segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lançamento ASA: Corto Maltese na Síbéria

Mais um lançamento de início de ano e com Corto Maltese! O início de ano tem sido lento, mas eu sei que a ASA está a trabalhar para a felicidade dos "nerds" da BD!
Assim brevemente teremos uma mão cheia de títulos em português.
As séries "afectadas" são:
- Bouncer
- O Gato do Rabino
- Murena
- Spirou
- Thorgal
Nice, hã?
:)

Corto Maltese – Na Sibéria

“Quando nos apercebemos de que o sonho é demasiado grande para se concretizar, restam duas alternativas: deixar de sonhar, ou continuar até ao fim, até à lenda…
Nos confins da China e da Sibéria, Corto e Rasputine perseguem o comboio blindado que transporta o ouro dos czares. Atravessam, assim, uma região que se encontra a ferro e fogo, esquartelada entre sociedades secretas e senhores da guerra, entre Russos vermelhos e brancos, entre tropas regulares e exércitos privados…
O campo de acção ideal para estes aventureiros românticos!”

Colecção: Corto Maltese
Nº de págs: 128
Autor: Hugo Pratt
Edição: cartonada
ISBN: 978-989-23-1611-6 (capa dura)
Edição cartonada exclusiva para a FNAC

Hugo Pratt nasceu em Itália em 1927.
Amante de viagens, de cinema, de BD e de “fumetti”, fundou o designado “Grupo de Veneza” com Dino Battaglia, Alberto Ongara e Mário Faustinelli com a intenção de fazer BD “à americana” e de incentivar a juventude a ler os grandes clássicos de aventuras. O ano de 1967 é um marco na sua carreira com as primeiras pranchas de “A Balada do Mar Salgado” e a criação de uma das personagens mais marcantes da nona arte: “Corto Maltese”. Em 1969, os seus trabalhos eram publicados em alguns dos mais importantes jornais da especialidade e, entre 1970 e 1973, assinou mais de 21 episódios das aventuras do seu grande herói. Em 1983, funda um jornal mensal com o mesmo nome da sua personagem favorita - “Corto Maltese” – onde, a partir de 1984, publica a série Cato Zulu. Considerado com um dos grandes mestres do preto e branco e argumentista fora de série inspirando-se por vezes em obras literárias, Hugo Pratt influenciou um grande número de ilustradores. Morre em 1996. Hugo Pratt foi Prémio do 15º Aniversário de Angoulême, em 1989.

Boas leituras

23 comentários:

  1. E agora que irei fazer á minha vida?:)
    Tenho a edição da meribérica e aparece-me esta?
    Estou desgraçado:)

    ResponderEliminar
  2. Palavras para quê? Nunca haverá outro personagem na BD como o Corto Maltese.

    Lili

    ResponderEliminar
  3. É verdade que a ASA (ultimamente) se está a portar bem em termos de continuação de (algumas) séries. Mas sendo o Bouncer e o Murena composto de arcos, vou esperar pela edição dos arcos completos antes de comprar. Detesto ficar à espera para ler histórias completas e detesto mais ainda ficar com séries interrompidas.

    O Gato do Rabino, é uma agradável surpresa vêr a ASA a continuar uma série que veio na molhada do ASA/Publico :)

    Thorgal... nunca li. Fico com esperança de que seja editada a série na parceria ASA/Publico. :)

    ResponderEliminar
  4. Henrikes
    Para os fãs do Spirou são óptimas notícias! Agora só falta saber se é o livro que ninguém gostou, ou se é o último...
    :D

    Paulo Brito
    Gosto das duas maneiras, colorido ou P&B!
    ;)

    Miguel Antunes
    Vais cortar o quê?????
    :D

    Oneiros
    Esta série mais recente está a ser editada há mais de um ano! Se não tens nenhum... ainda tens 5 antes deste!

    Lili
    Para os fãs de Corto (que são muitos) é mais uma óptima notícia!
    (Embora este livro não seja novidade em português)
    :)

    ResponderEliminar
  5. pco69
    Pois... e depois os livros não vendem, e ainda por cima estamos em crise... e depois as editoras cancelam! Ora se estão a continuar estas séries (e outras), embora lentamente é verdade, porque é que não se compra quando sai?? Faz como eu, junto-os todos e só leio quando já tenho alguns seguidos, ou então vou lendo e relendo à medida que vêm livros novos!
    :P
    Nunca leste Thorgal??
    É uma série que gosto muito!
    Mas aconselho-te a comprar todos os que estão já editados, porque mesmo que saia no Público a ASA não irá editar os que já editou, aliás se sair para o Público será para alavancar a série e aí começarão a desaparecer os já editados!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Também não curto o Corto a cores.
    Para mim Corto Maltese é, e será sempre a preto e branco!

