamento estrutural disso, imagine o conhecimento de tridimensionalidade que possui um artista como esse:) ...admirável.

    ResponderEliminar
  7. Guy Santos
    Pois não... agora as crianças querem tudo já feito e sem trabalho!
    :D

    JJ Marreiros
    Nunca pensei muito bem no trabalho necessário para idealizar e desenhar uma construção de armar. Agora que falaste nisso fiquei curioso, acho que vou tentar saber qual era a técnica usada para planear a estrutura disto!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]