    ResponderEliminar
  7. Bongop,
    Eu tenho os livros anteriores a este lançamento (quase todos em capa dura:))
    Fui substituindo os que já tinha por estes dado serem uma edição fabulosa (a cores e com fotos a ilustrar os locais onde Corto andou. Estas fotos e textos introdutórios servem quase como um documentário para a leitura da própria obra.)
    Excelente serviço feito pela ASA.
    (não me queixo desta editora assim como de nenhuma outra, pois enquanto se publica banda desenhada em Portugal já não é nada mau)

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao Thorgal, ou editam tudo o que falta, ou não compro nada. Já tenho a série completa, e para continuar a ter uns em português e outros em francês, acho que não vale a pena. Se for para ficar com tudo em português, aí já é outra história.

    ResponderEliminar
  9. O Thorgal completo era de valor era.

    Estas edições do Corto são bem bonitas mas vou esperar pela feira do livro ;)

    ResponderEliminar
  10. Corto Maltese é um dos meus personagens favoitos. Foi esse Corto na Sibéria que inspirou a animação lançada anos atrás, "la cour secrète des arcanes", não?

    Vinícius

    ResponderEliminar
  11. Do anunciado trocava já o "Gato do Rabino" pelo "XIII"; do "Spirou" o bom senso diz para se editar o anterior e o seguinte do último álbum publicado; "Thorghal" é uma excelente noticia; "Bouncer" e Murena" seria de esperar apesar de nada ser certo nos tempos que correm... enfim boas noticias e que venham rapidamente essas leituras! Abraço

    ResponderEliminar
  12. Thorgal
    Ambas as versões têm a sua beleza, eu acho...
    A ASA pelo que eu sei, para já vai acabar o ciclo de Qâ, quanto ao resto... logo se vê!
    :)

    Oneiros
    A ASA editou esta edição mais luxuosa porque se proporcionou, e porque para editar Corto Maltese tinha de ser algo um pouco diferente de todas as publicações das várias editoras que já tiveram os direitos desta personagem.
    Penso que foi conseguido!
    ;)

    Loot
    A edição capa dura só na FNAC, na Feira do Livro provavelmente só encontrarás em capa mole.
    Quanto ao Thorgal, é uma boa notícia! O ciclo de Qâ ficou a dois livros do seu término e penso que agora vai!
    :)

    Vinicius
    É isso mesmo! La Cour Secrète des Arcanes, dirigido por Pascal Morelli, foi baseado nesta aventura de Corto Maltese!
    ;)

    Verbal
    Também trocaria O Gato do Rabino pelo XIII, mas também sei que há leitores que não pensam o mesmo!
    :D
    Quanto ao Spirou, não sei se vão já editar os dois... eu aposto no anterior, visto que tanta gente se queixou com o salto!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. BongoP... eu conheço o argumento de 'se não vende, cancela a série'. Mas porra. Se a editora merece respeito, tambem os leitores o merecem.


    http://www.centralcomics.com/forum/index.php?topic=27.msg19042#msg19042

    estas são algumas da ASA. Tambem sou dos que tem o UWO pendurado assim como algumas da Vitamina...

    Eu não compro só BD. Aliás, compro muito mais livros não BD que BD. E o dinheiro não chega....

    E devido a isso, agradeço à ASA e Publico a parceria que me permite ter a certeza de que uma colecção começada vai até ao fim.

    ResponderEliminar
  14. pco69
    Eu sei quais são aquelas que foram descontinuadas pela ASA. Mas aquelas de que falei no post têm sido continuadas e já vão com alguns volumes.
    O que eu quis dizer é que se toda a gente fizer isso que disseste acaba-se a BD em português!
    Eu também não compro só BD...
    ;)

    ResponderEliminar
  15. O Gato do Rabino para mim foi a pior escolha de continuação Asa/Publico havendo series melhores como Ir§ ou XIII Mistery. :D

    ResponderEliminar
  16. Optimus
    Isto não é a colecção ASA/Público!
    Isto são álbuns "normais e solto" que a ASA vai editar brevemente.
    ;)

    ResponderEliminar
  17. Boas noticias... não vamos ter um ano moribundo! E como anseio que a nova série seja o Thorgal, estando-me nas tintas se são apenas 18 ou 10!
    Independentemente da série, há que editar!!

    ResponderEliminar
  18. "Isto não é a colecção ASA/Público!
    Isto são álbuns "normais e solto" que a ASA vai editar brevemente.
    ;) "

    Modo Grimlock on;

    Mim Saber,Mim Grimlock Smart"

    Modo Grimlock off.

    Óbvio mas o 1 Volume do Gato foi editado dessa Maneira e agora vão editar o 2 ou colocar hc no 1 para as Livrarias.

    ResponderEliminar
  19. diogosr1
    Estou contigo a 100%
    :D

    Optimus
    Bolas... então... primeiro fizeram a crítica à ASA que aquele nº1 que saiu era para ficar por ali, agora criticas porque vão continuar???
    :P

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]